Colocado por: J.FernandesAinda não percebi - talvez alguém me explique - como é que uma sociedade sem Estado pode, por exemplo, punir um assassino, já que, na minha óptica, isso implicaria a existência de uma força policial que agindo em nome dos cidadãos da comunidade pudesse reprimir e retirar a liberdade do criminoso.
Colocado por: danobregaQual é a dúvida?
Colocado por: J.FernandesA dúvida é saber quem legitima uma força de autoridade a actuar sobre a liberdade do criminoso.
Colocado por: danobregaCuidado com a palavra legitimar. Os EUA andam a matar "inimigos da nação" com aviões telecomandados e "é tudo legitimo". E já falam em matar cidadãos dos EUA no seu próprio território, sempre que considerem "legítimo".
Colocado por: j cardoso
Nesse caso sugiro que se dê por feliz por fazer parte de umgruppaís que lhe permite protestar e levar as suas ideias e propostas à consideração dos outros cidadãos. Quem sabe, talvez os convença
Colocado por: danobregaMas pronto, penso que quem legitima a acção sobre o agressor é ele mesmo, ao cometer a agressão sobre alguém.
Colocado por: J.Fernandesmandatar por exemplo
Colocado por: J.FernandesE os repressores actuam em nome de quem?
Colocado por: j cardosoA lei do mais forte levada ao extremo, ou escapa-me alguma coisa?
A lei do mais forte levada ao extremo chama-se "estado".
Colocado por: danobregaAo agir de tal forma, abre a porta a que qualquer indivíduo se comporte da mesma maneira sobre ele. Todos têm legitimidade para o fazer. Não é preciso mandatar ninguém, nem actuar em nome seja de quem for.
Porque é que os "amantes da liberdade total" não criam uma fazenda à sua medida? Não faltam locais no mundo sem estado e sem regras...
Eu gostava de ver uma sociedade sem estado e sem regras, para ver as vossas teorias a funcionar na prática. A sério!
Se o estado acabar com as escolas públicas, despedir os FP, e pagar ao privado para prestar ensino gratuito e pagar o mesmo que atualmente gasta com o ensino público, muda para si alguma coisa?
Não haver Estado não significa não haver regras. Mesmo numa comunidade animal há regras. São elas que permitem a vida em sociedade.
Ainda não percebi - talvez alguém me explique - como é que uma sociedade sem Estado pode, por exemplo, punir um assassino, já que, na minha óptica, isso implicaria a existência de uma força policial que agindo em nome dos cidadãos da comunidade pudesse reprimir e retirar a liberdade do criminoso.