Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Por outro lado o criminoso também pode ser cliente de serviços de segurança que actuem de acordo com os seus interesses e desta forma proteger-se das consequências dos seus actos.

Serviços de segurança que agridam clientes de outros serviços estariam naturalmente destinados a falir. A Agência A e a Agência B poderiam pura e simplesmente impedir os clientes da Agência Z de entrar na propriedade dos seus clientes - ou permiti-la apenas mediante determinadas condições, suficientemente dissuasoras de qualquer intenção de agressão.

Mas já que o j fernandes vai tão bem lançado, e pressupõe que um indivíduo que detenha mais poder que outros irá inevitavelmente escravizar e agredir os outros, a não ser que regulado por um estado, importa-se de me explicar qual é a instituição semelhante a um estado que regula as relações entre estados e impede os estados mais fortes e poderosos de invadirem e dominarem os estados mais fracos? Seguramente deve existir, porque por um lado os estados são, à escala planetária, indivíduos, e têm dimensões e poderio bastante distintos. Por outro, visto que não existe apenas um Estado dominante, algo não parece bater certo nesse raciocínio.
  2.  # 282

consegue datar a invenção do estado??' não me parece

Muito bem. Suponho então que o passo seguinte é perguntar ao marco1: se não consigo datar a invenção do estado, devo considerar que o estado sempre existiu?
  3.  # 283

Terá de explicar isso, não estou a ver como pode tirar essa conclusão

Seguindo os seus critérios: uma regra, cumprida/imposta pelo estado, legitimada pelo status quo.
  4.  # 284

sim, de alguma forma, até certas comunidades de animais irracionais tem a sua forma de estado.
    o que o luisvv não gosta é das regras deste. Mas nada é imutável e em ultima analise até pode ser que as suas ideias de estado vinguem um dia.
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 285

Seguindo os seus critérios: uma regra, cumprida/imposta pelo estado, legitimada pelo status quo.

Está a desconversar.
  6.  # 286

Colocado por: luisvvMas já que o j fernandes vai tão bem lançado, e pressupõe que um indivíduo que detenha mais poder que outros irá inevitavelmente escravizar e agredir os outros, a não ser que regulado por um estado, importa-se de me explicar qual é a instituição semelhante a um estado que regula as relações entre estados

Ou mesmo, qual é a entidade que impede o estado (que é a entidade que detém o poder absoluto) de escravizar os seus cidadãos? Ups...
  7.  # 287

Colocado por: luisvvServiços de segurança que agridam clientes de outros serviços estariam naturalmente destinados a falir.

Os cartéis de droga do México e da Colômbia são um bom exemplo de actuação à margem do Estado, de agressão e de prosperidade.

Colocado por: luisvvum indivíduo que detenha mais poder que outros irá inevitavelmente escravizar e agredir os outros,

Em lado nenhum eu escrevi inevitavelmente. A frase correcta é: indivíduos que tenham mais poder que outros irão muitas vezes escravizar e agredir outros.

Colocado por: luisvvimporta-se de me explicar qual é a instituição semelhante a um estado que regula as relações entre estados e impede os estados mais fortes e poderosos de invadirem e dominarem os estados mais fracos? Seguramente deve existir, porque por um lado os estados são, à escala planetária, indivíduos, e têm dimensões e poderio bastante distintos. Por outro, visto que não existe apenas um Estado dominante, algo não parece bater certo nesse raciocínio.

Nenhuma instituição protege os Estados mais fracos de serem agredidos pelos mais fortes. O facto é que os Estados mais fracos são escravizados e agredidos pelos mais fortes. Nem vale a pena dar exemplos de impérios ao longo da história que ilustram isso (Grego, Romano, Persa, Otomano, Português, Espanhol, Inglês, Russo,...etc....etc..).
    Não existe um só Estado dominante porque - voltando acima - não se aplica a palavra inevitavelmente, os Estados fortes agridem muitas vezes os mais fracos, mas não é inevitável que isso aconteça.
    Da mesma maneira que nasceram e morreram impérios no passado, acredito que o mesmo aconteça no futuro, a história ainda não chegou ao seu fim.
  8.  # 288

Retirado do Wikipédia:

"ANIMAL FARM (George Orwell)
    O livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o "paraíso comunista" proposto pela Rússia na época de Stalin. A revolta dos animais da quinta contra os humanos é liderada pelos porcos Bola-de-Neve (Snowball) e Napoleão (Napoleon). Os animais tentam criar uma sociedade utópica, porém Napoleão, seduzido pelo poder, afasta Bola-de-Neve e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto a sociedade de humanos."

Acho que toda a gente conheçe este livro e a ideia que está por detrás. Aquilo que o Luis e o Danobrega defendem, acabaria por ter as mesmas consequências. O comunismo e o liberalismo são diferentes do ponto de vista ideológico mas têm muitos pontos em comum em termos práticos.
  9.  # 289

Colocado por: branco.valterNeste podem "bater" que eu deixo!

http://www.tvi24.iol.pt/politica/franquelim-alves-curriculo-franquelim-alves-curriculo-secretario-de-estado-empreendedorismo-tvi24/1417456-4072.html

São os chamados doutores da mula russa...

Ò Valter , mas já reparaste que os Jornalista é que estão a fazer uma "Cabala", querem ver que quem mentiu e escreveu aquele CV foi algum jornalista...francamente. Eu culpo sim os jornalista de não fazerem as perguntas no momento certo , então o Relvinhas sai com esta e ninguém questiona.
  10.  # 290

Colocado por: simples
    Acho que toda a gente conheçe este livro e a ideia que está por detrás. Aquilo que o Luis e o Danobrega defendem, acabaria por ter as mesmas consequências. O comunismo e o liberalismo são diferentes do ponto de vista ideológico mas têm muitos pontos em comum em termos práticos.

Podem ter na implementação prática, que nunca se tentou, mas os valores morais defendidos pela ideologia deviam ser fáceis de compreender. Pelos vistos não são, roubar de uns para dar a outros é algo completamente normal e temos de aceitar e ficar contentes de pelo menos poderemos falar sobre isso.
  11.  # 291

sim, de alguma forma, até certas comunidades de animais irracionais tem a sua forma de estado.

Curioso. Nao compreendo a sua definicao de estado, mas se disser em que medida encontra semelhanças...
  12.  # 292

não desconverse, pois sabe muito bem que a forma como acha/defende que as pessoas se deviam organizar de uma forma privada, acaba por ser tambem em si uma forma de estado.
  13.  # 293

Está a desconversar.

Sinceramente, nao estou. O meu ponto é aliás esse: discutir a legitimidade do estado pensando numa variante especifica do estado é entrar em terreno pantanoso, porque neste aspecto nada de essencial difere entre um estado moderno democrático e um estado ditatorial, por exemplo.
    • Neon
    • 7 fevereiro 2013

# 294

Colocado por: luisvv

Claro que sim. Mas no entretanto isso pressupõe que eu tenha que aceitar o sistema. Se as regras existem, são para cumprir, certo?Porque a questão que se coloca é a legitimidade, ou falta dela.

Mas quem reclama isso? Igualdade é isto: quem quiser e achar benéfico submeter-se a uma entidade tipo Estado, é livre de o fazer, desde que não queira forçar outros a fazê-lo.

Luis mas isso è uma utopia
    Pelo que depreendo vocÊ não se encontra disposto para batalhar pelos seus ideais

Entendi bem, que o que esta a querer dizer è que acha que não tem que fazer nada pelo que defende; Ou seja, a simples renuncia à legitimidade do estado o deverá libertar automaticamente das suas(do luis) obrigações?

Ai passariamos a ter os que queriam viver na alçada do estado e outro que não....rica confusão.

Não nos podemos desligar da natural preversidade humana.

Quanto ao exemplo que deu dos jogos de futebol quando eramos novos...não sei no meu tempo de rapza novo eramos piores ou melhores, mas diferentes eramos de certeza. Bem me lembro que não havia dia em que as coisas não acabavam á pedrada, ou um se aborrecia e pegava na bola e ia embora...Não me lembro que mesmo em miudo as coisas fossem assim tão pacificas e consentaneas.
    Até mesmo na escola chegavamos a fazer "vaquinhas" para comprar aqueles balões baratuchos que chamavam de bola e havia sempre confusão sobre quem levava a bola para casa no final do dia.
  14.  # 295

alguém me responde porque é que o governo dá subsídios ás vacas e investe milhões nesta area com os nossos impostos ??????
  15.  # 296

Colocado por: Neon

Luis mas isso è uma utopia
    Pelo que depreendo vocÊ não se encontra disposto para batalhar pelos seus ideais

Entendi bem, que o que esta a querer dizer è que acha que não tem que fazer nada pelo que defende; Ou seja, a simples renuncia à legitimidade do estado o deverá libertar automaticamente das suas(do luis) obrigações?

Ai passariamos a ter os que queriam viver na alçada do estado e outro que não....rica confusão.

Não nos podemos desligar da natural preversidade humana.

Quanto ao exemplo que deu dos jogos de futebol quando eramos novos...não sei no meu tempo de rapza novo eramos piores ou melhores, mas diferentes eramos de certeza. Bem me lembro que não havia dia em que as coisas não acabavam á pedrada, ou um se aborrecia e pegava na bola e ia embora...Não me lembro que mesmo em miudo as coisas fossem assim tão pacificas e consentaneas.
    Até mesmo na escola chegavamos a fazer "vaquinhas" para comprar aqueles balões baratuchos que chamavam de bola e havia sempre confusão sobre quem levava a bola para casa no final do dia.

pois hoje em dia é bem diferente , um puto leva um smartphone ou uma tablet para o recreio e o outro nem uma sandes tem ...
  16.  # 297

Colocado por: rafaelisidoroalguém me responde porque é que o governo dá subsídios ás vacas e investe milhões nesta area com os nossos impostos ??????

Os dinheiros são europeus e não do estado (na sua maioria). E já agora sabia que há cotas de produção e que Portugal já teve que pagar multa por ter excedido a mesma? Que essas cotas existem para manter os preços dos produtos alimentares?
  17.  # 298

Os cartéis de droga do México e da Colômbia são um bom exemplo de actuação à margem do Estado, de agressão e de prosperidade.

Escolheu um exemplo extraordinário : a proibição de consumo de certas substancias e outros comportamentos individuais que gera crime, violência e absorve recursos absurdos, e pelo meio priva milhoes de pessoas da sua liberdade.

Em lado nenhum eu escrevi inevitavelmente. A frase correcta é: indivíduos que tenham mais poder que outros irão muitas vezes escravizar e agredir outros.

Curioso. O seu argumento é: sem estado, podem ocorrer agressões. Logo precisamos de quem nos agrida para nos defender de possíveis agressões.
  18.  # 299

Colocado por: branco.valterOs dinheiros são europeus e não do estado (na sua maioria).

Os dinheiros Europeus são dinheiros dos estados, que por sua vez é (ou foi) dinheiro dos contribuintes. Portugal também contribui, apesar de usufruir mais do que o que contribui, aparentemente. Deram um dinheiro ao pobre, ele despediu-se e comprou um ferrari e agora está um bocado à rasca para pagar a manutenção.
  19.  # 300

Colocado por: luisvvCurioso. O seu argumento é: sem estado, podem ocorrer agressões. Logo precisamos de quem nos agrida para nos defender de possíveis agressões.

Curioso é o facto dos tais agressores irem parar ao poleiro onde podem agredir quem querem como querem com toda a legitimidade possível e mais alguma, e depois andarem a queixar-se "no facebook" que os senhores "do poder" são isto e aquilo. É cómico.

0.0902 seg. NEW