Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

E o que eu digo. Tem umas ideias na cabeca e nao vale a pena que nao mudam,.
    Os relatorios da ocde, o orcamento de estado, os PISA, os TIMMS estao tods na internet, consulte antes de falar.
  2.  # 42

Cada um vê os estudos que interessam, não é??

Colocado por: kosttaE o que eu digo. Tem umas ideias na cabeca e nao vale a pena que nao mudam,.
    Os relatorios da ocde, o orcamento de estado, os PISA, os TIMMS estao tods na internet, consulte antes de falar.
    Concordam com este comentário: two-rok
  3.  # 43

boas
    é isso mesmo casquem nos funcionários já que não tem coragem de dirigir a palavra sequer aos políticos que governam e mal o pais.
    mas tem razão os FP são porcos, incompetentes, gordos feios e mal criados.
    mas eram os funcionários públicos que antes dos cortes em nome de todos os portugueses, compravam as casas feitas por muitos deste fórum que agora passam dificuldades.(só um pequeno exemplo)
    abraço
  4.  # 44

Colocado por: system32Cada um vê os estudos que interessam, não é??

Sao os que existem. Nao sao os do diz que diz
  5.  # 45

Olha que não, olhe que não...existem outros ...e mesmo esses podem ser lidos da maneira que convier mais...
    E já agora digo, se lá fora também existem tantos professores com horários ZERO , ou mesmo com 6h ou mais normalmente 12h...isso não está bem, mas sabemos que não é bem assim lá fora...

Colocado por: kostta
    Sao os que existem. Nao sao os do diz que diz
  6.  # 46

conheço uma pessoa que sempre trabalhou no privado e foi contratada por um serviço publico, segundo ela , e isto são palavras dela....aquela gente se trabalha-se assim no privado das duas uma ou aprendia a trabalhar ou era despedida....eu depois de a ouvir dizer isto..ocorreu-me, sera que a inercia, laxismo e outras coisas que se nota claramente em qualquer secretaria publica "principalmente em serviços administrativos", vem das qualiadades dos chefes? sera que estas pessoas não deveriam ter uma reciclagem de conhecimentos, é que pelo que me apercebo é uma evolução"ou falta dela" natural de uma vida que nunca conheceu outros metodos de trabalho a não ser os que le foi ensinados por alguem que tambem foi ensinado assim....julgo que o problema passa por aí...emprego garantido e pouca pressão!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  7.  # 47

Há óptimos funcionários públicos e há péssimos funcionários públicos.

Não há é diferença de remuneração por serem bons ou maus, nem os maus podem ser postos na rua, o que perverte o sistema por completo.
    Concordam com este comentário: eu, Isis, system32, two-rok, Arnnogueira
  8.  # 48

Colocado por: tostexNão há é diferença de remuneração por serem bons ou maus, nem os maus podem ser postos na rua, o que perverte o sistema por completo.

Esse problema também existe no privado. Ele não é uma consequência do privado VS público, é mais uma consequência da dimensão da empresa e da distância entre a produtividade pessoal e o sucesso da empresa. O impacto de um funcionário mau no meio de uma empresa grande é diluído, e há uma tendência para ignorar o problema em vez de o enfrentar.

Agora há que entender que o estado é "uma empresa" que representa 50% do PIB.
    Concordam com este comentário: eu, two-rok
  9.  # 49

Ter o estado como empregador devia significar o mesmo que trabalhar para o sector privado.

Mesmas regalias mesmo deveres.

Com a regalia inerente que o estado nunca vai à falência.
    Pode no entanto ter de fazer reestruturações pelo que se aplicaria as mesmas leis para despedimentos que nos privados.
  10.  # 50

Quanto a esta discussão apenas digo que há privado e privado, bem como público e público. O público e os funcionários públicos não são todos iguais, nem o privado e os funcionários privados são todos iguais. Normalmente os defensores do público comparam o pior do público com o melhor do privado, e quem é contra o público compara o melhor do público com o pior do privado. Todos tem a sua razão, embora como em tudo, diz-se muitas coisas sem se saber do que se está a falar.

Gostaria apenas de esclarecer alguns dados sobre a ADSE que a maior parte não conhece.

Para este ano está previsto que a ADSE seja financiada 2/3 pelas contribuições e 1/3 pelo estado, (não contando nestas contas os pagamentos efetuados no ato pelos beneficiários), há uns anos era ao contrário. A questão e que nunca se fala é que se não houvesse ADSE, e se as pessoas fossem na mesma aos médicos do privado, provavelmente o estado teria de pagar ainda mais. Porquê, porque até agora quando se vai a um médico no privado, e até por vezes no SNS, os medicamentos são pagos pela ADSE, bem como todas as análises e exames complementares. Só em medicação estamos a falar em 90 milhões de euros (20% das despesas da ADSE), não conheço os valores das análises e exames. Logo se não houvesse aDSE teria de ser o SNS a pagar os medicamentos e os exames, mesmo que os beneficiários continuassem a ir ao privado. Além disso, obviamente se não houver ADSE, muitos dos beneficiários passarão a usar mais o SNS, aumentando os custos e piorando a qualidade dos serviços.

Certamente que na aDSE ainda há trabalho a fazer para tornar o sistema sustentável, mas também é certo que o fim da ADSE como está já atualmente, conduziria a um aumento de despesa pública e de degradação dos serviços prestados pelo SNS.

Atualmente nem todos os funcionários públicos fazem parte da aDSE, muitos optaram por não entrar ou por sair, por não considerarem vantajoso. A aDSE está a deixar de ser um subsistema de saúde para se parecer mais com um seguro de saúde, e que em breve será apenas pago pelos beneficiários.

Atualmente a ADSE é já um falso problema, e que em nada prejudica o défice, pelo contrário.

Quanto ao privado há um pouco de tudo. A maior parte não tem qualquer seguro de saúde, mas há muitas empresas que pagam seguros de saúde aos funcionários, outras tem acordos que permitem ter preços mais vantajosos, e há ainda subsistemas de saúde que são bem mais vantajosos do que a ADSE. Portanto comparar neste caso público com privado, temos de saber com que privado estamos a comparar.
    • eu
    • 5 fevereiro 2013 editado

# 51

Colocado por: dfserraQuanto a esta discussão apenas digo que há privado e privado, bem como público e público. O público e os funcionários públicos não são todos iguais, nem o privado e os funcionários privados são todos iguais. Normalmente os defensores do público comparam o pior do público com o melhor do privado, e quem é contra o público compara o melhor do público com o pior do privado. Todos tem a sua razão, embora como em tudo, diz-se muitas coisas sem se saber do que se está a falar.

Num tópico cheio de generalizações ocas, eis um pouco de bom senso...
    Concordam com este comentário: Isis, two-rok
  11.  # 52

Sendo o SNS um serviço publico, fornecido pelo estado para os cidadãos em geral, não percebo o porquê da existência da ADSE.

O estado enquanto entidade diz que SNS é bom para os outros cidadãos, mas não para os próprios trabalhadores?
  12.  # 53

Colocado por: dfserraAtualmente a ADSE é já um falso problema, e que em nada prejudica o défice, pelo contrário.

O problema da ADSE não é apenas o problema financeiro, é um problema de contradição. O estado não pode ao mesmo tempo defender a criação de um serviço nacional de saúde e dar aos seus funcionários uma maneira de ir ao privado a custo quase zero. A ADSE promove o aumento do sistema privado e a destruição do SNS, deixando o SNS para os que não são funcionários públicos.

Com a criação do SNS a ADSE devia ter acabado.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., two-rok, Tavares Miguel
  13.  # 54

Por razões que desconheço, muitos funcionários públicos julgam que pertencem a uma raça superior que tem direito a tratamento privilegiado. De qualquer forma quero acreditar que na sua maioria os nossos funcionários públicos fazem um bom trabalho, justificando a remuneração que recebem no final do mês.

O que não é de todo admissível é haver funcionários públicos que saem de casa de manhã com o jornal debaixo do braço e um baralho de cartas no bolso para cumprir o horário de trabalho. Por mais surrealista que isto possa parecer nos dias de hoje, isto é uma situação recorrente e eu pessoalmente conheço pessoas que o fazem.
    Concordam com este comentário: ze79, two-rok
    • XF
    • 5 fevereiro 2013

# 55

Existe um erro comum a muita gente, por desconhecimento talvez...
    Nem todas as pessoas que trabalham para o estado são funcionários públicos!
    Muitos, nem sequer tem direito a ADSE e reforma pela CGA.
    E nessa situação estão milhares de pessoas.
    • ze79
    • 5 fevereiro 2013

# 56

Colocado por: danobrega

Esse problema também existe no privado. Ele não é uma consequência do privado VS público, é mais uma consequência da dimensão da empresa e da distância entre a produtividade pessoal e o sucesso da empresa. O impacto de um funcionário mau no meio de uma empresa grande é diluído, e há uma tendência para ignorar o problema em vez de o enfrentar.

Agora há que entender que o estado é "uma empresa" que representa 50% do PIB.
    Concordam com este comentário:eu

o estado representa 50% do PIB . esta é boa .

o estado gasta 50% do produto produzido pelos contribuentes com funcionários incompetentes isso sim ;-D

O estado não produz só gasta ;-)

Qual é a empresa publica quem na ultima década deu lucro ;-))))

Tretas tretas.......
  14.  # 57

Colocado por: ze79
    o estado representa 50% do PIB . esta é boa .

o estado gasta 50% do produto produzido pelos contribuentes com funcionários incompetentes isso sim ;-D

gastar, representar, peso do estado, mesma conserva.

Dizer que o estado não produz é mentira. O estado, ou as empresas públicas, produzem serviços. O SNS é um serviço, quer queira quer não. Está ai e é o resultado do trabalho de muita gente. Se os serviços custam o que custariam se fossem privados, é outra conversa. Diria que nuns casos ficam mais baratos, noutros mais caros, noutros nem sequer tinham hipóteses de existir.
    Concordam com este comentário: eu, Neon, two-rok
    • Neon
    • 5 fevereiro 2013

# 58

Colocado por: danobregagastar, representar, peso do estado, mesma conserva.

Dizer que o estado não produz é mentira. O estado, ou as empresas públicas, produzem serviços. O SNS é um serviço, quer queira quer não. Está ai e é o resultado do trabalho de muita gente. Se os serviços custam o que custariam se fossem privados, é outra conversa. Diria que nuns casos ficam mais baratos, noutros mais caros, noutros nem sequer tinham hipóteses de existir.

Concordo, com o danobrega

Ze79, penso que o seu ponto de vista nesta matéria è um conceito errado.
    Seria bom obter a contribuição de alguem mais habilitado no sentido de nos esclarecer se para contabilização do PIB entram ou não os serviços prestados pelo estado.

Nunca escondi aqui que sou funcionário da administração local. E gostaria de concordar com algumas verdades que aqui foram postadas e rebater outras que acho que serão ideias erradas embora generalizadas pela maioria de nós.

Agora vou para casa, mas mais tarde depois "da janta", virei aqui expressar a minha opinião.

Para não me comçarem já a apedrejar por estar a sair a esta hora, que fique claro que o meu horario de saida e efectivamente as 17:00 :P e no aspecto do numero de horas de trabalho semanais do publico em comparação com o privado, acho que tem razão sempre defendi que não deveria existir diferença.

Ate mai logo
    • ze79
    • 5 fevereiro 2013

# 59

Aqui em baixo deixo novamente a mesmas perguntas de um simples cidadão que quer saber mais alguma coisa sobre o que é ser FP nada mais ;-)

Colocado por: ze79Funcionário publico é servir o pais ?

Funcionário publico é servi-se do pais para viver bem e com mordomias ?

Funcionário publico é ter um salário garantido ao Fim do mês e umas quantas mordomias ?

Funcionário publico é trabalhar pouco e receber um bom salário ?

O Que é afinal ser funcionário Publico ?

Estou a criar este tópico porque alguém resolveu discordar de algo que eu disse num tópico e não gostou ,para não poluir mais os tópicos de outros usuários podem
    postar aqui a vossa opinião sobre a função publica :

O que é ?
    E para que serve ?

Boas informações ;-)))
    • ze79
    • 5 fevereiro 2013

# 60

Colocado por: Neon

Concordo, com o danobrega

Ze79, penso que o seu ponto de vista nesta matéria è um conceito errado.
    Seria bom obter a contribuição de alguem mais habilitado no sentido de nos esclarecer se para contabilização do PIB entram ou não os serviços prestados pelo estado.

Nunca escondi aqui que sou funcionário da administração local. E gostaria de concordar com algumas verdades que aqui foram postadas e rebater outras que acho que serão ideias erradas embora generalizadas pela maioria de nós.

Agora vou para casa, mas mais tarde depois "da janta", virei aqui expressar a minha opinião.

Para não me comçarem já a apedrejar por estar a sair a esta hora, que fique claro que o meu horario de saida e efectivamente as 17:00 :P e no aspecto do numero de horas de trabalho semanais do publico em comparação com o privado, acho que tem razão sempre defendi que não deveria existir diferença.

Ate mai logo

Posso estar errado em determinados pontos de vista pois é humano errar ,mas para isso iniciei esta conversa ,só assim poderemos saber o que é ser FP ,e não ficarmos sempre contra ou a favor dos

mesmos ou será que também não temos o direito de nos questionarmos sobre o assunto FP .

0.0495 seg. NEW