Colocado por: ze79Posso estar errado em determinados pontos de vista pois é humano errar ,mas para isso iniciei esta conversa ,só assim poderemos saber o que é ser FP ,e não ficarmos sempre contra ou a favor dos mesmos ou será que também não temos o direito de nos questionarmos sobre o assunto FP .
Colocado por: danobregaEra tudo privado e o estado pagava indirectamente o seu consumo.
Colocado por: eu
Existem serviços nacionais de saúde que funcionam assim. E funcionam muito bem!
Eu sei que está muito na moda culpar os funcionários públicos pela despesa do Estado, mas mesmo por cá, os salários dos funcionários públicos representam, se não me engano, apenas 20% das despesas do orçamento de Estado, portanto, 80% (em valor) das funções do estado são asseguradas por privados.
Conclusão: 80% do orçamento de Estado vai para as mãos dos privados.E esta hein?
Colocado por: system32Tanto quanto li, quase 80% do orçamento vai para pagar salarios e prestações sociais!!!
80% !!! Dá que pensar!!
Colocado por: stakerEsses cargos da Função Pública com brutos ordenados e cheios de regalias pertencem a pessoas com cargos de nomeação politica e não a funcionários públicos.
O que é que chamam montes de regalias? ADSE? é tão bom que ando a pensar desistir....
Sabiam que desde 2006 os novos funcionários públicos descontam para a Segurança Social? E será que quando chegarem À idade da reforma vai haver Segurança Social ou reformas?
Por mim nem existia ADSE nem Segurança Social nem CGA, ou pelo menos os trabalhadores deviam poder escolher se querem para lá descontar....
Colocado por: stakerBem vou então dar a minha opinião...
Costumo dizer que não sou Funcionário Público, apenas trabalho para o estado.
Ao ler isto chego à conclusão de que as pessoas confundem muito funcionário público com cargos de nomeação politica.
Esses cargos da Função Pública com brutos ordenados e cheios de regalias pertencem a pessoas com cargos de nomeação politica e não a funcionários públicos.
O que é que chamam montes de regalias? ADSE? é tão bom que ando a pensar desistir....
Sabiam que desde 2006 os novos funcionários públicos descontam para a Segurança Social? E será que quando chegarem À idade da reforma vai haver Segurança Social ou reformas?
Por mim nem existia ADSE nem Segurança Social nem CGA, ou pelo menos os trabalhadores deviam poder escolher se querem para lá descontar....
Sabiam que a FP tem carreiras operacionais? O que é isso? Basicamente são os camelos que fazem o que os meninos de nomeação politica mandam fazer a troco de um ordenado minimo... E ainda são desprezados e mal tratados por toda a gente na rua.
Quando há uma crise lá vem a ideia de que a culpa é do funcionário público.... ERRADO. É dos politicos.
Quando vem a crise, 1º passo cortar os ordenados dos funcionários públicos
Os funcionários públicos são trabalhadores como os outros todos, que trabalham o mês todo para receber o ordenado para pagar a casa, o carro, a água, luz, infantários, etc, tal e qual como os outros todos. Há bons e maus profissionais como nas empresas todas, há gente que se orienta à custa das cunhas como nas outras empresas todas.
Não vejo diferença nenhuma entre um FP e um trabalhador do privado, a não ser que em caso de crise o FP é o primeiro a ser entalado.
Não há despedimentos na FP??? enganam-se redondamente, tenho assistido a muitos e tenho pena que não hajam mais.
Trabalham menos 5 horas que no privado??? em teoria sim.... no entanto acho mal, devia ser igual para todos
Eu gostava muito era que as pessoas em vêz de se revoltarem uns contra os outros entre trabalhadores do público e do privado, deviam era lutar para terem melhores condições de trabalho e maior estabilidade no trabalho.
Deviam-se era revoltar contra os politicos e as suas teorias de m***a, governo, titulares de cargos politicos, deputados, etc, e não trabalhadores uns contra os outros.
Trabalhamos todos para o mesmo, para podermos ter uma vida digna e podermos pagar as nossas contas e é por isso que devemos lutar.
Colocado por: ze79
Colocado por: eu
Conclusão: 80% do orçamento de Estado vai para as mãos dos privados.E esta hein?
Colocado por: danobregaConta do Estado 2011, site parlamento português.
Colocado por: danobregaPrimeiro cada vez mais temos funcionários públicos que não são contados como funcionários públicos. Exemplo: Médicos que trabalhem com contrato individual de trabalho. Outro exemplo: Colaboradores de Entidades Públicas Empresariais.Você próprio indica a dúvida: serão estes funcionários, funcionários públicos? Muitos deles são funcionários de empresas privadas que são contratadas pelo Estado. E quanto é que eles representam na despesa?
Colocado por: danobregaSegundo deve juntar o peso das pensõesEu deixei bem claro que estava a falar dos salários dos funcionários públicos. As pensões são uma despesa à parte, que resultam das contribuições para a segurança social. Não são salários.