Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: ze79Posso estar errado em determinados pontos de vista pois é humano errar ,mas para isso iniciei esta conversa ,só assim poderemos saber o que é ser FP ,e não ficarmos sempre contra ou a favor dos mesmos ou será que também não temos o direito de nos questionarmos sobre o assunto FP .

O ze79 está demasiado focado. Repare, podia ter um estado que "comia" 50% do PIB e fornecia/garantia os mesmos serviços e não ter um único funcionário público. Era tudo privado e o estado pagava indirectamente o seu consumo.

No entanto teria exactamente o mesmo problema, os cidadãos perdiam a liberdade de escolher que serviços consumir e em que condições. Quanto mais estado houver (quanto mais PIB ele comer), maior é este problema.
    • eu
    • 5 fevereiro 2013 editado

# 62

Colocado por: danobregaEra tudo privado e o estado pagava indirectamente o seu consumo.

Existem serviços nacionais de saúde que funcionam assim. E funcionam muito bem!

Eu sei que está muito na moda culpar os funcionários públicos pela despesa do Estado, mas mesmo por cá, os salários dos funcionários públicos representam, se não me engano, apenas 20% das despesas do orçamento de Estado, portanto, 80% (em valor) das funções do estado são asseguradas por privados.

Conclusão: 80% do orçamento de Estado vai para as mãos dos privados. E esta hein?
    • ze79
    • 5 fevereiro 2013

# 63

eu tenho uma certa duvida ,mas não duvido que até possa estar errado.

o serviço de agua da câmara municipal aqui do cantinho , enviou 3 homens para procurar uma fuga de agua na canalização pois não chegava agua a povoação nos canos ,andaram

uma semana para traz e para a frente para no final chamarem uma maquina e abrirem um buraco para remendarem o tubo da conduta que já leva uns 30 e tal anos de vida .

A mim o que me revolta nesta história é que eram 3 funcionários a serem pagos para andarem ali para traz e para a frente a serem pagos e eles mesmos o disseram que não servia de nada serem tantos

um chegava ;-)

Noutros serviços existe o mesmo problema são mais que as mães ,não era preciso tantos para determinados serviços ,etc...
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 64

Bem vou então dar a minha opinião...
    Costumo dizer que não sou Funcionário Público, apenas trabalho para o estado.

Ao ler isto chego à conclusão de que as pessoas confundem muito funcionário público com cargos de nomeação politica.

Esses cargos da Função Pública com brutos ordenados e cheios de regalias pertencem a pessoas com cargos de nomeação politica e não a funcionários públicos.
    O que é que chamam montes de regalias? ADSE? é tão bom que ando a pensar desistir....
    Sabiam que desde 2006 os novos funcionários públicos descontam para a Segurança Social? E será que quando chegarem À idade da reforma vai haver Segurança Social ou reformas?
    Por mim nem existia ADSE nem Segurança Social nem CGA, ou pelo menos os trabalhadores deviam poder escolher se querem para lá descontar....

Sabiam que a FP tem carreiras operacionais? O que é isso? Basicamente são os camelos que fazem o que os meninos de nomeação politica mandam fazer a troco de um ordenado minimo... E ainda são desprezados e mal tratados por toda a gente na rua.

Quando há uma crise lá vem a ideia de que a culpa é do funcionário público.... ERRADO. É dos politicos.
    Quando vem a crise, 1º passo cortar os ordenados dos funcionários públicos
    Os funcionários públicos são trabalhadores como os outros todos, que trabalham o mês todo para receber o ordenado para pagar a casa, o carro, a água, luz, infantários, etc, tal e qual como os outros todos. Há bons e maus profissionais como nas empresas todas, há gente que se orienta à custa das cunhas como nas outras empresas todas.
    Não vejo diferença nenhuma entre um FP e um trabalhador do privado, a não ser que em caso de crise o FP é o primeiro a ser entalado.

Não há despedimentos na FP??? enganam-se redondamente, tenho assistido a muitos e tenho pena que não hajam mais.

Trabalham menos 5 horas que no privado??? em teoria sim.... no entanto acho mal, devia ser igual para todos

Eu gostava muito era que as pessoas em vêz de se revoltarem uns contra os outros entre trabalhadores do público e do privado, deviam era lutar para terem melhores condições de trabalho e maior estabilidade no trabalho.

Deviam-se era revoltar contra os politicos e as suas teorias de m***a, governo, titulares de cargos politicos, deputados, etc, e não trabalhadores uns contra os outros.

Trabalhamos todos para o mesmo, para podermos ter uma vida digna e podermos pagar as nossas contas e é por isso que devemos lutar.
  3.  # 65

Tanto quanto li, quase 80% do orçamento vai para pagar salarios e prestações sociais!!!

80% !!! Dá que pensar!!

Colocado por: eu
    Existem serviços nacionais de saúde que funcionam assim. E funcionam muito bem!

Eu sei que está muito na moda culpar os funcionários públicos pela despesa do Estado, mas mesmo por cá, os salários dos funcionários públicos representam, se não me engano, apenas 20% das despesas do orçamento de Estado, portanto, 80% (em valor) das funções do estado são asseguradas por privados.

Conclusão: 80% do orçamento de Estado vai para as mãos dos privados.E esta hein?
    • eu
    • 5 fevereiro 2013

# 66

Colocado por: system32Tanto quanto li, quase 80% do orçamento vai para pagar salarios e prestações sociais!!!

80% !!! Dá que pensar!!

Portanto, serão 20% para salários e 60% para prestações sociais...

Dá que pensar. Mesmo!
    • XF
    • 5 fevereiro 2013

# 67

Colocado por: stakerEsses cargos da Função Pública com brutos ordenados e cheios de regalias pertencem a pessoas com cargos de nomeação politica e não a funcionários públicos.
    O que é que chamam montes de regalias? ADSE? é tão bom que ando a pensar desistir....
    Sabiam que desde 2006 os novos funcionários públicos descontam para a Segurança Social? E será que quando chegarem À idade da reforma vai haver Segurança Social ou reformas?
    Por mim nem existia ADSE nem Segurança Social nem CGA, ou pelo menos os trabalhadores deviam poder escolher se querem para lá descontar....

E nem é bem assim, caso não saiba(m) muito antes de 2006 muitas pessoas comçaram a trabalhar para o Estado, e não tem ADSE e não tem reforma pela CGA e trabalham com pessoas que mantêm essas duas situações! Desde 1990 que eu conheça que existem situações assim.
  4.  # 68

neste momento é sermos os desgraçados

eu sou FP e a minha mulher idem, perdemos os 2 mais de 5000 euros em 2012

se eu soubesse o que ia acontecer nunca teria trocado de casa em 2009
  5.  # 69

Eu trabalhei muitos a
    nos para duas "empresas" do estado (como recurso externo) e:
    --Trabalham 35h no papel, pois a maioria trabalha 10 e uma pequena minoria faz o trabalho todo!! (então os restante deviam ir para o olho da rua!!)
    --Apesar de tudo a ADSE funciona como um seguro particular; quem usa beneficia muito. Claro que quem for saudavel , talvez não valha a pena ( como os seguros privados) Agora que o estado entra com muito dinheiro entra, e nem a desculpa que se não fosse a ADSE a malta ia para o SNS, sim que venham pois sairia mais barato do que pagar a privados.
    --Não vê diferença entre um FP e um privado??? Isso é para rir. Ou acha que esta crise não está a ser pior para os privados??? Nomeadamente pelos despedimentos, mas também existem muitas empresas e reduzir ( de forma definitiva e ilegal) os salários, com conversas de : se não aceitas vais para a rua!! Os FP estão sujeitos a reduções muitas vezes temporárias ( como a historia dos 13º e SF!!)
    --Despedimentos dos FP?? Claro que não, agora que existem muitas pessoas que trabalham para o estado , mas não são FP isso existe e nesses sim , alguns estão a ser despedidos.
    --Essa de lutarem também esta bom: é que com emprego garantido os sindicatos podem ter muitas formas de luta e por isso poder. O privado não pode andar o ano inteiro em greves e manifestações como os professores e os FP das empresas de transporte publico. De qualquer das formas os direitos deviam ser iguais para todos e não é isso que se verifica. Portanto isso que você diz é pura demagogia.
    --Esses são os vosso chefes; sem eles não existiriam à vontade 1/3 ou mais dos FP porque pura e simplesmente não são necessários. Não morda a mão que o alimenta. De resto concordo consigo!!

Se trabalhamos todos para o mesmo porque existem filhos e enteados?? Porque não somos todos irmãos?? Porque apesar de tudo o que se passa neste momento não interessa à maioria dos FP!! Faz-me lembrar aquela anedota do " o comunismo? Isso é só para os porcos"

Colocado por: stakerBem vou então dar a minha opinião...
    Costumo dizer que não sou Funcionário Público, apenas trabalho para o estado.

Ao ler isto chego à conclusão de que as pessoas confundem muito funcionário público com cargos de nomeação politica.

Esses cargos da Função Pública com brutos ordenados e cheios de regalias pertencem a pessoas com cargos de nomeação politica e não a funcionários públicos.

Sabiam que a FP tem carreiras operacionais? O que é isso? Basicamente são os camelos que fazem o que os meninos de nomeação politica mandam fazer a troco de um ordenado minimo... E ainda são desprezados e mal tratados por toda a gente na rua.

Quando há uma crise lá vem a ideia de que a culpa é do funcionário público.... ERRADO. É dos politicos.
    Quando vem a crise, 1º passo cortar os ordenados dos funcionários públicos
    Os funcionários públicos são trabalhadores como os outros todos, que trabalham o mês todo para receber o ordenado para pagar a casa, o carro, a água, luz, infantários, etc, tal e qual como os outros todos. Há bons e maus profissionais como nas empresas todas, há gente que se orienta à custa das cunhas como nas outras empresas todas.
    Não vejo diferença nenhuma entre um FP e um trabalhador do privado, a não ser que em caso de crise o FP é o primeiro a ser entalado.

Não há despedimentos na FP??? enganam-se redondamente, tenho assistido a muitos e tenho pena que não hajam mais.

Trabalham menos 5 horas que no privado??? em teoria sim.... no entanto acho mal, devia ser igual para todos

Eu gostava muito era que as pessoas em vêz de se revoltarem uns contra os outros entre trabalhadores do público e do privado, deviam era lutar para terem melhores condições de trabalho e maior estabilidade no trabalho.

Deviam-se era revoltar contra os politicos e as suas teorias de m***a, governo, titulares de cargos politicos, deputados, etc, e não trabalhadores uns contra os outros.

Trabalhamos todos para o mesmo, para podermos ter uma vida digna e podermos pagar as nossas contas e é por isso que devemos lutar.
    • Neon
    • 5 fevereiro 2013

# 70

Colocado por: ze79

Vou procurar para já dar a minha opinião a estas questões

A primeira coisa que tenho a dizer é que a essas perguntas, já esta inerente um encaminhamento para uma opinião negativa...mas cá vai

1.ª questão
    Não considero que o papel do funcionário publico seja servir o país
    Para mim servir o país è outra coisa, algo mais nobre e abenegado.
    Desde que me lembro de ser gente nunca conheci ninguem com esse papel de "servir" o país.

2.ª questão
    Servir-se do país para viver bem?
    Muito francamente acho que só se poderá estar a referir a algumas figuras publicas conhecidas pelas piores razões ou então aos "Boys". Seja como for, nessa situação você confunde FP com nomeações para cargos publicos.
    Ou então qualquer cidadão que usufrua dos serviços e beneficios do estado, no intuito de melhorar o seu nivel de vida, e não desconte o correspondente ao valor monetário daquilo que usufrui.
    È uma pergunta que deveria ser mais objectiva...diga o que pensa em concreto, ponha o dedo na ferida sem medos.

3.ª questão
    Sim è verdade, há um salário garantido (embora cada dia que passe eu já não tenha tanta certeza se vou receber o meu salario daqui a 6 ou 7 meses).
    Mas devolvo-lhe a resposta com uma outra questão!
    Para si è inadequado um cidadão ter um salário ao fim de um periodo de trabalho? Ou o adequado são os salarios em atraso ou pior ainda a incerteza de vir a receber o salario?
    Esta è das coisas que mais me arrepia no nosso povo. A vontade sistematica de nivelar por baixo em coisas tão basica scomo esta.
    È que eu quando vejo essa abordagem, só me vêm à cabeça que estão a dizer uns estão dentro do procedimento correcto e outros estão muito mal. Solução...como por todos na posição correcta è uma tarefa FU%$%$% vamo-nos então pautar por todos ficarem mal para ninguem se rir uns dos outros.
    Já agora the sky is the limit, porque não recebermos todos salarios de #"$"%%" cada vez mais baixos, mais e mais.

A que se refere com mordomias? pode especificar?
    ADSE? Dias de Férias? 35 horas semanais? que mais?
    Posso dizer o que acho sobre cada uma delas!

4.ª questão
    Trabalhar pouco e receber um bom salario (seja lá o que isso do bom salario quer dizer)

Olhe trabalhar muito ou pouco é realmente uma matéria que gostaria de aprofundar em outro post. Existe de tudo nos serviços do estado, tal como em outros sectores.
    Há os que trabalham muito, os que não fazem nenhum, há os bebados, os doidos, os depressivos, etc etc. A falta de produtividade È um mal inerente à nossa sociedade. Mas o que doi, pelo menos a mim é ser metido num saco sem apelo nem agravo.
    è como se um policia cometesse um assalto a um banco e a partir dai todos os policias fossem ladrões.
    Além disso, tenho a certeza que todos nós conheçemos casos de FP que se esforçam, no entanto só nos lembramos e só salientamos os maus, nunca os bons.

Quanto aos salarios...parto-me a rir com essas coisas dos bons salários...ainda mais porque existe uma fixação qualque com o valor limite dos 1000 euros (penso que até foi focado algures ai em um dos posts)

A titulo de exmplo consultem e rogo-vos...qual a vossa opinião?
    http://www.cm-serpa.pt/ficheiros/lista_trans.pdf
    este é so um exemplo, e recordo que se tratam de salarios brutos, e ainda sem os cortes adicionais decorrentes do programa de austeridade

5.ª questão
    Um FP è nada mais nada menos que um vulgar cidadão que trabalha sob a alçada directa do patrão estado, dentro daquilo que são as suas responsabilidades e atribuições.

Volto mais tarde
  6.  # 71

Colocado por: eu
    Conclusão: 80% do orçamento de Estado vai para as mãos dos privados.E esta hein?

É uma conclusão errada. Primeiro cada vez mais temos funcionários públicos que não são contados como funcionários públicos. Exemplo: Médicos que trabalhem com contrato individual de trabalho. Outro exemplo: Colaboradores de Entidades Públicas Empresariais.

Segundo deve juntar o peso das pensões. Sem levar em conta os salários escondidos o peso dos salários + pensões chega aos 70%. Se tirar o custo das despesas de financiamento devem chegar aos 80%.

Para fazer as contas certas procure por conta do estado. Amanhã faço se tiver paciência, já para ai as fiz algures.
    • Neon
    • 5 fevereiro 2013

# 72

A Função publica funciona mal...sim è verdade...funciona muito mal.

O porquê?

Tenho a minha opinião, e acho que è matéria para semans e semanas de discussão.
    Irei aflorar algumas das questões que considero mais pertinentes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ze79
  7.  # 73

• eu
    • 5 fevereiro 2013

# 74

Colocado por: danobregaConta do Estado 2011, site parlamento português.

Embora seja de 2011, o documento (ver pag 85) parece que comprova que a despesa com pessoal representa apenas 20% das despesas totais. E repare que, de 2011 para hoje, as despesas com pessoal diminuíram mais de 20%!

Colocado por: danobregaPrimeiro cada vez mais temos funcionários públicos que não são contados como funcionários públicos. Exemplo: Médicos que trabalhem com contrato individual de trabalho. Outro exemplo: Colaboradores de Entidades Públicas Empresariais.
    Você próprio indica a dúvida: serão estes funcionários, funcionários públicos? Muitos deles são funcionários de empresas privadas que são contratadas pelo Estado. E quanto é que eles representam na despesa?

Colocado por: danobregaSegundo deve juntar o peso das pensões
    Eu deixei bem claro que estava a falar dos salários dos funcionários públicos. As pensões são uma despesa à parte, que resultam das contribuições para a segurança social. Não são salários.

Os números são discutíveis, e podem e devem ser escrutinados, mas a despesa com salários dos FP não deve andar muito longe de 20% do total. Se discorda, faça as contas e coloque aqui um valor mais rigoroso.

O que surpreende é de facto o valor das despesas sociais: se for de facto 60% das despesas, é algo que merece uma discussão profunda sobre o modelo de estado social que queremos (podemos) ter.
  8.  # 75

Como disse, a ADSE é cada vez mais um seguro privado sem fundos públicos.

Defende-se que o estado deve comportar-se mais como um privado, é isto que está a fazer neste caso. O estado como qualquer entidade empregadora pode contratar com uma seguradora um seguro de saúde a preços especiais. É o que acontece neste caso. Mas como a dimensão é elevada, à semelhança de subsistemas privados, o próprio sistema pode gerir-se a si próprio não tem que contratar uma seguradora privada.

E se o estado acabasse com a ADSE e contratasse com a medis um seguro a preços especiais, dizia-se que o estado estava a ajudar um privado?

Há sempre forma de criticar as coisas, haja vontade.

Se querem que o estado se comporte mais como um privado, isto é para o mal e para o bem.

Defender que se o estado tem o SNS não pode ter a ADSE ou contratar seguros privados, é dizer que os FP neste caso poderão ter menos regalias do que o privado e de que o estado não se deve comportar como o privado, é necessário haver coerência nisto tudo. Por mim, se a ADSE não der prejuízo, não vejo qual é o problema em existir.

Há muitas empresas que dão muitas regalias aos seus funcionários, mas quem paga isso? Somos todos nós, ao comprarmos os seus produtos e os seus serviços, mas isto não incomoda a ninguém. Para mim o problema não está propriamente em algumas regalias, se justificadas e enquadradas num todo global e sem grandes custos, já que poderia servir de incentivo e aumentar a produtividade. O verdadeiro problema está em todos os outros fatores que não permitem aumentar a produtividade.

Dentro da grande diversidade do privado e do público, concordo que deva haver uma tendência de aproximação entre ambos, mas para o mal e para o bom, já que há aspetos positivos e negativos em ambos os lados, não ignorando as especificidades do estado.

Não digo que seja a minha opinião, mas algo que também é defensável, é que o estado por ser estado e por ser o maior empregador deverá influenciar indiretamente o mercado de trabalho. Não quero entrar na questão de se é justo ou não os salários dos FP e se há motivos que o justifiquem, mas acredito que se o estado pagasse metade, certamente o privado pagaria ainda menos do que paga. Há muitas empresas que fazem o aumento anual mediante o aumento dado pelo estado.

Quanto aos serviços públicos, apesar das coisas estarem a mudar, certamente que muitos funcionam bastante mal. Mas cada vez estou mais convencido que os FP são os menos responsáveis. A classe política, os jobs for the boys, a falta de avaliação e responsabilização dos dirigentes são os grandes responsáveis por tudo isto. Conheço tantas situações em que as coisas não são mais eficientes por motivos que ultrapassam os funcionários envolvidos.

Até percebo um pouco quem critica os FP, As pessoas em geral tem a ideia que muitos serviços públicos funcionam mal, e como quem dá a cara é um FP, logo a culpa é deles. A questão é que na maior parte dos casos não é assim. A generalidade dos FP são bem melhores do que muitos dos serviços prestados pelo estado.

Quando uma empresa abre falência é porque os funcionários são maus? Provavelmente serão os menos culpados, o problema está quase sempre na gestão, e claro, no ciclo económico, embora uma boa gestão consegue lidar com o ciclo económico com maior ou menor dificuldade.

Muitas vezes avalia-se os serviços do estado à luz do privado, mas não se leva em conta que o estado não é privado e que tem regras diferentes e muitas vezes funções diferentes.

Por exemplo critica-se muitas vezes que um dado serviço público deveria fazer algo de forma diferente, que só tinha vantagens. Tal no privado até poderia ser, mas há um aspeto do público que dificulta por vezes as coisas e que a generalidade das pessoas não conhece.

No privado pode-se fazer tudo aquilo que não é proibido. No público é ao contrário, apenas se pode fazer aquilo que esteja legalmente previsto (Princípio da legalidade). Assim, se um funcionário até concordar que uma determinada coisa devesse ser feita de outra forma, como o legislador não a previu, então não pode ser feita. Neste caso de quem é a culpa, do FP que diz que não pode fazer algo que parece lógico, ou do legislador? Isto obviamente não desculpa tudo, e há também realmente maus funcionários, como em todo o lado.

A Administração pública tem realmente muitos problemas, mas as causas são muito diversas e complexas, e muitas delas são transversais a toda a sociedade, público e privado.

Bem fico por aqui, se calhar nem devia ter escrito tanto. Acho que 99% das pessoas vai ficar no final do tópico com a mesma opinião que tinha antes, as opiniões estão bastante vincadas, e cada um vê o seu lado, e obviamente que a minha também não é esenta, embora faça um esforço.
    Concordam com este comentário: kostta
  9.  # 76

Depois de ler isto tudo deu para perceber que os funcionários públicos são todos uma ****, menos o/a que temos lá em casa.
  10.  # 77

Os FP têm a ADSE, ou equivalente para o qual descontam 1,5% do seu salário, o que sustenta em parte o sistema, o restante vem do OE pago pelos impostos de todos os portugueses, o pessoal do privado tem o SNS para o qual não descontam nada e é sustentado pelo OE, pago por todos os portugueses (incluindo FP).

É tão fácil mandar umas larachas para o ar.
    • Neon
    • 5 fevereiro 2013

# 78

Cumprindo o que prometi...cá venho eu novamente.

Costuma-se dizer só quem vive no convento, sabe o que la vai dentro.

Em linhas gerais as minhas impressões sobre o que de incorrecto se passa na FP.

Questão financeira
    1.º Raramente há uma responsabilização efectivaquando as coisas correm mal. E nas raras vezes que há è sempre no lado do elo mais fraco.

2.º Pareçe-me que nos orgãos decisores, até ao inicio da austeridade havia um pensamento generalizado de "isto è a minha quinta e eu faço a gestão como eu quero" + "o dinheiro não é meu pelo que pode-se gastar à vontade"

3.º Até esta data quando as contas derrapavam, ninguem se incomodava muito com isso. e quando havia fiscalizações ou averiguações, qualquer meia duzia de patacoadas serviam para justificar tudo e mais um par de botas

Questão funcional

1.º Somos assumidamente um pais burocrata. Temos leis e leizinhas e leizetas. Fazemos gosto em importar toda a **** que a UE nos impõe com a agravante de depois ainda a fazermos 10 x pior.
    Demos cabo das tascas com as porras do rigor higio-sanitário. Porêm em Espanha aqui ao lado não vejo aplicarem as mesma regras e não percebo porquê
    O Manual ITED, segundo sei foi praticamente traduzido de manuais de outros paises europeus, e agora anda meio mundo cheio de duvidas...mas ninguem sabe explicar nada de nada.
    RCCTE...a mesma porra...um gajo pede esclarecimentos à ADENE; Respondem passado meio ano, quando respondem e limitam-se a transcrever o que está nos artigo do diploma que foi precisamente o que nós pedimos que nos fosse troxcado por miudos.
    Para mim os diplomas legais não deviam poder ter mais de 10 artigos ou um maximo de 3 paginas...tanta m#"%$#"%$ de tanta complicação.

2.º Decorrente do ponto anterior temos pessoas (funcionarios) que se sentem perdidas e não sabem minimamente o que fazer. Já nem è a questão da malandrice è que não sabem a ponta de corno e ninguem é capaz de lhes explicar.

3.º As chefias não sabem motivar as hostes

4.º Decorrente do ponto 2 e 3....surge o medo da responsabilidade e por consequencia a falta de iniciativa e o chutar para canto (Deu m%$%$#? alguem foi! mas não fui eu, e não sei quem foi)

5.º Os problemas surgem e não sâo resolvidos - laisser faire laisser passez o que culmina na desresponsabilização generalizada e no caos em temros de procedimentos administrativos. COISAS SIMPLES DEMORAM SEMANAS:

6.º A ajudar à festa e para piorar o cenário o cidadão, na generalidade descoheçe os seus direitos e os seus deveres. Mas essencialmente os seus deveres.
    Como não sabe pergunta e do outro lado da mesa indicam (muitas vezes tyambem incorrectasmente) o caminho que não è o mais convidativo.
    O cidadão não sabe os direitos logo também não sabe argumentar com base nos mesmos...o que gera a conflitualidade e a impressão legitima de que tudo funciona mal, que os FP não sabem, são mal dipostos, birrentos e mandriões.

P.E. Falou-se aqui em 3 funcionarios que foram procurar detectar uma fuga.
    A culpa foi deles? será que eles foram juntos por livre iniciativa?

Falou-se aqui num suposto gestor que foi do privado para um serviço publico e que expressou que no privado aquela gente toda era obrigada a trabalhar!!!!
    Pergunto eu...terá ele sido um bom gestor? foi competente? consegiu por as pessoas a trabalhar?

Outro mal do nosso pais é que se acha que ser chefe è para quem quer...mas é errado, ser chefe é para quem sabe e pode ;)

Haveria muito mais a dizer sobre outros muitos temas...corrupção, jobs 4 the boys, a quem interessa que isto continue na barafunda etc etc
    • Neon
    • 6 fevereiro 2013

# 79

Quanto à ADSE

Pessoalmente já acabei com essa #$#"$, não me compensava de todo. Até posso ter feito um disparate mas não o creio pelo que vou explicar a seguir

Ultimamente entregava cerca de 350€/ano e reavia uns 50 ou 60 euros numas consultazecas (felizmente pois é sinal que eu e as minhas filhas não sofremos de nada de grave)
    Por outro lado a empresa da minha esposa (do privado) agraciou todos os seus colaboradores e respectivos agregados com um seguro de saude que nos compensa mais que a ADSE.
    Além do mais as perspectivas eram aumentos das contribuições para a ADSE e redução dos beneficios. Dai decisão tomada.

Bom, mas reconheço legitimidade quando os cidadãoes que não usufruem da ADSE dizem que há filhos e enteados. Vejamos então, á partida todos temos direitos iguais no acesso ao SNS pago por todos nós.
    Os benefeciarios da ADSE posseum acesso a uma opção adicional, que apesar de descontarem para ela...parcialmente ela é paga por todos nós.
    Dai ser legitima a revolta

Agora vamos ver as pespectivas negativas
    Não tenho duvidas que este ataque á ADSE decorre muito pela pressão do memorando da troika. E a mim ninguem me tira da cabeça a manifetsa intenção de alargar o leque de oportunidades à iniciativa privada...e a seguir à ADSE será sem duvida o SNS a ir ao charco..mas isto são outras nozes e não me quero perder muito por aqui.
    Vamos então seguir o seguinte raciocinio...sendo cada vez menos convidativo permanecer na ADSE, outros como eu irão-se desvincular. A partir dai haverá uma maior solicitação do SNS.
    Agora por muito que berrem e que esperneiem e que jurem a pés juntos que não vai haver aumento de despesa no SNS...acho impossivel isso aconteçer. Acho que os beneficiarios da ADSE rondam os 1,4 milhoes. Então e isto nao vai fazer mossa? uma coisa é certa o SNS não tem capacidade de resposta e das 2 uma, ou emperra de vez ou fazem um investimento em recursos adicionais.
    qualquer das consequencias eu penso que seja má...agora se vamos poupar mais com a extinção da ADSE ou não...o tempo o dirá
    • Neon
    • 6 fevereiro 2013

# 80

Pronto e já falei de mais.

Ao fim e ao cabo eu não sou mais que um "mija na escada" que se julga alguem, mas no fundo nao sabe nada de nada

Abraços e boa noite a todos

0.0538 seg. NEW