Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 861

Colocado por: euNão, não acho. Há alguns sectores do Estado (Justiça, Segurança, Soberania, etc) que devem ter regras diferentes.

Discordo. :)
    • eu
    • 14 maio 2013

# 862

Colocado por: danobrega
    valter, quantos milhares são e em que condições é que vão para a rua? Quantos é que já foram? E quantos no privado é que já foram para a rua e continuam na rua? Mais, quantos é que no privado já foram para a rua, e foram readmitidos a ganhar muito menos?

Então e você acha que tudo o que acontece no privado (bom e mau) deve ser replicado na função pública?
    • eu
    • 14 maio 2013

# 863

Colocado por: danobregaDiscordo. :)

Discordo da sua discordância... e agora, vou trabalhar...
  2.  # 864

Colocado por: euEntão e você acha que tudo o que acontece no privado (bom e mau) deve ser replicado na função pública?

Bem, eu acho que não era necessária função pública. O sistema podia funcionar de milhares maneiras. Já aqui dei o exemplo do Canadá, que tem um sistema nacional de saúde em que a prática médica é privada, o estado apenas formou um sistema de pagador único. Se um hospital deixar de ter clientes, fecha as portas e abre falência como outra empresa qualquer.

Mas qualquer sistema, mesmo um que tenha uma função pública e privada, devia ter mecanismos de ajuste automático da dimensão do funcionalismo público à capacidade do país a suportar, que substituíssem essa função cumprida pelo mercado. Se o sistema de funcionalismo público é inelástico e não suporta uma recessão económica, é óbvio que o peso de suportar a recessão tende a cair todo na parte privada da economia.
  3.  # 865

Colocado por: euvou trabalhar...

Dá-lhe! Alguém tem de pagar as contas. ehehe. Bom trabalho.
  4.  # 866

Estudassem!
    Deixassem de se contentar com pouco!
    Lutassem por algo!

Infelizmente, nem toda a gente que estudou e lutou bastante, consegue um um emprego a ganhar mais de 600Euros!!!!
  5.  # 867

Colocado por: euO Sócrates cortou 5% em média aos salários (quem ganha bem teve um corte de 10%). Este governo cortou os dois subsídios, ou seja, mais 14% de corte. Total de corte médio: 19%.

Esqueceu de dizer o aumento do desconto para ADSE, que muitos pensam que é à borla.
  6.  # 868

Então e você acha que tudo o que acontece no privado (bom e mau) deve ser replicado na função pública?

Diferenças significativas durante períodos prolongados geram inevitavelmente o que está a suceder agora. A FP acumulou mais gente que custa mais dinheiro do que os privados conseguem pagar. Individualmente considerados todos os servicos do Estado terão uma justificação evidente, mas quando os recursos são limitados é preciso escolher. O Estado cria a ilusão de que é possível ter tudo, mas o Estado nao multiplica recursos: suga, absorve e redistribui.
    Como as escolhas do Estado são por natureza diferentes das dos cidadãos, acaba por criar sectores e grupos cuja actividade depende do Estado, e não dos cidadãos. As escolas dão óptimos exemplos: a colocação de professores num concurso nacional é qualquer coisa de aberrante que nao se justifica por qualquer razao relacionada com o destinatário do ensino (o aluno).

Pelo caminho gastam-se recursos e criam-se compromissos e responsabilidades para produzir bens e servicos que ninguém quer, em condições que ninguém quer.
    Quando é preciso escolher, passa a ser impossível alterar alguma coisa sem quebrar um qualquer compromisso, contrato ou expectativa.
    O Estado nao pode portanto ser nunca uma pessoa de bem, ao contrario da ilusão vigente.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  7.  # 869

Acho que em quanto não meter a despesa do estado abaixo, nunca mais saimos desta despesa que temos para pagar a Troika, o dinheiro da Troka bem para quê! para pagar os salários da FP e reformas milionárias da FP, que alguns estão a receber reformas que nunca descontaram aquilo que recebem da reforma, por isso andamos toda a vida a pagar a despesa do Estado e FP, os privados tem que fechar as portas das empresas, pagar para manter estes chulos todos da FP porraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
  8.  # 870

chamou-me chulo. agora diga lá de onde me conhece e como sabe o que faço para o dizer numa local aberto ao público
    Concordam com este comentário: branco.valter
  9.  # 871

Colocado por: nielsky

Esqueceu de dizer o aumento do desconto para ADSE, que muitos pensam que é à borla.

Bom dia, li parte dos tópicos e chego a uma conclusão simples, a sociedade continua a estar muito mal informada.

- Os FP são bem pagos!! Na função pública atualmente um pedreiro, eletricista, carpinteiro, é pago a 485€/mês

- ADSE custa aos trabalhadores 1,5% (vai passar para 2,5%) do ordenado além dos 11% para a CGA , no privado apenas descontam 11% para a SS, ao fim ao cabo é igual a um seguro de saúde que o pessoal do privado faz.

- Um Administrativo ganha 680€

- Um Engenheiro 1200€

- As famosas pontes que a Comunicação social tanto gosta de falar, as pessas esquecem-se que não são de borla, os trabalhadores quer sejam do publico como do privado, se querem faltar numa 6.ª feira porque na 5.ª foi feriado metem 1 dia de férias.

- Pela realidade que conheço no privado ganha-se mais em qualquer destes setores, sim é verdade que os despedimentos estão +- impedidos, mas aí concordo que deverá mudar,

- Sim, muitos FP´s não fazem nada, mas muitos mais trabalham e fazem muitas horas a mais sem receber nada em troca

- Sim, o patrão não chateia, mas os chefes sim, e existem muitos que não têem qualquer respeito pelos subordinados (situação igual no privado)

- Regalias ..... só existem nas grandes chefias

- 35h semanais, e reformas são pontos em que deverá existir igualdade entre público e privado.
    • mog
    • 15 maio 2013

# 872

fraxinum, concordo com algumas coisas que disse, mas nem tudo:

- ADSE: um FP que ganha 1200 euros/mês desconta 18 euros/mês para a ADSE. Que o beneficia a si e aos descendentes. Quantos seguros de saúde conhece com estas características? Mas tudo bem, é uma forma de remuneração, tal como há algumas empresas que até oferecem a mensalidade do ginásio a alguns trabalhadores...

- Salários dos administrativos e técnicos superiores (não necessariamente engenheiros). Sim, n.ºs redondos são esses os valores que se pagam no início de carreira na FP. As ofertas que tenho visto no privado (pelo menos as que são divulgadas) ficam aquém desse valor. Por curiosidade, quanto ganha, pe.e., um engenheiro civil no início de carreira numa empresa de construção? (há aqui profissionais conhecedores do ramo, por favor pronunciem-se)

- Hora certa para entrar e hora incerta para sair do serviço é o mais comum no sector privado, por isso (infelizmente, porque acho um abuso) não será por aí;

- Regalias só nas grandes chefias... quantas tecedeiras ou pedreiros conhecem com carro da empresa ou cartão de crédito? Também no privado é só p/ alguns...

Quanto ao resto, estamos de acordo.
  10.  # 873

Os FP são bem pagos!! Na função pública atualmente um pedreiro, eletricista, carpinteiro, é pago a 485€/mês

ADSE custa aos trabalhadores 1,5% (vai passar para 2,5%) do ordenado além dos 11% para a CGA , no privado apenas descontam 11% para a SS, ao fim ao cabo é igual a um seguro de saúde que o pessoal do privado faz.

A prova dos nove: se Vitor Gaspar anunciasse hoje a extinção da ADSE, seria pacífico?

- As famosas pontes que a Comunicação social tanto gosta de falar, as pessas esquecem-se que não são de borla, os trabalhadores quer sejam do publico como do privado, se querem faltar numa 6.ª feira porque na 5.ª foi feriado metem 1 dia de férias.

A não ser que tenham tolerância de ponto.
  11.  # 874

Colocado por: mog
    - ADSE: um FP que ganha 1200 euros/mês desconta 18 euros/mês para a ADSE. Que o beneficia a si e aos descendentes. Quantos seguros de saúde conhece com estas características? Mas tudo bem, é uma forma de remuneração, tal como há algumas empresas que até oferecem a mensalidade do ginásio a alguns trabalhadores...
    como disse vai passar a ser 2,5% ou seja nesse exemplo 30€, e as comparticipações já não são o que eram, a ADSE de mim só tem tido lucro...

- Salários dos administrativos e técnicos superiores (não necessariamente engenheiros). Sim, n.ºs redondos são esses os valores que se pagam no início de carreira na FP. As ofertas que tenho visto no privado (pelo menos as que são divulgadas) ficam aquém desse valor. Por curiosidade, quanto ganha, pe.e., um engenheiro civil no início de carreira numa empresa de construção? (há aqui profissionais conhecedores do ramo, por favor pronunciem-se)
    Conheço muito administrativo amigo meu que ganha 1000€, eu estou na FP à +10 anos e ganho 700€

- Hora certa para entrar e hora incerta para sair do serviço é o mais comum no sector privado, por isso (infelizmente, porque acho um abuso) não será por aí;
    Como em todo o lado publico ou privado desde que o serviço tenha que ser feito, o pessoal tem de ficar, eu falo por mim e não pelos outros, já tive dias de sair do serviço às 20h, 22h, e mesmo às 2h da manhã, e o meu horário é o normal, das 9h às 17h
  12.  # 875

Colocado por: luisvv

A prova dos nove: se Vitor Gaspar anunciasse hoje a extinção da ADSE, seria pacífico?

A não ser que tenham tolerância de ponto.

- Se Vitor Gaspar extinguisse a ADSE era mais uma machadada na economia, o pessoal esquece-se que existem muitos hospitais, clínicas, e médicos que são em grande parte suportados pela ADSE, mas se acabasse acabava, eu atualmente desconto para a ADSE porque quero, e não por obrigação, fazia 1 seguro de saúde com o que desconto :D

- Quanto à tolerância de ponto é mais uma "regalia" que pode ser dada por qualquer patrão do privado, ou não é assim?
  13.  # 876

Colocado por: fraxinuma ADSE de mim só tem tido lucro...

Um seguro não tem lucro de um dos segurados, isso não faz qualquer sentido. A ADSE, quando comparada com um seguro, tem tido prejuízo todos os anos (prejuízo assumido por todos os contribuintes), e dá condições incomparáveis a um seguro.

Colocado por: fraxinumNa função pública atualmente um pedreiro, eletricista, carpinteiro, é pago a 485€/mês

Mas há pedreiros na função pública?!
  14.  # 877

Ainda não consigo perceber porque a maioria das pessoas insistem em generalizar os funcionários públicos.
    Se querem tudo igual, então que seja.
    Coloquem os policias, os militares, os médicos, os enfermeiros a ter as mesmas retribuições (ordenados e regalias) que nos privados.
    Mas não se esqueçam de que esses funcionários públicos também deverão ter as mesmas condições (principalmente horários) que no privado.

Não vejo como será possível, mas enfim .... há de aparecer aqui alguém que consiga explicar.
  15.  # 878

Colocado por: danobregaMas há pedreiros na função pública?!

Na administração local há.
  16.  # 879

Colocado por: fraxinum- Se Vitor Gaspar extinguisse a ADSE era mais uma machadada na economia, o pessoal esquece-se que existem muitos hospitais, clínicas, e médicos que são em grande parte suportados pela ADSE, mas se acabasse acabava, eu atualmente desconto para a ADSE porque quero, e não por obrigação, fazia 1 seguro de saúde com o que desconto :D

Ah pronto. Não vamos alterar nada para não dar cabo dos interesses estabelecidos.

Qualquer corte de despesa feita pelo estado tem esse efeito. Vai haver alguém que vai deixar de vender esse serviço, e pode haver uma quebra na economia correspondente. Se o corte de despesa tivesse um corte equivalente na receita, poderia ser apenas uma deslocação de procura de um lado para o outro, e a economia ficava mais ou menos da mesma dimensão. As pessoas passavam a pagar menos impostos e tinham mais capital para poderem consumir.

Mas como os cortes actuais correspondem apenas a menos financiamento pedido pelo estado, o efeito de recessão da economia é inevitável.
  17.  # 880

Colocado por: nielskyColoquem os policias, os militares, os médicos, os enfermeiros a ter as mesmas retribuições (ordenados e regalias) que nos privados.

A retribuição de "quadros iguais" no privado não é igual... Cada um faz-se pagar o que consegue. As empresas com mais sucesso podem dar-se ao luxo de dar melhores condições aos trabalhadores, para as mesmas funções, para tentar atrair os melhores profissionais.

0.2607 seg. NEW