Colocado por: euNão, não acho. Há alguns sectores do Estado (Justiça, Segurança, Soberania, etc) que devem ter regras diferentes.
Colocado por: danobrega
valter, quantos milhares são e em que condições é que vão para a rua? Quantos é que já foram? E quantos no privado é que já foram para a rua e continuam na rua? Mais, quantos é que no privado já foram para a rua, e foram readmitidos a ganhar muito menos?
Colocado por: danobregaDiscordo. :)
Colocado por: euEntão e você acha que tudo o que acontece no privado (bom e mau) deve ser replicado na função pública?
Colocado por: euvou trabalhar...
Estudassem!
Deixassem de se contentar com pouco!
Lutassem por algo!
Colocado por: euO Sócrates cortou 5% em média aos salários (quem ganha bem teve um corte de 10%). Este governo cortou os dois subsídios, ou seja, mais 14% de corte. Total de corte médio: 19%.
Então e você acha que tudo o que acontece no privado (bom e mau) deve ser replicado na função pública?
Colocado por: nielsky
Esqueceu de dizer o aumento do desconto para ADSE, que muitos pensam que é à borla.
Os FP são bem pagos!! Na função pública atualmente um pedreiro, eletricista, carpinteiro, é pago a 485€/mês
ADSE custa aos trabalhadores 1,5% (vai passar para 2,5%) do ordenado além dos 11% para a CGA , no privado apenas descontam 11% para a SS, ao fim ao cabo é igual a um seguro de saúde que o pessoal do privado faz.
- As famosas pontes que a Comunicação social tanto gosta de falar, as pessas esquecem-se que não são de borla, os trabalhadores quer sejam do publico como do privado, se querem faltar numa 6.ª feira porque na 5.ª foi feriado metem 1 dia de férias.
Colocado por: mogcomo disse vai passar a ser 2,5% ou seja nesse exemplo 30€, e as comparticipações já não são o que eram, a ADSE de mim só tem tido lucro...
- ADSE: um FP que ganha 1200 euros/mês desconta 18 euros/mês para a ADSE. Que o beneficia a si e aos descendentes. Quantos seguros de saúde conhece com estas características? Mas tudo bem, é uma forma de remuneração, tal como há algumas empresas que até oferecem a mensalidade do ginásio a alguns trabalhadores...
Colocado por: mogConheço muito administrativo amigo meu que ganha 1000€, eu estou na FP à +10 anos e ganho 700€
- Salários dos administrativos e técnicos superiores (não necessariamente engenheiros). Sim, n.ºs redondos são esses os valores que se pagam no início de carreira na FP. As ofertas que tenho visto no privado (pelo menos as que são divulgadas) ficam aquém desse valor. Por curiosidade, quanto ganha, pe.e., um engenheiro civil no início de carreira numa empresa de construção? (há aqui profissionais conhecedores do ramo, por favor pronunciem-se)
Colocado por: mogComo em todo o lado publico ou privado desde que o serviço tenha que ser feito, o pessoal tem de ficar, eu falo por mim e não pelos outros, já tive dias de sair do serviço às 20h, 22h, e mesmo às 2h da manhã, e o meu horário é o normal, das 9h às 17h
- Hora certa para entrar e hora incerta para sair do serviço é o mais comum no sector privado, por isso (infelizmente, porque acho um abuso) não será por aí;
Colocado por: luisvv
A prova dos nove: se Vitor Gaspar anunciasse hoje a extinção da ADSE, seria pacífico?
A não ser que tenham tolerância de ponto.
Colocado por: fraxinuma ADSE de mim só tem tido lucro...
Colocado por: fraxinumNa função pública atualmente um pedreiro, eletricista, carpinteiro, é pago a 485€/mês
Colocado por: danobregaMas há pedreiros na função pública?!
Colocado por: fraxinum- Se Vitor Gaspar extinguisse a ADSE era mais uma machadada na economia, o pessoal esquece-se que existem muitos hospitais, clínicas, e médicos que são em grande parte suportados pela ADSE, mas se acabasse acabava, eu atualmente desconto para a ADSE porque quero, e não por obrigação, fazia 1 seguro de saúde com o que desconto :D
Colocado por: nielskyColoquem os policias, os militares, os médicos, os enfermeiros a ter as mesmas retribuições (ordenados e regalias) que nos privados.