Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 6 fevereiro 2013

# 161

Colocado por: luisvvsão duras negociações entre lobos e abutres para decidir sobre a sorte dos coelhos..

Actualmente o coelho é que decide...
    Concordam com este comentário: two-rok
    • Neon
    • 6 fevereiro 2013

# 162

Colocado por: euActualmente o coelho é que decide...

hehehe bem apanhada :)
    • Neon
    • 6 fevereiro 2013

# 163

Colocado por: luisvvSo por isso faz algum sentido discutir se é possível ter uma fp desta dimensão e com este custo.
    Como o estado nao tem que lutar por recursos, os incentivos para racionalizar custos e estruturas são inexistentes. Numa empresa seriam fechados departamentos, encerradas fabricas e reorganizada a actividade - no estado, corta-se por igual...

tirando algumas situações pontuais, eu acredito que é possivel e necessario manter a FP actual. Quanto ao seu custo, e relativamente ao que conheço é possivel reduzir...haja vontade e maozinhas.
    Tenho alguma noção do que se desperdiça e do que pode ser optimizado. Se algumas vezes é por incompetência ou favorecimentos, outras é por desprezo e alienação completa de quem dispõe dos recursos.
    • ze79
    • 6 fevereiro 2013

# 164

Colocado por: Neon

hehehe bem apanhada :)

Afinal é uma coelha ;-))
    • eu
    • 6 fevereiro 2013 editado

# 165

Colocado por: NeonQuanto ao seu custo, e relativamente ao que conheço é possivel reduzir...haja vontade e maozinhas.

Mais uma vez eu relembro este facto muito importante, que parece que passou despercebido: desde 2011, a despesa com os salários dos funcionários públicos desceu cerca de 20%, devido à diminuição no número de funcionários, ao corte dos dois subsídios e ao corte de 5% do salário ainda na altura do Sócrates.

Caso todas as outras despesas do Estado tivessem tido uma diminuição semelhante, não havia défice! Teríamos um orçamento excedentário!

Isto não são palpites, são factos!
    • ze79
    • 6 fevereiro 2013

# 166

FP ,Deputados ,etc Há por ai muitos que deveriam ir para a rua e sem indenização ou reformas ,porque se não la se vai a poupança ;-)))
    Concordam com este comentário: system32, two-rok
    • Neon
    • 6 fevereiro 2013

# 167

Colocado por: euMais uma vez eu relembro este facto muito importante, que parece que passou despercebido: desde 2011, a despesa com os salários dos funcionários públicosdesceu cerca de 20%, devido à diminuição no número de funcionários, ao corte dos dois subsídios e ao corte de 5% do salário ainda na altura do Sócrates.

Caso todas as outras despesas do Estado tivessem tido uma diminuição semelhante, não havia défice! Teríamos um orçamento excedentário!

Isto não são palpites,são factos!

Estou-me a referir a despesa em recursos ...gastos superfulos e desnecessarios, optimização. Não necessariamente em salários
    • eu
    • 6 fevereiro 2013 editado

# 168

Ninguém assume isto diretamente, mas o Estado vai ter que reduzir a despesa com prestações sociais. É inevitável.

Estas prestações representam quase metade da despesa e absorvem uma quantidade brutal da riqueza que é produzida em Portugal.
  1.  # 169

Colocado por: ze79Funcionário publico é servir o pais ?

Funcionário publico é servi-se do pais para viver bem e com mordomias ?
    Em muitos casos é

Funcionário publico é ter um salário garantido ao Fim do mês e umas quantas mordomias ?
    Para alguns é isso mesmo
    Funcionário publico é trabalhar pouco e receber um bom salário ?
    Para muitos é.

O Que é afinal ser funcionário Publico ?
    Empregado que não conhece patrão

Estou a criar este tópico porque alguém resolveu discordar de algo que eu disse num tópico e não gostou ,para não poluir mais os tópicos de outros usuários podem
    postar aqui a vossa opinião sobre a função publica :

O que é ?
    Em muitos casos, uma vergonha
    E para que serve ?
    Em alguns casos serve o interesse de alguns funcionários, se estivessem em casa com o ordenado pago, ainda davam mais lucro ao país do que estando ao serviço.
    Consomem energia, telecomunicações, usam nos seus interesses equipamentos e materiais e tanto mais.

Que fique claro, existem alguns bons funcionarios publicos, decentes e dedicados, mas como em
    todo o lado, existem sempre as ovelhas ranhosas que estragam o ramalhete

Boas informações ;-)))
  2.  # 170

System32,

Diz que apenas o privado produz riqueza, em que livro de economia leu isso?

Da maneira que fala parece que a riqueza é apenas a produção de produtos, agricultura e indústria, mas infelizmente somos um país terciário, e muito privado produz serviços, e o público produz alguns produtos!

A riqueza de um país mede-se pelo seu produto interno bruto.

Na ótica da despesa temos.
    PIB = consumo das famílias + investimento das empresas + gastos públicos + exportações – importações.

Da fórmula acima a despesa do estado influencia diretamente o PIB, e o consumo das famílias não é apenas as que trabalham no privado.

Se o sistem32 como paga para o estado acha que é dono dele e que tem o direito de que um funcionário público não ganha mais do que você, pela mesma lógica, eu como pago para várias cadeias de supermercados, banco, comunicações restauração, etc, então também sou dono dessas empresas e tenho o direito a que nenhum funcionário dessas empresas ganhe mais do que eu.

Espero que ninguém que ganhe menos do que você contribua para o seu salário, caso contrário terá de passar a ganhar menos.

Levando este seu raciocínio ao extremo, então todos passaremos a ganhar o mesmo, o que nem era má ideia.
  3.  # 171

Acontece que esses cortes são temporários. E que das restante despesas, muitas têm implícitos ou explícitos aumentos previstos e inevitáveis. Na verdade, muita da despesa é incontrolavel.
  4.  # 172

Se o sistem32 como paga para o estado acha que é dono dele e que tem o direito de que um funcionário público não ganha mais do que você, pela mesma lógica, eu como pago para várias cadeias de supermercados, banco, comunicações restauração, etc, então também sou dono dessas empresas e tenho o direito a que nenhum funcionário dessas empresas ganhe mais do que eu.

Está a confundir alhos com bugalhos. Você paga servicos e bens, na óptica do cliente. Na sua relação com o estado, você é efectivamente accionista, embora tenha apenas uma acção, que nao consegue vender..
  5.  # 173

Da fórmula acima a despesa do estado influencia diretamente o PIB, e o consumo das famílias não é apenas as que trabalham no privado.

Infelizmente, essa é uma falácia que perdura. De facto, o consumo do estado é contabilizado no Pib.
    Mas o que isso reflecte é apenas a apropriação de recursos por parte do estado, e a sua entrega a determinados sectores. Se o estado não retirar aos privados esses recursos, eles continuam na economia, e a gerar PIB, digamos assim. Claro que se o estado chula 50% da economia, cria uma rede de dependência à sua volta - que fraqueja quando o estado é forçado a engordar mais devagar. Mas em condicoes de mercado, ao fim de algum tempo os recursos libertados são deslocados para outras actividades que satisfaçam necessidades dos consumidores.
    A fantasia de que o estado "injecta" dinheiro na economia é das coisas mais perniciosas que existem.
  6.  # 174

Pode vender a ação e ir para a Coreia do Norte ou para a Somália, por esses lados acho que não fazem distinção entre FP e privado.
  7.  # 175

Colocado por: rjmsilvaPode vender a ação e ir para a Coreia do Norte ou para a Somália, por esses lados acho que não fazem distinção entre FP e privado.

Começa a ser um bocado irritante a mania de mandar o pessoal embora. Se nao tem argumentos, nao digo inteligentes, mas pelo menos nao tão idiotas, escusa de intervir.
  8.  # 176

Caro luisvv,

Quer dizer que se comprar uma ação da sonae já posso exigir isso, ou terei de possuir uma posição dominante?

E sim, tem em parte razão quando diz que tem o direito a escolher onde quer que gastem o seu dinheiro, são as eleições, em que normalmente se votam em programas.

Não digo que é o seu caso, mas cada vez vejo menos pessoas a votar, mas dizem mal do estado na mesma!
  9.  # 177

De qualquer forma, se quiser perceber a idiotice do raciocínio subjacente, basta tentar responder a esta pergunta : qual seria a carga fiscal necessária para suportar um pais em que por hipótese fossemos todos fp ?
  10.  # 178

De qualquer forma, se quiser perceber a idiotice do raciocínio subjacente, basta tentar responder a esta pergunta : qual seria a carga fiscal necessária para suportar um pais em que por hipótese fossemos todos fp ?

Convenhamos que esta hipótese é séria candidata à resposta que o Luís deu antes:

Se nao tem argumentos, nao digo inteligentes, mas pelo menos nao tão idiotas ...
  11.  # 179

Mais idiota que os meus argumentos é esta discussão.

Mais um ponto de vista: É justo um funcionário publico estar a descontar para a Segurança Social o mesmo que um do privado e estar a financiar o subsidio de desemprego dos trabalhadores do sector privado, algo que teoricamente nunca virá a usufruir?
  12.  # 180

Colocado por: dfserraCaro luisvv,

Quer dizer que se comprar uma ação da sonae já posso exigir isso, ou terei de possuir uma posição dominante?

E sim, tem em parte razão quando diz que tem o direito a escolher onde quer que gastem o seu dinheiro, são as eleições, em que normalmente se votam em programas.

Não digo que é o seu caso, mas cada vez vejo menos pessoas a votar, mas dizem mal do estado na mesma!

Nao. Quer dizer que, na sua relação comercial com a sonae, há uma reciprocidade de vontade. Você quer comprar, a sonae quer vender - e o negocio so acontece se ambos quiserem.

Se quiser ser accionista da sonae,terá o peso que conseguir obter, mas mais uma vez tal decorrerá de um acto voluntário. Quando compra uma acção da sonae, o preco é X, reflectindo o facto de nao permitir controlo da gestão. Se quer adquirir controlo, paga um prémio..

Já a sua relação com o estado, é Sul generis: accionista à força, sem direito a alienar, e forçado a injectar capital sempre que a administração assim entende.

0.0593 seg. NEW