Convenhamos que esta hipótese é séria candidata à resposta que o Luís deu antes:
Nao sei porquê. É a forma perfeita de fazer perceber o conceito
Também a resposta do rjmsilva o era, pelo menos assim o entendi. De facto parece-me um excelente argumento para o qual o Luíua não tem antidoto, daí o seu desagrado.
sugerem-me que abdique do que é meu.
Colocado por: danobrega
Se quiser entender riqueza como quantidade de produtos e serviços disponíveis para consumo tanto o público como o privado criam riqueza, ou seja criam serviços e produtos disponíveis para consumo.
O problema, como já disse atrás, é que alguns serviços não teriam procura de todo se não fosse o estado, e outros não teriam procura pelo custo a que são produzidos.
Um exemplo: O festival lá da terra com o Quim Barreiros é de entrada livre. A entrada é livre porque a câmara paga os custos. O festival enche. Digamos que para o ano a câmara resolve cobrar bilhetes para cobrir o custo total do festival, e são 50€ por entrada. O festival fica às moscas.
Outro exemplo: A escola pública ali da terra tem uma creche pública. Há uma educadora que custa à escola 2400€ e uma auxiliar que custa 1200€ mês. A sala custa 100€ mês a manter por mês, o equipamento dos alunos 10€ mês/aluno, a comida 50€ mês/aluno, a administração 40€/aluno. A sala está cheia e tem 12 alunos. Os "neo-liberais" do PSD resolvem privatizar a escola toda, e há que cobrar aos pais os custos.
Devido à austeridade a escola prevê não encher a sala, e ficar pelos 10 alunos.
(2400 + 1200 + 100) / 10 = 370. 370 + 10 + 50+ 40 = 470€ por aluno.
Ora, a creche privada ali ao lado cobra 330€ por mês. Ups... alguém está a ganhar a mais do que "devia".
Colocado por: Neon
Desculpe-me a franqueza mas você afirma uma coisa, depois ja diz que é mais ou menos...pareçe-me um pouco baralhado não?
Li as suas várias intervenções ao longo do dia e fiz aqui um pequeno apanhado
1.º o estado nao gera riqueza é só despesa
2.º os descontos dos FP não servem de argumento pois são feitos com riqueza gerada pelos privados, em consequencia disto os FP são diminuidos na sua posição na sociedade
3.º você paga pelos serviços do estado logo não quer que os funcionarios do estado vivam melhor que o sr...esta então é demais você é de que século?
4.º você é accionista do estado e como tal é dono do estado e tem direito de ver o seu dinheiro bem empregue (olhe colando-me ai ao seu exemplo...tenha cautela porque pode haver empregados da empresa que possuem maior poder representativo na assembleia de acionistas do que você) LOL
Eu sei que a CGD deu prejuízo o ano passado mas foi excepção. Conhece mais alguma que dê lucro, ou seja que contribua para o orçamento de estado? ou mesmo que sobreviva de receitas próprias?? Eu não , mas até pode ser que existam uma ou outra. A maioria é DESPESA!!
agora no fim já temos
as empresas que trabalham so para o estado não criam riqueza
as empresas que não trabalham só para o estado geram riqueza uma vezes e outras não...é isso? LOL
Depois a CGD dá lucro....isso quer dizer o que?...já agora sabe quanto a CGD deu de lucro o ano passado? aposto que não LOL
Depois já não sabe se mais alguma dá lucro....
Amigo, aconselho vivamente umas boas horas de sono....voce esta desorientado hehehehe
Colocado por: rjmsilvaÉ justo um funcionário publico estar a descontar para a Segurança Social o mesmo que um do privado e estar a financiar o subsidio de desemprego dos trabalhadores do sector privado, algo que teoricamente nunca virá a usufruir?
Colocado por: luisvvAcontece que esses cortes são temporários.
E que das restante despesas, muitas têm implícitos ou explícitos aumentos previstos e inevitáveis. Na verdade, muita da despesa é incontrolavel.
Colocado por: dfserrao estado tem de emagrecer para bem de todos
Colocado por: Neon
Olhe system...nunca me viu dizer em lado nenhum que os FP são coitadinhos
As minhas intervenções mesmo sendo FP são no sentido de reconheçer alguns previlegios quando as há, mas também desmistificar alguns conceitos que de pontuais passaram a ser generalizados a toda a FP.
Disse e repito há gente boa e má em todo lado.
quanto ao facto de viver melhor ou pior. isso é um conceito de cada um. Eu acho que vivo bem no entanto não faço a vida que muitos que ganham menos que eu fazem...como tal posso achar que eels vivem melhor do que eu. Por sua vez eles podem achar o contrario.
Outra coisa essa coisa do fantasma do despedimento, do trabalhas mais ou vais para a rua, etc etc que voce diz que se vive no privado....não engulo...você pareçe que vive no tempo do patrão na senzala com chicote na mão.
Ainda que existam exemplos desses não generalize...no final você è que esta a dizer que no privado são todos uns sofredores.
Você não me conheçe de lado nenhum, mas eu ja trabalhei no privado, na administração central e actualmente na administração local. Além disso conheço muitas realidades na actualidade boas e más, por isso não invente
Colocado por: staker
Olhe que está enganado. Desde 2006 que todos os funcionários admitidos a partir dessa data descontam para a SS para todos os efeitos tal como os trabalhadores do sector privado. É exactamente a mesma coisa quer em direitos e regalias quer em percentagens de descontos.
Colocado por: eu
Actualmente o coelho é que decide...
Colocado por: euLOL... obviamente que são definitivos, ou então são temporários... por umas décadas.
Colocado por: euNuma situação de emergência como a que vivemos, na realidade toda a despesa é controlável. Nem que seja necessário renegociar contratos.
Colocado por: system32temos é que nivelar por baixo
Colocado por: Neontirando algumas situações pontuais,eu acredito que é possivel e necessariomanter a FP actual. Quanto ao seu custo, e relativamente ao que conheço é possivel reduzir...haja vontade e maozinhas.
Tenho alguma noção do que se desperdiça e do que pode ser optimizado. Se algumas vezes é por incompetência ou favorecimentos, outras é por desprezo e alienação completa de quem dispõe dos recursos.
Colocado por: eu
Mais uma vez eu relembro este facto muito importante, que parece que passou despercebido: desde 2011, a despesa com os salários dos funcionários públicosdesceu cerca de 20%, devido à diminuição no número de funcionários, ao corte dos dois subsídios e ao corte de 5% do salário ainda na altura do Sócrates.
Caso todas as outras despesas do Estado tivessem tido uma diminuição semelhante, não havia défice! Teríamos um orçamento excedentário!
Isto não são palpites,são factos!