Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: pjovpMas diferenças de arredondamento são aceitáveis, agora as diferenças que tenho são discrepâncias muito grandes.
    Estive a ler e o monitor armazena informação de um mês. Sendo que em Outubro só tenho um dia monitorizado, vou experimentar desinstalar o software e limpar todos os vestígios do mesmo, do pc e depois volto a instalar tudo de novo e faço uma nova sincronização.

Pela minha experiência, não vai lá... Experimentei o software antigo, o novo, etc. Nada resolveu... Mas se conseguir resolver apite...
    • CrOhN
    • 1 dezembro 2014 editado

# 202

Volto a perguntar: os consumos dos ac's em stand-by eram em VA's ou Wh?

Estes medidores não medem factor de potência. Não é anormal haver aparelhos com factor de potencia muito baixo em stand-by.
  2.  # 203

Os valores que mencionei nos standby's dos ac's foram em watts
  3.  # 204

Medidos com quê?
  4.  # 205

Simplesmente olhando para o medidor de energia e vendo as oscilações. Foi mais ou menos meia hora em frente ao quadro e a brincar com os disjuntores.
  5.  # 206

Então foi em VA's. Acho muito duvidoso um AC em stand-by consumir 50W.
  6.  # 207

Duvidoso ou não pode ver as imagens que coloquei atrás e comprove.
    Desligados 4 disjuntores (2 sistemas de a/c + forno + microondas) estou a economizar entre 1 a 2 kWh por dia.
    Notório é o período mais utilizado pelos standby's, entre a meia noite e as 08:00, passou de uma média de 1,2kWh para 0,5/0,6 kWh.
    Como justificas isto então?
  7.  # 208

Justifico que o aparelho não mede em W mas sim em VA's.

Ao desligares os disjuntores, estás concerteza a poupar, mas não os tais 0.5-0.6kWh que pensas.

Vou tentar exemplificar: Podes ter um aparelho a consumir 0.1A em stand-by (0.1A é o que o teu medidor vê). O teu medidor o que faz é multiplicar esta corrente pela tensão que tiveres configurada, logo 0.1A x 230V o que dá 23VA's. Se entrares com o factor de potência (o teu medidor não mede), que pode ser inferior a 0.5, o consumo real será 23W x 0.5 = 11.5W (que é o que é efectivamente contado no contador da EDP.

um bom exemplo para isto é uma armadura com lampada flourescente de 36W (não compensada), se medires a corrente, dá-te +-0.5A. Fazendo as contas linearmente, dar-te-ia + de 100W de consumo, o que não é real. Isto acontece porque o balastro, sendo uma inductancia, chega a ter um factor de potência inferior a 0.5.
    Concordam com este comentário: Extravagancia
  8.  # 209

xiiiiii demasiado especifico para o meu entendimento amigo.
    Mas, estou a poupar isso de certeza absoluta. O medidor está a dar-me as leituras em KWH, não em VA nem em W

De acordo com uma tomada inteligente que tenho, dá-me indicação que a tensão da minha casa é 240, oscilando entre os 240 e os 242. Esta informação não está correcta?
    Bem, no fundo, a mim o que me interessa mesmo é a média diária aproximada (em KWH) e essa baixou entre 1 a 2 kwh por diam, de acordo com o medidor.

Em relação ao medidor e ao quadro eléctrico, existe uma discrepância a favor do quadro, sendo que este, da ultima vez que comparei os dois, marcava mais 10kwh do que o medidor.
    Quinta feira, 04/12, é dia de enviar a leitura e ontem por uma questão de curiosidade, ontem tirei a leitura do contador para comprar com a participada na última factura. Resultado, consumo medido de 05/11 até ontem, 01/12, foi de 217kwh!!!!!!!! Fenomenal!
    Tendo em conta que por norma andava sempre acima dos 400kwh/mês e nunca abaixo dos 380kwh/mês, acho que este mês vou bater um record de poupança, pois nunca consumimos tão pouco em 7 anos.
    Mas aqui a grande diferença é mesmo o termos deixado de utilizar a placa vitrocerâmica e o termos reduzido o uso da máquina da loiça.
  9.  # 210

tens então uma tomada que mede o consumo? Experimenta medir o consumo dos ac's com ela.
  10.  # 211

Colocado por: nandogonca
    Pela minha experiência, não vai lá... Experimentei o software antigo, o novo, etc. Nada resolveu... Mas se conseguir resolver apite...

Nada não resolveu. Cada vez que faço a sincronização do monitor com o software os consumos diários aumentam.
    Resultado, quanto mais sincronizo mais corrompo a informação.
    Já abri um ticket support com a efergy e nada.
    Escolhi este medidor desta marca, especificamente por ter um software mais apelativo que o resto da concorrência e afinal é só fogo de vista.
    Só me apetece atirar esta bodega à parede
  11.  # 212

Assim sendo vou experimentar o OWL :)
  12.  # 213

sem dúvida alguma o OWL.

Mas melhor ainda, opta por uma solução de monitorização online.
    Em vez do monitor, tens um mini-router e podes ver os consumos no pc, tlm ou tablet.
    Como aqui não existe a necessidade de sincronização entre dispositivos para recolha de dados, a hipótese dos mesmos serem corrompidos é praticamente nula.
    Se bem que no efergy, claramente é um erro de cálculo da importação no software e pode facilmente ser corrigido pelos programadores.

Quanto aos mini-routers, a minha única dúvida é, imaginemos que ficamos sem net por algum motivo, aquilo deixa de medir o consumo ou continua a medir e quando a ligação for restabelecida os dados são actualizados?
    Pare quem procura máxima poupança, tem o inconveniente de obrigar a ter 2 aparelhos ligados 24/7 (O router da net e ou router medidor)....

Todas as soluções têm prós e contras
  13.  # 214

Da. Me um exemplo desses mini router
    • pjovp
    • 3 dezembro 2014 editado

# 215

Colocado por: CrOhNtens então uma tomada que mede o consumo? Experimenta medir o consumo dos ac's com ela.

Não consigo. Os ac's estão por cima dos tectos falsos e devem estar ligados directamente a algum local que eu não código ver onde

Colocado por: civismoDa. Me um exemplo desses mini router

http://www.ecosist.net/medicao-e-controlo/monitores-de-energia/efergy-engage-hub-solo.html
    http://theowl.com/index.php/energy-monitors/remote-monitoring/intuition-e/

Mandei um email à OWL esta manhã a pedir informações sobre o intuition-e e responderam-me minutos depois.

03 Dec 11:24
    Hello,
    I'm looking to buy a online electicity monitor and I found your Intuition-E.
    How does this work?
    Neeed to be conected all time to a internet router?
    Does the readings stop if we lose internet connection?
    KInd regards,
    Paulo

OWL Help Centre Agent 3 (2 Save Energy Limited)
    03 Dec 11:36
    Dear Paulo,
    This is connected to your internet router, then a wireless transmitter sends the data to the Network OWL.
    This should be connected to the internet at all times, during anytime that the device is offline, you will lose some data.
    Kind regards
    The OWL Support Team

Os gajos da Efergy nunca me responderam a um unico email. E por causa desta situação dos valores estarem incorrectos tenho andado a enviar emails, mesmo para que eles possam ver se é algum bug do software e corrigi-lo logo o que possível. Só os apanhei e foi por chat.
  14.  # 216

Colocado por: pjovpontem tirei a leitura do contador para comprar com a participada na última factura.

Tá a ver, já tinha poupado no medidor de energia, que ainda por cima lhe dá uma leitura errada e lia o contador.

Colocado por: pjovpMas aqui a grande diferença é mesmo o termos deixado de utilizar a placa vitrocerâmica e o termos reduzido o uso da máquina da loiça.

É claro que uma placa vitrocerâmica consome muito, por ter uma eficiência muito baixa. A opção pelo robot de cozinha revelou-se uma boa solução de poupança energética. Até parece publicidade.
    Se utilizar a máquina de lavar loiça com baixas temperaturas não gasta assim tanto.
  15.  # 217

Colocado por: pjovpdevem estar ligados directamente a algum local que eu não código ver onde

a alimentação dessas unidades normalmente é feita na(s) unidade(s) exterior(es).
    • pjovp
    • 5 janeiro 2015 editado

# 218

Colocado por: pedromdf
    É claro que uma placa vitrocerâmica consome muito, por ter uma eficiência muito baixa. A opção pelo robot de cozinha revelou-se uma boa solução de poupança energética. Até parece publicidade.
    Se utilizar a máquina de lavar loiça com baixas temperaturas não gasta assim tanto.

Antes de mais lamento não ter respondido antes, mas aguardei pelo recepção da factura (muita atrasada) de electricidade para confirmar com total certeza se houve de facto poupança ou não.

Deixo aqui uma cópia da mesma para comprovar:

photo Untitled-1_zps8d5ae141.jpg

Atenção que a factura compreende mais de 1 mês de utilização, mais precisamente 47 dias.

Só para terem uma ideia de quanto pagava mensalmente de electricidade, deixo aqui os valores de 2014:
    Janeiro - €91,21
    Fevereiro - €97.92
    Março - €80,74
    Abril - €85,80
    Maio - €91,79
    Junho - €92,17
    Julho - €92,05
    Agosto - €75,84
    Setembro - €95,95
    Outubro - €80,10
    Daqui para a frente entrou em vigou o contracto com o novo operador e a factura é conforme foto acima.
    Moro nesta casa desde 2008 e nunca paguei por 1 mês o valor desta factura que compreende 47 dias de utilização.

Portanto, com a consciencialização energético, fruto do uso do medidor de energia e com o facto de ter adquirido um robo de cozinha para substituir o uso da placa vitrocerâmica, consegui reduzir a factura da electricidade em 50%.
    Publicidade à parte, acho que os resultados falam por si e uma redução de 50% é sem dúvida considerável.
    Concordam com este comentário: Rodri12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, Rodri12
  16.  # 219

O medidor que o Sr. Fernando Ferreira está a usar pelo que percebi é de ligar ao contador, ou seja conta o total de todos os aparelhos que temos em casa certo ?

È que eu arranjo, mas os que arranjo são todos de ligar a tomada e depois a ficha liga lá, mas eu queria um aparelho mais geral, que medisse digamos tudo.

Se o do Sr. Fernando Ferreira for desse genero, pode dizer-me onde comprou e quanto pagou se não for segredo ?

Cumprimentos.
  17.  # 220

O efergy permite a leitura independente das 3 fases ou o resultado apresentado é a soma das fases?

Alguém comprou o OWL Intuition-LC (trifásico)?

0.0646 seg. NEW