Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

    acho que vamos chegar a conclusão, que soluções técnicas ha várias, opiniões outras tantas e que cada caso é um caso, e que terá sempre que ser um compromisso entre o que se ganha e o que se perde.

    mais simplificado em obra nova, com um bom projecto, um pouco mais complexo, ou maiores compromissos, no caso de renovação.
    Concordam com este comentário: two-rok
    • nmex2
    • 6 junho 2018 editado

     # 502



    O ideal era ser uma solução amovível que pode-se retirar no inverno

    as portadas exteriores de correr em ripado de madeira....por exemplo


    retirar de inverno de dia... porque de noite, ajudam mais qualquer coisa ;)

    andamos de volta do factor solar (g), ainda não discutimos a questão da transmissão luminosa e não chegaram ainda há conversa o "purismo" do Ug ;)
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 503

    Colocado por: Anonimo06082021

    como a sede da Hugo Boss na Alemanha por exemplo....


    nunca lhe visitei a casa, é alguém famoso? :)
  3.  # 504

    Colocado por: Anonimo06082021

    e tem de ser alguém famoso para você visitar?


    nao... mas estava a imaginar algum clichê turístico.
  4.  # 505

    Colocado por: Anonimo06082021

    como a sede da Hugo Boss na Alemanha por exemplo....


    mas já fui ver qualquer coisa... "Triple insulating glazing in conjunction with external sunshading and an extremely dense building envelope, which exceeds the targets laid out in the German Energy Savings Act (EnEV) of 2009 by 25 %, guarantee significantly lower energy requirements." e vidro com fartura.
  5.  # 506

    Colocado por: Anonimo06082021mas aja dinheiro que a Schott AG resolve...


    por acaso não sabe as características do vidro (além do que já coloquei atras), não?

    algumas marcas publicitam determinados edifícios, como referencia de determinado produto do seu catálogo. será o caso deste?
  6.  # 507

    Colocado por: nmex2depois pode também procurar o que dizem sobre os estores térmicos, aqueles em perfil metálico e com espuma no interior

    dizem que também são bons ;)


    Era precisamente esse exemplo que eu ia dar. Os estores "térmicos" que levam espuma para dar estrutura às lâminas e depois dão-lhes o nome de térmicos mas na realidade os não-térmicos são melhores termicamente.

    Vasco, não fiz quote ao teu post porque era demasiado grande, mas dei-me ao trabalho de ler, isso confirma aquilo que o Pedro Azevedo disse, ou seja, que ajuda no Inverno e quando a superficie da janela estiver mais fria do que o ar no interior da casa. Não estávamos a falar dessa situação mas sim precisamente o oposto. E, como tal, não é o caso, como o Pedro Azevedo pôde confirmar. No Verão não há diferença porque a fonte de calor está na janela (por assim dizer). Estando a fonte de calor num piso ou num radiador/convector, e estando o blackout para baixo, a "corrente de ar quente" não entra em contacto com o vidro (frio) e não arrefece tanto o interior da casa. Mas nós estávamos a falar de Verão. E basta pensar na espessura das telas para chegar à conclusão que não faz nada (ou muito pouco) com o calor. Atenção que sou um defensor de blackouts ou meros estores de rolo, mas mais para uma questão de privacidade e/ou oclusão de luz.


    E sobre histórias do "sempre fiz assim" ou "faço assim há 30 anos", eu tenho muito a dizer. Se calhar a empresa onde trabalho já não estaria cá se não fossem as ideias que trouxe para cá.

    Colocado por: enf.magalhaesOs meus pais tem os ditos estores térmicos, no verão, no pico do calor baixam os estores , o que é certo é que se nota uma redução da temperatura. Está é a minha analise empirica


    Claro que nota, mas pela questão de que estando para baixo, o factor solar tem um valor zero (totalmente escuro). Um estore em PVC teria uma resultado melhor, além de ser um produto mais barato. Mas um estore "térmico" não é um mau produto, simplesmente deram-lhe um nome ridículo, porque nesse aspecto é um produto inferior. De resto, tem muitas vantagens, pois dura mais anos sem alterações de cor, por exemplo, e também tem muito mais variedade de cores.

    Colocado por: enf.magalhaesQuanto às cortina , é verdade que fazem diferença na temperatura entre 1 a 2 graus , agora se isso é significativo já é outra história.


    Não quantifiquei os valores ontem, mas sim, no fundo era isso que eu queria dizer. Para fins térmicos, ou seja, para quem teve a bela ideia de desistir de colocar protecção solar exterior, não contem com esse produtos para fazerem o mesmo efeito, porque não fazem. Reduzem um pouco, mas nada de muito significativo.

    Colocado por: Vasco BentoSe se pagam centenas de euros para colocar TGI´s e gases nobres e etc, para terem pequenos incrementos não se deviam menosprezar as cortinas que podem ser uma solução bem mais barata.


    Ninguém as menosprezou, simplesmente não devem ser vistas como um produto térmico, têm muitas outras vantagens, para as quais foram concebidas. E alterar uma caixa para TGI ou Argon é bem mais barato do que colocar blackouts numa casa inteira e estes funcionam durante o ano todo, não apenas no inverno.

    Colocado por: boxafirmar que é um erro não colocar estores parece-me uma generalização abusiva.


    De facto é um pouco, sim. Mas protecção solar sempre exterior, seja estores, brisas, palas, grelhas, árvores, whatever. A ideia é o vidro ter sombra no verão quando está muito calor.
    Concordam com este comentário: nmex2, box
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  7.  # 508

    Colocado por: c_montwo-rok é uma casa antiga com medidas tradiconais +/- 120*100
    Apenas 3 deles são grandes (bem pequeno comparando com o que se vê no fórum) estão situados em varandas a este (160*200) e sul (147*197) são os maiores.


    Eu no seu caso punha Planitherm 4s 6mm + CX16 + 4mm (no mínimo), e a norte punha Planitherm XN, não precisa ser 4S onde não apanha sol. Isto é o tal meio termo que procura.

    Colocado por: Vasco BentoPorque leva enchimento com poliuretano que é um excelente isolante. Agora claro que os estores tem várias deficiências em isolamento térmico. Mas também aquilo foi feito para impedir a luz solar de entrar e nosso funciona na perfeição.
    Não levei a mal :D


    Mas a chapa de alumínio dá a volta completa ao enchimento da espuma, como tal, é uma ponte térmica em toda a área do estore. E tens toda a razão, foi feito para impedir a luz solar de entrar, tal como os blackouts. ;)

    Colocado por: Anonimo06082021talvez....mas resolve o maior problema que é a incidência solar,e funciona bem,aliás,funciona muito bem!

    é uma diferença incrível.


    Se for o que estou a pensar, são aquelas que se aplicam da mesma forma que o vinil. Isso dura uns anos, é caro, e no final tem de as tirar (pois ficam feias) e depois disso tem de voltar a gastar dinheiro a colocar umas novas. É isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  8.  # 509

    ou como as películas que se podem colocar nos vidros dos carros, atras do pilar B, diz a lei....

    é uma solução barata/rápida, comparativamente a substituir vidros/janelas e até pode servir para testar (no caso de remodelações) qual a transmissão luminosa (escurecimento da película) que pretende numa futura substituição dos vidros
  9.  # 510

    Colocado por: two-rok

    Se for o que estou a pensar, são aquelas que se aplicam da mesma forma que o vinil. Isso dura uns anos, é caro, e no final tem de as tirar (pois ficam feias) e depois disso tem de voltar a gastar dinheiro a colocar umas novas. É isso?

    Tenho películas dessas da 3M em duas janelas grandes que era impossível colocar QQ protecção exterior. Funcionam muito bem! A diferença antes e depois das películas é enorme!
    Claro que um estore ou uma pala era ainda melhor, mas qd não dá...
    Têm mais de 8 anos e estão como novas. Sem qq sinal de envelhecimento.
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 511

    Two-Rock, funciona no Inverno e no verão. Eu não estou a falar de black-outs nem de cortinas térmicas estou a falar de simples cortinas. Primeiro a cortina reduz e reflete os raios solares só isso já ajuda a preservar a casa fresca como diz abaixo. O que vai acontecer e que entre a cortina fechada e a janela formasse uma zona muito quente mas ajuda a preservar a casa fresca.
    Isto falando em cortinas normais se formos para cortinas térmicas os ganhos são ainda maiores pois elas criam um espaço onde não permite o ar do espaço entre a janela e a cortina circular para dentro.

    Tem aqui um estudo:
    http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/004051758105100702


    “In cooling-dominated climates during warm months, curtains and drapes can block unwanted heat from the sun (solar heat gain) from coming directly into the space. Window coverings with light-colored backing can, in addition, reflect sunlight back out through the window, further reducing solar heat gain. The effectiveness of window coverings in blocking solar heat gain depends on the thermal performance of the windows; curtains and drapes have greater impact if the windows have standard clear glass. With newer “low-solar gain” low-emissivity coatings, there is less solar gain reaching the interior side of the window for the window coverings to block.

    In cooling-dominated climates or the summer months of any climate, conventional window treatments can reduce solar heat gain by anywhere from 20% to 60%, depending on the color and openness of the fabric or material.”

    Por fim eu não o estava a tentar insultar com o “faço isso há muito tempo” só estou a dizer para estarmos abertos a novos conceitos e ideias. Nota-se claramente que você é um serralheiro com conhecimentos que não há muitos em Portugal.
  11.  # 512

    Colocado por: Vasco BentoTwo-Rock, funciona no Inverno e no verão. Eu não estou a falar de black-outs nem de cortinas térmicas estou a falar de simples cortinas.


    Acreditas no que quiseres, Vasco. Eu tenho cortinas em casa, e vejo que não servem nem para inverno nem para o verão, apenas me servem para privacidade, nada mais. Não fossem os estores em PVC e torrávamos dentro de casa nos dias de Verão mais quentes.

    Colocado por: Vasco BentoPor fim eu não o estava a tentar insultar com o “faço isso há muito tempo” só estou a dizer para estarmos abertos a novos conceitos e ideias. Nota-se claramente que você é um serralheiro com conhecimentos que não há muitos em Portugal.


    Não me senti insultado nem nada disso, tranquilo, Vasco. Estamos só a trocar pontos de vista.

    Os novos conceitos e ideias são sempre benvindos e só assim se consegue vingar nesta área com tanta concorrência desleal. Como tal é necessário tentar estar sempre informado das novidades. No entanto, como já vivi em muitas casas com as ditas cortinas normais e não as vi a dar ajuda térmica nenhuma, sou um bocado céptico. Óbvio que é melhor do que não ter nada, mas daí a fazer diferenças significativas para substituírem qualquer protecção solar exterior, calma aí. Em casa minha não iria fazer o teste, de certeza absoluta. E de clientes meus, só mesmo por vontade expressa dos visados.

    É bom existirem estudos, mas melhor ainda é existirem pessoas com essas soluções e satisfeitas.

    Apareceu cá o Pedro Azevedo para nos confirmar que no Verão não nota qualquer diferença. Esperemos por mais relatos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
  12.  # 513

    Colocado por: Pedro Azevedo78Têm mais de 8 anos e estão como novas. Sem qq sinal de envelhecimento


    Em tempos vi um edifício a ser submetido à substituição das ditas películas. Não sei quantos anos tinham, nem se eram de qualidade, mas as que foram removidas estavam com mau aspecto. Cheguei a ver preços e tendo em conta ser uma película que fica exposta e que não durará (sei lá) 20 anos, achei bastante caro. Para quem não quiser trocar de vidros/caixilharia, é uma opção a ter em conta, claro. E não faz lixo, é uma operação "limpa", por assim dizer.
  13.  # 514

    relato:

    grandes vãos, vidros baixo emissivo, blackouts por dentro nuns vãos, e estores metálicos cinzento moda nos outros... um forno dentro de casa, que não se pode.
  14.  # 515

    Colocado por: nmex2grandes vãos, vidros baixo emissivo, blackouts por dentro nuns vãos, e estores metálicos cinzento moda nos outros... um forno dentro de casa, que não se pode.


    Composição dos vidros tem?
    Que sistema de caixilharia tem?
    Estores cinzento escuro?
    Isolamento das paredes é o quê?

    Com os estores para baixo não há diferença em relação aos vãos que ficam com o vidro ao sol?
  15.  # 516

    Colocado por: two-rok

    Composição dos vidros tem?
    Que sistema de caixilharia tem?
    Estores cinzento escuro?
    Isolamento das paredes é o quê?

    Com os estores para baixo não há diferença em relação aos vãos que ficam com o vidro ao sol?


    mais depressa lhe dizia os números ganhadores do euro-milhões, mas vamos lá:

    composição dos vidros, não sei, duplo SGG Climalit baixo emissivo
    sistema de correr da Sapa
    estores cinzento claro
    paredes interiores gesso cartonado, com parede dupla nas paredes exteriores, desconheço o tipo de isolamento

    sim com os estores para baixo, a diferença é notória, e entre estores e os blackouts (também cinza) também - os blackouts até queimam (isto numa orientação a nascente)

    ps: a casa não é minha
  16.  # 517

    Colocado por: two-rok

    Acreditas no que quiseres, Vasco. Eu tenho cortinas em casa, e vejo que não servem nem para inverno nem para o verão, apenas me servem para privacidade, nada mais. Não fossem os estores em PVC e torrávamos dentro de casa nos dias de Verão mais quentes.



    Não me senti insultado nem nada disso, tranquilo, Vasco. Estamos só a trocar pontos de vista.

    Os novos conceitos e ideias são sempre benvindos e só assim se consegue vingar nesta área com tanta concorrência desleal. Como tal é necessário tentar estar sempre informado das novidades. No entanto, como já vivi em muitas casas com as ditas cortinas normais e não as vi a dar ajuda térmica nenhuma, sou um bocado céptico. Óbvio que é melhor do que não ter nada, mas daí a fazer diferenças significativas para substituírem qualquer protecção solar exterior, calma aí. Em casa minha não iria fazer o teste, de certeza absoluta. E de clientes meus, só mesmo por vontade expressa dos visados.

    É bom existirem estudos, mas melhor ainda é existirem pessoas com essas soluções e satisfeitas.

    Apareceu cá o Pedro Azevedo para nos confirmar que no Verão não nota qualquer diferença. Esperemos por mais relatos.


    Claro que sim são apenas trocas de ideias que eu acho vantajosas pelo menos para mim pois ampliam os meus conhecimentos. Já vi em alguns posts deste fórum trocas de argumentos que eu considerei destrutivas e não construtivas. Na minha experiência nunca senti isso antes pelo contrário tenho vindo a aprender muito neste fórum.

    Quero esclarecer aqui uma coisa. Eu não estou a dizer que as cortinas substituem os estores nem as janelas. Eu também acho que os ganhos são pequenos. Mas como diz o ditado “grão a grão enche a galinha o papo”. E claro a principal vantagem das cortinas é a privacidade e impedir a entrada de raios solares.
    Concordam com este comentário: ricat
  17.  # 518

    Colocado por: nmex2relato:



    Os principal problema aí é os vidros de dimensões grandes com grande exposição solar suponho eu. Isso é uma receita para o desastre.
    Agora se a pessoa baixar os estores e os blackouts não acredito que a casa fique um forno.

    Um estore para cima não faz nada. E como uma janela oscilo batente sempre fechada não faz ventilação.
  18.  # 519

    Colocado por: Vasco Bento

    Os principal problema aí é os vidros de dimensões grandes com grande exposição solar suponho eu. Isso é uma receita para o desastre.
    Agora se a pessoa baixar os estores e os blackouts não acredito que a casa fique um forno.

    Um estore para cima não faz nada. E como uma janela oscilo batente sempre fechada não faz ventilação.


    se eu lhe acabei de dizer que com os blackouts para baixo, até queimam, acha que eles não aquecem um pouco a casa também? a casa é um formo MESMO com os estores/blackouts para baixo.

    se o problema são os vidros de grandes dimensões, não sei, com a quantidade de casas que por aí se veem, com grandes áreas de vidro. Tambem lhe posso adiantar, que o construtor afirma que os vidros foram estudados, pela localização e caracteristcas térmicas.... enfim.

    quem lá vive, liga o ar condicionado.
  19.  # 520

    Colocado por: nmex2

    se eu lhe acabei de dizer que com os blackouts para baixo, até queimam, acha que eles não aquecem um pouco a casa também? a casa é um formo MESMO com os estores/blackouts para baixo.

    se o problema são os vidros de grandes dimensões, não sei, com a quantidade de casas que por aí se veem, com grandes áreas de vidro. Tambem lhe posso adiantar, que o construtor afirma que os vidros foram estudados, pela localização e caracteristcas térmicas.... enfim.

    quem lá vive, liga o ar condicionado.


    Não se os estores e os black-outs estão para baixo nas horas de maior intensidade solar não deveria ter problemas. Mas depende também, se houve estudo e alguém disse que não havia problema agora devia assumir. A casa também tem palas?
 
0.1059 seg. NEW