Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

    A pergunta era para quem tivesse a bondade de responder, fiz ao two-rok mas agradeço todas as outras respostas.


    Já agora, que situação é essa do vidro laminado com aresta? Eu já só vejo o material acabado, nem sei de que aresta falamos!
  2.  # 562

    Colocado por: SkinkxJá agora, que situação é essa do vidro laminado com aresta? Eu já só vejo o material acabado, nem sei de que aresta falamos!


    Tem o vidro cortado, certo? Fica com os cantos aguçados, certo? Mas como é para encaixilhar no alumínio, pouco interessa (normalmente) e assim fica. No caso dos laminados é recomendado levarem as arestas roçadas, a chamada aresta industrial. Existe também a aresta polida, aquela que se vê nos sistemas de portas em vidro temperado de 10mm em lojas e afins.

    Também existe aresta quebrada, que normalmente não passa de uma passagem tosca com uma simples rebarbadora.

    Isto faz-se porque segundo os vidraceiros, como o laminado é cortado por duas vezes, durante o corte do 2º vidro, pode ficar um corte imperfeito (muitas vezes fica) e nessas zonas é provável que venha a que o vidro comece a "abrir" um risco de quebra por aí, e como as arestas são trocos, mais vale prevenir do que remediar, especialmente quando o "remediar" significa ter de comprar um vidro novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRK, ricardo.rodrigues
  3.  # 563

    Colocado por: two-rok
    Qual o vidro que estão a pensar colocar? Há sempre uma diferença pois 190x250 já passa dos 4m2, e assim já leva com um acréscimo de 15% (este acréscimo é logo cobrado por qualquer vidreira que forneça o vidro, não por nós).

    Se o vidro proposto for, por exemplo um vidro chapa 5 (a nível de espessuras), nesse vão eu iria sempre recomendar um 6 temperado + 16 + laminado 44.1 com capa de baixa emissividade, mesmo que no resto da casa leve, por exemplo, 6+16+5 ou até 4.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Skinkx,pensador


    O vidro estava a pensar entre 6-16-44.1, mas já compreendi que para essa dimensão será melhor com temperado também por fora. O diferencial de preço então ainda deverá ser maior para uma solução mais dividida.
    Sendo temperado existe a opção de ser também reflexivo?
  4.  # 564

    Colocado por: two-rokNão percebi, Vasco. Ou percebeste mal a pergunta do Skinkx ou então fui eu que percebi mal. Hehehe.


    Para clarificar numa moradia nas clarabóia aconselho sempre a colocar vidros térmicos e laminados devido á exposição aos elementos.
    Nas janelas laterais das casas ou seja as janelas normais qual é a vantagem de colocar um temperado? um laminado com um vidro normal não é suficiente?
  5.  # 565

    Colocado por: two-rok

    Estamos de acordo em tudo, menos na parte do laminado para o exterior, pois nenhum vidro de controle solar se comercializa em laminado. As poucas vidreiras que fornecem vidros assim têm de ter laminagem própria. Ou seja, pegam num vidro de controle de solar e noutro normal e fazem a laminagem, tornando-o num laminado de controle solar.

    Por isso os vidros de baixa emissividade sem controle solar são comercializados em monolitico e em laminado, mas os de controle solar não. Porque o recomendado é temperado no exterior e laminado no interior. Para pessoas mais exigentes existe uma ou outra vidreira (só conheço duas) que fazem laminagem.

    Tal como os laminados temperados também só são produzidos em vidreiras com laminagem.



    Olhe que não.

    Todos os meus fornecedores tem em stock para fornecimento imediato Guardian Sun Laminado.
    Da SGG não tenho problemas em conseguir baixo emissivo laminado.

    E não são laminados por medida fixa nas transformadoras.


    Em espanha por causa de regulamentação usa-se muito vidro de capa laminado.
  6.  # 566

    Colocado por: pensadorO vidro estava a pensar entre 6-16-44.1, mas já compreendi que para essa dimensão será melhor com temperado também por fora.


    Sim, a partir de 4m2, pelo menos deve ser.


    Colocado por: pensadorO diferencial de preço então ainda deverá ser maior para uma solução mais dividida.


    O bom de ser mais dividida é que existe menos necessidade de levar vidros temperados ou até espessuras muito generosas. O mau é a parte estética. É uma escolha por vezes difícil.

    Colocado por: pensadorSendo temperado existe a opção de ser também reflexivo?


    Sim, pode.

    Colocado por: Vasco BentoPara clarificar numa moradia nas clarabóia aconselho sempre a colocar vidros térmicos e laminados devido á exposição aos elementos.


    Acho que ninguém falou em claraboias.

    Colocado por: Vasco BentoNas janelas laterais das casas ou seja as janelas normais qual é a vantagem de colocar um temperado? um laminado com um vidro normal não é suficiente?


    Imagina um vidro parcialmente ao sol e parcialmente À sombra. Num ponto do vidro tens (sei lá) 60ºC e noutro a menos de um palmo está à temperatura ambiente? Existe uma boa probabilidade de se dar um choque térmico e haver uma quebra. O vidro temperado é muito mais resistente do que os normais. Daí as recomendações das vidreiras serem que, pelo menos, a partir de 4m2 deve levar temperado por fora e laminado por dentro. Pois a partir destas áreas é que a probabilidade de choques térmicos é maior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRK, pensador
  7.  # 567

    Colocado por: fox88Olhe que não.

    Todos os meus fornecedores tem em stock para fornecimento imediato Guardian Sun Laminado.
    Da SGG não tenho problemas em conseguir baixo emissivo laminado.

    E não são laminados por medida fixa nas transformadoras.


    Em espanha por causa de regulamentação usa-se muito vidro de capa laminado.


    Estou a falar de fornecedores nacionais. Não conheço o mercado espanhol pois sou do litoral. Óbvio que havendo laminados de controle solar em stock, as opções de escolha aumentam. Mas daquilo que vejo, e tenho fornecedores de vidro duplo que conheço desde Chaves até ao Algarve e que me lembre nenhum deles tem esse vidro.
  8.  # 568

    Colocado por: two-rokImagina um vidro parcialmente ao sol e parcialmente À sombra. Num ponto do vidro tens (sei lá) 60ºC e noutro a menos de um palmo está à temperatura ambiente? Existe uma boa probabilidade de se dar um choque térmico e haver uma quebra. O vidro temperado é muito mais resistente do que os normais. Daí as recomendações das vidreiras serem que, pelo menos, a partir de 4m2 deve levar temperado por fora e laminado por dentro. Pois a partir destas áreas é que a probabilidade de choques térmicos é maior.


    Ok, obrigado. Faz sentido.
  9.  # 569

    Colocado por: two-rok

    Estou a falar de fornecedores nacionais. Não conheço o mercado espanhol pois sou do litoral. Óbvio que havendo laminados de controle solar em stock, as opções de escolha aumentam. Mas daquilo que vejo, e tenho fornecedores de vidro duplo que conheço desde Chaves até ao Algarve e que me lembre nenhum deles tem esse vidro.


    O vidraceiro que trabalho tem esse vidro ou em stock ou muito rapidamente o conseguem o guardian sun 4.4.1 já o 6.6.1 é por encomenda, o climaguard premium 2 ainda á pouco tive uma obra em laminados 4.4.1 e numa semana tinha o vidro.

    Sabe que no Norte o pessoal tem que trabalhar kkkkkkk
  10.  # 570

    Colocado por: rsvaluminioO vidraceiro que trabalho tem esse vidro ou em stock ou muito rapidamente o conseguem o guardian sun 4.4.1 já o 6.6.1 é por encomenda, o climaguard premium 2 ainda á pouco tive uma obra em laminados 4.4.1 e numa semana tinha o vidro.


    Climaguard é vidro para face interior. Esses sim, existe em laminado em todo o lado. Os de face exterior é que não são costume ver em laminado. Pode ser por ser vidros da Guardian. Trabalho muito pouco com guardian. Quase sempre Vitro Chaves e quando não é, trabalho com Saint Gobain.

    Colocado por: rsvaluminioSabe que no Norte o pessoal tem que trabalhar kkkkkkk


    Certo, nós cá para baixo somos uma cambada de calões. Só no norte é que se trabalha. :P
  11.  # 571

    ora bem, continuo a verificar se vale a pena trocar os vidros do meu apartamento.
    fui falar com o serralheiro que os instalou e os vidros colocados lá são 5-12-4. a caixa da série de alumínio que tenho não permite mais que 24mm sendo que ainda se tem que descontar o espaço para as borrachas...

    em termos da área de vidro tenho 17,13m2 divididos em 11 folhas todos eles protegidos por estores (de alumínio cinza escuros). isto deve corresponder a uns 70% do total da fachada exposta

    a zona é relativamente calma logo em termos acústicos não há grandes problemas, e sendo uma série de correr também não adianta muito pensar nisso...

    então o serralheiro propôs manter as mesmas espessuras mas alterar o vidro de 4mm para baixo emissivo.

    tive a ver no simulador da guardian glass e alterando o vidro de 4mm para o ClimaGuard 1.0 passo de um Ug=2.8w para Ug=1.5w.

    Será que alguém consegue calcular a poupança aproximada que esta redução permite? valerá a pena o custo da alteração (ainda não orçamentado)
  12.  # 572

    Eu não mudava nada...ainda por cima existindo estores. já agora qual o valor para essa alteração de vidros? e porque quer alterar? queixa-se do quê? qual a idade desses caixilhos?
    qual a idade do predio? é apartamento ou moradia?
    constituição da envolvente exterior.
    Zona do pais?
    que sistema de climatização tem?
    Para saber quanto vai poupar, tem de pedir a um perito da termica para lhe fazer esses calculos.. e já sabemos que dá sempre muito mais do que realmente se gasta anualmente.
    Concordam com este comentário: two-rok
  13.  # 573

    sente-se bastante as diferenças térmicas através do vidro ou seja: quando o sol bate diretamente nos estores estes aquecem e aproximando a mão do vidro sente-se perfeitamente este quente. este ultimo fim de semana, mesmo não estando sol os vidros ferviam... no inverno o inverno, eu durmo no lado dos vidros e nota-se perfeitamente a radiação fria do vidro.

    ainda não tenho orçamento para esta alteração...

    a série é uma TAFE tc4200 de 2008.
    é apartamento com 2 frentes, com apartamento em cima e em baixo e num dos lados. no outro lado tem um apartamento a tapar metade dessa fachada.
    Viana do Castelo.
    Radiadores com caldeira a gás natural.


    Necessidades nominais de energia útil
    para...

    Valor estimado para as condições de
    conforto térmico de referência

    Valor limite regulamentar para as
    necessidades anuais

    Aquecimento 68,03 kWh/m2.ano 74,02 kWh/m2.ano
    Arrefecimento 6,76 kWh/m2.ano 16 kWh/m2.ano
    Preparação das águas quentes
    sanitárias 25,22 kWh/m2.ano 35,13 kWh/m2.ano


    • Parede Exterior
    Paredes duplas de fachada esp. 0,03m de granito grampeado + caixa de ar com tela
    asfaltica + 0,15m de alvenaria de tijolo + 0,08m caixa de ar onde está incorporado o
    isolamento térmico e acústico em poliuretano de 0,05m de espessura + 0,11m de alvenaria
    de tijolo e rebocada e pintada.

    0,44

    • Parede interior em contacto com espaços comuns
    Parede simples em betão armado de espessura 0,20m, rebocada e pintada em ambas as
    faces.

    2,72
    • Parede interior em contacto com espaços comuns.
    Parede simples em betão armado de espessura 0,20m, rebocada e pintada numa das
    faces, e na outra revestida a madeira com 2cm, formando caixa de ar com 1,5cm.

    1,64


    paredes meeiras:

    São paredes duplas com 0,02m de reboco +0,15m de alvenaria de tijolo + 0,05m de caixa de ar,onde será incorporado o isolamento térmico e acústico do tipo Lã de Rocha,em placas de 0,04m de espessura, +0,15m de alvenaria de tijolo+0,02m de reboco.
  14.  # 574

    Esse sistema é muito fraquinho, mas mudar os vidros já é melhor que nada. Se as caixas de estore estiverem bem isoladas, notará uma diferença significativa. Claro que o ideal seria substituir tudo e colocar um sistema que permita 6+16+4. E se fosse de abrir, melhor ainda.
  15.  # 575

    Mudar o sistema todo está fora de questão. É demasiado dispendioso... Este perfil é realmente fraco. Vendo de lado apenas se vê uns 3/4mm de rotura térmica...

    Edit: a temperatura máxima que o apartamento atingiu nestes dias foi de 27.5 sem qualquer fonte de arrefecimento.
  16.  # 576

    Colocado por: manelvcMudar o sistema todo está fora de questão. É demasiado dispendioso... Este perfil é realmente fraco. Vendo de lado apenas se vê uns 3/4mm de rotura térmica...

    Edit: a temperatura máxima que o apartamento atingiu nestes dias foi de 27.5 sem qualquer fonte de arrefecimento.


    Tente que lhe dêem várias opções para o vidro.

    O baixo emissivo não precisa de controle solar, mas apostar num perfil intercalar térmico (warm edge ou tgi, por exemplo), era uma boa opção e não tem assim tanta diferença no preço. Já nem falo no argon, porque com o tempo vai desaparecendo uma grande parte dele.
  17.  # 577

    E o warm edge faria assim tanta diferença com caixa de 12 e com esta qualidade (!) de perfil?
    O grande problema é a largura máxima admitida que é de 24mm...

    Edit: já agora eles aproveitam alguma coisa do material antigo ou leva tudo novo?
  18.  # 578

    Colocado por: manelvcE o warm edge faria assim tanta diferença com caixa de 12 e com esta qualidade (!) de perfil?
    O grande problema é a largura máxima admitida que é de 24mm...


    O warm edge deve dar-lhe uma diferença de 0,1 no valor ug, pode parecer pouco, mas é mais um ítem a contribuir para uma melhoria, que não sendo a ideal, é a possível.

    Colocado por: manelvcEdit: já agora eles aproveitam alguma coisa do material antigo ou leva tudo novo?


    Dos vidros actuais não se aproveita nada.
  19.  # 579

    Antes de mais, quero deixar o meu agradecimento a quem disponibilizou do seu tempo e conhecimento para criar esta "enciclopédia" informal de conhecimento. Só agora encontrei o fórum, mas li esta discussão avidamente!

    Espero que não me levem a mal desenterrar a discussão, mas gostava da vossa opinião relativamente à dissipação dos gases inertes.

    Colocado por: Vasco BentoMas isso o principal problema está na selagem. Porque o Argon também vai dissipando com o tempo devido a selagem não ser completamente estanque. Já se sabe que no início o vácuo não vai durar para sempre.


    A ideia que tenho de alguns estudos que fui tendo oportunidade de ler é que estas perdas, com bons processos de produção industrial, andam entre 0,5 e 1% / ano. Aliás, as normas que existem neste âmbito costumam estabelecer máximos próximos de 1% (p. ex. ISO 20492-3: 2008, DIN EN 1279-3: 2006 – 05; EN 1279: 2000)

    Se assim for, estamos a falar de 20% em 20 anos.
    Acreditam que não compensa o acréscimo de custo?
    Ou não confiam na conformidade regulamentar dos processos industriais de produção dos vidros?
  20.  # 580

    Boa tarde.
    Tenho um apartamento T3 em Lisboa com 30 anos, no Areeiro, no 17º andar, virado a sul.
    Mandei isolar as paredes principais, pois não estavam de raiz, de forma a que a caixilharia trabalhe com melhor desempenho.

    As janelas têm sempre uma altura de 1.60, sendo que não chega nem ao chão nem ao tecto, fica posicionada a meio do vão, por praticamente todo o apartamento.

    No verão faz um calor incrível no interior do apartamento com os vidros duplos com 30 anos que estão neste momento instalados.

    Como estou a remodelar já aprovei um caixilho Sosoares ST Oculto + 6 Planitherm 4S + cx 18 + Laminado 44.1 incolor.

    Entretanto recomendaram-me por mais 750€ substituir os vidros por: SKN de 6 mm Temperado + cx 18 + Laminado 44.1.

    Acham que vale a pena?

    Muito obrigado.
 
0.1383 seg. NEW