Colocado por: Skinkx
mas temos inverno e verão. O nosso clima, mediterrânico, tem especificidades próprias que, também por isso, marcaram estilos arquitectónicos próprios...
Quando se vê muitos arquitectos a rasgarem grandes vãos sem terem qualquer cuidado com protecções solares ou vidro de controlo solar... percebe-se logo que não compreendem sequer aquilo que os rodeia...
No norte da Europa têm muito mais cuidados com o isolamento que nós - por outro lado, não precisam de ter cuidado algum com o excesso de janelas... já nós por cá é o que se vê.
mas temos inverno e verão. O nosso clima, mediterrânico, tem especificidades próprias que, também por isso, marcaram estilos arquitectónicos próprios...
Quando se vê muitos arquitectos a rasgarem grandes vãos sem terem qualquer cuidado com protecções solares ou vidro de controlo solar... percebe-se logo que não compreendem sequer aquilo que os rodeia...
No norte da Europa têm muito mais cuidados com o isolamento que nós - por outro lado, não precisam de ter cuidado algum com o excesso de janelas... já nós por cá é o que se vê.
Colocado por: nmex2se o gás raro foge, qual a probabilidade do vácuo (ou quase vácuo) também deixar de o ser... ?
Colocado por: nmex2se o gás raro foge, qual a probabilidade do vácuo (ou quase vácuo) também deixar de o ser... ?
Colocado por: fox88Vasco nos vidros duplos ou tem ar ou outros tipos de gases.
A tecnologia de vidros duplos a vácuo está em desenvolvimento inicial, talvez daqui a uns anitos.
Estranhamente muita gente pensa e diz que os vidros duplos são a vácuo, mas não,mito urbano
Colocado por: fox88Vidros duplos a vácuo é uma tecnologia que está a dar os primeiros passos. Para ter uma ideia a câmara tem +/-3mm e na área do vidro em que ter uns separadores para os vidros não colarem. Poderá ser o futuro, é possível.
Garanto-lhe que 99,9999% dos vidros duplos fabricados em Portugal são ar ou argon.
Ver fabricar vidro duplo é fácil. Não estamos a falar de uma indústria com segredos industriais. Na zona norte devem existir mais de 20 linhas de produção de vidro duplo.
Wikipedia, diz que os vidros podem ser com gás ou vácuo. Nem sempre o que lá está é a informação mais completa.
Colocado por: fox88Vidros duplos a vácuo é uma tecnologia que está a dar os primeiros passos. Para ter uma ideia a câmara tem +/-3mm e na área do vidro em que ter uns separadores para os vidros não colarem. Poderá ser o futuro, é possível.
Garanto-lhe que 99,9999% dos vidros duplos fabricados em Portugal são ar ou argon.
Ver fabricar vidro duplo é fácil. Não estamos a falar de uma indústria com segredos industriais. Na zona norte devem existir mais de 20 linhas de produção de vidro duplo.
Wikipedia, diz que os vidros podem ser com gás ou vácuo. Nem sempre o que lá está é a informação mais completa.
Colocado por: SkinkxComo tenho vários aparelhos para medir características de vidros (físicas, ópticas, etc), lembro-me da primeira vez que usei o medidor de espessuras a laser e aquilo dava-me uma caixa-de-ar de 12 mm a meio do vidro e 16 mm nos cantos... depois lá li o manual e reparei que eles indicam para medir sempre nos cantos, onde o separador mantém a forma do vidro... os 4 mm a menos (acho que era esse o valor, era algo "palpável") eram a deformação do vidro, a meio vão, sob acção do vento...
Colocado por: SkinkxOra, o que o vento faz por pressão, o vácuo fará do outro lado por depressão.
Colocado por: Vasco Bento
Eu acredito em si. Eu gostava de ver para ganhar conhecimentos não porque quero desvendar segredos. Quando mais aprendemos melhor é em qualquer profissão.
A história do vácuo que ouvi vem do vidro triplo. Disseram-me que o vidro do meio tem que ser temperado para aguentar as pressões mecânicas por as caixas estarem em vácuo.
Mas claro que isso é treta. Se estivesse em vácuo não seria preciso Argon. Nem o Argon dissiparia.
Nós não temos essa percepção, mas o vidro sofre deformações apreciáveis, para um material dito "frágil".
Como tenho vários aparelhos para medir características de vidros (físicas, ópticas, etc), lembro-me da primeira vez que usei o medidor de espessuras a laser e aquilo dava-me uma caixa-de-ar de 12 mm a meio do vidro e 16 mm nos cantos... depois lá li o manual e reparei que eles indicam para medir sempre nos cantos, onde o separador mantém a forma do vidro... os 4 mm a menos (acho que era esse o valor, era algo "palpável") eram a deformação do vidro, a meio vão, sob acção do vento...
Uma coisa impressionante.
Ora, o que o vento faz por pressão, o vácuo fará do outro lado por depressão. Talvez o uso desses separadores, tornando-os invisíveis, seja o que dificulta o processo.
Colocado por: david_C
Costuma passar por Viseu?
Se sim, pode vir ver a nossa Linha de Produção.
Colocado por: SkinkxA Finstral tem isso, Vasco Bento.
Haverá outros, mas estes conheço bem e têm vários representantes cá.