Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Skinkx

mas temos inverno e verão. O nosso clima, mediterrânico, tem especificidades próprias que, também por isso, marcaram estilos arquitectónicos próprios...

Quando se vê muitos arquitectos a rasgarem grandes vãos sem terem qualquer cuidado com protecções solares ou vidro de controlo solar... percebe-se logo que não compreendem sequer aquilo que os rodeia...

No norte da Europa têm muito mais cuidados com o isolamento que nós - por outro lado, não precisam de ter cuidado algum com o excesso de janelas... já nós por cá é o que se vê.

É verdade isso muito verdade. Como se estuda na primária nos temos vários climas em Portugal os tais microclimas. Temos Trás-os-Montes, Serra da Estrela, Alentejo, Algarve, Litoral, as nossas ilhotas. São climas tão distintos que acredito que não seja fácil para um arquiteto que está no Porto e desenha projeta para todos o país se conseguir adaptar a isto tudo. (Eu não sou arquiteto só estou a estipular)
  2.  # 2

mas temos inverno e verão. O nosso clima, mediterrânico, tem especificidades próprias que, também por isso, marcaram estilos arquitectónicos próprios...

Quando se vê muitos arquitectos a rasgarem grandes vãos sem terem qualquer cuidado com protecções solares ou vidro de controlo solar... percebe-se logo que não compreendem sequer aquilo que os rodeia...

No norte da Europa têm muito mais cuidados com o isolamento que nós - por outro lado, não precisam de ter cuidado algum com o excesso de janelas... já nós por cá é o que se vê.
    Concordam com este comentário:Vasco Bento

Skinkx ainda bem que está aqui que eu queria discutir uma coisa consigo que ando a matutar há algum tempo.
    Desculpem desde já mudar o tópico.
    O gás Argon que se coloca nas janelas. Eu sou contra porque pelas experiências que me passam ele dissipa em alguns anos. Mas eu acho que existe outro argumento contra.
    O gás Argon é um gás nobre que é inerte ou seja é uma barreira natural as transferência de energia.
    No entanto as câmaras de vidro são feitas em vácuo por isso a transferência de energia é muito baixa (digo muito baixa porque é impossível criar um vácuo total). Dito isto para que raio eles usam o Argon então?
  3.  # 3

Nas formações de Passive House (acho que foi lá) já disseram que a próxima evolução no fabrico de vidro é a criação de um vácuo perfeito, que será ainda mais eficiente que os gases raros. Parece que por agora o processo ainda não é muito viável (€), mas isso é como tudo, lá chegará o dia.
  4.  # 4

se o gás raro foge, qual a probabilidade do vácuo (ou quase vácuo) também deixar de o ser... ?
  5.  # 5

Colocado por: nmex2se o gás raro foge, qual a probabilidade do vácuo (ou quase vácuo) também deixar de o ser... ?

POis, imagino que esse seja o problema neste momento. Sendo resolvido, o próximo passo deverá ser esse.
  6.  # 6

Colocado por: nmex2se o gás raro foge, qual a probabilidade do vácuo (ou quase vácuo) também deixar de o ser... ?

Ponto muito válido eu pensei nisso após escrever. A pessoa que me disse que era vácuo era uma idiota e eu sou um idiota por não ter ido verificar.
    O vácuo perfeito é impossível. Nem no espaço isso acontece. Mas quanto mais melhor. Está aqui uma ideia para ficar milionário. Patentear uma técnica de vácuo em caixas de vidro :))))
  7.  # 7

Vasco nos vidros duplos ou tem ar ou outros tipos de gases.

A tecnologia de vidros duplos a vácuo está em desenvolvimento inicial, talvez daqui a uns anitos.

Estranhamente muita gente pensa e diz que os vidros duplos são a vácuo, mas não,mito urbano
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 8

Colocado por: fox88Vasco nos vidros duplos ou tem ar ou outros tipos de gases.

A tecnologia de vidros duplos a vácuo está em desenvolvimento inicial, talvez daqui a uns anitos.

Estranhamente muita gente pensa e diz que os vidros duplos são a vácuo, mas não,mito urbano

Mas até a Wikipédia diz isso, cito:

“Insulating glass (IG), more commonly known as double glazing (or double-pane, and increasingly triple glazing[1]/pane), consists of two or three glass window panes separated by a vacuum or gas filled space to reduce heat transfer across a part of the building envelope.”

Quando se fala em vácuo na indústria, é basicamente tirar o máximo de oxigênio possível. Lá na Técnica de selagem se tira algum, não sei.
    Gostava de ver esse processo de selagem de vidro duplo ou triplo.
  9.  # 9

Vidros duplos a vácuo é uma tecnologia que está a dar os primeiros passos. Para ter uma ideia a câmara tem +/-3mm e na área do vidro em que ter uns separadores para os vidros não colarem. Poderá ser o futuro, é possível.

Garanto-lhe que 99,9999% dos vidros duplos fabricados em Portugal são ar ou argon.

Ver fabricar vidro duplo é fácil. Não estamos a falar de uma indústria com segredos industriais. Na zona norte devem existir mais de 20 linhas de produção de vidro duplo.

Wikipedia, diz que os vidros podem ser com gás ou vácuo. Nem sempre o que lá está é a informação mais completa.
  10.  # 10

O processo de selagem e a sílica que é introduzida dentro dos perfis dá câmara tem a função de absorver a humidade. É tipo aqueles saquinhos que vêm quando compramos uma mala.
  11.  # 11

Colocado por: fox88Vidros duplos a vácuo é uma tecnologia que está a dar os primeiros passos. Para ter uma ideia a câmara tem +/-3mm e na área do vidro em que ter uns separadores para os vidros não colarem. Poderá ser o futuro, é possível.

Garanto-lhe que 99,9999% dos vidros duplos fabricados em Portugal são ar ou argon.

Ver fabricar vidro duplo é fácil. Não estamos a falar de uma indústria com segredos industriais. Na zona norte devem existir mais de 20 linhas de produção de vidro duplo.

Wikipedia, diz que os vidros podem ser com gás ou vácuo. Nem sempre o que lá está é a informação mais completa.

Nós não temos essa percepção, mas o vidro sofre deformações apreciáveis, para um material dito "frágil".

Como tenho vários aparelhos para medir características de vidros (físicas, ópticas, etc), lembro-me da primeira vez que usei o medidor de espessuras a laser e aquilo dava-me uma caixa-de-ar de 12 mm a meio do vidro e 16 mm nos cantos... depois lá li o manual e reparei que eles indicam para medir sempre nos cantos, onde o separador mantém a forma do vidro... os 4 mm a menos (acho que era esse o valor, era algo "palpável") eram a deformação do vidro, a meio vão, sob acção do vento...

Uma coisa impressionante.

Ora, o que o vento faz por pressão, o vácuo fará do outro lado por depressão. Talvez o uso desses separadores, tornando-os invisíveis, seja o que dificulta o processo.
  12.  # 12

Colocado por: fox88Vidros duplos a vácuo é uma tecnologia que está a dar os primeiros passos. Para ter uma ideia a câmara tem +/-3mm e na área do vidro em que ter uns separadores para os vidros não colarem. Poderá ser o futuro, é possível.

Eu acredito em si. Eu gostava de ver para ganhar conhecimentos não porque quero desvendar segredos. Quando mais aprendemos melhor é em qualquer profissão.
    A história do vácuo que ouvi vem do vidro triplo. Disseram-me que o vidro do meio tem que ser temperado para aguentar as pressões mecânicas por as caixas estarem em vácuo.
    Mas claro que isso é treta. Se estivesse em vácuo não seria preciso Argon. Nem o Argon dissiparia.
  13.  # 13

4mm acho muito, isso pode acontecer por vezes devido a espessuras insuficientes para a dimensão.
    Mas no geral o skinkx está correcto, uma coisa são espessuras nominais e outra as reais que podem ser diferentes devido a vários factores.
  14.  # 14

Vidro triplos
    Nos vidros triplos de uma forma genérica alerta-se para a possível necessidade de temperar o vidro central porque ele pode partir por choque térmico, devido a incidência solar.
    Sem entrar em grandes explicações, o vidro central está "enclausurado" entre duas câmaras é não arrefece. Nos triplos e vidro exterior e o interior deverão ser de capas, que emitem calor para o vidro central.
    Concordam com este comentário: Vasco Bento, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vasco Bento
  15.  # 15

Colocado por: SkinkxComo tenho vários aparelhos para medir características de vidros (físicas, ópticas, etc), lembro-me da primeira vez que usei o medidor de espessuras a laser e aquilo dava-me uma caixa-de-ar de 12 mm a meio do vidro e 16 mm nos cantos... depois lá li o manual e reparei que eles indicam para medir sempre nos cantos, onde o separador mantém a forma do vidro... os 4 mm a menos (acho que era esse o valor, era algo "palpável") eram a deformação do vidro, a meio vão, sob acção do vento...

Sempre pensei que isso fosse a acção das forças de tensão dos vidros que tendem a aproximar-se no centro. Não sei se me estou a explicar bem, mas é com quando nos encostamos um dedo quase á agua e ela vem ao dedo (só tive uma cadeira de física na Uni não critiquem :) ).

Colocado por: SkinkxOra, o que o vento faz por pressão, o vácuo fará do outro lado por depressão.

Aí está outro entrave em Vácuo os vidros vão tender a a expandir formando "barrigas". Mas eles se desenvolvessem essa tecnologia íamos ter melhorias imensas nos Ug.

Outra coisa que eu tenho defendido na empresa (e chamam-me maluco), eu acho que nós devíamos criar uma série assim. Não assim, mas alcançar o máximo de uPVC sem comprometer a estética e as capacidades mecânicas.
      Aluminio PVC2.png
      Aluminio-PVC1.jpg
  16.  # 16

Colocado por: Vasco Bento

Eu acredito em si. Eu gostava de ver para ganhar conhecimentos não porque quero desvendar segredos. Quando mais aprendemos melhor é em qualquer profissão.
    A história do vácuo que ouvi vem do vidro triplo. Disseram-me que o vidro do meio tem que ser temperado para aguentar as pressões mecânicas por as caixas estarem em vácuo.
    Mas claro que isso é treta. Se estivesse em vácuo não seria preciso Argon. Nem o Argon dissiparia.

Costuma passar por Viseu?
    Se sim, pode vir ver a nossa Linha de Produção.
  17.  # 17

A Finstral tem isso, Vasco Bento.

Haverá outros, mas estes conheço bem e têm vários representantes cá.
  18.  # 18

Nós não temos essa percepção, mas o vidro sofre deformações apreciáveis, para um material dito "frágil".

Como tenho vários aparelhos para medir características de vidros (físicas, ópticas, etc), lembro-me da primeira vez que usei o medidor de espessuras a laser e aquilo dava-me uma caixa-de-ar de 12 mm a meio do vidro e 16 mm nos cantos... depois lá li o manual e reparei que eles indicam para medir sempre nos cantos, onde o separador mantém a forma do vidro... os 4 mm a menos (acho que era esse o valor, era algo "palpável") eram a deformação do vidro, a meio vão, sob acção do vento...

Uma coisa impressionante.

Ora, o que o vento faz por pressão, o vácuo fará do outro lado por depressão. Talvez o uso desses separadores, tornando-os invisíveis, seja o que dificulta o processo.

não diga isso, se não os mais puristas, vão começar a acrescentar mais 4 mm nas caixas, para garantir que os famosos "16" - nem menos, nem mais, pelo gráfico - estão em todo o vidro, cumprindo a térmica e o certificado A+^5 :)

isso, e o gráfico daqui a uns anos "deslocar-se" mais para a direita (caixas maiores) ...

"640K SÃO MAIS QUE SUFICIENTES PARA QUALQUER UM." Bill Gates
  19.  # 19

Colocado por: david_C

Costuma passar por Viseu?
    Se sim, pode vir ver a nossa Linha de Produção.

Você está a falar a sério? Olhe que vou mesmo aí.
  20.  # 20

Colocado por: SkinkxA Finstral tem isso, Vasco Bento.

Haverá outros, mas estes conheço bem e têm vários representantes cá.

Já estive a passar os olhos pelos catálogos. Valores de Uw impressionantes. Obrigado pela dica a sério. Se não for pedir muito ninguém tem o contacto do representante em Portugal?

0.0676 seg. NEW