Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: BricoleiroCaixas automáticas e tectos de abrir, não obrigado! Vão sempre dar problemas mais tarde. São cancros que aparecem sempr

Concordo com os tectos de abrir e/ou panorámicos.
    Não concordo com as caixas. Cada vez mais são equipamentos fiáveis que nada tem a ver com o que se faziam há uns anos.
    E geralmente, quando avariam, são problemas de simples resolução. O problema é que poucos estão dispostos a aprender a trabalhar com elas.
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 2

Colocado por: André Barrosquando avariam, são problemas de simples resolução

Já viu uma caixa automática desmontada? Aquilo é um mundo de labirintos e esferas e centenas de peças de ourives! É normal que não haja muita gente a querer trabalhar nelas.
    • eu
    • 18 janeiro 2016

# 3

Colocado por: André BarrosE geralmente, quando avariam, são problemas de simples resolução.

A parte mecatrónica das caixas é super complexa e quase impossível de reparar. É um pesadelo.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  3.  # 4

Colocado por: euVamos lá a ver: com caixas manuais e na mesma mudança, o motor está ligado diretamente às rodas através de engrenagens, por isso é impossível aumentar a rotação do motor sem aumentar a rotação das rodas.

Então mas a partir de certo regime podemos aumentar as rpm que não vamos aumentar a velocidade porque a curva de potência já começou a cair.
  4.  # 5

Colocado por: BricoleiroJá viu uma caixa automática desmontada? Aquilo é um mundo de labirintos e esferas e centenas de peças de ourives! É normal que não haja muita gente a querer trabalhar nelas.

Sim, já vi várias. Por isso lhe digo que os problemas mais recorrentes são simples de resolver. Pelo pessoal não se querer chatear com aquilo não quer dizer que seja difícil. Não é à toa que quem as arranja leva um dinheirão.
  5.  # 6

Colocado por: tostex

Então mas a partir de certo regime podemos aumentar as rpm que não vamos aumentar a velocidade porque a curva de potência já começou a cair.

O my God, experimente lá fazer isso e tire fotos do conta rotações a mexer sem o conta kms mexer ou vice versa :)
    Era uma afronta às leis da física!
  6.  # 7

Colocado por: André Barros
    Sim, já vi várias. Por isso lhe digo que os problemas mais recorrentes são simples de resolver. Pelo pessoal não se querer chatear com aquilo não quer dizer que seja difícil. Não é à toa que quem as arranja leva um dinheirão.

Eu chamo a reparações de caixas auto tudo, menos fácil.
  7.  # 8

Colocado por: Bricoleiro

O my God, experimente lá fazer isso e tire fotos do conta rotações a mexer sem o conta kms mexer ou vice versa :)
    Era uma afronta às leis da física!

Vou começar com 'oh my god' também quando mandarem bojardas acerca de Economia ou qualquer tema que eu domine. É extremamente pedagógico e ajuda a que toda a gente se sinta à vontade para perguntar coisas, mesmo numa posição de humildade. Enfim.
  8.  # 9

Colocado por: tostex

Vou começar com 'oh my god' também quando mandarem bojardas acerca de Economia ou qualquer tema que eu domine. É extremamente pedagógico e ajuda a que toda a gente se sinta à vontade para perguntar coisas, mesmo numa posição de humildade. Enfim.

Ó homem já lhe explicaram lá atrás que isso não dá para fazer, o que quer que lhe diga mais?
    Uma coisa está relacionada directamente com outra.
    Não gosto de "enfins" diga logo tudo o que tem para dizer.
    • eu
    • 18 janeiro 2016

# 10

Colocado por: tostexEntão mas a partir de certo regime podemos aumentar as rpm que não vamos aumentar a velocidade porque a curva de potência já começou a cair.

Isso não é possível, porque as rotações do motor estão ligadas às rotações das rodas. Não pode alterar a rotação do motor sem alterar a rotação das rodas.

No exemplo concreto que menciona, o que acontece é que por mais que carregue no acelerador, nem as rotações sobem nem a velocidade aumenta.
  9.  # 11

Supondo sempre a mudança mais alta, certo?
    • eu
    • 18 janeiro 2016 editado

# 12

Colocado por: tostexSupondo sempre a mudança mais alta, certo?

Nas outras mudanças é igual, mas entra em ação o corte do motor por excesso de rpm.

O princípio de funcionamento das caixas de velocidades manuais dos carros é o mesmo das mudanças de bicicleta. Se entenderem como funcionam as mudanças das bicicletas também percebem como funciona a caixa de um carro.
    • eu
    • 18 janeiro 2016 editado

# 13

Numa descida acentuada, se tirarem o pé do acelerador, o motor continua com as mesmas rotações, mesmo sem qualquer combustível a ser injetado.

Porquê? Porque o motor está ligado às rodas, através de engrenagens com uma desmultiplicação fixa.
  10.  # 14

Colocado por: Bricoleiro

Correcto, o débito de combustível varia consoante a posição do acelerador em função da inércia das rodas ao chão, se vai a subir pode ir a gastar 15 litros/100 assim como pode ir a descer a gastar 0/100, tudo isto por exemplo em 5ª velocidade a 100 km/h sempre na mesma rotação.
    Concordam com este comentário:eu

Foi o que já tinha dito...
  11.  # 15

Para quem diz que os carros novos é só plástico e os velhos é que era chapa rija, vejam este vídeo de um crash test e verifiquem como estão redondamente enganados.

https://www.youtube.com/watch?v=fPF4fBGNK0U
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 16

Aquilo que acontece é que actualmente os carros são desenvolvidos para proteger os ocupates e antigamente era para proteger o veiculo.
    Nos carros mais modernos aquilo que acontece é uma absorção da energia pela deformação do veículo a fim dessa energia não ser transmitida para os ocupantes dos veículos, sendo reforçados alguns pontos do veículo com barras de aço boro entre outros
    Concordam com este comentário: eu, Bricoleiro
    • VXMC
    • 29 janeiro 2016

# 17

Completamente de acordo com o C.Lobo!

Só acho que os carros recentes a nível de durabilidade deixam muito a desejar.
    Concordam com este comentário: carlosfbmanuel, C. Lobo
  13.  # 18

As estruturas dos automóveis hoje são monobloco, feitas com vários aços de várias resistências estudados para os impactos em todos os ângulos da carroçaria.
    Como mostra o desenho, até o próprio habitáculo tem vários aços diferentes.
    O local de embate mais propício e comum é na frente e na traseira, as longarinas (travessas a vermelho na frente na imagem) têm pontos fracos calculados propositadamente para absorver a energia dos impactos e a mesma não passar ao habitáculo.

Os carros antigos tinham o chassis independente da carroçaria, como ainda têm alguns jipes, camionetas e camiões.

Outro mito que alguns acreditam é que se tiver um acidente com um jipe vou sofrer menos, mentira, é o oposto, mais peso, mais energia para parar, menos segurança passiva na concepção do tipo de veículo.
    Concordam com este comentário: C. Lobo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
      estrutura.png
  14.  # 19

Colocado por: Rodri12

lol a primeira impressão é muito boa em termos de interiores parace que está situado numa gama acima da Ceed que eu tinha.
    Agora veremos o resto ;)

Quanto ao Peugeot, acredita que aindei a ver de tudo em termos de 7 lugares, mas para os valores que queria (este negócio foi praticamente troca por troca) esta Peugeot era das que tinha melhor feedback em relação a qualidade.
    Andei a ver muito G. Picasso mas não encontrei ninguém que estivesse satisfeito com esses carros.
    Agora é como tudo, é esperar ter sorte e bola prá frente.

É o primeiro carro usado que compro e há sempre alguma apreensão e desconfiança, mas com o passar dos kms espero que a carrinha me faça ganhar confiança

Resumo do primeiro mês e meio de utilização:

Viagem de 650kms com 4 adultos + 3 crianças no carro

Depois de um belo dia na neve, à que gastar a tarde do dia seguinte a por a máquina como nova:

Para já o feedback mantém-se muiiitooo positivo, vamos rolando e vamos vendo ;)
    •  
      jccp
    • 2 março 2016

# 20

Colocado por: Rodri12Resumo do primeiro mês e meio de utilização:

á média de 35km/h está a gastar muito

0.6353 seg. NEW