Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: carlosfbmanuelo grande problema é o tubo que vem da bomba de oleo que estrangula e puf...não chega o oleo e lá vem um motor novo...mas o mal é em vários carros/marca...mas tudo com o mesmo motor....e já vi com 120000 encostados...

qualquer motor parte se não for bem elaborado , eu pelo menos costumo a ver muitos motores partidos e digo aquilo só parte quando alguem faz cócó ou o dono do carro ou a marca , neste caso nós ouvimos dizer comprem alemã porque é bom o resto é para rapazes enfim ... no melhor pano cai a nodoa ...
    Concordam com este comentário: carlosfbmanuel
  2.  # 62

Boas,

Veja no manual do carro se está a utilizar o óleo com a viscosidade adecuada. Se nao estiver a utilizar é normal que o carro consuma óleo.
  3.  # 63

Também se pode perder oleo por causa de juntas já degradadas e ou borrachas ressequidas em componentes do circuito de oleo.
    O meu por exemplo neste momento e já há bastantes meses começou a perder oleo. Nada de exagerado, mas nota-se.

E por onde o perde. A maior parte é pela junta da tampa das válvulas, e como o motor esta montado inclinado pinga justamente para cima do colector de escape. Resultado: de manhã nos primeiros minutos evapora todo o oleo que gotejou durante a noite com um optimo cheirinho a queimado e uma linda fumaça azulada :)

Também perde algum pelo "separador ar/oleo" como é conhecido em português a Crankcase Ventilation Valve ou o "breather". Que basicamente é uma valvula que é suposto condensar os vapores de oleo para nao os deixar ir para a atmosfera ao mesmo tempo que deixa o motor "respirar" sem perder o vacuo. Acontece que essa membrana já esta ressequida, e não faz nem uma coisa nem outra. Os vapores de oleo saiem e nao mantem o vacuo, o que torna o relenti instavél.

É daquelas avarias que ninguem manda reparar porque "o carro continua a andar normalmente". Eu proprio já andava a adiar a troca destas membranas, porque a) não me dava jeito ficar com o carro na oficina um dia de semana, e b) porque ainda sao uns 300 Eur. Mas como vou ter uns dias de férias em breve em que vou ficar por casa a pintar paredes e aplicar papel de parede posso parar o carro 1 dia. (sim, conseguir incluir o tema do forum neste post: Casas :) )
  4.  # 64

hangas
    você tem um carro alemã? lol
  5.  # 65

O meu tambem anda a perder um oleozito.

Já fui ver e o arranjo fica caro, cheguei à conclusao que nao compensa.
    Por agora troquei-lhe o oleo para 15-40.
    Se continuar a perder passo para 20-40.

Poupa-se no oleo e poupa-se no arranjo, é sempre a ganhar :)
  6.  # 66

Colocado por: laivortPor agora troquei-lhe o oleo para 15-40.
    Se continuar a perder passo para 20-40.

O 15W ou o 20W designam a viscosidade em frio, o 40 a viscosidade maxima na temperatura de funcionamento.
    Ao subir o primeiro numero não esta a usar um oleo mais "grosso" no geral. Está a usar um oleo que é sim mais "grosso" em frio mas que nunca mais ficar mais fino que "40" em quente.

Ou seja, não está a proteger o motor quando mais precisa, no arranque, mas depois em quente deve perder a mesma quantidade de oleo.

Colocado por: rafaelisidorovocê tem um carro alemã? lol

Sim! tenho, mas isso por causa da CVV? Quase todos os carros com EURO4 a devem ter.

7.  # 67

Colocado por: rafaelisidoro
    conheço motores destes com mais km que isto e são um mimo se quer um conselho eu dou

mande alguem fazer uma viagem no seu carro com a temperatura normal (quente ) e faça o carro subir uma rua inclinada vá atras em outro veiculo e veja se sente o cheiro a oleo queimado a uma distancia de 20 m se não conseguir sentir o cheiro a oleo o seu carro não tem problema de segmentos ... o consumo está a ser feito a frio .

o arranque do carro( a rodagem do motor ) que come oleo é mais lento o que indica a falta de compressão do mesmo e indica que os segmentos estão tesos fazendo mais fumo e cheirando a oleo como referido em cima ...

o filtro de ar pode ficar empapado em oleo é sinal de fadiga e consumo de oleo em excesso ...

em outra ainda o carro perde força ...

outra coisa o oleo do carro atinge o ponto maximo de viscosidade em temperaturas elevadas por exemplo um carro a quente tem um oleo no seu maximo de medida exigida no seu caso o 40 só é atingido nessa temperatura se anda pouco ou quase sempre sem atingir esta temperatura ou anda mais sem lá chegar é normal que o carro consome mais oleo ... o lubrificante a frio tem que ser fino para atingir mais rapido a sua função em todos os componentes ... depois de dada esta proteção a frio é que este aumenta o seu volume para uma melhor lubrificação ...se me faço entender .

O problema é mesmo nos segmentos e eu sei-o à já algum tempo. Depois de uma viagem de pelo menos 20 km, quando saiu do carro sinto o cheiro a oleo queimado. Não é muito intenso, mas sente-se. Eu sou pai de familia por isso não ando para aí a fazer arranques à parva e muito menos não ando a acelerar, até porque tenho um controlador de velocidade (a minha mulher). LOL

Os filtros são mudados por mim assim como o óleo nos últimos dois anos e da última vez que mudei o filtro de ar do motor, o mesmo estava seco e sem residuos fora do vulgar.
  8.  # 68

você sabe o que tem que fazer para ter um carro a funcionar bem mas quantas pessoas não sabem ????
    quantas pessoas não chegam de manhã e ligam o carro e prego a fundo ????

Eu não faço tal coisa.

quantas pessoas não alevantam uma vareta de oleo ????

Infelizmente tornou-se uma rotina.

quantas pessoas conseguem chegar a um veredicto sobre o sumiço do oleo ????

Não precisei, o mecânico disse logo o problema.

quantas pessoas sabem o que é um lubrificante e como funciona ?

Eu sei para o que serve e onde fica e o que lubrifica.

quantas pessoas sabem o que desgasta um motor ?

Essa pergunta tem muito que se diga...

Eu sei que não estava a "falar" para mim, mas achei por bem clarificar este aspecto. E sim, são muitas as pessoas que ligam o carro e partem logo com o carro a abrir sem respeitar nada (o carro) nem ninguém (os outros condutores e peões), mas infelizmente o civismo ficou na barriga da mãe em muitas pessoas por este país a fora.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  9.  # 69

Colocado por: rcpferreiraBoas,

Veja no manual do carro se está a utilizar o óleo com a viscosidade adecuada. Se nao estiver a utilizar é normal que o carro consuma óleo.

Fiz isso logo que comprei o carro.
  10.  # 70

Colocado por: branco.valterE sim, são muitas as pessoas que ligam o carro e partem logo com o carro a abrir sem respeitar nada (o carro) nem ninguém (os outros condutores e peões), mas infelizmente o civismo ficou na barriga da mãe em muitas pessoas por este país a fora.

Quanto à parte do civismo, isso não dá para corrigir mecanicamente! :) Mas quanto ao respeitar o carro, já há mecanismos que procuram proteger o carro de condutores mais abusadores.

http://www.youtube.com/watch?v=UKjwVDQCgmE
    Se repararem o limite do redline vai aumentando à medida que o carro aquece. :)
    Na realidade os clientes alvos deste carro em particular se execederem o limite não será por descuido, mas sim por excesso de entusiasmo!
  11.  # 71

Colocado por: hangas

O 15W ou o 20W designam a viscosidade em frio, o 40 a viscosidade maxima na temperatura de funcionamento.
    Ao subir o primeiro numero não esta a usar um oleo mais "grosso" no geral. Está a usar um oleo que é sim mais "grosso" em frio mas que nunca mais ficar mais fino que "40" em quente.

Ou seja, não está a proteger o motor quando mais precisa, no arranque, mas depois em quente deve perder a mesma quantidade de oleo.

Sim! tenho, mas isso por causa da CVV? Quase todos os carros com EURO4 a devem ter.

Obrigado desde ja .
    Eu por acaso bem tinha a ideia que as coisas nao funcionavam exactamente como o tipo da norauto as pintou

Entao o 5-40 ou 20-40 têm a mesma viscosidade em quente?
    O que seria entao um oleo menos viscoso em quente? 20 50? e mais viscoso em quente? 20-30?
  12.  # 72

Colocado por: laivortO que seria entao um oleo menos viscoso em quente? 20 50? e mais viscoso em quente? 20-30?

Quanto maior o número, mais viscoso é o oleo.

O facto de os oleos por cá terem 2 números é porque no nosso clima se usam oleos multiviscosos. O valor com W (winter) indica a viscosidade máxima em frio, e o outro valor a viscosidade minima em quente (medida a 100ºC).

Se quiser mais info, este artigo parece-me muito explicativo. http://edsolique.com/2011/12/22/qual-oleo-lubrificante-e-recomendado-para-o-motor/
  13.  # 73

acho que deveria ler mais sobre oleos , o facto de ter dois graus 15w 40 é por si proprio um produto multigraduado mas não pela viscosidade , esta é só uma e é representada no seu segundo numero , 40 é o grau de viscosidade a quente que é quando deve ser medido ... já estou um bocado esquecido mas ainda me lembro bem o que se aprende na exxonmobil e por acaso com o meu grande amigo Eng. Alves Martins já reformado a algum tempo ...

o primeiro grau 15 w em que W quer dizer winter apenas se refere ao grau de temperatura em que o lubrificante mantem a sua lubricidade a frio ... ou seja num país em que a temperatura varia no frio entre os 15 graus é aconselhado este grau mas se for para temperaturas de 0 graus um oleo de grau 15 congela , e perde a sua fluidez obviamente temos um problema ... o motor não é lubrificado e parte .

varios carros poderão ter recomendações diferentes consoante o pais ...

de inverno poderemos usar em portugal um oleo 0 w 40 ou 0w30 ou 0w50 isto porque as temperaturas chegam aos 5 graus 0 graus -2 graus enfim mas a viscosidade nada tem a ver com este numero como exemplo digo
    o oleo 15w50 mobil1 racing a frio é mais fino que um 0w40 de qualquer concorrente e a quente é mais grosso que o mesmo oleo que escolherem para fazer o teste ...

quanto ao proteger o motor , no caso de ligar o motor pela primeira vez uns escassos 5 a 10 segundos durante muitos anos faz a diferença ... eis que terá que escolher um bom oleo para o seu motor... aqueles oleos que parecem "agua" a frio e sintecticos ou mesmo minerais de alta qualidade são os melhores pois são os que mais rapido chegam á parte superior do motor lubrificando todos os canais existentes em menos tempo possivel aí prolonga a vida do seu motor ...

ou seja um bom oleo é sempre bom

o grau 40 de viscosidade é atingido a uma temperatura de 100 graus e este mantem este grau em media mais coisa menos coisa este grau fica continuo ...

os graus sao baseados numa classificação de escala com arredondamentos o que faz que lubrificantes com o mesmo grau possa ter manifestações diferentes num motor e no seu funcionamento ... a nivel de normas e classificações nem se fala é que se consegue ter um oleo mais ou menos rotulado de melhor ... é tudo falso ...
  14.  # 74

Colocado por: laivort

Obrigado desde ja .
    Eu por acaso bem tinha a ideia que as coisas nao funcionavam exactamente como o tipo da norauto as pintou

Entao o 5-40 ou 20-40 têm a mesma viscosidade em quente?
    O que seria entao um oleo menos viscoso em quente? 20 50? e mais viscoso em quente? 20-30?

o primeiro numero acompanhado da letra W é a temperatura ambiente a que o carro irá trabalhar em que o numero XW é o valor do grau para que o produto foi desenvolvido de modo a garantir toda a performance do lubrificante a frio ...

a viscosidade é mencionada no segundo numero que desde já digo que varia de 10 , 20 , 30 , 40 , 50 , 60 e ésta é conseguida e estabilizada aos 100 graus
    todos os lubrificantes com o mesmo grau de viscosidade por exemplo 40 independentemente do grau de temperatura X W são mais ou menos parecidos ...

sendo que o oleo 10 é o mais fino e o 60 o mais grosso acho que já pode conferir com a Norauto lol
    a qualidade do lubrificante em si depende muito de factores que não são relatados ao consumidor final ...
  15.  # 75

Colocado por: rafaelisidoroacho que deveria ler mais sobre oleos , o facto de ter dois graus 15w 40 é por si proprio um produto multigraduado mas não pela viscosidade , esta é só uma e é representada no seu segundo numero , 40 é o grau de viscosidade a quente que é quando deve ser medido ... já estou um bocado esquecido mas ainda me lembro bem o que se aprende na exxonmobil e por acaso com o meu grande amigo Eng. Alves Martins já reformado a algum tempo ...

O meu comentário acima é justamente resultado do que li e leio. Fui ler novamente mais uns artigos ao acaso tanto em ingles como português e encontrei isto.

Os óleos multiviscosos (como 10W-30) são uma nova invenção, resultado da adição de polímeros ao óleo. Os polímeros permitem ao óleo possuir viscosidades diferentes em temperaturas diferentes. O primeiro número indica a viscosidade do óleo em uma temperatura baixa, como no motor na hora da partida e o segundo indica a viscosidade à temperatura operacional. Segue abaixo uma descrição interessante sobre o funcionamento dos polímeros.

Em temperaturas frias, os polímeros ficam inertes e permitem que o óleo flua como indicam os seus baixos números. À medida que o óleo se aquece, os polímeros começam a se desdobrar em longas cadeias que impedem o óleo de afinar tanto, como normalmente aconteceria. O resultado é que a 100o C o óleo afinou apenas para o valor indicado pelo número mais alto de viscosidade. Uma outra forma de ver os óleos multiviscosos é pensar em 20W-50 como um óleo 20 que não se afinará mais do que um 50 quando aquecido.

in http://www.hsw.uol.com.br/questao164.htm

Colocado por: rafaelisidoroou seja num país em que a temperatura varia no frio entre os 15 graus é aconselhado este grau mas se for para temperaturas de 0 graus um oleo de grau 15 congela

um oleo 100% sintético não congela nem a -30ºC, pode é ficar tão espesso tipo mel ou manteiga de amendoim que nao serve para nada.

Já agora um outro dado. Os oleos multiviscosos são feitos justamente para o uso do dia a dia, em que a pessoa liga o carro de manhã logo a frio e começa a conduzir sem o motor aquecer completamente. Em camioes e veiculos de longo curso é normal usarem-se oleos puros de viscosidade simples pois são mais duradouros já que têm que passar a quase totalidade da sua vida util na temperatura de funcionamento.
  16.  # 76

Colocado por: branco.valter

O problema é mesmo nos segmentos e eu sei-o à já algum tempo. Depois de uma viagem de pelo menos 20 km, quando saiu do carro sinto o cheiro a oleo queimado. Não é muito intenso, mas sente-se. Eu sou pai de familia por isso não ando para aí a fazer arranques à parva e muito menos não ando a acelerar, até porque tenho um controlador de velocidade (a minha mulher). LOL

Os filtros são mudados por mim assim como o óleo nos últimos dois anos e da última vez que mudei o filtro de ar do motor, o mesmo estava seco e sem residuos fora do vulgar.

então tem mesmo que aumentar a graduação do oleo ... use 20w50 ou 20w60 o 20w 50 tem a solução mineral que no seu caso é ligeiramente mais grosso que a sintetica ou semi ...
  17.  # 77

O meu comentário acima é justamente resultado do que li e leio. Fui ler novamente mais uns artigos ao acaso tanto em ingles como português e encontrei isto.

inhttp://www.hsw.uol.com.br/questao164.htm

um oleo 100% sintético não congela nem a -30ºC, pode é ficar tão espesso tipo mel ou manteiga de amendoim que nao serve para nada.

Já agora um outro dado. Os oleos multiviscosos são feitos justamente para o uso do dia a dia, em que a pessoa liga o carro de manhã logo a frio e começa a conduzir sem o motor aquecer completamente. Em camioes e veiculos de longo curso é normal usarem-se oleos puros de viscosidade simples pois são mais duradouros já que têm que passar a quase totalidade da sua vida util na temperatura de funcionamento.

em primeiro lugar os brasileiros inventem tanto que nem se percebe o que dizem procure algo em português , vai ver que a coisa muda ...
    em segundo lugar o oleo sintetico congela não fosse há uns anos na alemanha os carros a sair com oleo 10 de hidraulico ( monograduado ) para rodar o motor por os outros estavam congelados ou empapados como diz ...

em terceiro os oleos de camiões são dos mais avançados que existe no mundo , ali é que está toda a tecnologia acredite ... sao multigraduados como os de carro , basta ver o MOBIL DELVAC que é o numero 1 do mundo em lubrificantes de camiões ...

parte do que você leu em brasileiro condiz com o que dissemos mas a lingua deles estraga muita coisa ... basta começar do principio do lubrificante para perceber que algumas coisas que eles dizem não tem pés nem cabeça ...
  18.  # 78

Colocado por: rafaelisidoro
    parte do que você leu em brasileiro condiz com o que dissemos mas a lingua deles estraga muita coisa ... basta começar do principio do lubrificante para perceber que algumas coisas que eles dizem não tem pés nem cabeça ...

Coloquei este link em brasileiro, aleatoriamente, porque foi o mais parecido que encontrei em PT. Normalmente procuro em ingles. Alias eu devo ser a vergonha dos Portugueses. No trabalho a maior parte da documentação que escrevo é em inglês, tenho os menus do telemovel, TV, software do PC, etc tudo em Ingles :)

Mas pronto.. está aqui um artigo que diz a mesma coisa:)

http://www.opieoils.co.uk/pdfs/tech-articles/Multigrade-Oils.pdf
    e outro http://www.upmpg.com/tech_articles/motoroil_viscosity/

Encontrei também uma tabela com as viscosidades medidas para os varios grades de oleo.
    http://www.engineeringtoolbox.com/sae-grade-oil-d_1208.html
  19.  # 79

eles falam em multiviscosos isso é um termo que não se usa em Portugal e penso que nem no resto do mundo , o que o oleo tem e mantem é que no seu grau este pode ser multi-graduado ou mono-graduado em qualquer dos casos o termo multiviscoso como os brasileiros usam é relativo pois qualquer um destes oleos tem as mesmas medições quer a quente quer a frio por isso houve a necessidade de implementar no mono-graduado algo mais para que se pudesse estabilizar a lubricidade durante todas as condiçoes de temperatura ... eis que aparece do mono-graduado um multi-graduado que são um pacote de aditivos que irão corrigir algo ao lubrificante dependendo do grau de temperatura ambiente em que o motor vai trabalhar ...

portanto multiviscoso são todos os oleos do mundo pelo que o termo só confunde e não ajuda em nada ... se reparar um mono-graduado tambem é multiviscoso a frio tem um grau e a quente tem outro lol mas não é um multi-graduado pois não ?

já li tanto sobre isso e tanto existe para aprender isto de lubrificantes é muito complexo ...
  20.  # 80

Colocado por: rafaelisidoroportanto multiviscoso são todos os oleos do mundo pelo que o termo só confunde e não ajuda em nada ... se reparar um mono-graduado tambem é multiviscoso a frio tem um grau e a quente tem outro lol mas não é um multi-graduado pois não ?

Sim o termo multiviscoso realmente nao faz muito sentido. O que interessa reter é que há oleos mono grade que só são classificados na temperatura de funcionamento, e oleos multi grade que têm duas classificações (uma a 100ºC e outra a -17ºc (0ºF) garantindo assim que têm uma viscosidade garantida entre X e Y.

Os multi grade recorrem à aditivação de polimeros que evitam que o oleo "coagule" a temperaturas mais frias.

0.0312 seg. NEW