Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Juntemos o tão famoso "mercado" e o facto de se estimar haver 2 milhões de casas vazias no país e diga-me que lei da oferta e procura é que conhece, que justifique a manutenção de preços de venda pelo custo com uma aberração na oferta/procura como esta. Se fossem berlindes, os miudos já os estavam a vender a qualquer preço.

O problema do seu raciocínio é que os 2 milhões de casas vazias são uma fantasia. A repetição desse numero nao o torna mais verdadeiro. No mercado não está mais que uma pequena fracção desse numero, e das que estão, parte não terá comprador por nao se adequar à procura.
  2.  # 42

Para quem tem telemovel com sistema android pode instalar o mortage calculator.
  3.  # 43

Colocado por: adiasexacto explicou que 300/m2 são para o terreno.

Errado, é para o terreno, para as infraestruturas, para o projecto do loteamento, taxas camarárias,....

Colocado por: adiasA máfia que comprou todos os terrenos entre o Polo II da UC e o Mondego há 20 anos e "ficou à espera" que o PDM lhes desse capacidade construtiva. A máfia que converteu a Quinta D. João. Ou construiu a torre do União para "apoiar o desporto". A máfia que converteu entre a Solum e o estádio para "pagar o Euro2004". A máfia que construiu o Forum no cú de judas (REN) quando os terrenos da Triunfo e cooperativa são uma vergonha.

Até que enfim que começou a dar exemplos, mas não posso opinar porque não conheço nenhum em concreto, acredito que em alguns casos tenha razão, mas noutros tenho algumas dúvidas. O terreno do forum não é REN, é a única coisa que sei porque fui ver ao PDM.

Acho que todos concordamos que as mais valias criadas nos terrenos por métodos administrativos deveriam ser para estado e não para os particulares, mas os grandes negócios foram feitos antes da aprovação dos PDM, agora pouco há a fazer, exceptuando os PIN.
    • adias
    • 10 abril 2013 editado

# 44

no mercado estão 750 mil. Não é "uma pequena fracção".

Os 2 milhões são uma estimativa. Eu argumento "olhem em redor na vossa rua: Qual a percentagem de casas que não abre as janelas nunca? qual a percentagem de caixas de correio cheias de lixo publicidade?" com respostas de 30% a 40% das casas neste estado digo "no país há 5 milhões de casas. Se extrapolarmos a rua para o país, são 2 milhoes no total".
    Há 5,5 milhões de casas no país. Há 10 milhoes de habitantes. Se tivermos uma média de 3 pessoas por casa precisamos de 3,3 milhões para alojar a população. Restam 2,2 milhões de casas.

Qual é o argumento do lvv para dizer que é uma fantasia? O facto de depender do imobiliário e não querer admitir o monstro debaixo da cama?
  4.  # 45

Para mim corrupção e ganhos ilegítimos na fase de urbanização têm outros nomes.

Câmaras Municipais - Cobram taxas, alvarás, licenças e "recebem grátis" ruas, passeios, sarjetas e tubagens de recolha das águas pluviais feitos por privados.
    SMAS - Cobram taxas, apreciação de projectos, vistorias, taxas de ligação, ramais e "recebem grátis" tubagens de esgotos e águas. Depois cobram aos moradores taxas de esgotos e águas do que receberam de forma gratuita.
    PT - "Recebe grátis" tubagens. Para além de ficar apta a vender o seu serviço ainda cobra aos concorrentes que lá queiram passar sem gastar 1 tostão.
    EDP - "Recebe grátis" tubagens e cablagens. Para além de ficar apta a vender o seu serviço ainda cobra aos concorrentes que lá queiram passar sem gastar 1 tostão.

Isto tudo para mim é que é gatunagem.
    Comprar por 1, vender por 10 e pagar os impostos de 9, aos meus olhos é legítimo.
    Fazer dinheiro com o trabalho e investimento dos outros é que é roubar.
    • adias
    • 10 abril 2013 editado

# 46

Colocado por: Silver WolfPara mim corrupção e ganhos ilegítimos na fase de urbanização têm outros nomes.

Câmaras Municipais - Cobram taxas, alvarás, licenças e "recebem grátis" ruas, passeios, sarjetas e tubagens de recolha das águas pluviais feitos por privados.
    SMAS - Cobram taxas, apreciação de projectos, vistorias, taxas de ligação, ramais e "recebem grátis" tubagens de esgotos e águas. Depois cobram aos moradores taxas de esgotos e águas do que receberam de forma gratuita.
    PT - "Recebe grátis" tubagens. Para além de ficar apta a vender o seu serviço ainda cobra aos concorrentes que lá queiram passar sem gastar 1 tostão.
    EDP - "Recebe grátis" tubagens e cablagens. Para além de ficar apta a vender o seu serviço ainda cobra aos concorrentes que lá queiram passar sem gastar 1 tostão.

Isto tudo para mim é que é gatunagem.

O Silver está a dizer que 5 mil euros em taxas e benesses numa casa justificam mais facilmente a corrupção que os 30 mil que uma assinatura gera?
    É isso?

Lamento, mas então não conhece o bicho Homem.
    As taxas e taxinhas contribuem para que as camaras estendam os PDM ad-infinitum? Sim! Mas não justificam porque é que uns quantos construam aberrações atrás de aberrações num mercado saturado!
    Mas 30 mil já ajudam muito a justificar construir qualquer coisa para vender a qualquer preço.

Colocado por: Silver WolfComprar por 1, vender por 10 e pagar os impostos de 9, aos meus olhos é legítimo.

Seria legitimo se o valor 10 fosse resultado do seu trabalho ou de riscos que correu.
    Seria legitimo se comprasse um chaço e o restaurasse para um brinco.
    Seria legitimo se comprasse o novo modelo que toda a gente goza e passados 2 anos é o modelo da moda.

É ilegitimo quando compra por 1, um amigo na camara altera o PDM e vende por 10. Porque nem voce nem o amigo fizeram nada de util. Não correram riscos. Pior, o seu amigo na camara está a utillizar um poder público, eleito por todos, para valorizar um bem privado. Se a valorização é resultado de um acto público, o lucro tem que ser público. Ponto final paragrafo.
    Concordam com este comentário: raulschone
  5.  # 47

Colocado por: Silver Wolfrecebem grátis" ruas, passeios

Depois alugam a 10€/m2/mês (custo de ocupação da via pública no meu município)

Colocado por: Silver WolfPara além de ficar apta a vender o seu serviço ainda cobra aos concorrentes que lá queiram passar sem gastar 1 tostão.

Colocado por: Silver WolfPara além de ficar apta a vender o seu serviço ainda cobra aos concorrentes que lá queiram passar sem gastar 1 tostão.

Pagam à Câmara ocupação do subsolo (mais uma receita para as Câmaras, que no fundo sai do nosso bolso)

A construção desenfreada de que fala o adias, foi em grande parte promovida pelas câmaras, que se fartavam de ganhar dinheiro à custa disso, e ainda não foi referido que nos loteamentos, as Câmaras ficavam com alguns lotes para domínio privado e depois vendiam-nos ainda mais caros do que o promotor do loteamento, eram os maiores especuladores imobiliários.
    Concordam com este comentário: Silver Wolf
    • adias
    • 10 abril 2013 editado

# 48

Colocado por: Picaretaas Câmaras ficavam com alguns lotes para domínio privado e depois vendiam-nos ainda mais caros do que o promotor do loteamento, eram os maiores especuladores imobiliários.

E os promotores aceitavem estes "roubos" porque? Se a camara ficava com um lote, fosse para que fosse, porque é que os promotores aceitavam ainda assim construir? Coitados, eram roubados e ainda construiam!!!

Sabe porque? Porque mesmo dando metade do terreno, comprado a 300/hectar, à câmara, ainda tinham muito lucro a vender a 300/m2!!!!!!! Assumindo que a construção em si não dava lucro nem prejuizo.

Sabe, a câmara exigir um lote era uma ninharia! A câmara devia exigir 9 999m2 ou o equivalente. O preço de cada hectar era ganho em cada m2.
    É estória do Isaltino: ele era corrupto mas fazia obra. Ele dava aos amigos a ganhar 1000000000000 mas a camara ficava com 100!!!! "Grande Homem!"

Não atirem areia para os olhos!
  6.  # 49

no mercado estão 750 mil. Não é "uma pequena fracção".

Os 2 milhões são uma estimativa. Eu argumento "olhem em redor na vossa rua: Qual a percentagem de casas que não abre as janelas nunca? qual a percentagem de caixas de correio cheias de lixo publicidade?" com respostas de 30% a 40% das casas neste estado digo "no país há 5 milhões de casas. Se extrapolarmos a rua para o país, são 2 milhoes no total".
    Há 5,5 milhões de casas no país. Há 10 milhoes de habitantes. Se tivermos uma média de 3 pessoas por casa precisamos de 3,3 milhões para alojar a população. Restam 2,5 milhões de casas.

Os 750 mil supostamente no mercado são também uma fantasia. Em 2011 estavam a venda cerca de 350000 e desses muitos por precos que os colocam na gaveta de "q venda apenas na cabeça do seu proprietário".

Quanto ao resto, ha muitas segundas e terceiras residências, e outras situações que justificam .,

Os 30 a 40 por cento são delírios
  7.  # 50

... segundas e terceiras residências, primeiras e segundas casas de férias, primeiras e segundas e terceiras casas em remodelação/alteração/ampliação fechadas e paradas à espera de aprovação dum projecto de arquitectura/engenharia, etc, e este etc. deve valer uns 60 a 70% do número avançado pelo adias.

Colocado por: luisvv

Os 750 mil supostamente no mercado são também uma fantasia. Em 2011 estavam a venda cerca de 350000 e desses muitos por precos que os colocam na gaveta de "q venda apenas na cabeça do seu proprietário".

Quanto ao resto, ha muitas segundas e terceiras residências, e outras situações que justificam .,

Os 30 a 40 por cento são delírios
  8.  # 51

Colocado por: luisvvdesses muitos por precos que os colocam na gaveta de "q venda apenas na cabeça do seu proprietário".

São ou não são casas à venda? É ou não é um facto que há centenas de milhares de casas à venda, durante meses e anos?
    O problema dos preços "na cabeça do seu proprietário" é exactamente o sinal mais claro de bolha. Em breve começam a descer à Terra.

Colocado por: luisvvQuanto ao resto, ha muitas segundas e terceiras residências, e outras situações que justificam .,

Terceiras residências? pois, quando a fantasia é grande.... já se inventam conceito de terceira residencia.
    Pois, estão ditas como "segunda residência" de familias que nunca lá estiveram, que não as tem mobiladas, que não pagam água nem luz.
    Conhecendo os preços "na cabeça dos seus proprietários", a velha "uma casa nunca desvaloriza" tem dúvidas que 90% dessas "segunda residência" são casas açambarcadas à espera do dia das galinhas com dentes?
    Diga-me um país com 40% de casas de segunda residencia! Ou com 20% ou com 10%!
    Portugal é mesmo um paraiso de milionários em que 90% das familias tem segunda casa!!! Não sabia! Flórida, Califórnia e Seicheles cuidem-se!!!!!! Portugal vai arrombar!
    Curioso, na minha familia alargada, de umas 200 pessoas, tenho um primo com segunda casa! Devo ser mesmo da unica familia pobre no país!

Sendo o que seja, são ou não são mais de 2 milhoes de casas vazias?

Colocado por: luisvvEm 2011 estavam a venda cerca de 350000

http://casa.sapo.pt/General/Estatisticas/Indicadores.aspx

Só no casa.sapo.pt estão 300 000 casas! Quer que acredite que no total só estão 350? Quer que acredite que 90% das casas estão num unico site?
    Ou quer acreditar que são umas 700 mil?
    • adias
    • 10 abril 2013 editado

# 52

Colocado por: carlosj39segundas e terceiras residências, primeiras e segundas casas de férias, primeiras e segundas e terceiras casas em remodelação/alteração/ampliação fechadas e paradas à espera de aprovação dum projecto de arquitectura/engenharia, etc, e este etc. deve valer uns 60 a 70% do número avançado pelo adias.

É.... 66% das familias Portuguesas tem uma segunda casa!!!! Eu sou o pai Natal!
    Porque é isso mesmo que nos querem impingir:
    3,3 milhoes ocupadas com familias. 5,5 total. 2,2 milhoes "segunda casa". 66% das 3,3 milhoes de familias tem casa de férias. Pena que na minha familia ninguem tenha! Deve ser a única.

O que chama casas "em remodelação" eu chamo açambarcamento. Diga lá quantos projectos de remodelação estão nas camaras? É que ninguém reparou que a reconstrução em Portugal fosse sequer um ramo de negócio. Todos estavamos convencidos que só se construia novo!!!!
  9.  # 53

Colocado por: adiasSó no casa.sapo.pt estão 300 000 casas

Não são casas....são imóveis!!!!
  10.  # 54

Colocado por: PicaretaNão são casas....são imóveis!!!!

Sim,qual a diferença para o que estamos a falar? há 5,5 milhoes de imoveis habitaveis. cerca de 300 mil estao a venda no casa.sapo.pt
    Ou vai dizer que metade são garagens ou casas em ruina?!?
    Temos de lhe pedir para encontrar 10 casas em ruinas no site? Ou ir ver quantas garagens estão listadas?
  11.  # 55

Colocado por: adiasOu vai dizer que metade são garagens ou casas em ruina?!?

Ia dizer que muitos, são terrenos, lojas, e também garagens e casas em ruína, e ainda que aparecem muitos repetidos.
  12.  # 56

São ou não são casas à venda? É ou não é um facto que há centenas de milhares de casas à venda, durante meses e anos?
    O problema dos preços "na cabeça do seu proprietário" é exactamente o sinal mais claro de bolha. Em breve começam a descer à Terra.

Não no sentido que o adias quer. Grande parte delas estão ocupadas e a familia quer mudar de casa. E outras são vendidas para rendimento.
    Outras são meras ruínas ou casas de aldeia.
    Nenhum dos outros portais imobiliários online tem tantos imoveis e boa parte está à venda em todos eles. E imóveis nao são casas.

Mais: a sua insistência nos 40% de casas vazias é fútil. E sim, há muita segunda e terceir residência.
  13.  # 57

Penso que o sapo tem o mesmo imóvel inserido por várias imobiliárias. O nº total de entradas na sua base de dados é diferente do número total de imóveis distintos à venda.
  14.  # 58

Colocado por: danobregaPenso que o sapo tem o mesmo imóvel inserido por várias imobiliárias. O nº total de entradas na sua base de dados é diferente do número total de imóveis distintos à venda.

Nao estrague as contas do adias...

http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-tem-350-mil-casas-a-venda-e-tendencia-e-para-subir_122955.html
  15.  # 59

Colocado por: luisvvNão no sentido que o adias quer. Grande parte delas estão ocupadas e a familia quer mudar de casa. E outras são vendidas para rendimento.
    Outras são meras ruínas ou casas de aldeia.
    Nenhum dos outros portais imobiliários online tem tantos imoveis e boa parte está à venda em todos eles. E imóveis nao são casas.

Mais: a sua insistência nos 40% de casas vazias é fútil. E sim, há muita segunda e terceir residência.

O que é que uma casa vendida para rendimento ou estarem ocupadas muda o facto de serem 300 mil? Estão ou não à venda?
    encontre um numero significativo de ruinas! até lá, é um número objectivo versus um argumento sem sustento.

Eu sei que estão duplicados. Mas se estão 300 mil num site, quer que acredite que só há 50 mil não duplicadas no resto das imobiliárias e sites?!!!!!!!!!!
    Quer que vá encontrar estatisticas para os outros sites? Que que encontre 10 num site, em 10 minutos, não listada noutro site?

Diga-me, acha que 66% das familias Portuguesas tem uma casas de férias?!
    Diga-me um outro país que tenha 40% das familias com segunda casa. ou 20%. Diga-me um país da Escandinávia (reis da segunda casa) com 10% de segunda casa!
    Está-me a dizer que 50% das familias compraram uma casa de férias na mesma cidade, nos mesmos arredores em que vivem?

Se não consegue argumentar que efectivamente 66% das familias tem segunda casa, então eu digo: Não são segunda casa coisa nenhuma! São açambarcamento de casas vazias sem uso!
    Pode dizer que é fútil! Quem ler fará o seu juízo e decidirá de acordo.
    • BFDP
    • 10 abril 2013

# 60

Tem a certeza que vai residir nos próximos 40 anos no mesmo local?

Não tenho a certeza, o que é um ponto que me leva para o arrendamento...

0.0315 seg. NEW