Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: luisvvNao estrague as contas do adias...

    http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-tem-350-mil-casas-a-venda-e-tendencia-e-para-subir_122955.html


    Valor citado de um porta-voz da ERA. Ou dou-lhe um grande desconto (melhor, ele dará), pois é parte interessada na manutenção dos preços. Para aí de 50%.

    Colocado por: danobregaPenso que o sapo tem o mesmo imóvel inserido por várias imobiliárias. O nº total de entradas na sua base de dados é diferente do número total de imóveis distintos à venda.


    Ainda que possa ser o caso. Façamos estatistica aleatória... escolha um concelho/tipologia e veja todas as casas. Quantas encontra duplicadas? 5%? 10%?
    Ok, não estão listadas 300 mil, são apenas 280 mil..... num único site.
  2.  # 62

    Colocado por: adias

    E os promotores aceitavem estes "roubos" porque? Se a camara ficava com um lote, fosse para que fosse, porque é que os promotores aceitavam ainda assim construir? Coitados, eram roubados e ainda construiam!!!

    Sabe porque? Porque mesmo dando metade do terreno, comprado a 300/hectar, à câmara, ainda tinham muito lucro a vender a 300/m2!!!!!!! Assumindo que a construção em si não dava lucro nem prejuizo.

    Sabe, a câmara exigir um lote era uma ninharia! A câmara devia exigir 9 999m2 ou o equivalente. O preço de cada hectar era ganho em cada m2.
    É estória do Isaltino: ele era corrupto mas fazia obra. Ele dava aos amigos a ganhar 1000000000000 mas a camara ficava com 100!!!! "Grande Homem!"

    Não atirem areia para os olhos!


    Não conheço ramo com maior risco do que a promoção e construção.
    Basta 1 prédio correr mal para todo o património da empresa e pessoal ficar perdido.

    Nas urbanizações é igual. Aqui nos arredores de Lisboa conheço muitos que são oferecidos, só para aliviar as empresas ou empresas do IMI.

    Quando a economia rola, todos os ramos ganham dinheiro. Construtores, urbanizadores, câmaras, papelarias, casas de meninas, modistas e alfaiates. Todos.
    Quando a economia pára as empresas ligadas à construção são as primeiras a cair. Os custos são enormes, taxas idem, e os juros comem todo o lucro e todo o investimento.

    Os outros têm custos menores, mais facilmente aguentam o embate da crise.



    Relativamente às casas. Conheço muita gente com 2 casas. Casa em Lisboa e casa "na terra" é muito comum.
    E conheço alguns com 3 casas: Lisboa, Algarve e o "barraco na terra".

    Nas aldeias é muito comum ter "duas casas". Na prática é apenas uma, mas para efeitos burocráticos são mais que uma descrição, artigo e até processo camarário.

    Mais do que atacar as noticias ou molda-las ao nosso pensamento, há que interpretar e entender os números.
  3.  # 63

    Se há casas "a mais", o preço delas desce. Qual é o problema?
  4.  # 64

    e estar à venda , não quer dizer que a casa esteja vazia
  5.  # 65

    Colocado por: Silver WolfRelativamente às casas. Conheço muita gente com 2 casas.


    Mais de metade das pessoas que conhece tem duas casas?
    é esse o cenário para que 2,2 milhoes de casas não necessárias a familias sejam "segunda casa".
    Eu não. nem 10% das pessoas que conheço tem.... Por isso mesmo digo que se estima serem 2 milhoes, porque 200 mil serão mesmo segunda casa.

    Colocado por: Silver WolfQuando a economia rola, todos os ramos ganham dinheiro

    Vou corrigir: Quando uma economia baseada na valorização infinita do imobiliário rola, uns poucos ganham muito dinheiro e muitos ganham migalhas.
    Mas sabe, assumir que algo vai valorizar infinitamente tem um nome: BOLHA.
  6.  # 66

    Colocado por: danobregaSe há casas "a mais", o preço delas desce. Qual é o problema?

    Para quem não tem empréstimo? nenhum.

    Para quem, como o autor do tópico, precisa de decidir compra ou arrenda? pode significar um bom investimento da ruina financeira.
  7.  # 67

    Colocado por: adiasPara quem, como o autor do tópico, precisa de decidir compra ou arrenda? pode significar um bom investimento da ruina financeira.


    Só será a ruína financeira se deixar de ter fontes de rendimento que lhe permitam pagar as responsabilidades que assumiu, isso pode ser independente de haverem casas no mercado a custo zero.

    Repare numa coisa, eu estou a pensar fazer uma casa e ela custa dinheiro a construir. Mesmo que ao lado existam casas a custo zero, eu posso querer construir uma casa para que ela fique como eu quero. O preço dos terrenos pode estar a valores especulativos por diversas razões, mas isso não significa que, mesmo que o custo do terreno seja zero, o custo de construir uma casa seja zero. Longe disso.

    O jogo de não comprar casa agora porque as casas vão descer de preço é estúpido. Tão estúpido como comprar uma casa para viver e pensar que é um investimento e a pensar que o preço vai subir. Comprar uma casa para viver é uma despesa, tal e qual como comer, passar férias, comprar um carro, etc. Se comprar uma casa a pensar que o dinheiro lá aplicado foi queimado, tal e qual como queima o dinheiro de um bife quando o come, deixa de ter esses problemas.

    A vida é só uma. Quando uma pessoa tem alguma confiança de que quer tentar viver o resto da sua vida em determinado sítio comprar essa casa ou construir uma casa nesse sítio é uma decisão racional. Se correr mal, é a vida, logo se vê.
    Concordam com este comentário: becas, fernandoR
  8.  # 68

    O que é que uma casa vendida para rendimento ou estarem ocupadas muda o facto de serem 300 mil? Estão ou não à venda?
    encontre um numero significativo de ruinas! até lá, é um número objectivo versus um argumento sem sustento.

    É fácil saber. No portal sapo http://casa.sapo.pt/General/Estatisticas/Indicadores.aspx:

    Apartamentos 131.021
    Moradias 59.550
    Terrenos 22.449
    Lojas 14.109
    Escritórios 8.014
    Armazéns 7.664
    Quintas e Herdades 5.900
    Imóveis c/ negócio 2.789
    Prédios 2.538
    Garagens 2.076

    Destes, temos ainda que retirar os que estão repetidos, sabendo que podem estar à venda em 7, 8 , 9 imobiliárias simultaneamente. De repente, os seus 300.000 são menos, muito menos, de metade.

    Eu sei que estão duplicados. Mas se estão 300 mil num site, quer que acredite que só há 50 mil não duplicadas no resto das imobiliárias e sites?!!!!!!!!!!
    Quer que vá encontrar estatisticas para os outros sites? Que que encontre 10 num site, em 10 minutos, não listada noutro site?

    Quero, por favor. Se conhece o ramo, sabe que todas as imobiliárias trabalham com software que publica as casas em vários portais. E que muitos imóveis estão à venda em mais que uma imobiliária.

    Diga-me, acha que 66% das familias Portuguesas tem uma casas de férias?!
    Diga-me um outro país que tenha 40% das familias com segunda casa. ou 20%. Diga-me um país da Escandinávia (reis da segunda casa) com 10% de segunda casa!
    Está-me a dizer que 50% das familias compraram uma casa de férias na mesma cidade, nos mesmos arredores em que vivem?


    O adias salta de presunção em presunção, com uma agilidade espantosa. Deixe-me utilizar o mesmo método: na aldeia onde o meu pai nasceu, há mais de 90% de casas vazias. Actualmente, apenas 7 estão ocupadas. Alargando a análise para as aldeias vizinhas, não varia muito. As mais pequenas estão desertas. Mas todas elas têm dono. Algumas, têm até dezenas de donos.

    Se não consegue argumentar que efectivamente 66% das familias tem segunda casa, então eu digo: Não são segunda casa coisa nenhuma! São açambarcamento de casas vazias sem uso!

    Bla bla bla. Experimente lá colocar no mercado as casas da aldeia do meu pai, pode ser que arranje um grande negócio.


    Pode dizer que é fútil! Quem ler fará o seu juízo e decidirá de acordo.


    Precisamente. Ainda não apresentou um número fiável, e limitou-se a inflacionar pateticamente impressões pessoais.
  9.  # 69

    Valor citado de um porta-voz da ERA. Ou dou-lhe um grande desconto (melhor, ele dará), pois é parte interessada na manutenção dos preços. Para aí de 50%.


    Ainda que possa ser o caso. Façamos estatistica aleatória... escolha um concelho/tipologia e veja todas as casas. Quantas encontra duplicadas? 5%? 10%?
    Ok, não estão listadas 300 mil, são apenas 280 mil..... num único site.


    O adias é fantástico a fazer assunções infundamentadas. dos 294.000 imóveis à venda no Sapo, apenas 131000 são apartamentos, e 60000 vivendas. + 2000 prédios, temos 200.000 imóveis. Destes, parte estará à venda em regime de exclusividade (e portanto não repetidos). Dos restantes, é perfeitamente natural que estejam repetidos 4, 5, 6, 10 vezes.
    Sobrarão, com boa vontade, metade.
  10.  # 70

    Colocado por: luisvvDe repente, os seus 300.000 são menos, muito menos, de metade.


    131+59+6+3= 200 mil casas/apartamentos... mais 2500 predios * 5 = 12500 apartamentos em prédios Total: 212 mil só no casa.sapo.pt
    Continua a querer que eu acredite que nos restantes imobiliárias e sites só estão mais 120 mil (não repetidas)? Vai-me dizer que o sapo, um portal de internet controla mais de 50% do mercado imobiliário Portugues?
    Ou quer antes aceitar que haverá pelo menos o dobro que o sapo tem, numas 400 a 500 mil à venda no país?

    Depois estão 22 mil terrenos... em que a maioria foi comprado a preço da uva mijona e com alguem a tentar enriquecer à custa deles.


    Colocado por: luisvvO adias salta de presunção em presunção, com uma agilidade espantosa. Deixe-me utilizar o mesmo método: na aldeia onde o meu pai nasceu, há mais de 90% de casas vazias. Actualmente, apenas 7 estão ocupadas.


    Há no pais 5,5 milhoes de casas habitáveis. Casebres abandonados há décadas não contam. 5,5 milhoes de casas que quem fez os censos achou que podiam albergar alguem.
  11.  # 71

    131+59+6+3= 200 mil casas/apartamentos... mais 2500 predios * 5 = 12500 apartamentos em prédios Total: 212 mil só no casa.sapo.pt
    Continua a querer que eu acredite que nos restantes imobiliárias e sites só estão mais 120 mil (não repetidas)? Vai-me dizer que o sapo, um portal de internet controla mais de 50% do mercado imobiliário Portugues?
    Ou quer antes aceitar que haverá pelo menos o dobro que o sapo tem, numas 400 a 500 mil à venda no país?



    Pormenor: desses 212k, boa parte são repetições. 6000 são de particulares, portanto nao serão repetidos no proprio portal. Mas os restantes serão, em grande medida, duplicados, triplicados, decuplicados. Haverá uma percentagem de imóveis em exclusividade, mas a maioria estará à venda em varias imobiliárias e logo estará repetido varias vezes.
    Nao tenho agora a mão dados sobre exclusividade, mas admitamos metade ( o que me parece optimista ). Podemos reduzir os 212k a pouco mais de 100. E repare que se trata do maior portal, de longe.
    Depois, os restantes portais replicam muitos destes imoveis. O software das imobiliárias lança os dados para uma serie de sites.
    • luisvv
    • 11 abril 2013 editado

     # 72

    Mais: nao me parece descabido o numero de 350k no total. Naturalmente é razoável pensar que em 2012 chegaram mais imoveis ao mercado, mas para todos os efeitos 750k é um delírio.

    Depois estão 22 mil terrenos... em que a maioria foi comprado a preço da uva mijona e com alguem a tentar enriquecer à custa deles.

    Mais uma afirmação mista de banalidade e suposição infundamentada.
  12.  # 73

    Há no pais 5,5 milhoes de casas habitáveis. Casebres abandonados há décadas não contam. 5,5 milhoes de casas que quem fez os censos achou que podiam albergar alguem.


    Os censos identificam 1.8 milhoes de habitações a mais em relacao ao numero de famílias, 45%, o que manda o total de alojamento clássico para os 4 milhoes. Se admitirmos 400.000 a venda soa cerca de 10%.

    Mais: identificam 32% dos alojamentos como segunda habitação ou vazia. Retirando os que estao a venda, parte está a venda, sobram os que serão efectivamente segunda habitacao (20% ?) naturalmente uma parte estará abandonada.
  13.  # 74

    luisvv,

    Veja este estudo:
    http://novaleidosolo.dgotdu.pt/DocsRef/Documents/An%C3%A1lise%20das%20rela%C3%A7%C3%B5es%20da%20pol%C3%ADtica%20de%20solos%20com%20o%20sistema%20econ%C3%B3mico.pdf

    na pagina 33 há dados do INE sobre a aberração (nem vale a pena pegar no autor do estudo, são valores INE):
    543 mil fogos vagos em 2001, ao qual se somaram 688 novas construções até 2010. Um MILHÂO e DUZENTOS mil fogos vagos ou devolutos! Some uma percentagem, das falsas, de 900 mil das "segundas" habitações e assuste-se!
    Não, a população não aumentou para absorver milagrosamente os 688 mil fogos construidos entre 2001 e 2010, estão todos (ou quantidade equivalente) às moscas.

    A mim só diz uma coisa: COLAPSO da BOLHA.
  14.  # 75

    Colocado por: adiasUm MILHÂO e DUZENTOS mil fogos vagos ou devolutos!


    Qual o problema de haver casas vazias? Se uma família consegue construir uma casa durante a sua vida, "nada" impede o processo de ser repetido até ao infinito. E se esse um milhão de casas devolutas forem casas mal concebidas? Somos obrigados a ir viver para elas? Vão para o mercado e quem quiser que as compre...

    Essas casas podem representar oportunidades perdidas, nada mais. Não há necessidade nenhuma de haver uma bolha associada a construção a mais se ela for sustentada por quem as mandou fazer. Digamos que eu já acabei de pagar um T1, se não a vender há alguma bolha económica para rebentar? Não... Gastei dinheiro num bem que consumi e não vai ser aproveitado, é pena para mim e há outros problema associados, mas não implica que exista uma bolha. Também pode ser uma oportunidade para quem queira uma casa barata, pois para ser vendida o valor da casa só pode descer.
    • eu
    • 16 abril 2013

     # 76

    Colocado por: danobregaQual o problema de haver casas vazias?

    Significa que se andou a gastar dinheiro em recursos não produtivos... faz-me lembrar algumas auto estradas...
  15.  # 77

    Colocado por: euSignifica que se andou a gastar dinheiro em recursos não produtivos... faz-me lembrar algumas auto estradas...


    Comida é um recurso não produtivo? E lazer? Eu não conseguia produzir lá muita coisa sem casa, não é por nada.
    • musci
    • 16 abril 2013 editado

     # 78

    Tendo recentemente efetuado simulação ao crédito habitação disponibilizo os valores apresentados;

    Valor da escritura; 120.000,00€
    Montante solicitado: 100.000,00€

    Prazo: 480 meses
    Spread: 5,5%
    Taxa indexante: euribor 6 meses
    Valor indexante: 0,329%
    Taxa nominal: 5,829%
    Taxa anual efetiva: 6,852%

    Ficaria com prestação mensal de 538,34€.

    Isto é de loucos... além do spread, do prazo... os valores que cobram pelas comissões iniciais (dossier, avaliação, formalização)...

    Com estas condições não vamos no rumo certo. Onde poderei encontrar ou quais os procedimentos para obter condições mais vantajosas?
  16.  # 79

    48 meses???
    •  
      FD
    • 16 abril 2013

     # 80

    Colocado por: musciOnde poderei encontrar ou quais os procedimentos para obter condições mais vantajosas?

    Comprar uma casa do banco.
 
0.0286 seg. NEW