Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, quero efectuar a construção de uma moradia rés do chão com cerca de 110 metros quadrados, para isso estou em vias de adquirir um terreno em Almada Charneca da Caparica com cerca de 325 metros quadrados. Agradeço desde já todas as ajudas e esclarecimento, a cerca de todos os factores a ter em conta na aquisição do terreno, duvidas e questão que devo colocar ao engenheiro da câmara com o qual tenho uma reunião agendada.
    Agradeço desde ja toda a vossa atenção, com os melhores cumprimentos.
    Anselmo Sousa
  2.  # 2

    Caro Anselmo,

    Certifique-se junto do vendedor primeiramente que o terreno não tem nenhum ónus e que não está hipotecado por exemplo. Peça-lhe uma certidão da conservatória actualizada.
    Dependendo se o terreno está num loteamento ou não, pergunte ao eng. da câmara se terá de ceder terreno para a via pública ou não ( tivemos um caso em que um cliente nosso pensou estar a comprar 730 m2 e no final ficou apenas com 500 e tal m2 pois tinha de ceder para arruamento e estacionamento público ).
    Pergunte quais as condicionantes para esse terreno e depois pergunte mais ou menos em quanto lhe ficam as taxas camarárias... em Almada são carotas.

    Depois se comprar o terreno é dirigir-se a gabinetes de projectos para lhe darem orçamentos para a realização dos vários projectos e acompanhamento da obra.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: adarq
  3.  # 3

    Não se esqueça de quando for falar com o técnico da câmara levar uma planta de localização, mesmo que seja do google, e umas fotos também ajuda. Assim ele consegue dar-lhe toda a informação que precisa.

    não vale a pena estarmos a dar-lhe perguntas para lhe fazer, porque eles estão habituados e já lhe vão responder a tudo.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • Gex
    • 8 maio 2013

     # 4

    Boa sorte! Prepare-se para alguns anos de chatices e cabelos brancos. Eventualmente algum dia conseguirá livrar-se de todas as pragas que irá coleccionar ao longo do percurso e conseguir usufruir da casa, mas entretanto vá-se inscrevendo nuns cursos de ioga ou tai chi ou algo do género, que era o que eu devia ter feito...
  4.  # 5

    Colocado por: Gex... que era o que eu devia ter feito...

    Desculpe lá Gex mas o que você deveria ter feito era ter exigido dos seus técnicos a responsabilidade a que se comprometeram ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlosalves
    • Gex
    • 8 maio 2013

     # 6

    Colocado por: zedasilva
    Desculpe lá Gex mas o que você deveria ter feito era ter exigido dos seus técnicos a responsabilidade a que se comprometeram ...


    Não pense que não o tentei...
  5.  # 7

    ALMADA!!!! Boa sorte ....

    Quanto ao terreno, veja se já tem as infraestruturas pagas. Faz uma grande diferença no preço final.

    Regra geral, a área de ocupação não pode exceder 30% da área do terreno.

    Num terreno de 350m2 em Almada consegue ter no máximo uma área de ocupação de 105m2 e um índice de construção de 210m2, portanto, conseguir um terreno com as características que indicou e que lhe permita uma área térrea de 110m2, vai ser complicado. Nem sei se existe em Almada.
    Sei que no Seixal em certas situações permitem áreas de ocupação superiores (é o meu caso na Marisol).

    Para levantar licença de construção considere:

    Terreno sem infraestruturas pagas:
    Artº 100.4. acresce 56,46€/m2 (110m2 dá cerca de €6.200)
    Artº 98 acresce €3.572,15

    Para levantar licença
    Artº 100.1. Taxa de construção entre €56,46 e €58,87 por m2 de construção (mais €6.200 para os 110m2)

    Se adquirir o terreno em Vale Cavala tem ainda o acréscimo de €3.041,75 conforme artº 99

    Estes são os encargos com mais peso no orçamento, mas existem mais...muitos mais....

    Consulte o regulamento de taxas e tarifas no site da Camara para mais informação

    Agora o meu conselho. Compre já feito.

    Boa sorte e cumprimentos
  6.  # 8

    Obrigado pelas ajudas, Quintinhas um terreno no seixal com cerca de 325 m a diferença em comissões é muita?
    Ja agora mais uma questão, o meu possível vizinho das traseiras tem uma saída do quintal dele para o lote que tenho em vista. Sera que vou ter alguma dificuldade legal em fechar essa passagem.
    Cumprimentos
    Anselmo Sousa
    • CMF
    • 8 maio 2013

     # 9

    Anselmo, os problemas com as câmaras é que se torna complicado, mas nada que a paciência e bom senso (e algum tempo) não resolvam.Estou a construir na Quinta de Valadares (Marisol), pertence ao Seixal. Construção iniciada em Outubro passado. O Quintinhas dá-lhe o conselho de comprar feito, e poderá ter a sua razão, pois é provável que o custo seja igual ou aproximado, já que projectos, licenças, taxas, impostos extraordinários (o do comboio é uma aberração, foram 1.308,00€) e tempo gastos, encarecem muito uma construção, mas construirmos nós próprios, tem a vantagem de construirmos a casa que "queremos" e ao nosso gosto, e dá um gozo danado, há que ter cuidado com a escolha dos materiais, porque haverá sempre a tendência para aplicarmos materiais um pouco mais caros, no final o orçamento pode ser uma surpresa. Não devemos cair naquela "são só mais 50,00€", no fim o orçamento dispara. No meu caso abdiquei de algumas coisas em beneficio de outras, de forma a criar o equilíbrio sustentável à minha bolsa.
    Se me permite,dou-lhe alguns conselhos:
    1 - Mande fazer um mapa de quantidades (foi-me muito útil para comparar e analisar os orçamentos que pedi )
    2 - Mapa de acabamentos onde tudo está definido (saber o que vai ser aplicado em obra é importante)
    3 - Estimativa orçamental para saber com o que conta. Isto para não haver surpresas.
    4 - Escolha um bom arquitecto e com experiência
    5 - Nunca peça menos que de cinco orçamentos ( no meu caso, com MQ e MA, com tudo bem definido, tive diferenças de 90.000,00€.
    Força e boa sorte.
  7.  # 10

    Anselmo,
    esqueça todo esse trabalho e chatices que dizem que vai ter.
    Faça as malas e venha para o centro interior do País, conheço uma zona em que o terreno fica pela metade do preço, a construção também muito mais barata, as taxas e licenças ficam a uns 4% dos valores aqui já descritos.
    Garanto-lhe uma qualidade de vida fora do normal, harmonia com a natureza, rios de águas límpidas, montanhas, ar puro, etc...
    Só não lhe garanto é um bom emprego, mas também não se pode ter tudo :-)
    Com um bocado de sorte pode ficar a uns 40 minutos de distância de uma grande e bonita cidade.

    Isto é brincadeira, mas desejo-lhe boa sorte na aventura.
    • Gex
    • 9 maio 2013

     # 11

    Mas porque vai construir?? É que se já tivesse o terreno até compreendia, mas ainda o vai comprar, ou seja, chatices a dobrar. Peço-lhe que repense seriamente a sua decisão. Comprar já feito vai-lhe poupar uma eternidade de problemas, chatices, desilusões, cabelos brancos, etc, etc... e além disso não terá de esperar pelo menos uns 3 anos para poder finalmente ter a sua casa pronta (e essa história da porta do vizinho também vai da chatice!). Podia-lhe fazer uma lista de vantagens sobre comprar já pronta... Pense nisso...
    Concordam com este comentário: adias
    • jafn
    • 9 maio 2013 editado

     # 12

    Olha, se todos pensassem como Gex, o pessoal das obras morria todo à fome, já não basta a situação que nos encontramos, e ainda há quem queira dar a ultima machadada.
    Agora pergunto, se não houver quem ainda queira construir de raiz, remodelar ou reabilitar, este forum tinha alguma razão de existir?
    Concordam com este comentário: Quintinhas
    • Gex
    • 9 maio 2013

     # 13

    Colocado por: jafnOlha, se todos pensassem como Gex, o pessoal das obras morria todo à fome, já não basta a situação que nos encontramos, e ainda há quem queira dar a ultima machadada.
    Agora pergunto, se não houver quem ainda queira construir de raiz, remodelar ou reabilitar, este forum tinha alguma razão de existir?


    jafn, o que quer que eu diga? Que é tudo um mar de rosas? Que não há complicações nenhumas e que corre tudo sobre rodas? Que não há burocracia nenhuma e que os serviços camarários são profissionais, rápidos e eficazes? Que os técnicos, mesmo aqueles que supostamente terão créditos firmados, são bons e não se enganam causando prejuízos avultados? Eu não posso dizer isso porque não é a experiência que tenho! No entanto certamente há quem tenha tido melhores experiências que eu e certamente quem tenha tido muito piores. Pessoalmente queixo-me do projectista e da câmara no seu todo, mas já li por aqui histórias de arrepiar com arquitectos e empreiteiros. Como quer que diga que é uma boa experiência? Obviamente que não vou dizer que tudo vai correr mal, mas pela experiência que tenho e pelo que tenho lido é muito provável que não corra tudo bem, ou pelo menos como o anselmo gostaria que corresse.

    Quanto ao pessoal das obras morrer à fome, eu sugeri comprar já feito, o que implica que já houve uma construção/trabalho para o pessoal das obras, não sugeri ao anselmo para ser ele a pegar nuns tijolos e construir ele sozinho a casa.

    Como em tudo há bons e maus profissionais e depois os bons pagam pelo que os maus fizeram. A minha ideia e experiência é que o dono de obra é completamente desprotegido, principalmente em relação aos arquitectos que se tomam donos e senhores dos projectos e que por mais porcaria que façam não podem ser corridos do processo por causa dos "direitos de autor". Outro problema são as câmaras e aqui tanto projectistas como empreiteiros deviam fazer pressão para que as coisas fossem mais rápidas e devia haver uma protecção legal em relação ao dono de obra. Este tem sempre prazos apertados para cumprir e se não os cumpre é sempre penalizado, enquanto que a câmara não cumpre ABSOLUTAMENTE NADA e não lhe acontece coisa alguma!
  8.  # 14

    Tenho de concordar com o Gex.
    Se vai comprar terreno, vai estar a alimentar a máfia que faz milhões a urbanizar os arredores (a menos que esteja a comprar num local que está urbanizado há 30 anos).
    Se tivesse um terreno seu a quem foi dada a galinha dos ovos de ouro do PDM/urbanização/loteamento........ ainda era capaz de ganhar para pagar os cabelos brancos......agora comprar.

    Depois, o mercado está o que está: milhões de casas vazias. Não consegue encontrar uma que o satisfaça?

    Quanto "ao pessoal das obras", tem que olhar ao seu redor e pegar o boi pelos cornos: a construção de casas no país está arrumada por 2 decadas pelo menos. Ou se requalificam na reconstrução dos centros (e rezam para que o mercado arranque) ou podem fazer as malas.
    Não é machadada, é o fim do forrobodó.

    Cada caso é um caso, mas faz-me confusão nesta altura do campeonato pensar em construir em terrenos loteados por outros nos arredores.
    Concordam com este comentário: Gex
  9.  # 15

    Colocado por: GexPodia-lhe fazer uma lista de vantagens sobre comprar já pronta... Pense nisso...


    Gex, virá o dia em que ao usufruíres da casa que fizeste penses que valeu a pena o sacrifício. Aguenta firme, já falta pouco. :-)
  10.  # 16

    Colocado por: anselmoObrigado pelas ajudas, Quintinhas um terreno no seixal com cerca de 325 m a diferença em comissões é muita?


    Anselmo, a diferença de custos em termos de licenças camarárias é muito díspar. Ainda mais quando falamos da Câmara de Almada que é a mais cara do país para efeitos de Urbanismo. Pelas impressões que troquei com o construtor da minha atual habitação, no Seixal as taxas ficam em cerca de 1/5 daquilo que ficaria em Almada.

    Relativamente ao local que está a considerar, a Charneca da Caparica, seria à partida o local mais agradável para residir, mas é uma selva urbanística com arruamentos que são uma miséria, com muito poucas infraestruturas e parques, trânsito caótico nos meses de Verão etc, etc. Os habitantes da Charneca pagam o couro e o cabelo, mas o dinheiro é todo enterrado no centro de Almada, metros de superfície, etc

    Eu tinha um terreno na Charneca e cheguei à fase de projecto aprovado com licença a pagamento. Tinha passado ano e meio desde o início do processo e em perspectiva outros tantos para construir. Tinha orçamentos e agarrei na calculadora. Somando o valor dos orçamentos, acrescido do IVA, taxas camarárias, etc dava um valor muito superior à casa que entretanto optei por adquirir.

    Se a sua casa será apenas de r/c, à partida conseguirá construir com um custo relativamente baixo e sem grandes derrapagens. Se é algo que quer fazer e não tem pressa, então faça bem as contas e se vir que compensa, avance.

    Veja bem a questão das áreas pois esse terreno que tem em vista quase de certeza que só lhe permite uma área de ocupação de 97,5 m2.

    Cumprimentos
  11.  # 17

    Colocado por: adiasCada caso é um caso, mas faz-me confusão nesta altura do campeonato pensar em construir em terrenos loteados por outros nos arredores.

    Eu cá prefiro ir para os arredores do que ficar no centro de uma cidade no meio da confusão.
    Preso o sossego.... Mas cada caso é um caso naturalmente, mas daí estar a condenar as pessoas que optam por esta ideia...
    Eu vivo no centro de uma cidade, e é precisamente por estar farto da confusão, que quero arredar-me um pouco do centro, para além da mudança de um apartamento para uma vivenda...
  12.  # 18

    Colocado por: GexMas porque vai construir?? É que se já tivesse o terreno até compreendia, mas ainda o vai comprar, ou seja, chatices a dobrar. Peço-lhe que repense seriamente a sua decisão. Comprar já feito vai-lhe poupar uma eternidade de problemas, chatices, desilusões, cabelos brancos, etc, etc... e além disso não terá de esperar pelo menos uns 3 anos para poder finalmente ter a sua casa pronta (e essa história da porta do vizinho também vai da chatice!). Podia-lhe fazer uma lista de vantagens sobre comprar já pronta... Pense nisso...

    Mas não era a mesma coisa....
    Mais uma vez cada caso é um caso..... Eu gosto de desafios.... E gosto de saber onde e em quê que invisto o meu dinheiro.....
    Repare, se os empreiteiros "aldrabam" com o dono de obra a "vigiar" imagine se não tem ninguém a pedir satisfações.... Sabe o que acontece? (não estou a dizer sempre) Compra coelho por lebre....
    • Gex
    • 9 maio 2013

     # 19

    Para mim o problema foi mesmo o fraco trabalho do projectista e serviços camarários...
  13.  # 20

    Colocado por: GexMas porque vai construir?? É que se já tivesse o terreno até compreendia, mas ainda o vai comprar, ou seja, chatices a dobrar. Peço-lhe que repense seriamente a sua decisão. Comprar já feito vai-lhe poupar uma eternidade de problemas, chatices, desilusões, cabelos brancos, etc, etc... e além disso não terá de esperar pelo menos uns 3 anos para poder finalmente ter a sua casa pronta (e essa história da porta do vizinho também vai da chatice!). Podia-lhe fazer uma lista de vantagens sobre comprar já pronta... Pense nisso...

    Dá muitas chatices é verdade...
    A simples remodelação que recentemente fiz num t1 para férias, deu chatices e muito trabalho. Se me perguntar se me arrependi, eu responde-lhe que não. Com estas obras, pude constatar e comprovar aquilo que vários membros deste fórum já disseram.... É essencial um caderno de encargos!!!! Se até na remodelação de um t1 me tentaram aldrabar imagine na construção de uma casa. E para não dizerem o dito por não dito deixe tudo escrito....
 
0.0221 seg. NEW