Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Por opção não vou colocar sancas de iluminação com fitas LED na cozinha, ao contrário do resto da casa.
    Vou optar por colocar focus, muito possívelmente LED.

    Gostaria de saber a vossa opinião e sugestão relativamente à minha opção. Precisava também que me ajudassem e sugerissem quantidades de fócus a usar e modelos.
    Para tal deixo-vos uma imagem (bastante simplificada) que ilustra a configuração da cozinha. A cozinha fica no R/C da moradia.

    Obrigado a todos.
      cozinha.jpg
  2.  # 2

    Quais são as medidas do espaço?
    Qual o tamanho do vão entre os armários suspensos/baixos?
    Cor dos móveis, paredes e tecto?
    cumps.
  3.  # 3

    Medidas : 4,65 m x 3,20 m sensivelmente
    Paredes e tecto branco
    Móveis branco e nogueira
  4.  # 4

    fernandoR,

    Pediu-me estes dados porque me vai dar uma sugestão ou foi apenas curiosidade?
  5.  # 5

    Boa noite nribas.
    Foi mesmo para dar uma sugestão,
    No geral em cozinhas prefiro um plafon ou armadura saliente T5 que ilumine a toda a volta, inclusive tecto (luz geral),
    e aplicar spots led apenas nas bancadas e em zonas de trabalho para não criar demasiado contraste e sombras,

    No esboço utilizei como alternativa a suspensão na área de refeição e os downlights direccionados para a parede próxima da entrada com a finalidade de criar uma iluminação mais coerente.
    Só não percebi qual o tipo de colunas na descrição da imagem



    Cumprimentos
    • zpike
    • 30 maio 2013 editado

     # 6

    Boa tarde

    Pode optar por downlights de encastrar com lâmpadas PLC em Leds, ou se preferir os spots redondos ou quadrados a 12V ou a 230V optar por colocar lâmpadas LED.

    Pode optar ainda por lâmpadas tubulares em luminárias de encastrar no tecto falso, e utilizar as lâmpadas T8 em Leds.

    [pub]Comprei algumas e com preço muito bom neste site: www.intelilar.pt.

    Não têm todos os modelos no site, mas enviando um email dão orçamento e enviam para todo o país.[/pub]

    Cumprimentos
  6.  # 7

    fernandoR, obrigado pela sua ajuda. As colunas são 3 com cerca de 2m de altura. Está ali um bom estudo. Está perto do que tinha pensado, mas com o seu esboço e explicação fico mais esclarecido.

    zpike, obrigado também pela sua ajuda. Nestas situações as opiniões e ideias nunca são demais.

    Abraço.
  7.  # 8

    Concordo em absoluto com o estudo apresentado, muito bem!!

    Na minha cozinha também tenho distinção de zonas:
    - suspensão na zona da ilha com lâmpadas económicas (o mais utilizado);
    - fita de Leds por debaixo dos armários por cima da bancada;
    - focos de ~13cm para iluminação "geral" das zonas de passagem
    - 2 focos projectores GU10 orientáveis, salientes, fixos na parede diante da bancada, cujo objectivo é somente iluminar a zona de lavar a louça

    Contudo, tenho um amigo que tem uma cozinha bem grande, com cerca de 7x4,5m, e tem apenas 6 focos no tecto falso, +-20cm diâmetro, em LED, e aquilo até cega um gajo!!!
  8.  # 9

    trelocadao,

    Pois... com 20cm de diâmetro. Devem ter sido baratinhos ;)

    Alguém tem contactos de lojas na zona de Lisboa e Almada?

    Abraço
  9.  # 10

    Boa noite nribas.
    Foi um prazer.
    já sabe ao certo o material que vai utilizar?

    Cumprimentos.
  10.  # 11

    Não percebo a sugestão de ter 6 spots com leds de 0,6w. Qual o objectivo? Luz de presença?

    Opte por fitas de leds para instalar por baixo dos armários superiores, de forma a iluminar linearmente toda a bancada de trabalho. Neste caso nem iria precisar de ter os três focos no tecto próximo da bancada, porque criam sombras.
  11.  # 12

    Boa noite goliver.
    Colocado por: goliverNão percebo a sugestão de ter 6 spots com leds de 0,6w. Qual o objectivo? Luz de presença?
    falha minha, não mencionei que os spots de 0,6w possuem ângulo de 24º, portanto trata-se de luz pontual,

    Colocado por: goliverOpte por fitas de leds para instalar por baixo dos armários superiores, de forma a iluminar linearmente toda a bancada de trabalho

    É uma opção a ponderar, entretanto não acho o mais indicado em termos estético em relação a sugestão inicial.

    Neste caso nem iria precisar de ter os três focos no tecto próximo da bancada, porque criam sombras.
    Os 3 downlights estão posicionados para cumprir 3 funções distintas, das quais nenhuma está relacionada (de forma directa) com a bancada.

    Cumprimentos.
  12.  # 13

    Bom dia, a todos

    Com as sugestões aqui apresentadas fiquei baralhado com a variedade de soluções existentes para iluminação de cozinha. E agora não sei a melhor forma de iluminar a pequena cozinha em area comum com sala de jantar e estar cf. planta anexa e que vou começar a construir. Trata-se de sala com 42 m2 com teto aberto, em madeira, e cozinha branca com bancada de 3,5 mts e armarios de topo a 1,40mt. A questão é a luz na cozinha não interferir com a sala e por isso colocar leds por baixo dos armários de topo. Mas os leds seriam em fita ou não? Para iluminar o modulo de forno, micro-ondas estava a pensar num foco por cima do módulo a incidir no mesmo. Mas não sei onde encontrar esse material. As v. sugestões são mt bem vindas!

    Cumprimentos,
  13.  # 14

    Parece qua não entraram os anexos...
  14.  # 15

  15.  # 16

    Colocado por: fernandoRBoa noite goliver.
    falha minha, não mencionei que os spots de 0,6w possuem ângulo de 24º, portanto trata-se de luz pontual,


    É uma opção a ponderar, entretanto não acho o mais indicado em termos estético em relação a sugestão inicial.

    Neste caso nem iria precisar de ter os três focos no tecto próximo da bancada, porque criam sombras.
    Os 3 downlights estão posicionados para cumprir 3 funções distintas, das quais nenhuma está relacionada (de forma directa) com a bancada.

    Cumprimentos.


    O que é que entende por luz pontual? 0,6w não servem para nada, a luminosidade associada a essa potência é irrisória.

    As sombras acabam sempre por existirem na solução que deu, porque a tendência é ligar as luzes da cozinha e da bancada de trabalho quando as pessoas estão a preparar as refeições. Em minha opinião, não seriam precisos esses três focos, tendo em conta que o resto das soluções me parecem bem.

    Quanto à parte estética, não compreendo. As fitas de leds costumam estar escondidas, ocupam muito menos espaço e têm a vantagem de iluminar uniformemente e sem interrrupções, toda a bancada de trabalho.
  16.  # 17

    Colocado por: goliverQuanto à parte estética, não compreendo. As fitas de leds costumam estar escondidas, ocupam muito menos espaço e têm a vantagem de iluminar uniformemente e sem interrrupções, toda a bancada de trabalho.

    A cerca da parte estética refiro-me ao efeito da luz, (luz projectada em formato cónico), neste caso a escolha entre a luz difusa das fitas/reguas ou luz projectada por focos prende-se mais a uma questão de gosto. =)

    Colocado por: goliver 0,6w não servem para nada, a luminosidade associada a essa potência é irrisória.

    Não é assim tão simples, além da qualidade da óptica, dissipador e do próprio díodo, há que termos atenção as dimensões do espaço a iluminar, a distância entre a fonte de luz e as superfícies (ter a perspectiva tridimensional), e ter em consideração a capacidade de reflexão envolvente.



    Cumprimentos.
  17.  # 18

    Colocado por: fernandoR
    A cerca da parte estética refiro-me ao efeito da luz, (luz projectada em formato cónico), neste caso a escolha entre a luz difusa das fitas/reguas ou luz projectada por focos prende-se mais a uma questão de gosto. =)


    Não é assim tão simples, além da qualidade da óptica, dissipador e do próprio díodo, há que termos atenção as dimensões do espaço a iluminar, a distância entre a fonte de luz e as superfícies (ter a perspectiva tridimensional), e ter em consideração a capacidade de reflexão envolvente.

    Cumprimentos.


    As fitas de leds distribuem a luz a 120º e difundem a luz de forma mais abrangente comparativamente aos focos que projectam e concentram a luz, pelo que só vejo vantagens.

    Quanto aos focos de 0,6w, a questão é precisamente a da luminosidade que debitam. A óptica, o dissipador e o díodo são aspectos totalmente secundários quando essa potência não serve para iluminação, mas apenas para luz de presença. E acho que não é isso que se pretende numa bancada de trabalho.
  18.  # 19

    Se calhar você não está a perceber aquilo que quero dizer.
    Colocado por: goliverAs fitas de leds distribuem a luz a 120º e difundem a luz de forma mais abrangente comparativamente aos focos que projectam e concentram a luz

    Concordo consigo, nunca disse o contrário.

    O que disse foi que ao meu ver o esboço inicial em particular a iluminação dirigida conjuga melhor com o envolvente,
    aquilo que enfatiza como desvantagem é justamente o que pretendia alcançar
    aaaa

    A qualidade do díodo, óptica e driver estão directamente ligados a luminosidade e capacidade de projecção da luz, o 0,6w está ligado ao consumo, a função do dissipador é estabilizar (arrefecer) o sistema.



    Colocado por: goliverque se pretende numa bancada de trabalho.
    Quantos LUX é que recomenda para uma bancada de cozinha?
    Obs: A área em questão tem cerca de 1,6m² por 60cm de "pé direito".


    Cumprimentos.
  19.  # 20

    Boa tarde somar.

    Gosto do projecto.
    Estou a ter dificuldades em identificar os números na planta,
    Pretende ter os móveis conforme estão dispostos na planta?
    Qual a altura do pé direito na zona central (parte mais alta) e nos cantos?

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Somar
 
0.0252 seg. NEW