Colocado por: Sergio RodriguesEngraçado era terem também visto quanto tempo os diferentes pisos vão debitando calor para a envolvente depois de desligados
Colocado por: Reconstrução17erem também visto quanto tempo os diferentes pisos vão debitando calor para a envolvente depois de desligados
Colocado por: Skinkx
Não é tão linear quanto isso, mais do que a resistência térmica, nesse aspecto será mais relevante a inércia térmica. A cerâmica e pedra funcionam como acumuladores de calor de um modo que a madeira nunca conseguirá replicar. Ou até o metal, já agora, mas é pena não estar cá quem possa contrariar esta tese.
Colocado por: Reconstrução17
AInérciaResistência Térmica é a capacidade de um dado material em retardar a passagem da mesma porção de calor.
A Inércia Térmica pode ser definida de um modo simples como acapacidade de um material armazenaro calor e de o restituir pouco a pouco.
Qual o material que tem maior capacidade nesse armazenamento??
Cerâmico ou madeira?
O armazenamento de calor está directamente relacionado com a massa, quanto maior for a massa, melhor. Quanto mais pesada for a construção, melhor. Quanto mais pesado for o revestimento de piso, melhor. Logo, a cerâmica/pedra também deverá aguentar mais tempo o calor.
A inércia tem mais a ver com o tempo de arranque/resposta do sistema e o tempo que o sistema aguenta a temperatura após ser desligada a fonte de calor.
O armazenamento de calor está directamente relacionado com a massa, quanto maior for a massa, melhor. Quanto mais pesada for a construção, melhor. Quanto mais pesado for o revestimento de piso, melhor. Logo, a cerâmica/pedra também deverá aguentar mais tempo o calor.
A inércia tem mais a ver com o tempo de arranque/resposta do sistema e o tempo que o sistema aguenta a temperatura após ser desligada a fonte de calor.
Colocado por: Joao Diasera aqui onde eu queria chegar
Tem piada, no que ao aquecimento diz respeito, tenho uma opinião absolutamente contrária. Acho que a madeira tem uma capacidade maior de reter o calor do que a cerâmica.
Colocado por: Joao DiasTem piada, no que ao aquecimento diz respeito, tenho uma opinião absolutamente contrária. Acho que a madeira tem uma capacidade maior de reter o calor do que a cerâmica.
Colocado por: Joao Dias
Tem piada, no que ao aquecimento diz respeito, tenho uma opinião absolutamente contrária. Acho que a madeira tem uma capacidade maior de reter o calor do que a cerâmica.
Colocado por: Skinkxexacto, a ennegia nao desaparece.
Pois, "reter", mas ele falava em continuar a "emitir" após desligar o sistema.
Pois, "reter", mas ele falava em continuar a "emitir" após desligar o sistema.
Colocado por: enf.magalhaesExiste um estudo de mestrado da universidade da Beira interior sobre pisos radiantes que diz que em tempo de resposta entre cerâmica e flutuante no aquecimento são praticamente iguais , a diferencia é irrisória , mas o flutuante retia o calor por mais tempo.
No piso radiante em arrefecimento, a cerâmica era claramente vencedora.
Comprovado por testes em laboratório.
Colocado por: Joao Dias
Mau, após desligar o sistema a cerâmica arrefece muito mais depressa que a madeira. Continuar a emitir calor? Para emitir calor o sistema tem de estar ligado!!
Colocado por: Sergio RodriguesDurante algum tempo sim
Colocado por: Sergio RodriguesClaro