Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

ppereira

só com esses dados é impossível dizer alguma coisa.

em todo o caso convem que faça algum trabalho de casa, ou seja deve ir á sua camara e saber exactamente quais as condicionantes desse terreno, o que lá existe em termos de projecto ( desenhos).
    deve também tirar fotos o mais detalhadamente possível exterior e interior ( é preciso saber o estado do existente) por forma a que se consiga analisar o potencial dessa construção.
  2.  # 2

Viva Marco,

Estou a considerar a hipótese de comprar um terreno para construir uma moradia.
    O terreno tem 300m2 e envio imagens da vista aérea e da estrada.
    Uma preocupação é exposição solar, visto que a casa que se encontra a sul é relativamente alta, e existem uns prédios a sudeste relativamente próximos.

A ideia seria construir um R/C com sala, WC, cozinha e eventualmente zona de tratamento de roupa.
    No 1º andar seriam 3 quartos e dois WC (um deles na suite).

Desde já agradeço.
      Untitled1a.jpg
  3.  # 3

Envio a outra foto.
      Untitled2a.jpg
  4.  # 4

lukin

esse lote de terreno é um desafio,
    a questão da privacidade é realmente um desafio á capacidade do arquitecto.
    a meu ver a solução deve ser algo mais virado para o interior ou seja uma arquitectura mais fechada para o exterior, não desprezando é evidente boas entradas de luz natural.
    parece-me também que não é um lote com grandes dimensões e terá que ser bastante racional na distribuição e ocupação da edificação.

considere também a hipótese de alguma parte em cave, uma vez que o terreno é mais baixo que o passeio publico. Dá sempre jeito um espaço para alguma actividade de lazer e arrumos.
  5.  # 5

Viva,

Segundo percebi a existência de cave implica um aumento no custo de construção com algum impacto.
    Estaria mais inclinado para o aproveitamento do sotão, numa fase posterior.

Cumprimentos
  6.  # 6

depende, no seu caso a cave só estaria parcialmente enterrada. De qualquer forma vai ter de levar as fundações a terreno firme, ou seja no seu caso terá um desvão sob o rc significativo.
  7.  # 7

Compreendo que a cave podia ser uma mais valia, mas dado o valor disponível para construção ser limitado, preferiria apenas R/C e 1º andar.
    Acha que seria possível com os rquisitos em termos de divisões que indiquei? Ou considerando o terreno está fora de hipótese?
  8.  # 8

eu tive essa ,duvida e o final vou fazer cave .olhe q se o terreno esta a baixo da cota da estrada e vai ter q fazer fundaçoes e paredes ate a laje ,nao vai ser o q vai gastar a mais e mais tarde se dar conta disso.
    Concordam com este comentário: two-rok
  9.  # 9

o que pretende é um T3 e isso nesse terreno dá perfeitamente, embora seja um lote em que depois não terá muita área de exterior.
    pessoalmente sem ter em conta a mais valia da localização que pode ter para si, não gosto muito desse terreno, nem da envolvente.
    em termos de exposição solar não parece mau, uma vez que recebe o sol de manhã na parte da frente e ao fim da tarde na parte de tras.
    • dato
    • 3 novembro 2013

# 10

como vão escoar a água da drenagem nessa cave?
  10.  # 11

quais águas?? "periféricas" ou possíveis aguas interiores?? são duas situações distintas.

em todo o caso DAto na sua opinião para onde acha que vão as águas que neste momento resultam da chuva e rega que cai neste terreno presentemente??
    Concordam com este comentário: jorgand
    • dato
    • 3 novembro 2013

# 12

estou a falar das aguas provnientes dos drenos..

parece uma zona sem declive, se n expulsar as aguas a cave vai estar sempre em contacto com a água em dias de chuva..

mas foi uma pergunta q gostava de saber a resposta sem estar a adivinhar.
  11.  # 13

Dato

as águas dos drenos perifericos, não confundir com os esgotos da casa, vão para onde vão as águas da chuva neste momento, ou seja para o terreno.
    ah e veja bem que a rua com que confina até tem um grande declive o que pressupõe que as redes de saneamento até andem a cotas favoráveis.
    • dato
    • 3 novembro 2013

# 14

Marco, sabe q temos semanas seguidas de chuva...dois ou três dias n devem fazer mt mossa...mas semanas e meses de chuva, o terreno n absorve td

a q cota andam as aguas pluviais na via publica?
    nunca falei nos esgotos..

n leve as minhas perguntas como se estivesse a confronta lo...são mm duvidas minhas..lol
    Concordam com este comentário: cm
  12.  # 15

Bom dia Sr Marco
    Comprei agr um terreno com algumas leiras , esta semana vao fazer a planta topográfica, já contratei um gabinete para me fazer o projeto , mas segundo sei sera um engenheiro a desenvolver o projeto , neste seguimento possivelmente precisarei de algum apoio , segunda opinião , como tenho lido os seus tópicos e gostei das suas intervenções pode ser um grande apoio, pois quero tentar não fazer o máximo de asneiras...
    cumprimentos simao campos
  13.  # 16

quem me pode ajudar tenho uma moradia antiga com mais de 50 anos de r/chão que pretendo remodelar ou melhor deitar tudo abaixo pk não se aproveita nenhuma parede.
    Pretendia fazer uma moradia moderna t3 se possivel.
    posso mandar topográfica em autocad.
    • dato
    • 6 novembro 2013

# 17

fiquei sem resposta...

adiante...lol

simaocampos, o marco dá apoio de boa vontade, mas n fique à espera que lhe faça o projecto enquanto o eng que contractou lhe leva os euros..o homem tb precisa de comer...
  14.  # 18

dato

as cotas não sei mas devem andar baixas e ainda por cima a rua tem declive.

as águas nas caves só são um assunto grave quando o nível freático está bastante elevado e então a cave está sujeita a aparecerem algumas infiltrações graves.

simão e brumo

vão postando aqui a informação e dentro da minha disponibilidade darei sempre um contributo.
  15.  # 19

gostaria de saber a sua opinião de como colocar o espaço vazio de 200m2. o q fazer com ele. obrigado

fica atras da minha casa como lazer
  16.  # 20

goncalo

essa questão é complicada ou seja reveste-se de vários parâmetros que tem de ser analisados sendo que os dois mais importantes tem a ver consigo, com o que pretende na vivencia na sua casa e no espaço exterior assim como quanto pretende gastar.

por outro lado sem sequer estar a ver nada é impossível ter qualquer espécie de sugestão.

0.0290 seg. NEW