só com esses dados é impossível dizer alguma coisa.
em todo o caso convem que faça algum trabalho de casa, ou seja deve ir á sua camara e saber exactamente quais as condicionantes desse terreno, o que lá existe em termos de projecto ( desenhos). deve também tirar fotos o mais detalhadamente possível exterior e interior ( é preciso saber o estado do existente) por forma a que se consiga analisar o potencial dessa construção.
Estou a considerar a hipótese de comprar um terreno para construir uma moradia. O terreno tem 300m2 e envio imagens da vista aérea e da estrada. Uma preocupação é exposição solar, visto que a casa que se encontra a sul é relativamente alta, e existem uns prédios a sudeste relativamente próximos.
A ideia seria construir um R/C com sala, WC, cozinha e eventualmente zona de tratamento de roupa. No 1º andar seriam 3 quartos e dois WC (um deles na suite).
esse lote de terreno é um desafio, a questão da privacidade é realmente um desafio á capacidade do arquitecto. a meu ver a solução deve ser algo mais virado para o interior ou seja uma arquitectura mais fechada para o exterior, não desprezando é evidente boas entradas de luz natural. parece-me também que não é um lote com grandes dimensões e terá que ser bastante racional na distribuição e ocupação da edificação.
considere também a hipótese de alguma parte em cave, uma vez que o terreno é mais baixo que o passeio publico. Dá sempre jeito um espaço para alguma actividade de lazer e arrumos.
Segundo percebi a existência de cave implica um aumento no custo de construção com algum impacto. Estaria mais inclinado para o aproveitamento do sotão, numa fase posterior.
depende, no seu caso a cave só estaria parcialmente enterrada. De qualquer forma vai ter de levar as fundações a terreno firme, ou seja no seu caso terá um desvão sob o rc significativo.
Compreendo que a cave podia ser uma mais valia, mas dado o valor disponível para construção ser limitado, preferiria apenas R/C e 1º andar. Acha que seria possível com os rquisitos em termos de divisões que indiquei? Ou considerando o terreno está fora de hipótese?
eu tive essa ,duvida e o final vou fazer cave .olhe q se o terreno esta a baixo da cota da estrada e vai ter q fazer fundaçoes e paredes ate a laje ,nao vai ser o q vai gastar a mais e mais tarde se dar conta disso.
o que pretende é um T3 e isso nesse terreno dá perfeitamente, embora seja um lote em que depois não terá muita área de exterior. pessoalmente sem ter em conta a mais valia da localização que pode ter para si, não gosto muito desse terreno, nem da envolvente. em termos de exposição solar não parece mau, uma vez que recebe o sol de manhã na parte da frente e ao fim da tarde na parte de tras.
as águas dos drenos perifericos, não confundir com os esgotos da casa, vão para onde vão as águas da chuva neste momento, ou seja para o terreno. ah e veja bem que a rua com que confina até tem um grande declive o que pressupõe que as redes de saneamento até andem a cotas favoráveis.
Bom dia Sr Marco Comprei agr um terreno com algumas leiras , esta semana vao fazer a planta topográfica, já contratei um gabinete para me fazer o projeto , mas segundo sei sera um engenheiro a desenvolver o projeto , neste seguimento possivelmente precisarei de algum apoio , segunda opinião , como tenho lido os seus tópicos e gostei das suas intervenções pode ser um grande apoio, pois quero tentar não fazer o máximo de asneiras... cumprimentos simao campos
quem me pode ajudar tenho uma moradia antiga com mais de 50 anos de r/chão que pretendo remodelar ou melhor deitar tudo abaixo pk não se aproveita nenhuma parede. Pretendia fazer uma moradia moderna t3 se possivel. posso mandar topográfica em autocad.
simaocampos, o marco dá apoio de boa vontade, mas n fique à espera que lhe faça o projecto enquanto o eng que contractou lhe leva os euros..o homem tb precisa de comer...
as cotas não sei mas devem andar baixas e ainda por cima a rua tem declive.
as águas nas caves só são um assunto grave quando o nível freático está bastante elevado e então a cave está sujeita a aparecerem algumas infiltrações graves.
simão e brumo
vão postando aqui a informação e dentro da minha disponibilidade darei sempre um contributo.
essa questão é complicada ou seja reveste-se de vários parâmetros que tem de ser analisados sendo que os dois mais importantes tem a ver consigo, com o que pretende na vivencia na sua casa e no espaço exterior assim como quanto pretende gastar.
por outro lado sem sequer estar a ver nada é impossível ter qualquer espécie de sugestão.