Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: JancidoOra aí está uma mistura explosiva de Verão!!! Poente + vidros baixo emissivos +estores pelo interior... Não faça isso homem, senão quando acabar a casa vai voltar a esta discussão para reportar um caso similar. Ponha os estores pelo lado de fora e minimiza um problema.
    Concordam com este comentário:system32,two-rok


    Para mim é mais importante manter a casa aquecida em 8/9 meses de inverno, do que menos quente em 3/4 meses de Verão. e a casa é no Porto relativamente perto do Mar, o que mesmo no Verão terá muitos manhãs com nevoeiro. A minha prioridade era colocar caixa estores e estores no exterior mas não foi possível devido à CMPorto. Toldo estraga a estética da casa. Como ainda esta na fase final de projecto aceito sugestões com as limitações impostas por mim (preferência ao isolamento frio no Inverno) e pela CMPorto
    A opinião que tinha é que com vidros térmicos impedia boa parte do calor de entrar na casa no Verão, apesar de saber que não há comparação com sombreamentos. Tenho possibilidade também de por uma ou duas arvores.
  2.  # 2

    Tenho possibilidade também de por uma ou duas arvores.


    Posso contar a minha experiência. A sul, estão duas tangerineiras e uma laranjeira que sombreiam o rés do chão, mais propriamente uma salinha de inverno acrescentada à casa com duas grandes janelas. A tangerineira mais a nascente, sombreia desde manhã até ao meio-dia, mas está mais afastada da casa, a cerca de 3/4m. As outras estão a cerca de 2/3 metros, a sul da casa. É a zona mais fresca da casa, a salinha! As janelas estão sempre fechadas e não faço ideia que vidros lá estão.
    A poente há uma ameixoeira enorme que sombreia também o primeiro andar, mas não chega para toda a área, e uma nogueira a poente/norte. Distam cerca de 4/5m e 5/6m da casa, respectivamente. Sombreiam a casa e a área à volta.
    As tangerineiras são uma maravilha porque têm folhas muito bastas e cheiram muuuuuito bem na primavera! O único inconveniente é que os passarinhos também gostam delas e os passeios estão sempre sujos, se não se limparem. A ameixoeira é enooooorme e dá boas ameixas! A nogueira é igualmente enooooorme, mas tem o inconveniente de o seu fruto fazer um ruído torturante, em noites de queda de fruto, que impede o regular descanso.

    São árvores de fruto, não são de jardim, mas estou eternamente agradecida aos meus pais por as terem plantado! Dão fruta, sombra, oxigénio e pouso para os passarinhos!:)
    Concordam com este comentário: two-rok
  3.  # 3

    Boa noite, é a primeira vez que aqui estou e ando a procura de ideias para terminar uma moradia. O que eu pretendia era ideias de domotica, tipo abrir e fechar estoros eléctricos à distancia ou fechar todos ao mesmo tempo depois de sair de casa, e outras ideias brilhantes que se pode fazer numa casa inteligente. Estou na fase que ainda posso passar cabos pela casa toda, pois ainda tenho alguns buracos abertos. Sera que alguem me pode dar dicas boas? Obrigado
  4.  # 4

    caro skint2013, este não é o tópico mais indicado para tal.
    Existe sim outros tópicos que falam de domótica e aí você poderá tirar dúvidas ou fazer mais questões.

    faça uma pesquisa por domótica e rapidamente encontrará.

    Abraço
  5.  # 5

    Ainda ontem andei a ver a temperatura dos vidros com a mão.
    Vidros virados a Oeste, 17h, estore a meio:
    Vidro termico desconhecido:
    Coloco a mão no vidro exposto e está um pouco mais quente que no vidro "protegido" pelo estore, mas nada de
    especial.
    Abri a janela e ponho a mão no estore "termico" branco a cerca de 10cm do vidro.
    Está quente, mas facilmente fico lá com as costas da mão. mão mais de 40/50º.
    Vidro normal:
    Está mais quente que o vidro termico, mas não mais de 55-10º

    Tenho dificultade em perceber o problema inicial, excepto pela cor do estore!
    Concordam com este comentário: two-rok
  6.  # 6

    Colocado por: franciscoclement

    Para mim é mais importante manter a casa aquecida em 8/9 meses de inverno, do que menos quente em 3/4 meses de Verão. e a casa é no Porto relativamente perto do Mar, o que mesmo no Verão terá muitos manhãs com nevoeiro. A minha prioridade era colocar caixa estores e estores no exterior mas não foi possível devido à CMPorto. Toldo estraga a estética da casa. Como ainda esta na fase final de projecto aceito sugestões com as limitações impostas por mim (preferência ao isolamento frio no Inverno) e pela CMPorto
    A opinião que tinha é que com vidros térmicos impedia boa parte do calor de entrar na casa no Verão, apesar de saber que não há comparação com sombreamentos. Tenho possibilidade também de por uma ou duas arvores.
    Compreendo a sua posição, mas não se esqueça que nesses 3 meses um deles pode ser bastante desconfortável. Pense em vidros de controlo solar + baixo emissivos, mas o ideal mesmo para o que quer era só baixo emissivos e colocar sombreamentos verticais, pois se colocar os de controlo solar de Inverno não vai ter tanta energia a entrar, basicamente o que está aí a estragar tudo são os estores pelo interior, mas se não os consegue colocar pelo exterior... e as brisas solares não é solução?
  7.  # 7

    certificação energética ! há diferença se estores forem exteriores ou interiores ?
  8.  # 8

    Colocado por: franciscoclementcertificação energética ! há diferença se estores forem exteriores ou interiores ?

    sim
  9.  # 9

    Só para informar de que, sombreei com toldos e desapareceu completamente o problema.
    Os estores sem a incidência solar directa não aquecem minimamente, acima da temperatura do ar, e do lado de dentro do vidro duplo a superfície apresenta-se fria ao toque.
    Tive "azar" porque logo a seguir a montar os toldos estiveram dias sem sol e sómente quase uma semana depois é que comecei a perceber as melhorias.
    Economicamente foi a melhor solução já que a alteração dos vidros era uma pequena fortuna e estava limitado pela caixilharia, que a ser também mudada seria incomportável. Duvido até que essa hipótese fosse só por si tão eficiente.
    Concordam com este comentário: system32
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CC_C&C
  10.  # 10

    agora ja esta servido, mas iria sugerir um sistema de rolo exterior com calhas ou varão de aço a servir como guia, em que devido ao tamanho não iria certamente alterar a vista da fachada e iria dar o resultado que acima foi descrito, é evidente que a melhor maneira de ter uma não exposição é criar uma sombra, também esta mais que provado que estores no interior não resultam, mesmo com os maravilhosos vidros térmicos!!!!
  11.  # 11

    Segundo o exemplo que tenho em casa: bastaria ter estores em branco! mesmo com incidencia solar els não qeuecem muito e a diferença de temperatura da parte do vidro exposto e da parte protegido pelo estore , notava-se muito bem!
  12.  # 12

    Colocado por: Arnnogueiratambém esta mais que provado que estores no interior não resultam


    Nunca foi colocada essa hipótese!

    Colocado por: system32Segundo o exemplo que tenho em casa: bastaria ter estores em branco!


    Hipótese impossível no meu caso.

    Como já disse a melhor solução foi a aplicação de toldos brancos de sombreamento que resolveram o problema de aquecimento dos estores por incidência solar.

    Continua a ser um mistério para mim alguns foristas afirmarem que o aquecimento dos tais "estores térmicos" é irrelevante.
  13.  # 13

    Boas mudei os meus estores de Pvc à uns anos por alumínio térmico. Sem querer um dia com muito sol e qual o meu espanto que mal toquei no estore,pelo interior queimava ,fator térmico sera algo que parece não existir ou pelo menos muito inferior ao velhinhos Pvc
  14.  # 14

    Pois é, tem toda a razão.
    A designação desses estores de "térmicos" deve ser exactamente porque aquecem bastante. É um dos casos mais gritantes de publicidade enganosa.

    Mas se ler o tópico todo vai espantar-se com a quantidade de foristas que não dão qualquer importância ao facto e até ridicularizam o problema.
    Concordam com este comentário: treker666, Picareta
  15.  # 15

    Colocado por: joao pauloBoas mudei os meus estores de Pvc à uns anos por alumínio térmico.

    Diz-se alumio térmico, porque permitem estrelar ovos quando expostos ao sol.
    Concordam com este comentário: PMMA
  16.  # 16

    Não acredido que sejam brancos!!
    Os meus só não apanham sol de manhãzinha por que depois estão o resto do dia a levar com sol directo
    E toco perfeitamente neles depois de um dia de bom calor.

    Termicos não são, mas queimar a mão nem pouco mais ou menos.
    Agora se os escolhem escuros...

    Colocado por: joao pauloBoas mudei os meus estores de Pvc à uns anos por alumínio térmico. Sem querer um dia com muito sol e qual o meu espanto que mal toquei no estore,pelo interior queimava ,fator térmico sera algo que parece não existir ou pelo menos muito inferior ao velhinhos Pvc
  17.  # 17

    Há cerca de 2 anos substituí os estores de PVC por alumínio e estou satisfeito. Não noto qualquer aquecimento dos estores mesmo depois de uma tarde inteira de exposição solar. Agora estou a pensar eletrificar os mesmos para eliminar os buracos das cintas e aumentar o conforto.
  18.  # 18

    Colocado por: CarvaiHá cerca de 2 anos substituí os estores de PVC por alumínio e estou satisfeito. Não noto qualquer aquecimento dos estores mesmo depois de uma tarde inteira de exposição solar.

    Tem a certeza que os seus estores são de alumínio?
    ST
  19.  # 19

    Absoluta, trabalhei dezenas de anos no mercado de alumínio embora não na construção civil.
  20.  # 20

    Colocado por: CarvaiAbsoluta, trabalhei dezenas de anos no mercado de alumínio embora não na construção civil.

    Carvai, a minha pergunta tinha alguma ironia porque, baseando-me apenas na minha experiência como consumidor, não acredito (desculpe!) que uns estores de alumínio, depois de uma tarde inteira de exposição solar, não fiquem quentes... e bem quentes!
    ST
    Concordam com este comentário: Nss
 
0.0320 seg. NEW