Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estou à procura da 1ª casa e falaram-me no Jardim da Amoreira, como um sítio agradável para viver e perto de Lisboa.

    Já vi uma série de T2, com um preço entre os 150.000€ e os 170.000€.

    Alguém mora neste bairro? Se tiverem alguma informação, por favor digam-me o que acham do bairro, da qualidade de construção dos apartamentos, dos valores a que os mesmos estão à venda...

    Também estou aberto a sugestões de outras zonas para viver que possam ser interessantes.

    Muito obrigado!
  2.  # 2

    Casas caras e pequenas..
  3.  # 3

    170k por um T2? Vem com cadeiras de ouro? ou a sala tem 300m2?

    Terra envia mensagem para Marte: os tempos de patos bravos e casas que valorizam para sempre já era. Há por aí 40% de casas às moscas!
  4.  # 4

    De Gondomar para o planeta adias: olhe que na minha terreola vendem-se T2 mais caros e ainda há quem os compre. Também há a metade do preço mas, ao que julgo saber, não se vendem tão bem.
  5.  # 5

    Colocado por: adias170k por um T2? Vem com cadeiras de ouro? ou a sala tem 300m2?

    Terra envia mensagem para Marte: os tempos de patos bravos e casas que valorizam para sempre já era. Há por aí 40% de casas às moscas!


    O problema é pelo que tenho andado a pesquisar de apartamentos em Lisboa, se baixarmos a fasquia para os 130.000€ (por exemplo), o que encontramos são apartamentos usados, e na sua maioria em mau estado e a precisarem de umas boas obras.

    Para além disso, estamos a falar de T2 na sua maioria entre 150-160k, mas com financiamento a 100% (mt importante!), e também é preciso ter em conta que são apartamentos novos. E com alguma negociação estes valores ainda poderão baixar.

    Como é óbvio, comecei a pesquisar por valores mais baixos, mas os apartamentos que vi nem vale a pena comentar.
  6.  # 6

    novohabitante, há quase 4 anos andei a ver casas no Jardim da Amoreira e estive interessado num T3 cujo valor andava nos 195.000 Eur.

    Depois ponderei bem e melhor. Achei que era um risco muito grande apostar numa zona muito recente e não consolidada, com muitos lotes por vender e bastantes ainda por construir. Não arrisquei pagar 195.000 Eur neste contexto numa altura em que a procura estava a diminuir.

    Sinceramente, não aconselho a comprar em urbanizações muito recentes que tenham muitos apartamentos para vender. Em caso de necessidade de se vender a casa, a única coisa garantida é que se vai perder bastante dinheiro porque o imóvel passa a ser usado e porque ao lado há casas novas cujo preço continua a ter tendência de descida.

    Mais vale um apartamento usado numa zona consolidada, em que a procura não se ressinta tanto e, por conseguinte, se por alguma razão precisar de vender a casa, pelo menos não perca dinheiro.
    Concordam com este comentário: FD, jorgferr, cinderela, Silver Wolf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: novohabitante
    •  
      FD
    • 8 julho 2013

     # 7

    Já leu isto, certo? https://forumdacasa.com/discussion/4823/apartamento-em-jardim-da-amoreira-odivelas-opinioes/
    São 30 páginas de Jardim da Amoreira. :)

    Pessoalmente, concordo plenamente com a opinião do goliver.

    Mas, o problema maior é outro: conseguirá financiamento bancário a comprar um apartamento noutra zona, que não seja "do" banco?
    Eu acho que a percentagem de crédito à habitação concedido a imóveis externos à esfera do banco deve andar pela marginalidade... ou seja, a comprar com crédito só dos bancos ou só se foi financiando pelos bancos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: novohabitante
  7.  # 8

    Colocado por: golivernovohabitante, há quase 4 anos andei a ver casas no Jardim da Amoreira e estive interessado num T3 cujo valor andava nos 195.000 Eur.

    Depois ponderei bem e melhor. Achei que era um risco muito grande apostar numa zona muito recente e não consolidada, com muitos lotes por vender e bastantes ainda por construir. Não arrisquei pagar 195.000 Eur neste contexto numa altura em que a procura estava a diminuir.

    Sinceramente, não aconselho a comprar em urbanizações muito recentes que tenham muitos apartamentos para vender. Em caso de necessidade de se vender a casa, a única coisa garantida é que se vai perder bastante dinheiro porque o imóvel passa a ser usado e porque ao lado há casas novas cujo preço continua a ter tendência de descida.

    Mais vale um apartamento usado numa zona consolidada, em que a procura não se ressinta tanto e, por conseguinte, se por alguma razão precisar de vender a casa, pelo menos não perca dinheiro.
    Concordam com este comentário:FD,jorgferr,Silver Wolf
    Estas pessoas agradeceram este comentário:novohabitante


    Obrigado pela resposta, concordo com o que disseste.

    No entanto, não sei até que ponto essa questão já não se alterou um pouco. Quando lá fui este fim-de-semana, já havia muito movimento de pessoas, carros, casas habitadas. Eu próprio abordei essa questão e o mediador disse-me que mais de 90% das casas já estão vendidas. Obviamente que há aqui uma margem de erro, mas não deve andar muito longe da realidade,porque mesmo através de pesquisas na net vê-se que não há assim tantas casas à venda, e prédios em construção contam-se pelos dedos.
    •  
      FD
    • 8 julho 2013 editado

     # 9

    Colocado por: novohabitantee o mediador disse-me que mais de 90% das casas já estão vendidas

    Ui... pode acreditar no que quiser e até pode ser verdade mas, os mediadores só dizem aquilo que quer ouvir. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: novohabitante
  8.  # 10

    Colocado por: FDJá leu isto, certo?https://forumdacasa.com/discussion/4823/apartamento-em-jardim-da-amoreira-odivelas-opinioes/
    São 30 páginas de Jardim da Amoreira. :)

    Pessoalmente, concordo plenamente com a opinião do goliver.

    Mas, o problema maior é outro: conseguirá financiamento bancário a comprar um apartamento noutra zona, que não seja "do" banco?
    Eu acho que a percentagem de crédito à habitação concedido a imóveis externos à esfera do banco deve andar pela marginalidade... ou seja, a comprar com crédito só dos bancos ou só se foi financiando pelos bancos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:novohabitante


    Obrigado pela resposta.

    Sim, já li todas as 30 páginas desse tópico mas, como já há muito tempo que ninguém faz nenhum post, e a realidade agora também parece ser outra, decidi abrir outro tópico.

    A parte que referes do financiamento é, para mim, super importante. Nós precisamos de 100% do financiamento, daí também estar interessado nesta urbanização.
  9.  # 11

    Colocado por: FD
    Ui... pode acreditar no que quiser e até pode ser verdade mas, os mediadores só dizem aquilo que quer ouvir. :)


    Eu próprio referi que havia uma margem de erro nessa afirmação, porque obviamente os mediadores só dizem o que pensam que nós queremos ouvir. Agora o que também tento perceber é qual será a taxa de ocupação real, o que por uma análise superficial, não me parece que seja assim tão baixa - pessoas, carros, oferta de serviços, casas que de fora se vê que estão habitadas, quantidade de casas à venda na net.

    E eu coloquei que a pessoa em questão me tinha referido uma taxa de 90% de ocupação, mas o que referiu foi mesmo uma taxa de 99%! Eu próprio já tinha dado um desconto de quase 10% :-)
    •  
      FD
    • 8 julho 2013

     # 12

    Colocado por: novohabitanteNós precisamos de 100% do financiamento

    Não têm dinheiro nenhum? Cuidado, muito cuidado.
    Além disso, eles dizem sempre até 100%, preste bem atenção ao "até".

    O que não falta para aí são urbanizações com financiamento até 100%. E algumas, na minha opinião, até mais bem localizadas. Já viu a zona da Damaia/Reboleira? A zona em si "assusta" um pouco mas, em termos de localização parece-me melhor que o Jardim da Amoreira.
  10.  # 13

    Colocado por: FD
    Não têm dinheiro nenhum? Cuidado, muito cuidado.
    Além disso, eles dizem sempre até 100%, preste bem atenção ao "até".

    O que não falta para aí são urbanizações com financiamento até 100%. E algumas, na minha opinião, até mais bem localizadas. Já viu a zona da Damaia/Reboleira? A zona em si "assusta" um pouco mas, em termos de localização parece-me melhor que o Jardim da Amoreira.


    Nós expusemos bem a nossa situação, e no final o mediador até nos deu a mensalidade para cada casa. Aliás, ele até só nos mostrou as casas que sabia que nós tinham condições para obter financiamento, por isso nessa questão ele foi impecável.

    Tenho procurado e vou continuar a procurar por outras localizações, mas na Damaia nem pensar. Já tenho muitos anos de vida na linha de Sintra :-)
  11.  # 14

    Eu procuraria algo novo, com financiamento a 100%, fora das grandes urbanizações.

    Os problemas de comprar em grandes urbanizações são imensos:

    - Enorme concorrência quando quiser vender daqui a uns anos.
    - Surpresas com construção de edifícios para realojamento.
    - Construção de muitos prédios já aprovados, por fazer.

    Na zona dos arredores de Lisboa acho que há melhores opções.
    Fugir das grandes urbanizações obriga a um trabalho acrescido de pesquisa, mas a médio/longo prazo é sempre melhor negócio.

    Ahh, e cuidado com os spreads promocionais apenas válidos por alguns anos. Depois vêm a surpresa com a prestação a dar um salto elevado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: novohabitante
  12.  # 15

    atenção novohabitante

    essa coisa do financiamento a 100% algumas vezes é só para inglês ver.

    vou dar-lhe um exemplo

    Eu fui um dos intrevenientes da discussão "Jardim da Amoreira" porque era um sitio que me agradava e eu queria mudar da linha de Sintra (T2 com +/- 100m2 em - Massamá junto da estação) para outro lugar, principalmente por pretender aumentar a familia.

    Seleccionei diversos apartamentos (tipologias entre T3 e T4) com valores entre os 220 k para os T3 e até os 280k para os T4, pretendia também o financiamento a 100% por causa das "coisas", encontro 1 T4 em prédio em construção com protocolo CGD, cujo valor de venda eram 300k e nos mesmos prédios T3 as 260k (áreas brutais / vista sobre LX e a qualidade aparentemente era impecavel), por portas travessas e apesar de estarem "publicados" financiamento a 100% por parte da CGD, vim a saber que:
    T3 -> CGD avaliava o imóvel em "apenas" 210k - ou seja os 55k restantes teriam de ser disponibilizados de outra forma
    T4 -> CGD avaliava o imóvel por "apenas" 235k - ou seja os 65k restantes teriam de ser disponibilizados de outra forma

    no fundo o que quero referir é que na realidade os 100% publicitados são os 100% do valor indicado na avaliação efectuada pelas finanças, ou seja, a não ser que o imóvel esteja registado nas finanças pelos valores pretendidos (que é quase impossível) não irá conseguir os 100%.

    é claro que pelos mediadores, pelos bancos, etc, é tudo possível, desde que haja garantias.
    Concordam com este comentário: anatrindade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: novohabitante
  13.  # 16

    Colocado por: amartinsatenção novohabitante

    essa coisa do financiamento a 100% algumas vezes é só para inglês ver.

    vou dar-lhe um exemplo

    Eu fui um dos intrevenientes da discussão "Jardim da Amoreira" porque era um sitio que me agradava e eu queria mudar da linha de Sintra (T2 com +/- 100m2 em - Massamá junto da estação) para outro lugar, principalmente por pretender aumentar a familia.

    Seleccionei diversos apartamentos (tipologias entre T3 e T4) com valores entre os 220 k para os T3 e até os 280k para os T4, pretendia também o financiamento a 100% por causa das "coisas", encontro 1 T4 em prédio em construção com protocolo CGD, cujo valor de venda eram 300k e nos mesmos prédios T3 as 260k (áreas brutais / vista sobre LX e a qualidade aparentemente era impecavel), por portas travessas e apesar de estarem "publicados" financiamento a 100% por parte da CGD, vim a saber que:
    T3 -> CGD avaliava o imóvel em "apenas" 210k - ou seja os 55k restantes teriam de ser disponibilizados de outra forma
    T4 -> CGD avaliava o imóvel por "apenas" 235k - ou seja os 65k restantes teriam de ser disponibilizados de outra forma

    no fundo o que quero referir é que na realidade os 100% publicitados são os 100% do valor indicado na avaliação efectuada pelas finanças, ou seja, a não ser que o imóvel esteja registado nas finanças pelos valores pretendidos (que é quase impossível) não irá conseguir os 100%.

    é claro que pelos mediadores, pelos bancos, etc, é tudo possível, desde que haja garantias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:novohabitante


    Ok, da próxima vou aprofundar mais essa questão, e procurar saber todos os detalhes.

    Pelo menos nesta 1ª conversa que tive, ficou (ou pelo menos acho que ficou) claro que precisamos dos 100%. Até nos perguntaram se tínhamos dinheiro para as despesas iniciais (escritura, etc), porque até já vi alguns anúncios onde cobrem essas despesas.
  14.  # 17

    Colocado por: Silver WolfEu procuraria algo novo, com financiamento a 100%, fora das grandes urbanizações.

    Os problemas de comprar em grandes urbanizações são imensos:

    - Enorme concorrência quando quiser vender daqui a uns anos.
    - Surpresas com construção de edifícios para realojamento.
    - Construção de muitos prédios já aprovados, por fazer.

    Na zona dos arredores de Lisboa acho que há melhores opções.
    Fugir das grandes urbanizações obriga a um trabalho acrescido de pesquisa, mas a médio/longo prazo é sempre melhor negócio.

    Ahh, e cuidado com os spreads promocionais apenas válidos por alguns anos. Depois vêm a surpresa com a prestação a dar um salto elevado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:novohabitante


    Sim, tenho mesmo que aprofundar a questão do spread. Do que vi dão um spread de 2,25 a 2,5%, agora é preciso saber quais são as condições no futuro, tanto para aumentar como para baixar, pois imaginemos uma euribor a 5% como já aconteceu, mais spread de 2,5%, a factura fica de cortar à faca.

    Tenho tentado procurar outros lados, mas está difícil. Sugeres alguma coisa?

    Muito obrigado!
  15.  # 18

    Colocado por: novohabitanteNós precisamos de 100% do financiamento, daí também estar interessado nesta urbanização.


    Precisa de 100% e não considera um apartamento usado?!

    Os preços da habitação estão a cair fortemente. Com 40% de excesso de casas no país, assim continuará por largos anos.
    Faça contas, compra uma casa nova, perde 10 a 15% assim que a habita, por passar a ser usada. Adicione-lhe 20% de desvalorização nos próximos 4 a 5 anos. Some a impossibilidade de vender em prazos "decentes". Adicione que a casa provavelmente não tem garantia (por ser do banco) e aparece-lhe um problema que custa 5 mil. 30 a 40% do seu "investimento" esfumou-se até 2017.

    Faça a conta aos juros que pagará pelo empréstimo, some 40% do valor do empréstimo esfumado e já comprou uma casa decente usada numa zona central.
    Concordam com este comentário: anatrindade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: novohabitante
  16.  # 19

    Colocado por: adias

    Precisa de 100% e não considera um apartamento usado?!

    Os preços da habitação estão a cair fortemente. Com 40% de excesso de casas no país, assim continuará por largos anos.
    Faça contas, compra uma casa nova, perde 10 a 15% assim que a habita, por passar a ser usada. Adicione-lhe 20% de desvalorização nos próximos 4 a 5 anos. Some a impossibilidade de vender em prazos "decentes". Adicione que a casa provavelmente não tem garantia (por ser do banco) e aparece-lhe um problema que custa 5 mil. 30 a 40% do seu "investimento" esfumou-se até 2017.

    Faça a conta aos juros que pagará pelo empréstimo, some 40% do valor do empréstimo esfumado e já comprou uma casa decente usada numa zona central.


    Eu nem considero a casa como um investimento, acho que esse tempo já foi ou, pelo menos, é de um investimento muito especulativo.

    Eu nem me importava de alugar uma casa, e até andei à procura, mas os preços da renda e a qualidade das casas que encontrei é basicamente para esquecer.

    Casas usadas também já procurei, mas o problema é que encontramos casas, por exemplo, a 120k, mas para aquilo ficar com um aspecto mais clean teria logo que investir outros tantos milhares em obras, e isto nos arredores. Mesmo no centro de Lisboa então é proibitivo, as casas são caras e muitas vezes estão em condições que deixa muito a desejar.
    • pom
    • 8 julho 2013

     # 20

    Colocado por: adias

    Precisa de 100% e não considera um apartamento usado?!

    Os preços da habitação estão a cair fortemente. Com 40% de excesso de casas no país, assim continuará por largos anos.
    Faça contas, compra uma casa nova, perde 10 a 15% assim que a habita, por passar a ser usada. Adicione-lhe 20% de desvalorização nos próximos 4 a 5 anos. Some a impossibilidade de vender em prazos "decentes". Adicione que a casa provavelmente não tem garantia (por ser do banco) e aparece-lhe um problema que custa 5 mil. 30 a 40% do seu "investimento" esfumou-se até 2017.

    Faça a conta aos juros que pagará pelo empréstimo, some 40% do valor do empréstimo esfumado e já comprou uma casa decente usada numa zona central.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:novohabitante


    Enfim...
 
0.0260 seg. NEW