Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

    a hora é de combate e socorro
    é incrível como há tanto blablá sempre a criticar
    dá ideia que em Portugal mesmo que a tragedia fosse devido a um tsunami haveria sempre alguém a tentar descobrir quem são os responsáveis.
    Concordam com este comentário: eu
    • emad
    • 18 junho 2017

     # 322

    Colocado por: marco1a hora é de combate e socorro
    é incrível como há tanto blablá sempre a criticar
    dá ideia que em Portugal mesmo que a tragedia fosse devido a um tsunami haveria sempre alguém a tentar descobrir quem são os responsáveis.

    A capacidade de críticar é uma das qualidades de um país democrático e desenvolvido.
    Já a incompetência não devia ter lugar aqui num país dito desenvolvido.
    Só apurando as falhas é que se consegue prevenir desgraças como estas no futuro.
  2.  # 323

    Colocado por: emad
    1. Só apurando as falhas é que se consegue prevenir desgraças como estas no futuro.

    Regressando ao ano de 2003, mais concretamente no dia 3 de Agosto, a zona do Pinhal Interior Norte, Pinhal Interior Sul e Médio Tejo ardeu toda, desde esse ano, a unica coisa que vejo é plantações de eucaliptos desordenadas, prédios rústicos ao abandono, cheios de mato(e contra mim falo), uma população com uma idade média de 70/80 anos... Onde estão as falhas? Sempre estiveram na prevenção, e falta de ordenamento do território!
    Concordam com este comentário: emad
  3.  # 324

    Seria interessante saber até que ponto é que algumas destas pessoas forma de tal maneira inocentes por terem sido apanhadas pelo "espectáculo" que foram ver!
    Numa reportagem em directo pela sic ao sec de estado, quando o sr estava a fazer um apelo às populações para não se deslocarem para os teatros de operações, cortaram o directo, já não dava audiências...
    • emad
    • 18 junho 2017

     # 325

    A administração central, local e responsáveis políticos dão a cara para dar os pêsames às famílias das vitimas, mas daqui a uns meses nas próximas eleições, só pensam em embelezar jardins, alcatroar estradas e pintar e limpar monumentos para tudo estar bonito e parecer que fizeram muita obra durante os últimos 4 anos.
    Infelizmente o assunto prevenção quer em incêndios, inundações, atentados e outras catástrofes, é assunto que vai para além das capacidades dos responsáveis.
    Quando a ponte entre os rios caiu foi igual.
    • emad
    • 18 junho 2017

     # 326

    Amanhã o tema do programa "prós e contras" vai ser sobre os incêndios.
    Vai-se falar muito, e como temos muitos responsáveis inteligentes e entendidos em incêndios, e que sabem como se evitam estas tragédias, tudo isto vai ficar resolvido no futuro.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, eu
    • tnjp
    • 18 junho 2017

     # 327

    Estamos num país onde se fazem muitos estudos, muitas análises, muitas reuniões, muito bla bla... Agora trabalho no terreno, tá quieto que não dá votos...
    Concordam com este comentário: emad
  4.  # 328

    Se forem estudos como os do TGV ou dos aeroportos, já sabemos para que é que servem.
    Concordam com este comentário: emad
  5.  # 329

    limpar o **** com os estudos
  6.  # 330

    Leio em alguns comentários aqui vontade de atribuir culpas quando ainda a desgraça está a decorrer. Provavelmente não conhecem o terreno, os acessos, as condições reais que levaram à ignição duma catástrofe destas. Em vez de descarregarem em associações de bombeiros, trabalho de prevenção da proteção civil, governo etc, o melhor a fazer agora é tentar ajudar com donativos principalmente quem se situa nas proximidades e deixarem trabalhar quem arrisca a vida pelos outros sem tecer criticas que desconhecem.
    Concordam com este comentário: ktm333, marco1, eu
  7.  # 331

    Desde que me lembro, em torno destes incidentes existe sempre muita demagogia, hipocrisia, incompetência, interesses, desorganização etc...etc...
    O que não vejo é após os incidentes já chamados de catástrofes, trabalho no sentido de evitar que se produzam novamente... E sim obrigado a todos os bombeiros voluntários e profissionais... Mas isto não anula os problemas causados pelo falta de coordenação e conflito de interesses entre corporações ... todos os anos falamos de e o mesmo...
    Paz aos que partiram sorte aos que ficam.
    😞
    Concordam com este comentário: emad, master_chief, 21papaleguas
  8.  # 332

  9.  # 333

    Colocado por: zeto.
      image5.jpeg
    que tragédia .
    • eu
    • 18 junho 2017

     # 334

    Infelizmente, num país com a nossa orografia e clima, estes grandes incêndios são inevitáveis. A menos que todos os anos queiram cortar centenas de milhares de hectares de vegetação e árvores, o que é completamente inviável.

    Já estas mortes deviam ser evitáveis... Meu Deus, aquelas famílias com crianças nos carros... nem quero imaginar.
  10.  # 335

    Pensava que o País estava a avançar.Que uma tragédia destas só na idade média...Mas nem isso ,nessa época as pessoas mantinham os campos e florestas limpos pois era o seu sustento.

    How fragile we are...
  11.  # 336

    Coitadas das pessoas. Nem dá para pensar no que terão passado. Sem palavras. Tenho muita muita pena.
    Concordam com este comentário: dedao
  12.  # 337

    Já evoluiu até Cernache, por este andar vai a zona do Pinhal Interior Norte e Sul toda como em 2003.. :(
    • TZW
    • 19 junho 2017

     # 338

    Andam a comprar misseis em vez de recursos de proteção uteis, agora é esperar que os bombeiros consigam controlar, que venha uma chuva e ir limpando as matas porque não é só ter terrenos por ter há que fazer manutenção/prevenção.
  13.  # 339

    Não percebo porquê de ver bombeiros a fazerem peditórios em semáforos, festas e sardinhadas para angariação de fundos,... Vai prai uma açorda muito grande e depois quando são precisos não há, é o dispositivo demora não sei quanto tempo a montar... Porque não se garante logo que os homens têm condições para trabalhar... E ao mesmo tempo que se dá... Exige-se e coloca-se responsabilidade... Quem melhor que eles para controlar a limpeza das matas e ajudarem na limpeza do que é nacional...

    Se calhar foi só coincidência as festas dos santos e o incêndio... Em que durante horas e horas estavam apenas meia dúzia de bombeiros no terreno... Mas acho que temos de trabalhar muito no que diz respeito a organização e tempo de resposta! Porque em eficiência... Pobres coitados fazem tripas coração e andam ali até caírem pro lado... Não me parece que possam fazer mais...

    Mais uma vez encostando no que de pior se faz na Europa... 60mortes num incêndio florestal, obriga-nos a criticar e a tirar elaccoes... Claro!
  14.  # 340

    Colocado por: GT_racingMais uma vez encostando no que de pior se faz na Europa... 60mortes num incêndio florestal, obriga-nos a criticar e a tirar elaccoes... Claro!


    Claro, todos os anos ardem resmas e resmas de hectares de floresta em Portugal, já sabemos de antemão que algo não funciona bem no que diz respeito ao ordenamento florestal, aos proprietários de terrenos que não respeitam a lei, à impunidade de coimas, multas e responsabilidades dos mesmos por não respeitarem a limpeza e ao cerco apertado que não existe por parte das entidades competentes a estes factos. Também não dispomos de meios suficientes no combate aos fogos destas dimensões muito menos em locais rurais de difícil acesso.
    Mas, com o orçamento de Estado que temos, eu diria que é mais fácil actuar doutra forma, porque é que em Portugal há seres porcos e desprezíveis sem qualquer preocupação para com o próximo e sem qualquer sentimento de culpa, vão fazer o belo do piquenique ao fim de semana e deixam lixo por todo o lado?! É garrafas de vidro, é plásticos, é tudo.... como se sabe com temperaturas destas a combinação dum vidro partido a fazer de lupa ao sol e mato seco... é um ponto muito fácil de ignição.... os fumadores e porcalhice de ir a conduzir a atirar beatas pela janela fora?! A culpa disto não é da proteção civil nem da coordenação ou falta dela dos bombeiros, É NOSSA PORTUGUESES. Infelizmente tenho de admitir que há MUITOS PORTUGUESES PORCOS.
    Quanto a esta desgraça em concreto, segundo informações de comunicação social a polícia judiciária já está no terreno a colaborar com os peritos especialistas nestas matérias, portanto é deixar que a investigação funcione. Não adianta nada atribuir culpas singulares aqui e ali sem saber dos factos.
    Sinceramente, estou demasiado horrorizado a pensar naquelas pessoas que lá ficaram para dizer que o incêndio foi disto ou daquilo.
    O presidente do Município de Pedrogão já se adiantou perante as câmaras a insinuar que não tinha dúvida nenhuma que era mão criminosa, isso fica-lhe muito mal.... não há certezas de nada ainda!
 
0.1331 seg. NEW