Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

a meu ver só há uma coisa a fazer em Portugal , rentabilizar a mão de obra da cadeia para limpeza de mato ( justificar o custo e beneficio de ser preso ) , obrigar os donos dos terrenos a criar condições ou expropriar até ao valor das condições ...

por serem locais mais ou menos de acessos complicados o importante é salvaguardar o mais importante ...

depois os Bombeiros tem que ter uma palavra forte , com tanta greve neste país por tanta paneleirice são os bombeiros que deverem ficar paralisados principalmente quando for assuntos tratados para o governo !!!! isto chega a causar nojo !!!!!!!!!!!!
  2.  # 342

Colocado por: rafaelisidoro obrigar os donos dos terrenos a criar condições ou expropriar até ao valor das condições ...

Grande parte destes terrenos tem muito baixo valor comercial, o rendimento que se tira dos mesmos é zero, muitos deles são do estado

não ha dinheiro que aguente a limpeza dos mesmos.....
  3.  # 343

Os velhos do Restelo estão em​ todo lado...
    A indignação tem pouca vitalidade em Portugal...
    A memória individual e coletiva está associada a distância do 0° (grau zero)
  4.  # 344

Colocado por: larkhe

Grande parte destes terrenos tem muito baixo valor comercial, o rendimento que se tira dos mesmos é zero, muitos deles são do estado

não ha dinheiro que aguente a limpeza dos mesmos.....

A solução não passa por " esperar que não aconteça nada" e confiar na sorte...
  5.  # 345

Colocado por: Marcopom
    A solução não passa por " esperar que não aconteça nada" e confiar na sorte...

Eu disse que passa por confiar na sorte?

Falo por experiência própria, para manter os meus minimamente limpos , tive de investir 25000 euros num tractor com alfaias, e pelos menos duas vezes por ano fazer a limpeza, o que me custava cerca de 3000 euros anos em homens e aluguer de tractor .

Esse valor é a fundo perdido pois desses terrenos não retiro um euro de rendimento.

Agora há muitos proprietários que não tem hipótese nenhuma de limpar , e mesmo que seja expropriado como diz o Rafael de pouco vale , o estado também não limpa.
    Concordam com este comentário: treker666, Bricoleiro
  6.  # 346

Colocado por: larkheo estado também não limpa.

não limpa porque não quer limpar , há muita mão de obra nas cadeias , muita gente a comer de graça de todos nós e repare que eu disse que há situações que não dá mas podemos salvaguardar o mais importante que é a vida nas aldeias ...
    Concordam com este comentário: larkhe, zinna
  7.  # 347

Eu disse que passa por confiar na sorte?

Falo por experiência própria, para manter os meus minimamente limpos , tive de investir 25000 euros num tractor com alfaias, e pelos menos duas vezes por ano fazer a limpeza, o que me custava cerca de 3000 euros anos em homens e aluguer de tractor .

Esse valor é a fundo perdido pois desses terrenos não retiro um euro de rendimento.

Agora há muitos proprietários que não tem hipótese nenhuma de limpar , e mesmo que seja expropriado como diz o Rafael de pouco vale , o estado também não limpa.
    Concordam com este comentário:treker666

Eu não lhe respondi, citei o que disse e fiz uma observação de forma geral.... O que o sr. disse é verdade mas não se aplica a toda a área florestal...
  8.  # 348

Colocado por: Marcopom
    mas não se aplica a toda a área florestal...

Aplica se a 90% dos casos onde existe mais reincidência de fogos
  9.  # 349

Aplica se a 90% dos casos onde existe mais reincidência de fogos

Qual seria na sua opinião a solução possível a curto/médio prazo, para esses 90%?
  10.  # 350

Podia se fazer disso um negócio, limpezas das matas seria para produção de combustível de biomassa,
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, eu, zinna
  11.  # 351

Colocado por: Sergio RodriguesPodia se fazer disso um negócio, limpezas das matas seria para produção de combustível de biomassa,

Já me lembrei disso, mas o custo da recolha de mato associado à variabilidade e baixo rendimento do combustível resulta numa opção economicamente não viável.

Largar cabras (muitas!) pelo monte deveria ser mais eficaz! :D
  12.  # 352

Há que tornar então a biomassa mais atrativa, muitos edifícios públicos poderiam utilizar este tipo de combustível, desde escolas etc etc
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, eu, zinna
  13.  # 353

Colocado por: Sergio RodriguesHá que tornar então a biomassa mais atrativa, muitos edifícios públicos poderiam utilizar este tipo de combustível, desde escolas etc etc

Mas a biomassa não fica mais atractiva por decreto! :D

O mato tem muito volume para pouco combustível. Recolher mato é demora e trabalhoso, e em encostas praticamente impossível de usar maquinaria a sério. Os pellets têm normas de fabrico, e a lenha tem de ser de resinosas tipo pinho ou semelhante obrigatoriamente. Todos os equipamentos a pellets trabalham neste pressuposto.
  14.  # 354

Nada disso, o estado pode muito bem. Tornar mais atractivo um tipo de combustível em relação a outro, sei de edifícios grandes que são autosuficientes com a biomassa isto utilizando apenas a matéria que têm nos terrenos anexos, a qualidade do combustível vai é tornar mais frequentes as manutenções e limpezas
  15.  # 355

Colocado por: ClioIILargar cabras (muitas!) pelo monte deveria ser mais eficaz! :D

Houve uma altura que se falou nisto a sério.
    Não saiu do gabinete.
  16.  # 356

17.  # 357

Colocado por: rafaelisidoro
    não limpa porque não quer limpar , há muita mão de obra nas cadeias , muita gente a comer de graça de todos nós e repare que eu disse que há situações que não dá mas podemos salvaguardar o mais importante que é a vida nas aldeias ...
    Concordam com este comentário:larkhe

Aqui está.

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=prevencaoflorestal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  18.  # 358

Colocado por: Sergio RodriguesNada disso, o estado pode muito bem. Tornar mais atractivo um tipo de combustível em relação a outro, sei de edifícios grandes que são autosuficientes com a biomassa isto utilizando apenas a matéria que têm nos terrenos anexos, a qualidade do combustível vai é tornar mais frequentes as manutenções e limpezas

É preciso dizer mais? :)
  19.  # 359

20.  # 360

Colocado por: ClioII

É preciso dizer mais? :)
    mais o k?

0.1804 seg. NEW