Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: rafaelisidoroé a tal prevenção que para muitos não evita nada !

    Concordo!
  2. Colocado por: pedromdfQual é o poder de decisão de um ministro (qualquer) para impedir que aqueles dois filhos que decidirão ir defender a propriedade do pai e acabaram por morrer. Ou daquele homem que voltou para trás para tentar salvar os seus animais e já não regressou. Eu próprio e os meus familiares decidimos tentar por tudo defender as 3 casas que acabaram por se perder e que por sorte escapámos com vida. Eu acho muito bem que cada um tenha o poder de decidir defender o que é seu mesmo que para isso perca a vida e sem que isso seja considerado culpa de mais ninguém!


    Eu sei o que isso é, já tive o fogo perto da casa dos meus pais e dali ninguém arredou pé. É fácil ser lógico quando se está por fora, uma casa não vale a vida de uma pessoa e tal, mas na prática depende de pessoa para pessoa.
  3. "Já arderam 506 mil hectares nos incêndios de 2017, mais do que em 2003, o pior ano de que havia memória. A mancha devastada pelo fogo equivale ao tamanho do distrito de Viseu"
    Fonte: expresso

    E ainda não acabou o ano ...
  4. Colocado por: rafaelisidoroAs vitimas estão em primeiro lugar , e , tudo isso tem a ver com as vitimas Branco , não estou a ver o lema dos bombeiros a ser vida por arvore em vez de vida por vida ... Tudo isso se resume às vítimas ! Acho eu ou então já tou como o outro quando tudo arder fica tudo bem ...


    A vida de uma pessoa é sagrada e essa deve ser a prioridade das autoridades. Na prática, estás a ver tudo a arder à tua volta, não queres perder a tua vida, mas também não queres perder a tua casa, o teu carro e as tuas coisas... é complicado. Ainda por cima aquelas pessoas estavam completamente abandonadas...
  5. Colocado por: branco.valter


    O que é que as vitimas têm a haver para aqui? Os Bombeiros combatem os fogos, não previnam os mesmos, não fazem política de ordenamento do meio rural.


    O que é que tem a ver? Quem paga as indemnizações às famílias das vítimas? Não é Estado?
    Não fazem por enquanto no modelo actual, se ler com atenção o que eu e mais uns quantos neste tópico defendemos é meter os Bombeiros como uma força do Estado na prevenção e no combate.
    • RCF
    • 18 outubro 2017
    Colocado por: pedromdfQual é o poder de decisão de um ministro (qualquer) para impedir que aqueles dois filhos que decidirão ir defender a propriedade do pai e acabaram por morrer. Ou daquele homem que voltou para trás para tentar salvar os seus animais e já não regressou.

    O poder de decisão de um Ministro, ou melhor, a obrigação de um Ministro e de um Governo, é ordenar o território (particularmente a floresta) e criar e estruturar mecanismos públicos de prevenção e combate a incêndios, que evitassem que aqueles dois filhos tivessem de ir defender a propriedade do pai nem aquele homem tivesse de salvar os seus animais.
    E nisto, não apenas o atual, mas também os Governos que o precederam, falharam.
  6. Os Bombeiros já têm demasiado trabalho. Já eu até concordo com a transformação dos Corpos de Bombeiros Voluntários em Municipais, pelo menos um por Concelho, mas também gosto que haja os Sapadores Florestais e que as suas competências e meios sejam e muito reforçados.

    Na prática os Sapadores Florestais ajudavam a prevenir os incendios, apoiados por uma legislação com cabeça, tronco e membros e se tudo o mais falha-se entravam em acção os Bombeiros.
    • RCF
    • 18 outubro 2017
    Colocado por: reginamarmas enquanto houver floresta e matos haverá sempre incêndios!

    Colocado por: reginamaracabem com as árvores que acabam os incêndios!

    Basta alterar as espécies. Se cada eucalipto for substituído por um carvalho e cada pinheiro for substituído por um sobreiro, podemos continuar a ter árvores e floresta e os incêndios serão drasticamente diminuídos.
    O carvalho, por exemplo, não só é (muito) mais resistente ao fogo, como debaixo das suas ramagens o mato é muito reduzido, pois a sua sombra densa não contribui para o crescimento de outras espécies.
    O problema é que existe quem prefira continuar a alimentar a indústria da celulose (e outras com origem nas madeiras), nem que para tal o preço seja a perda de vidas humanas.
    Concordam com este comentário: jmcxl
  7. Colocado por: RCFO problema é que existe quem prefira continuar a alimentar a indústria da celulose (e outras com origem nas madeiras)

    A indústria da pasta do papel é das maiores exportadoras do país. Acabar com os eucaliptos - como se isso fosse possível e desejável - seria condenar à extinção milhares de postos de trabalho e acabar com centenas de milhões de euros de exportações.
    • jmcxl
    • 18 outubro 2017 editado
    Colocado por: J.Fernandes
    A indústria da pasta do papel é das maiores exportadoras do país. Acabar com os eucaliptos - como se isso fosse possível e desejável - seria condenar à extinção milhares de postos de trabalho e acabar com centenas de milhões de euros de exportações.


    Estupidos dos outros paises que, com area maior do que a nossa, optaram por não ceder à tentação do "ouro verde".
    Por estas e por outras teorias, é que o país está como está.
    São essas teorias que destroem os ecossistemas dos paises "atrasados".
    Concordam com este comentário: RCF
  8. Colocado por: branco.valterOs Bombeiros já têm demasiado trabalho. Já eu até concordo com a transformação dos Corpos de Bombeiros Voluntários em Municipais, pelo menos um por Concelho, mas também gosto que haja os Sapadores Florestais e que as suas competências e meios sejam e muito reforçados.

    Na prática os Sapadores Florestais ajudavam a prevenir os incendios, apoiados por uma legislação com cabeça, tronco e membros e se tudo o mais falha-se entravam em acção os Bombeiros.


    Os nomes que dão às especialidades é que menos me importa, desde que funcione melhor do que agora.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  9. E volto a dizer é urgente o governo dar uma lição de vida , tem que proibir a venda de toda a madeira queimada , é radical com multas impensáveis para quem contrariar a medida !!!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  10. Colocado por: rafaelisidorotem que proibir a venda de toda a madeira queimada


    e vão fazer o quê com ela?
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  11. Colocado por: marvi

    e vão fazer o quê com ela?
    quando aparecer alguem para pagar os prejuízos leva a madeira ... Mas julgo que a 35000 € por hora cada aviao mais uns tantos milhares por dia para o restante tenho a certeza que quem a for comprar não exitara em ser solidário e ainda deixa gorjeta !!!
    Concordam com este comentário: manelvc, Doctor Z
  12. Colocado por: marvi

    e vão fazer o quê com ela?
    quando aparecer alguem para pagar os prejuízos leva a madeira ... Mas julgo que a 35000 € por hora cada aviao mais uns tantos milhares por dia para o restante tenho a certeza que quem a for comprar não exitara em ser solidário e ainda deixa gorjeta !!!

  13. Basta alterar as espécies. Se cada eucalipto for substituído por um carvalho e cada pinheiro for substituído por um sobreiro, podemos continuar a ter árvores e floresta e os incêndios serão drasticamente diminuídos.
    O carvalho, por exemplo, não só é (muito) mais resistente ao fogo, como debaixo das suas ramagens o mato é muito reduzido, pois a sua sombra densa não contribui para o crescimento de outras espécies.
    O problema é que existe quem prefira continuar a alimentar a indústria da celulose (e outras com origem nas madeiras), nem que para tal o preço seja a perda de vidas humanas.


    Isso. Vamos tornar a floresta menos rentável, porque isso funciona sempre.
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
  14. Colocado por: luisvv
    Isso. Vamos tornar a florestamenos rentável, porque isso funciona sempre.


    Não, de jeito nenhum.
    Vamos antes torna-la mais rentavel mesmo que com isso a destruamos, e com ela todo o ecossistema.

    Estupidos dos espanhois, italianos, gregos, turcos e todos os outros povos do Sul da Europa que não aproveitam o dinheirinho abençoado dos eucaliptos.
  15. Que se façam manifestações de apoio à destruição da Amazonia, porque é por uma boa causa: rentabilidade
    Que se façam manifestações de apoio à plantação de palmeira, porque é por uma boa causa: rentabilidade
    Que se façam manifestações de apoio à exploração de petroleo no Alasca, porque é por uma boa causa: rentabilidade

    Que se façam manifestações de apoio à destruição do planeta, porque será em prol da rentabilidade

    Porque é a rentabilidade que funciona sempre.
  16. Hernani Carvalho mostra engenho que foi usado para atear fogos.
    Ele aterrou junto de uma casa, onde foi recolhido pela proprietária.
      Engenho para fogos.jpg
 
0.5577 seg. NEW