Colocado por: 21papaleguas"Engraçado que eu quando fui para o matoso fazer patrulhamento, também no o vi por lá!!! Será que é mentira que você andou por esses sítios?"
Quando se coloca em causa a palavra de alguém sem conhecer essa pessoa de lado nenhum, está tudo dito!
Colocado por: zeuzaAs Forças Armadas podiam desempenhar um papel excelente numa grande lacuna que existe nos grandes incêndios, trata-se da logística. Também o poderiam fazer durante 365 dias com a engenharia militar, abrindo caminhos, arranjando os existentes, abertura de corta fogos, criação de pontos de água, porque não o fazem? Porque as FA cobram-se e não é pouco por estes serviços!!! É vergonhoso mas é a realidade.
Colocado por: zeuzaConcordo que as forças armadas recebam verbas extras ao efectuarem este tipo de missões, porque é óbvio que uma força que saia do quartel tem custos associados. Agora não se podem aproveitar das solicitações da ANPC para se financiarem, e quando digo aproveitar, é mesmo aproveitar, cobrando valores demasiado exagerados.
Como todas as comissões chamadas independentes, de independentes não têm nada, a sugestão de criar uma UME nesse relatório é assinada por um General de Engenharia, nota-se aqui uma independência tremenda...
Aliás, já recolhi algumas opiniões que a UME em Espanha simplesmente não funciona como por cá pintam, estrutura demasiado cara, pesada e inflexível.
Como já referi anteriormente, as forças armadas podem desempenhar um papel importante, patrulhamento preventivo, apoio na logística, rescaldo, abertura caminhos, corta fogos. A logística é um ponto que falha sempre nos grandes incêndios, bastava o exército com as cozinhas de campanha fornecerem as refeições e com tendas criarem espaços de descanso para os operacionais.
Mas isto sou eu a divagar...
Colocado por: zeuzaEm Portugal ainda existe a mania que só a água é que apaga incêndios.
Colocado por: branco.valterMas quem colocou em cheque o trabalho de quem em primeiro lugar?
Colocado por: 21papaleguas
Apesar de discordar em algumas das suas opiniões, nunca pus a sua palavra em causa, nem a sua nem a de ninguém. Portanto agradeço que não ponham a minha.
O que questionei efectivamente foi se realmente as florestas são patrulhadas por militares, porque como disse e repito, nunca os vi pelos locais onde passei, nomeadamente em florestas. Quando muito estarei a por em causa a palavra de um ministro, que considero neste contexto uma figura abstracta.
Colocado por: J.Fernandes
E o que aconteceu?
Fizeram uso do boa velha justiça popular, ataram-no a uma árvore e chegaram-lhe o lume (brando)?
Colocado por: TyrandeLá por VOCÊ não viu, não quer dizer que as pessoas não o façam! É das coisas mais ingratas que há andar lá a fazer patrulhamento, passar lá dias seguidos e depois ainda ouvir comentários destes. Ninguém o esta a fazer por um tapinha nas costas e uma medalha, mas eh pah...mas porra! Não pintem as coisas da forma como vos convém para ficar bem nos comentários ou falem das coisas sem tem conhecimento de causa.
Colocado por: RCF
Pois, só que as Forças Armadas não integram esse conceito de "autoridade" que, no caso e para a suspeita da prática do crime de incêndio, é um fundamento legal admissível para as autoridades, ou melhor, para quem a Lei portuguesa classifica como "órgãos de polícia criminal".
Não quero com isto dizer que concordo ou que defenda que deva ser assim, mas é assim que é.
Colocado por: ktm3334 carros com 500 litros de água cada, numa zona com bastante erva seca e muitos eucaliptos, conseguiram dominar uma frente de fogo vinda de Mação(Gardete não pertence a Mação, já é V.V. Rodão). Isto para mim prova que uma boa coordenação de meios e uma boa estratégia fazem milagres, não é deixar arder...Acredito que sim, bem como acontece em inúmeros incêndios por esse país fora, todos os elos são fundamentais para o sucesso das operações de combate, sejam gips da GNR, bombeiros, canarinhos, sapadores florestais ou privados, existiram inúmeros casos de sucesso por esse país fora, que, por não passarem na televisão foram incêndios como tantos outros...
https://www.facebook.com/GNRGIPS/videos/1397660877015348/?hc_ref=ARS_SX1cUXZqV5aDOs6b8vvZvCcJXvTrcbWzp6vlRWqGY14PAQwUfs5UzYTFxJWMlRI&pnref=story.unseen-section
Colocado por: C. LoboAcredito que sim, bem como acontece em inúmeros incêndios por esse país fora, todos os elos são fundamentais para o sucesso das operações de combate, sejam gips da GNR, bombeiros, canarinhos, sapadores florestais ou privados, existiram inúmeros casos de sucesso por esse país fora, que, por não passarem na televisão foram incêndios como tantos outros...
E para haver sucesso dos meios empregues nos incêndios depende essencialmente do comportamento dos incêndios e do número de ocorrências em simultâneo...