Iniciar sessão ou registar-se
  1. Para já acabou a época ... p'ró ano ano há mais!
  2. Pró ano há mais??? Com esses facilitismos é que aconteceu Pedrogão....
    Vão cair alguns aguaceiros em 2/3 dias, depois está previsto vento de leste, rapidamente os combustíveis vão perder a humidade e estar disponíveis para arder! Vão perder a muito pouca humidade que vão adquirir...
  3. Já me dei ao trabalho de fazer as contas do aluguer dos meios aéreos com base em dados de anos anteriores que vão sendo revelados e cheguei à conclusão que o estado tem feito um bom negócio do ponto de vista estritamente do dinheiro, mesmo que esteja a pagar mais horas do que são necessárias.

    Aqueles meios todos que eles alugam todos os anos não dava para comprar mais que um ou dois helicópteros (por ano) mais a sério para combater incêndios e outras funções ao longo do ano... e isto não inclui os pilotos, nem manutenção, nem combustível! E se cair, é outro prejuízo, eventualmente chegará ao fim de vida útil e tem de ser substituído.

    Do meu ponto de vista, se mandasse e tivesse essa possibilidade exigiria que existissem pelo menos uns 200 helicóptero dos mais potentes e polivalentes (Super Pumas, EH 101, etc.) para serem utilizados para missões militares e para missões civis (combate a incêndios, resgates, transporte de doentes graves, transporte de mantimentos para zonas isoladas, evacuação de populações, etc.).

    Mas deveriam estar distribuídos uns pela força aérea, outros para o exército, outros para a marinha, outros para a protecção civil, outros para um serviço nacional de bombeiros, outros para o INEM/ Cruz Vermelha... enfim, tentar que tivessem todos de facto orientados para determinados objectivos, não obstante poderem existir outros que possam ser acrescentados aos meios existentes para reforçar necessidades temporárias.

    Basta pensar: se existir um terramoto imensas pontes vão cair, imensas árvores junto a estradas vão cair, terras vão abater-se sobre as estradas, e estradas vão desaparecer devido a abatimentos de terra, entre outros... por tanto os meios de deslocação terrestres terão grandes problemas para se deslocarem.
    Se existirem grandes inundações, ter helicópteros ajuda a resgatar pessoas que fiquem isoladas.

    200 helicópteros parecem adequados para toda a panóplia de possíveis missões.

    Mas têm de ser helicópteros robustos, resistentes a explosões electro-magnéticas, tem de conseguir voar à noite, tem de conseguir voar com muito mau tempo, tem de ser de manutenção fácil (ex.: trocar um motor em menos de meia-hora, etc.) e tem de ser fácil de arranjar as peças originais, tem de ter boas comunicações, tem de ter boa autonomia de voo, têm de ser capazes de estar no ar em menos de 5 minutos, se cair a baixa altitude os bancos devem proporcionar protecção para os serem humanos para não ficarem imediatamente paraplégico, etc.
  4. Existe um problema nesse sonho todo, o nosso petróleo (impostos) não chega nem para ter 50, quanto mais 200!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  5. Colocado por: josexyse cair a baixa altitude os bancos devem proporcionar protecção para os serem humanos para não ficarem imediatamente paraplégico, etc.

    Esta é a mais engraçada, bancos anti imediatamente paraplégico, lol.
  6. "Incendiário detido em Barcelos pela PJ é madeireiro"
    Fonte: o minho

    "Madeireiro detido pela PJ por incêndio em Barcelos foi libertado pelo tribunal"
    Fonte: o minho

    Pode lá ser ...
  7. Exército compra 36 drones para detetar incêndios

    36 aeronaves no valor de 5,7 milhões começam a chegar em março do próximo ano e a ser equipadas com sensores de calor.

    O Exército vai começar a receber drones já no próximo ano, cuja principal missão vai ser a deteção de fogos florestais, isto no âmbito do incremento do papel das Forças Armadas nas missões de proteção civil, soube o JN. O envolvimento deste tipo de equipamentos parece enquadrar-se no que o primeiro-ministro, António Costa, referiu no Conselho de Ministros de dia 21 de outubro como sendo meios militares de "apoio à decisão", mas sem os especificar.

    https://www.jn.pt/nacional/interior/exercito-compra-drones-para-detetar-incendios-8888479.html

    https://www.jn.pt/nacional/videos/interior/despertar-em-60-segundos-exercito-vai-detetar-incendios-com-drones-8888784.html
  8. Colocado por: branco.valterparece enquadrar-se no que o primeiro-ministro,

    Ou seja, continuar a gastar à descarada no combate, enquanto na prevenção que custaria muito menos, népia...
  9. Colocado por: 21papaleguas
    Ou seja, continuar a gastar à descarada no combate, enquanto na prevenção que custaria muito menos, népia...


    A prevenção devia estar já a começar a ser feita! O que se vai plantar, quando é que se vai plantar, de que forma, os apoios, as coimas, a sensibilização das populações, etc.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, Doctor Z
  10. Colocado por: branco.valter

    A prevenção devia estar já a começar a ser feita! O que se vai plantar, quando é que se vai plantar, de que forma, os apoios, as coimas, a sensibilização das populações, etc.
    Concordam com este comentário:21papaleguas

    Sem dúvida, concordo em absoluto.
    E que custos é que isto teria?
    Pois é, não havia distribuição de milhões, portanto não pode ser posto em prática.
    Concordam com este comentário: branco.valter
  11. 500 equipas de sapadores?
    Hum, acho um número exagerado, não que não sejam precisas, desde que sejam utilizadas na prevenção.
    Concordam com este comentário: eu
  12. Na resolução, o Governo garante que em 2019 vão estar operacionais 500 equipas de sapadores florestais.
    http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/incendios-governo-vai-investir-16me-em-veiculos-para-sapadores-e-vigilantes-florestais

    O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, anunciou hoje, 21 de Outubro, um investimento de cerca de 20 milhões de euros em várias medidas, nomeadamente na contratação de 500 sapadores florestais (100 equipas) e de 50 vigilantes da natureza. Esta é uma das muitas medidas anunciadas hoje pelo Governo em Conselho de Ministros Extraordinário.
    http://agriculturaemar.com/portugal-vai-ter-cem-equipas-sapadores-florestais-50-vigilantes-da-natureza/

    Assim vai o jornalismo em Portugal!
  13. 500 equipas, 500 sapadores, é quase a mesma coisa... LOL

    O Sapador Florestal é um trabalhador especializado, com perfil e formação específica adequados ao exercício das funções de gestão florestal e defesa da floresta.
    O Sapador Florestal é um trabalhador especializado, com perfil e formação específica adequados ao exercício das funções de gestão florestal e defesa da floresta, designadamente, através de:

    a) Acções de silvicultura;

    b) Gestão de combustíveis;

    c) Acompanhamento na realização de fogo controlado;

    d) Apoio à realização de queimas e de queimadas;

    e) Manutenção e beneficiação da rede divisional e de faixas e mosaicos de gestão de combustíveis;

    f) Manutenção e beneficiação de outras infra-estruturas;

    g) Acções de controlo e eliminação de agentes bióticos;

    Exerce ainda acções de:

    h) Sensibilização do público para as normas de conduta em matéria de natureza fitossanitária, de prevenção, do uso do fogo e da limpeza das florestas;

    i) Vigilância das áreas a que se encontra adstrito, ou estabelecido em POM;

    j) Primeira intervenção em incêndios florestais, apoio ao ataque ampliado e subsequentes operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio, previsto em Directiva Operacional aprovada pela Comissão Nacional de Protecção Civil;

    k) Protecção a pessoas e bens prevista em Directiva Operacional aprovada pela Comissão Nacional de Protecção Civil.
    Concordam com este comentário: eu
  14. Colocado por: branco.valter

    A prevenção devia estar já a começar a ser feita! O que se vai plantar, quando é que se vai plantar, de que forma, os apoios, as coimas, a sensibilização das populações, etc.
    Concordam com este comentário:21papaleguas,Doctor Z


    A prevenção tem que ser feita a contra-ciclo: temos que nos preocupar dos possiveis incendios quando está frio, porque não é quando estiver tudo a arder que temos que nos preocupar.

    Agora que vai cair umas pinguas, vai haver inundações, só quando é que se der as inundações é que se vão lembrar que é preciso limpar as sarjentas. Para os incêndios é igual, só se lembram do que tem de fazer (limpeza, prevenção, etc...) quando já há incêndios. Ainda é a mesma coisa para os sem abrigos: só se lembram deles na altura do frio...
    Concordam com este comentário: eu, branco.valter, 21papaleguas
  15. Colocado por: Doctor Zsó se lembram deles na altura do frio...

    Só nos dias de Natal para ser mais preciso.
  16. "Faça-se sócio dos bombeiros da sua zona de residência"
    Campanha sic

    Nas zonas que foram afectadas pelos incêndios tem-se assistido a um aumento de sócios novos e pagamento de cotas em atraso.
    Aqui no fórum houve opiniões contrárias mas acredito que haverão foristas com melhor opinião.

    Na associação que melhor conheço houve um grande aumento de inscrições novas, o que se receia é que o pagamento das cotas não seja regular.
  17. Colocado por: pedromdf"Faça-se sócio dos bombeiros da sua zona de residência"
    Campanha sic

    Nas zonas que foram afectadas pelos incêndios tem-se assistido a um aumento de sócios novos e pagamento de cotas em atraso.
    Aqui no fórum houve opiniões contrárias mas acredito que haverão foristas com melhor opinião.

    Na associação que melhor conheço houve um grande aumento de inscrições novas, o que se receia é que o pagamento das cotas não seja regular.


    Bem me fazia de sócio na minha zona, agora não sei como vai ser utilizado: será utilizado para o que realmente é necessário ou apenas desviado para proveito de alguns?

    É impressão minha ou já não se fala mais dos incêndios? Então aquelas medidas todas que o governo propos? Já se começou a fazer algo? Ouvi falar dos sapadores florestais, como está isso?

    Doctor Z.
  18. Pagar as cotas aos bombeiros não serve de grande coisa!
    Depende de associação para associação, mas a pagar 12 euros por ano (ou mais, lá está, depende da associação) não é por aí que os bombeiros vão prestar um melhor serviço!
    Porquê? Porque a maior parte é voluntário e não só não recebe como ainda mete do seu bolso, e os que recebem é para andar a fazer os mesmos serviços das ambulâncias privadas ou seja andar a fazer transportes programados.

    Não conheço nenhuma instalação de bombeiros voluntários que tenha pelo menos duas equipas completas (5 elementos) 24h, todo o ano que sejam pagas pelos sócios, e duas equipas já seria uma miséria, menos de 5 equipas é muito pouco para qualquer situação de emergência mais a sério, mas vá que duas para o dia a dia, nem isso, tem de tocar as sirenes e/ ou telefonar/ enviar sms's aos bombeiros para ver se eles aparecem.

    Para agravar o problema muitos foram trabalhar para o estrangeiro, e muitos desistiram dos bombeiros ou devido aos inúmeros problemas internos (os bombeiros um pouco por todo o lado é uma desgraça a esse nível, muitos pensam que aquilo é o exército e tratam os bombeiros como tal) ou desde a saída da lei em que os voluntários são obrigados a fazer horas quer queiram quer não, quer lhes dê jeito quer não, quando as associações querem, logo muitos que até lá estavam imensas vezes deixaram de ir porque poderiam lá estar mas não era quando as associações queriam (é preciso não esquecer que muitos trabalham por conta própria ou para terceiros e não podem estar a faltar porque suas excelências lá na associação lhe exigem que esteja lá em determinado horário incompatível com a sua actividade profissional).

    Para além disso basta fazer as contas, os bombeiros deveriam ganhar no mínimo 1500 euros... se ganharem o ordenado mínimo nacional para a maioria já é uma sorte porque muitos nem isso, portanto se os bombeiros pagarem sequer o ordenado mínimo nacional 557 euros/ mês x 2 equipas completas de 5 elementos x 3 turnos + 1 de rotatividade = 22.280 euros/ mês se multiplicarmos por 14 meses (onde se inclui o subsídio de férias e de Natal) = 311.920 euros/ ano... e isto só em ordenados para estarem disponíveis duas equipas de 5 elementos em permanência 24h/ 365 d. Depois a isto ainda acrescenta tudo o resto (operadores de central, veículos, manutenção, combustíveis, alimentação, electricidade, água, etc.).

    Por tanto só para fazer face às despesas das equipas, e os sócios a pagarem 12 euros teriam de ter 25.994 pessoas a contribuir sem falhar todos os anos... o resultado é que tal é quase impossível na maior parte dos concelhos. E isto é pagando o ordenado mínimo... nem é os tais 1500 euros. E não estou sequer a incluir os operadores de central que também tem de lá estar 24h/ 365 d para receber os pedidos de assistência entre outras coisas, nem sequer mencionei secretárias para tratar da papelada/ facturação.
    Algumas associações já pensaram como é óbvio aumentar a contribuição dos sócios, mas acabaram por ter de recuar face à possibilidade real dos mesmos simplesmente cancelarem a inscrição e reduzirem ainda mais os escassos rendimentos provenientes por essa via.

    Por outro lado as associações estão mais viradas para comprar novas ambulâncias (para fazer transportes) ou outros meios com o dinheiro dos sócios, do que para contratar elementos permanentes para estarem a aguardar eventuais ocorrências... por tanto, só por aí se vê que estar a dar dinheiro às associações de bombeiros não serve realmente de grande coisa, porque no final do dia dificilmente irão para colocar bombeiros para estarem disponíveis para emergências.

    A minha conclusão é que só haverá bombeiros em quantidade suficiente para fazer face às reais necessidades quando o estado deixar de gastar dinheiro nas forças armadas (exército, marinha e força aérea) e o aplicar em forças de bombeiros profissionais, eventualmente algo misto, equipas permanentes mínimas para fazer face às situações de emergência normais do dia a dia e voluntários para quando os meios humanos não são suficientes para as "encomendas". Quando é que isto vai acontecer? Provavelmente nunca, porque o estado obviamente não se vai ver livre das forças armadas, mesmo que sejam na pratica inúteis em caso de guerra real devido à falta de meios humanos e técnicos de toda a espécie.
    Claro que o estado está a fazer um truque que é ter o INEM (que depende sobretudo dos bombeiros) e Cruz Vermelha (que é mais um serviço de assistência aos idosos e de transportes de doentes) para os serviços de saúde e a GNR para apagar incêndios... à custa é claro de tirar meios humanos e veículos que deveriam estar a servir para detectar, investigar e reprimir a criminalidade em geral.
  19. GIPS da GNR passa quase para o dobro

    O GIPS da GNR vai passar dos atuais 600 homens para 1100, uma medida anunciada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e que se enquadra no reforço das estruturas profissionais envolvidas no combate aos incêndios. O reforço terá lugar já no próximo ano.

    https://www.jn.pt/nacional/interior/gips-da-gnr-passa-quase-para-o-dobro-8900699.html
 
0.7363 seg. NEW