Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes.

    (sim, já pesquisei no fórum e já tenho algumas ideias... mas também muitas dúvidas :) )

    Tenho uma casa na zona da grande Lisboa, geminada a Norte, com 4 pisos:
    * Cave: garagem
    * R/C: sala, cozinha, escritório, WC
    * 1º: quartos e WCs
    * Sótão (por cima dos quartos e WCs): espaço aberto

    Por questões... matrimoniais (!) tenho alguma dificuldade em arejar a casa a sério no Inverno.
    Provavelmente como consequência, tenho o aparecimento de bolores nos quartos mais frios (casa um pouco aquecida) e no WC que uso para tomar banho todos os dias.
    Por este motivo tenho estado a ler sobre alternativas, nomeadamente através de ventilação mecanicamente controlada.

    A VMC seria assim instalada no sótão, e perfuraria a placa do sótão para cada um dos quartos / WCs do 1º piso, de modo a instalar os "bocais" de entrada / saída de ar. As tomadas de ar para a VMC seriam numa parede do sótão a nascente e outra por cima do telhado (aproveitando 1 de 2 condutas para um dos WCs).
    Adicionalmente colocaria na "minha" WC uma ventoinha (S&P Silent 100) para extração directa para o exterior durante o banho, visto que é aqui que mais bolor se forma por cima da zona de banho, que coincide com um terraço por cima (zona de banho / humidade por baixo de zona fria = condenção + bolores) - basicamente é não dar sorte ao azar e fazer sair toda a humidade do banho rapidamente.

    Questões:
    * ter VMC só a servir o 1º piso é asneira? (somos 5 a respirar nesse piso durante a noite)
    * ter VMC no sótão vai fazer barulho nos quartos? Existem cuidados especiais que anulem isso?
    * Preços: o que esperar? (equipamento + tubagens + filtros externos)
    * Opiniões para melhorar o arejamento da casa (sem ser abrir janelas no Inverno...)

    Muito obrigado por todos os comentários
  2.  # 2

    bump!

    Se fôr possível agradecia opiniões em se arejar só o 1º piso é asneira e se a questão do barulho provocado ser significativo / incomodativo.

    Obrigado
    • dato
    • 31 agosto 2013

     # 3

    boas interrogativo

    pelo q tenho visto n precisa de instalar um extractor adicional caso instale um vmc de fluxos cruzados(retira ar humido e saturado das wcs e injecta nos quartos, além de aproveitar a temperatura qd em extracção)

    se pode fazer a instalação toda pelo sotão penso q é uma excelente aquisição para melhorar a qualidade do ar e acabar com as condensações nos wcs por falta de extracção da humidade.. no quarto é bem capaz de resolver caso o problema seja tb condensações


    penso q o jorgealves instale esses aperelhos..pode ser q venha cá dar uma ajuda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
    • dato
    • 31 agosto 2013

     # 4

    pelo seu outro tópico do peitoril, o vmc n resolve naquele quarto com aquela pedra...

    resolve sim qd se trata do ar húmido devido à normal utilização do quarto e com falta de ventilação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
  3.  # 5

    Aquele quarto vai levar uma volta no isolamento (pladur tectos e paredes, ETICS por baixo), mas um dos problemas que reconheço é o da falta de arejamento da casa, daí a VMC...

    Obrigado pelo comentário!
  4.  # 6

    Interrogativo, você não vai por ETICS, pelo que me parece se vai forrar com placas de gesso, o que poderá ter no seu interior é isolamento.

    O ETICS é uma sigla que em portugues significa, isolamento térmico pelo exterior, ora você vai isolar pelo interior da habitação por isso quanto muito o que deverá colocar no espaço da estrutura metálica é isolamento
  5.  # 7

    Bom dia lfvmagalhaes.

    De facto expliquei-me mal.
    O ETICS por baixo, mas é realmente para o exterior: (ver primeira imagem após a página abrir)
    https://forumdacasa.com/discussion/29130/ajuda-eliminar-problemas-de-bolor-em-quartos-por-baixo-de-terraco/#Comment_539505

    Agora... não quero dar sorte ao azar, e estava a pensar no arejamento, e daí a VMC...
  6.  # 8

    Boas!

    A julgar pelo tempo decorrido desde o 1°post, sem que ninguém se tenha manifestado, fica-se com a impressão, que são raríssimos os utilizadores deste sistema (particulares) e, o pessoal especializado também não deve ser diferente, ou então, a sua preferência vai para as obras novas... ;)

    No meu entender de curioso, assumindo que não possuo tal sistema na minha habitação, mas que ainda assim, tenho tido a oportunidade de ver e assistir ao funcionamento noutros locais, posso assim transmitir-lhe que este sistema é perfeitamente adaptável ao seu caso, a julgar pela descrição das condições existentes.

    Relativamente ao barulho de funcionamento, não tem que se preocupar, atendendo que a maquina fica no sótão não habitável, e nos ventiladores o ruído é imperceptível.

    Em relação aos preços, só lhe posso dar um conselho: Não seja precipitado! Peça vários orçamentos e questione sobre todos os pormenores, até reunir toda a informação necessária, para que assim, tenha informação suficiente para fazer as melhores opções.


    Colocado por: Interrogativo* Opiniões para melhorar o arejamento da casa (sem ser abrir janelas no Inverno...)


    Neste momento estou a ponderar a colocação deste sistema;

    http://espana.renson.be/AIREADORES-Espa-a-AIREADORES-Espa-a_24.html

    Tenho uma proposta do único representante nacional, se tiver interessado envio por pm.

    Cumpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
  7.  # 9

    Boas,

    em breve vou começar a construçao da minha moradia,
    Visto que esta vai ficar fechada a maior parte do tempo,
    Optei por instalar Vmc duplo fluxo com bypass pois conheço bem este sistema,
    A extracção vai ser feita no quarto de banho e na cozinha,
    a pulsao é nos quartos e no salao.
    Bypass porquê? A instalação vai ser gerida por domótica
    Com termostátos e sondas de hùmidade, durante o dia trabalha o duplo fluxo e
    à noite como está mais frio liga o bypass para arrefecer a casa.

    Cumps
  8.  # 10

    Colocado por: Tavares MiguelBoas!

    Relativamente ao barulho de funcionamento, não tem que se preocupar, atendendo que a maquina fica no sótão não habitável, e nos ventiladores o ruído é imperceptível.


    Neste momento estou a ponderar a colocação deste sistema;

    http://espana.renson.be/AIREADORES-Espa-a-AIREADORES-Espa-a_24.html

    Tenho uma proposta do único representante nacional, se tiver interessado envio por pm.


    Bom dia.

    Obrigado pela resposta!
    Um dos maiores receios era o ruído; o outro, claro, é a aplicabilidade da solução.

    E sim, gostaria de ver o seu orçamento!

    OBRIGADO!
  9.  # 11

    No caso do ruído penso que pode equacionar o funcionamento dos ventiladores só em horários em que ninguém está nos quartos e durante a permanência de pessoas fazer só ventilação por convecção.
  10.  # 12

    Colocado por: carloslo
    Boas,

    Optei por instalar Vmc duplo fluxo com bypass pois conheço bem este sistema,


    Desculpe as perguntas, mas sou meio virgem nisto...
    Qual a marca / modelo?
    Que tubagens?
    Com pré filtro? Que tipo?

    A extracção vai ser feita no quarto de banho e na cozinha,
    a pulsao é nos quartos e no salao.

    No meu caso, como só apanha o piso de cima, faria extração nos WCs e insuflação nos quartos. Faz sentido?

    Bypass porquê? A instalação vai ser gerida por domótica

    Que tipo de domótica? Eu pretendia controlar o meu sistema com algo que estou a fazer (à base de Arduinos e ZWave)

    Com termostátos e sondas de hùmidade, durante o dia trabalha o duplo fluxo e
    à noite como está mais frio liga o bypass para arrefecer a casa.


    Na minha zona chegou a ter humidade exterior a 85%. Como é que o sistema se vai dar com isto? É que às tantas está mais húmido no exterior que dentro de casa... e não quero inflar ar húmido...


    OBRIGADO pelo seu contributo!!
  11.  # 13

    Colocado por: pedromdfNo caso do ruído penso que pode equacionar o funcionamento dos ventiladores só em horários em que ninguém está nos quartos e durante a permanência de pessoas fazer só ventilação por convecção.


    Uma das ideias é no Verão poder insuflar a casa durante a noite com ar fresco. Haver ruído iria destruir esta possibilidade.
    Além disso a VMC estaria instalada por cima dos quartos (sótão), o que é de todo uma questão muito sensível...

    Obrigado
    • dato
    • 31 agosto 2013

     # 14

    irra q o homem é chato, deve ter duas pedras ao lado do teclado..
  12.  # 15

    De tanta coisa que já foi dito, em muitos tópicos relacionados com aquecimento/arrefecimento/ventilação das habitações, os nossos objectivos para usar esses sistemas deveria ser como ultimo recurso, isto é, caso já não se consiga fazer algo que de uma forma "passiva" ajude a evitar a utilização desses sistemas.

    Sei que não deve ser fácil este tipo de "concepção" isto é, então estou a fazer uma casa e não vou instalar algo para aquecer? algo para arrefecer?... Não é isso que está em causa... O que está em causa é: Se a casa for bem pensada, bem construída, como um todo, poderá ser não tão necessária o uso destes sistemas...

    Existe formas de fazer as tais "pré-instalações", mas deixar ver como é que a casa reage, como se comporta, etc etc...

    Para mim mais importante que um sistema de aquecimento/arrefecimento está a construção bem conseguida da habitação, se não depois vemos aqui situações do genero que temos visto.



    Abraço

    Ps.: O comentário #18 é um objectivo que deveria ser o objectivo de todos os DO.
    Concordam com este comentário: DOGMA
  13.  # 16

    Estes comentários (maioritariamente) fazem sentido para quem constrói uma casa e está a planeá-la.
    E para quem já comprou, e posteriormente vai aprendendo e descobrindo maleitas?
    Algumas dão para corrigir, outras para remediar, e algumas é viver com elas (ou mandar a casa a baixo e reconstruir!)

    No meu caso, tenho um problema identificado: a casa precisa de ser mais arejada do que tem sido (e por isso - em parte) ter bolores após condensação - e a minha esposa não se dá bem com janelas abertas no Inverno.
    Divido o problema em 2 partes: melhoramento térmico e arejamento. Estou a trabalhar em ambas as frentes:
    https://forumdacasa.com/discussion/29130/2/ajuda-eliminar-problemas-de-bolor-em-quartos-por-baixo-de-terraco/
    https://forumdacasa.com/discussion/30980/corte-temico-em-peitoril-existente-eliminar-condensacao/

    Agora volto às perguntas:
    * Faz sentido VMC na minha situação?
    * ter VMC só a servir o 1º piso é asneira? (somos 5 a respirar nesse piso durante a noite)
    * ter VMC no sótão vai fazer barulho nos quartos? Existem cuidados especiais que anulem isso?
    * Preços: o que esperar? (equipamento + tubagens + filtros externos)
    * Opiniões para melhorar o arejamento da casa (sem ser abrir janelas no Inverno...)


    Obrigado por TODAS as opiniões
  14.  # 17

    Colocado por: DOGMA
    todos falam nas máquinas e nas domóticas....e o resto???

    depois a maioria das casas não foi pensada para este tipo de sistemas.


    A minha casa não foi pensada para VMC, claramente; por isso as 2 perguntas: faz sentido dada a descrição feita no início do tópico? No entanto penso que via sótão seria facilmente incluída, mas daí a segunda pergunta: faz sentido abranger apenas o andar de cima?

    Quem tem experiência (prática ou empírica): o que acha?

    Obrigado
  15.  # 18

    Certo Interrogativo, mas de tantos outros tópicos que existem, de construções de casas cá no fórum, diga-me algum que não coloca logo o sistema de aquecimento/arrefecimento etc etc?...

    No seu caso, comprou a casa assim, o que lá está, para mim a compra de casa feita é um tiro no escuro... não se sabe como foi construída. Parede dupla? tem isolamento na caixa de ar? que isolamento? como foi executado etc etc etc?

    A unica coisa que é mais favoravel é que compra e tá pronta a habitar... de resto...


    No seu caso, claro que integrar agora um sistema de ventilação na sua situação poderá fazer com que grande parte dos problemas de condensação desaparecem... Mas não na totalidade, isto porque as condensações tem a ver com temperaturas interiores, exteriores, etc etc coisa que eu li e sei mais ou menos como funciona, mas para estar a explicar não sou a melhor pessoa... Há tópicos no fórum sobre isso.

    Por isso, se mantiver uma temperatura constante no interior da casa, ao contrário de altos e baixos... Ora hoje a casa foi aquecida ora passa 3 a 4 dias sem aquecer e ela arrefece... Se for assim o VMC não lhe vai solucionar tudo... Porque no seu caso precisa que tudo funcione bem e em conjunto... Casa aquecida a uma temperatura constante, VMC a fazer a dita circulação/renovação do ar, se for com recuperador de calor tem mais eficácia no inverno já que o ar exterior é aquecido pelo ar do interior... Por isso se o ar do exterior for humido, como é aquecido, uma percetagem dessa humidade desaparece logo aí... E depois por aí em diante...


    É uma boa solução do seu caso, mas tem de ter em atenção tudo o resto. O aquecimento, o isolamento, estes dois principalmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
  16.  # 19

    lfmagalhaes,
    OBRIGADO!

    Este comentário já está a ser mais compreensível para mim. (já estudei / li uns livros sobre humidade, humidade relativa, capilaridades, condensações,..., pelo que já começo a perceber também um pouco)
    Dados adicionais: casa com parede dupla e wallmate.
    Janelas com vidro duplo sem corte térmico.

    Vou esta semana começar a modificar a lareira que está instalada (com recuperador de calor) para instalar uma serpentina de cobre à volta da tubagem de exaustão e fazer aquecimento de água que percorrerá os radiadores pela casa toda; até agora não tenho usado aquecimento central (apenas a lareira).
    Ao mesmo tempo pouco a pouco vou combatendo pontes e zonas mais frágeis termicamente.
  17.  # 20

    Que espessura de Wallmate foi colocada? 30mm? 25mm?

    As janelas sem corte térmico poderá ser sempre um local de condensação, já que como não tem corte térmico o frio do exterior passa por elas e na parte interior está mais quente ora aí há uma diferença de temperaturas e pimba possivel condensação.

    Aquilo que lhe tentei fazer ver foi que a solução que idealiza pode ter boas consequencias se "arrastar" mais algumas :). Como o tal factor da casa ter uma temperatura constante, com variações reduzidas. Etc Etc Etc. É mais nesse sentido que tem de ver a coisa.

    Não lhe interessa estar a vestir uma camisola interior + camisa de flanela + camisola de lã + casaco de peles se da cintura para baixo está nu...
 
0.0265 seg. NEW