Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Antes de mais (e com outro utilizador que me esqueci entretanto) já há uma série de anos que sigo o fórum, onde tenho aprendido bastante; só é pena não saber o suficiente para retribuir.
    Agradeço especialmente os conhecimentos passados por foristas como: TROLHA, alv, Anonimo16062021, lfvmagalhaes, Pedro Barradas, FD entre outros.

    Quanto ao meu problema, depois de ter feito várias pesquisas no fórum, apercebi-me que iria usar uma solução errada (ou pelo menos, incompleta).

    Bem... aqui vai:

    Vivo numa moradia relativamente recente (ano de construção 2003) e que foi habitada pela primeira vez por mim (desde 2008).
    A casa tem c/v, r/c, 1º e sótão+terraço; o terraço é como se fosse uma varanda nos lados sul e este.
    Por baixo deste "corredor" formado pelo terraço, todas as divisões apanham bolor no Inverno (a única que se tem escapado - o meu quarto - foi subjugada este ano).
    As divisões que ficam pior são:
    . um quarto no canto este /sul, que apanha mais do terraço - onde dormia o meu filho, que retirei por recear problemas de respiração;
    . um wc sem ventilação, apenas com janela para o exterior

    No quarto escorrem gotas água (condensação) do canto por baixo do terraço todo o Inverno, (parede verde/azul) e as janelas / ombreiras estão sempre com gotículas quando no exterior há um pouco mais de frio; a parede virada a Este está também muito salpicada de bolor. Para piorar, este quarto está "no ar": é exterior em praticamente toda a volta, por cima e por baixo - tipo paliçada :)
    Ofereceram-me uma quantidade de lajetas térmicas (35+35) que dispus no terraço, por cima do quarto, mas parece que não alterou nada.
    No WC tomo um banho rápido todos os dias de madrugada com a janela aberta, seja Verão ou Inverno (brrrrr).

    Tenho eliminado o bolor com um produto específico da HG à base de cloro e algumas passagens posteriores com água limpa.
    A casa não é aquecida, excepto por uma lareira na sala do R/C que quando está mais fria é acendida.
    Gostaria de resolver o problema de vez.


    É esta casa de esquina



    Para mostrar melhor o problema, anexo as fotos do quarto do meu filho, bem como a planta da casa; o quarto "paliçada" fica à frente da casa e serve de abrigo à entrada (peço já desculpa pelo "dedo" na foto :).

    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us



    Quarto "paliçada" numa situação de bolor no tecto muito inicial
    Image Hosted by ImageShack.us


    Rés do chão

    Image Hosted by ImageShack.us

    1º Piso (o quarto "paliçada" fica no canto direito / baixo)

    Image Hosted by ImageShack.us


    Sobreposição aproximada do terraço

    Image Hosted by ImageShack.us



    Parte do sótão é assim (parede exterior Este à frente)
    Image Hosted by ImageShack.us


    Parte do sótão é assim (parede exterior Oeste à frente)
    Image Hosted by ImageShack.us


    Aplicação experimental da lajeta térmica sobre o quarto "paliçada" (entretanto já estive a ler e já percebi que as fichas técnicas têm recomendações de montagem que nada têm a ver com o que fiiz...)
    Image Hosted by ImageShack.us


    Tenho grandes constragimentos em fazer modificações exteriores, especialmente que mudem a linha arquitectónica, pois isto é um condomínio (e o pessoal não facilita).

    O que tinha pensado com um conhecido que aplica "pladur":
    * quarto paliçada: fazer um tecto falso com lã de rocha de 6cm + refazer parede verde (a que apanha bolor) em pladur + lã de rocha 6cm <<-- Grande ERRO: o canto verde / azul geram muita condensação, que iria entrar pela lã de rocha a dentro (certo?)
    * vão das escadas: fazer tecto falso + lã de rocha 6cm
    * wc: fazer tecto falso + lã de rocha 6cm + instalar 2 extractores por cima da banheira (ligado para exterior) + abrir passagem para ventilação na zona inferior (entrar ar de fora para ser expelido, em vez de ir roubar ar quante à casa)

    Depois de ler um bom bocado no site, fiquei a pensar que:
    * deveria copiar o exemplo do staker num tópico aberto recentemente: pôr xps (30)+lã de vidro (60) c/ papel kraft em montagem de 40 + gesso cartonado 15mm
    * optar por uma solução tipo ETICS à volta da paliçada e por baixo
    * lajeta térmica bem aplicada com 35+50->80

    MAS...
    * Vai roubar muito espaço ao quarto, e especialmente não dá para pôr na parede azul pois ao fundo da parede está um armário embutido junto à parede azul (-> ver imagens a seguir)
    * (mesmo que me safasse dos outros condóminos) apercebi-me que o ETICS, mesmo quando bem aplicado, tem uma duração baixa (em comparação com o resto do prédio(?)), de entre 18 e 35 anos, e parece que existem demasiadas aplicações desastrosas por aí...

    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us



    Preciso de ajuda!
    Que opiniões poderão dar dados os contragimentos?

    Desde já agradeço MUITO toda a ajuda.
    Obrigado!

    PS: Zona da grande Lisboa, em que o clima é ameno, relativamente perto do mar. Nestes dias de chuva / sol, dentro de casa chego a ter 85% de humidade nas zonas comuns e 95% nos quartos, de manhã quando acordo. É muito? deverei comprar um desumificador?
  2.  # 2

    PS: só faltou dizer que já percebi que tenho "alguns" problemas térmicos, de diferença entre o exterior (especialmente terraço) e o interior, daí a humidade e daí o bolor... agora falta é ultrapassar estes problemas... :)
  3.  # 3

    boas
    as patologias que descreve indicam falta de isolamento térmico e deficiente renovação do ar.
    quanto ao isolamento, a solução mais eficaz será isolar pelo exterior. quanto à durabilidade, se for bem feito não terá de se preocupar com isso.

    quanto à renovação de ar, o melhor será um sistema de ventilação mecanica de fluxos cruzados e com recuperação de calor.
    claro que estas soluções implicam obras e despesas. o ideal era a coisa ter sido feita bem logo na fase de obra.
    aquela varanda no primeiro andar que fica na direcção do lava louça na cozinha, também tem os mesmos problemas?
    os seus vizinhos também têm os mesmos problemas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
  4.  # 4

    Embora eu não seja nenhum especialista, mas isso parece-me falta de isolamento e condensação por falta de ventilação.

    Se não quer mexer pelo exterior por causa do condominio, não lhe resta outra alternativa senão isolar por dentro e melhorar a ventilação da casa de modo a reduzir as condensações.

    O sistema VMC desde que descobri o que é, fiquei fã dele. Embora seja puxadote, mas acredito que resolva a maioria das condensações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
    • eu
    • 5 abril 2013

     # 5

    Colocado por: stakerO sistema VMC desde que descobri o que é, fiquei fã dele. Embora seja puxadote, mas acredito que resolva a maioria das condensações.

    Se não tiver um isolamento adequado, a VMC pode não resolver nada... principalmente quando existe muita humidade no ar exterior...
    •  
      FD
    • 5 abril 2013

     # 6

    O problema do roupeiro é o menor se for mesmo para resolver de vez.
    As alterações que o ETICS faria à fachada são, acho eu, insignificantes, pelo que não precisaria de qualquer autorização, aliás, a lei diz:

    Artigo 6.º -A
    Obras de escassa relevância urbanística
    1 — São obras de escassa relevância urbanística:
    (...)
    h) A substituição dos materiais de revestimento exterior ou de cobertura ou telhado por outros que, conferindo acabamento exterior idêntico ao original, promovam a eficiência energética;

    http://dre.pt/pdf1sdip/2010/03/06200/0098501025.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
    •  
      alv
    • 5 abril 2013

     # 7

    Vivam!
    Ora aqui está uma situação em que seria conveniente associar ao isolamento térmico pelo interior o isolamento térmico pelo exterior apenas porque tem, além dos constrangimentos interiores que refere, uma coisa que pouca atenção merece, normalmente, mas que é esse pavimento suspenso e que deve ser uma coisa de bradar aos céus em termos de frio de inverno. Nesta situação um revestimento exterior que protegesse esse pavimeto seria uma boa solução e aqui, sem grandes transtornos, a solução deo ETICS, melhoraria.
    Pelo interior, verifica-se que não tem limitações em termos de tectos; Então força nos tectos, mas deixe para lá a lã de rocha e com o dinheiro dela coloque duas mantas de lã de vidro, sempre com o ineveitável papel kraft. se quiser aproveitar e completar o reforço do isolamento do terraço com um sistema de cobertura de lagetas, que também contribui, e de que maneira, para resolver, compre as restantes lajetas, os respectivos suportes e espaçadores e chame alguém que o ajude a fazer como deve ser.
    Em relação ao pavimento, o isolamento já tem de ser exterior, obrigatóriamente, pelo que além do ETICS, pode optar pela execução de um tecto exteriro que tape o isolamento que colocar, mas aqui não deve optar por PGL, mas por qualquer coisa do tipo Euronit ou outra qualquer cimentícia tipo Pladurcem. Resolve, embora em ambos os sistemas tem de haver aí algum cuidado com as escorrencias da parede e ligação ou remate do tecto, coisa para ver com muita atenção.
    Por fim em relação às paredes interiores, se não pode fazer ou não quer pelo exterior, resta-lhe apenas a solução pelo interior e sim, aí a solução do Streker é a que recomendo. Na parede da janela não tem problema. O seu único constrangimento nem é o roupeiro, pois aí isola pelo interior com a mesma técnica e resolve, garantidamente. O seu problema é ir ocupar cerca de 10cm e isso não tem a ilharga do aro que se vê na foto.
    Duas soluções para esse problema: Uma, menos bonita mas que soluciona, é rematar a parede em cunha, com tamanho suficiente para que tenha uma abertura de porta razoável e perder a beleza em deterimento da eficiência; Outra, também muito utilizada, embora muito mais cara e trabalhosa, é remover a porta, deixando que a parede passe à frente do aro existente e depois sobre a parede rematar com uma nova peça de aro que até pode ser o anterior se o retirar. Por fim, ou portas novas, ou ajeitar as portas, cortando ambas, ou apenas uma para que caibam na nova abertura.
    Espero ter ajudado, no que aos isolamentos diz respeito, pois parece-me que é por aí que tem de começar. A ventilação nos quartos, desde que abra as janelas todos os dias é suficiente para ventilar depois de isolado, embora uma ajuda no WC também é de considerar, mas isso não é dificil.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
  5.  # 8

    Boas tardes!

    MUITO OBRIGADO por todos os comentários.
    Estão em linha com o que começo a pensar, mas foram muito além do que eu teria chegado sozinho...
  6.  # 9

    Colocado por: fernandoFerreiraaquela varanda no primeiro andar que fica na direcção do lava louça na cozinha, também tem os mesmos problemas?
    os seus vizinhos também têm os mesmos problemas?


    A cozinha (e o WC) que ficam por baixo da varanda, não padecem do mesmo problema.
    Acredito que existe algum embaraço em os vizinhos assumirem este tipo de patologias pelo custo que as casas tiveram... dizem que o quarto "paliçada" é muito frio, e apenas de um soube que tem alguns problemas com humidades / bolores... mas francamente eu esperaria muitos mais problemas...
  7.  # 10

    Colocado por: staker
    O sistema VMC desde que descobri o que é, fiquei fã dele.


    Efectivamente, existe uma forte disputa entre mim e a minha esposa... eu quero abrir as janelas e arejar a casa todos os dias de manhã, ela não gosta de frio :) e "obriga" a casa a estar fechada.
    Uma VMC poderia ser uma solução que satisfizesse os 2.

    Neste caso seria apenas no piso de cima: as divisões cobertas pelo sótão (4 quartos e 2 WCs) teriam os seus tectos perfurados de modo a fazer a passagem da canalização de ar para o sótão onde seria instalada a VMC; as divisões do piso térreo (sala, cozinha, escritório, e WC de serviço) não beneficiariam... mas também me parece que seriam as divisões de cima as que mais precisariam.

    Faz sentido pôr uma VMC a funcionar só no piso de cima, ou é uma grande estupidez??
  8.  # 11

    Colocado por: FDAs alterações que o ETICS faria à fachada são, acho eu, insignificantes, pelo que não precisaria de qualquer autorização, aliás, a lei diz:


    É pá... FD: já sei que vou ter tantos comentários contra a execução de um ETICS por parte dos meus vizinhos (nem que seja só por baixo do quarto "paliçada") que isto já me fez ganhar o dia. :) :) :)
  9.  # 12

    Colocado por: alv(...) esse pavimento suspenso e que deve ser uma coisa de bradar aos céus em termos de frio de inverno. Nesta situação um revestimento exterior que protegesse esse pavimeto seria uma boa solução e aqui, sem grandes transtornos, a solução deo ETICS, melhoraria.


    Efectivamente o chão é MUITO mais frio um metro para dentro do quarto que no resto da casa; até me aflige ver o miúdo a andar descalço, mas eles parece que nunca têm frio! :)

    Colocado por: alvPelo interior, verifica-se que não tem limitações em termos de tectos; Então força nos tectos, mas deixe para lá a lã de rocha e com o dinheiro dela coloque duas mantas de lã de vidro, sempre com o ineveitável papel kraft.


    Este ponto já está na lista como definitivo. (qual a espessura da lã de vidro?

    Colocado por: alvse quiser aproveitar e completar o reforço do isolamento do terraço com um sistema de cobertura de lagetas, que também contribui, e de que maneira, para resolver, compre as restantes lajetas, os respectivos suportes e espaçadores e chame alguém que o ajude a fazer como deve ser.


    Pelo que li pareceu-me suficiene colocar uma camada de lâmina de drenagem, e por cima a lajeta térmica. Isto porque por baixo existe uma superfície nivelada e isolada no que refere à passagem de água.
    Está correcto?
    Para que serviriam os suportes e adapatadores? (desculpe lá o tamanho da ignorância...)

    Colocado por: alvEm relação ao pavimento, o isolamento já tem de ser exterior, obrigatóriamente, pelo que além do ETICS, pode optar pela execução de um tecto exteriro que tape o isolamento que colocar, mas aqui não deve optar por PGL, mas por qualquer coisa do tipo Euronit ou outra qualquer cimentícia tipo Pladurcem. Resolve, embora em ambos os sistemas tem de haver aí algum cuidado com as escorrencias da parede e ligação ou remate do tecto, coisa para ver com muita atenção.


    Se calhar não percebi bem; o que refere são 2 soluções, certo? Uma é ETICS e a outra é um qualquer outro revestimento, certo?
    O que é PGL?? FProcurei mas não encontrei ao que correspondia...

    Realmente começo a gostar bastante da solução ETICS...
    O que propõe é continuar o quarto para baixo, certo? género esta zona a preto... (o rebordo por baixo da varanda tem 10cm
    Image Hosted by ImageShack.us


    Percebo que tem que haver cuidados basicamente a unir a parede exsitente com o novo pedaço (isolamento ETCIS), Valerá a pena fazer um rebordo (como o que está por baixo da varanda) à volta e preencher com ETIS por dentro? Assim o escorrimento nunca passaria pelo isolamento... Ou estou a inventar a roda e existem soluções já pensadas?

    Colocado por: alv(...) solução do Streker é a que recomendo. Na parede da janela não tem problema. O seu único constrangimento nem é o roupeiro, pois aí isola pelo interior com a mesma técnica e resolve, garantidamente. O seu problema é ir ocupar cerca de 10cm e isso não tem a ilharga do aro que se vê na foto.
    Duas soluções para esse problema: Uma, menos bonita mas que soluciona, é rematar a parede em cunha, com tamanho suficiente para que tenha uma abertura de porta razoável e perder a beleza em deterimento da eficiência; Outra, também muito utilizada, embora muito mais cara e trabalhosa, é remover a porta, deixando que a parede passe à frente do aro existente e depois sobre a parede rematar com uma nova peça de aro que até pode ser o anterior se o retirar. Por fim, ou portas novas, ou ajeitar as portas, cortando ambas, ou apenas uma para que caibam na nova abertura.


    Estive a medir, e o pedacinho de parede verde e o aro são 9cm.
    Reparei também que existe uma "espessura" no interior do armário em relação à parede, isto é, não está à face da parede mas sim do aro.
    Image Hosted by ImageShack.us


    Neste momento, a porta tem que abrir pelo menos 9cms (do puxador à parede) para que as gavetas abram
    Image Hosted by ImageShack.us


    Dadas as circunstâncias, e para evitar custos elevados que não poderia pagar, consegue-se fazer uma "parede falsa" com XPS+lã de vidro com BPV+gesso cartonado com uma espessura igual ou inferior a 9cms e que seja eficiente? Recordo que esta parede não apanhava bolor, só a verde (o que nunca compreendi porquê...) [no canto da verde com a azul é que escorria água de condensação]. E não faria nada dentro do armário, já que nunca vi lá problemas de condensação / humidade ...



    Por fim, a parede laranja... como se pode ver, essa parede ainda é parcialmente exterior (zona exterior do "cubo") em perto de 1,5 metros.
    Este é o exterior do que corresponde a parede laranja.
    Image Hosted by ImageShack.us


    Estava a pensar em fazer uma parede igual à azul, mas apenas em 2 metros de extensão, para não ter problemas com a porta...
    Ou então... E se fosse ETICS pelo exterior? Mas isso implicaria muitos mais cuidados com o acerto no telhado, parede e varanda, certo?



    Colocado por: alvEspero ter ajudado, no que aos isolamentos diz respeito, pois parece-me que é por aí que tem de começar. A ventilação nos quartos, desde que abra as janelas todos os dias é suficiente para ventilar depois de isolado, embora uma ajuda no WC também é de considerar, mas isso não é dificil.



    Certamente ajudou e muito. Não só você como todos os que escreverão na discussão!

    Mais uma vez, muito obrigado!!
  10.  # 13

    Uma nota:

    As lajetas grisol estão bem aplicadas
  11.  # 14

    Colocado por: pc ferreiraAs lajetas grisol estão bem aplicadas


    Boa tarde.
    Agradecia se me pudesse explicar a sua resposta. Isto porque não percebo como é que estão bem aplicadas, por 2 motivos:
    a) no site a Grizmac tem esta imagem


    b) acomula água da chuva que eu quero que deslize até aos beirais do terraço
    Image Hosted by ImageShack.us

    Por isso é que eu estava a pensar em lâmina de drenagem, e percebi também agora a questão dos suportes

    Muito obrigado
  12.  # 15

    No manual tecnico da Grazimac tem 4 tipos de aplicação:

    - aplicação directa à lâmina de impermeabilização,
    - sobre apoios (para colmatar as juntas das lâminas betuminosas)
    - sobre tnt (geotextil) para evitar a migração de polimeros de algumas telas de pvc
    - sobre lamina drenante.

    Na minha opinião, independente, os sistemas com caixa de ar são os piores, pois a água circula por baixo do isolamento térmico.
    •  
      alv
    • 8 abril 2013

     # 16

    Vivam!
    Se na parede azul só necessita dos dois metros, por ser a dimensão exterior dela, então faça mais um bocado, porque é conveniente por causa da ponte térmica e nessa perspectiva pode fazer mesmo quase toda, deixando por fazer apenas a zona da porta do armário. Ainda assim, com XPS de 30mm, estrutura de 46 e uma placa de gesso perfaz 89mm, ou 90 nominais, pelo que ainda "cabe".
    Quanto ao remate do tecto exterior ou do revestimento Etics que fizer, é sempre difícil fazer um remate na continuidade do existente, pelo que um rebordo com uma medida na ordem dos 5cm, dá sempre uma superfície para separar o "novo" do "velho" e criar um sítio para que abra a fissura que vai sempre abrir. Pode aproveitar esse ressalto para colocar, de uma forma a pensar, uma pingadeira para que as águas de escorrência ou batidas por vento possam ser escoadas sem escorrer para a superfície do tecto ou Etics.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
  13.  # 17

    Colocado por: alvSe na parede azul só necessita dos dois metros, por ser a dimensão exterior dela, então faça mais um bocado, porque é conveniente por causa da ponte térmica e nessa perspectiva pode fazer mesmo quase toda, deixando por fazer apenas a zona da porta do armário. Ainda assim, com XPS de 30mm, estrutura de 46 e uma placa de gesso perfaz 89mm, ou 90 nominais, pelo que ainda "cabe".


    Já percebi que me expliquei mal e levei à confusão da parede laranja com a azul... mas percebi a ideia :) :)
    Parede azul fica com tratamento completo até ao armário; parede laranja leva tratamento em 2 metros (até à porta de entrada).

    Colocado por: alvQuanto ao remate do tecto exterior ou do revestimento Etics que fizer, é sempre difícil fazer um remate na continuidade do existente, pelo que um rebordo com uma medida na ordem dos 5cm, dá sempre uma superfície para separar o "novo" do "velho" e criar um sítio para que abra a fissura que vai sempre abrir. Pode aproveitar esse ressalto para colocar, de uma forma a pensar, uma pingadeira para que as águas de escorrência ou batidas por vento possam ser escoadas sem escorrer para a superfície do tecto ou Etics.


    Bem... fiquei com algumas dúvidas quanto à resposta, mas vou ler um bocado mais sobre colocação de ETICS e essas pingadeiras que refere.

    Muito obrigado pela ajuda!
    •  
      alv
    • 9 abril 2013

     # 18

    Vivam!

    Colocado por: Anonimo16062021Se não souberem fazer o trabalho como deve de ser sim,caso contrario (com os neurónios a funcionar) não abre fissura não:-))..


    Dias, se não for muita maçada, queira explicar-nos como é que, não revestindo as paredes exteriores, fazendo apenas um tecto ou um revestimento da laje horizontal, consegue fazer um remate com a paredes existentes, sem um dente, uma rebeça ou um friso, consegue que mais tarde ou mais cedo não haja uma fissura? Repare que coloquei todos os meus neurónios a funcionar e não cheguei lá, falha minha; Provavelmente muitos dos que nos lêem também não, imagino, e como o espírito deste fórum, pelo menos para mim, é a partilha das técnicas que cada um de nós domina, por favor partilhe explicando-nos como faz.
    "Fassam" parte.
  14.  # 19

    para melhor se perceber, deixo aqui dois esquemas das técnicas que estão a ser propostas, ou seja: isolamento pelo exterior, que na minha opinião, neste caso é o que resolve melhor a questão, embora com custos possivelmente superiores e mais constrangimentos, por causa das janelas.
    e a outra opção, que é um sistema misto de isolamento pelo exterior no pavimento, e pelo interior na parede e tecto. esta solução também me parece adequada, fica apenas com uma ponte térmica linear na ligação da parede com o pavimento, mas que não me parece nada de especial.
    mais grave seria deixar a parede sem isolamento, isto porque não sabemos se as vigas e pilares foram tratadas termicamente na fase de construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv, Interrogativo
  15.  # 20

    isolamento pelo exterior:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
      Screenshot-2013-04-09_09.49.29.jpg
 
0.0268 seg. NEW