Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Há cerca de 1 ano fui morar para uma casa situada numa zona mais rural que urbana, apesar de ser dentro de uma cidade. O problema é que tenho 1 vizinho que tem galinheiros mesmo junto á parede do meu quarto, o que traz constantes maus cheiros (nem posso abrir a janela em alguns dias) mas, pior que tudo, os raios dos galos não param de cantar dia e noite e não consigo dormir por causa deles!!

    Já fui falar com ele, mas basicamente ele disse que não estava disposto a mudar o galinheiro de sitio, pois mora lá há muitos anos, os vizinhos todos tem galinheiros, etc...

    A minha pergunta é, o que posso fazer quanto a isto??? Acho que não há nenhuma "mezinha" para impedir os galos de cantar, por isso será que existe alguma lei ou regulamento municipal ou civil que preveja estas situações? Tipo, distancias minimas a que estes tipo de construções (galinheiros) tem que estar de outras casa?

    Obrigado a todos!!
  2.  # 2

    Pode se safar com uma queixa por condições higiene tão perto da casa , mas vai dar muita chatice!
    Concordam com este comentário: Rsofia1989
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jose silva
  3.  # 3

    Mas essa queixa é feita na camara municipal ou policia?? Fui á camara municipal e aconselharam-me a pedir uma vistora de insalubridade á casa do vizinho, será isto??

    Já agora, que tipo de chatices??
    • 1255
    • 3 outubro 2013

     # 4

    Isso é um dos problemas dos meios rurais, e ainda faltam os cães todos da vizinhança a ladrar e a uivar dia e noite.
    Mas parece-me que se não pensar muito nisso acadba por se habituar.
    Dar a volta com vias legais vai ser difícil. Talvez pela questão dos maus cheiros e com queixa na delegação de saúde, mas sempre por escrito para que fique lá registado. Vai demorar anos.


    Com o galo pode fazer um rico arroz de cabidela :-)
    Concordam com este comentário: Btunes
  4.  # 5

    o meu pai teve o mesmo problema ha uns anos e conseguiu acabar com os galinheiros do vizinho, demorou mas conseguiu.

    vai ter que ter paciencia

    vias legais, procure a "unidade operativa de saúde publica" da area de residencia.

    tire umas fotos dos bichos. das condiçoes e faça um relatorio o mais honesto e pormenorizado possivel, nao invente factos.

    pelo barulho nao tem hipotese, mas pela salubridade e cheiros nauseabundos é garantido.

    ah, nao adianta ir a camara municipal. é perder tempo, ainda para mais se houver compadrios.
    Concordam com este comentário: zeto, maria rodrigues, Sabrina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto, jose silva
  5.  # 6

    Na camara disseram que a vistoria por insalubridade incluia a deslocação de um delegado de saude publica, por isso, espero que seja o mesmo que iniciar o processo numa unidade operativa de saúde publica...
  6.  # 7

    sim, só que se iniciar o processo na camara, ta "lixado", passe por cima e inicie na unidade operativa de saude
  7.  # 8

    humm, se calhar é melhor... essa unidade operativa de saude será o centro de saude da área??
  8.  # 9

    Em vez de gastar tempo e dinheiro com burocracias, porque é que não paga a alguém que, de acordo com o vizinho, vá lá limpar o galinheiro?

    O que tem de dizer ao vizinho é: "Olhe, eu não aguento o cheiro do galinheiro. Em vez de pagar a alguém para vir cá fechá-lo, vou pagar a alguém para vir cá limpá-lo! E assim podemos juntar o melhor das duas situações: o vizinho continua a ter ovos frescos e eu não sinto o mau cheiro!"

    Vai ver ainda recebe uns ovitos caseiros de vez em quando!:) O mundo rural tem a ver com partilhas de trabalhos, compromissos, cedências e boa vontade!
    Mas prefere dar trabalho ao Estado com burocracias por causa da limpeza de um galinheiro?...
  9.  # 10

    Colocado por: m.aur.eiraEm vez de gastar tempo e dinheiro com burocracias, porque é que não paga a alguém que, de acordo com o vizinho, vá lá limpar o galinheiro?

    O que tem de dizer ao vizinho é: "Olhe, eu não aguento o cheiro do galinheiro. Em vez de pagar a alguém para vir cá fechá-lo, vou pagar a alguém para vir cá limpá-lo! E assim podemos juntar o melhor das duas situações: o vizinho continua a ter ovos frescos e eu não sinto o mau cheiro!"

    Vai ver ainda recebe uns ovitos caseiros de vez em quando!:) O mundo rural tem a ver com partilhas de trabalhos, compromissos, cedências e boa vontade!
    Mas prefere dar trabalho ao Estado com burocracias por causa da limpeza de um galinheiro?...


    Caro m.aur.eira

    Percebo o que diz, e acredite que não me dá prazer nenhum implicar com os bichos. Mas, o maior problema não é o cheiro, é o barulho constante que não me deixa dormir (a partir das 5 da matina já os galos fazem uma chifrineira descomunal). Pior, o maior problema nem sou eu, tenho uma criança com 3 meses que, se já de si é dificil adormecer e ter um sono prolongado, com o barulho não dorme mesmo e passa o dia a chorar...
  10.  # 11

    Um bebé de 3 meses chora como qualquer outro!:) São as cólicas... é o intestino dele a habituar-se ao mundo da alimentação!

    Caro josé silva, de certeza que está a passar um grande stress nesta altura porque quer oferecer o melhor ao seu bebé... ele chora, você não dorme por causa dele... depois quando está quase a conseguir pegar no sono vem o raio dos galos cantar e lá começa mais um dia com uma desafinação tremenda. É fácil perceber a sua situação.:)

    Só lhe estava a tentar dar outra ideia... mais pacífica. O seu vizinho já lá está a morar há uns anos e agora o senhor quer alterar-lhe a forma de vida... há sempre resistência.

    Outra solução... coloque som ambiente em casa. Sons de cascatas, ondas,... e o bebé também se vai sentir mais relaxado!:)
    Concordam com este comentário: LuisPereira, jorgealves, 1255, nelson__ricardo
  11.  # 12

    Se o terreno do seu vizinho tiver espaço pode sempre dizer-lhe que lhe paga/ajuda a mudar o galinheiro de sítio. Também pode mudar de janelas para insonorizar melhor a sua casa.

    Mas se acha que tem "razão legal" vá em frente. Agora, deve demorar a conseguir que seja feita alguma coisa.
    • tnjp
    • 3 outubro 2013

     # 13

    Mas se acha que tem "razão legal" vá em frente. Agora, deve demorar a conseguir que seja feita alguma coisa.


    Vai demorar e vai arranjar chatices com o vizinho para o resto da vida! Hoje você arruma confusão por causa dos galos, amanhã você quer ter um cão no quintal e o vizinho vinga-se porque o cão ladra, etc e tal... é como eu disse, confusão para o resto da vida. Eu compreendo o que está a passar, mas é uma situação muito dificil de resolver.
    O vizinho vai sempre dizer que os galos já lá estavam antes de você chegar! Vá tentando conversar com ele, pode ser que ele reconheça que você está numa situação dificil e queira ajudar.

    Em relação à criança, vai ver que ela se habitua a dormir com o barulho e isso é bom, aliás é muito bom! Antes da minha filha nascer tive que mudar de casa e fui viver para um local muito barulhento, pois fica na principal avenida de acesso ao centro da cidade. Antes dela nascer, andava muito preocupado porque achava que ia ter problemas devido ao barulho durante a noite! Olhe, não se confirmou! Ela dorme que nem um anjo, mesmo que passem 100 motas daquelas barulhetas a toda a hora. Ajudou também na cresce, dorme mesmo com a chouradeira das outras crianças!
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Majin
  12.  # 14

    Sempre é melhor ouvir os galos que carros e comboios ! Vai ver que vai ser uma questão de habituação....na fisiologia Humana é normal haver um tempo de habituação, ou seja no inicio o nosso cérebro reconhece como barulho estranho e que incomoda mas com o tempo ele vai definir esse barulho como uma ruido normal e que faz parte do cotidiano, logo vai acabar por nem se aperceber dos barulhos feitos pelos galos! Eu sei do que falo pq tenho um infantário de um lado e um galinheiro do outro ....Doze dupla. Vai ver que até ao cheiro se vai habituar...hahahah
  13.  # 15

    voçes aí que criticam o homem, nao sabem o que é ter um galinheiro ao lado, ainda para mais de não for devidamente cuidado.

    o barulho é irrisorio quando comparado ao cheiro naoseabundo.

    eu muitas vezes ia almoçar ao meus pais e tinha que ser com janelas e portas fechadas, o cheiro so era + ou - supurtavel no inverno, no verao é pior que uma fabrica de carnes. infelizmente o meu pai teve que tratar do processo sozinho, pois os vizinhos mais afastados apesar de se queixarem do mesmo , preferiam os tais ovos...

    nao digam asneiras, quando nao sabem ou nao tem experiencia de causa...

    obs: procure no google a unidade operativa de saude publica, depende diretamente do ministerio da saúde e tem poderes para obrigar a camara a atuar a serio.
  14.  # 16

    Colocado por: rui1234voçes aí que criticam o homem, nao sabem o que é ter um galinheiro ao lado, ainda para mais de não for devidamente cuidado.

    o barulho é irrisorio quando comparado ao cheiro naoseabundo.

    eu muitas vezes ia almoçar ao meus pais e tinha que ser com janelas e portas fechadas, o cheiro so era + ou - supurtavel no inverno, no verao é pior que uma fabrica de carnes. infelizmente o meu pai teve que tratar do processo sozinho, pois os vizinhos mais afastados apesar de se queixarem do mesmo , preferiam os tais ovos...

    nao digam asneiras, quando nao sabem ou nao tem experiencia de causa...

    obs: procure no google a unidade operativa de saude publica, depende diretamente do ministerio da saúde e tem poderes para obrigar a camara a atuar a serio.


    Eu vivo no campo actualmente! E os frangos estão agora a começar a cantar de galo, completamente desafinados hahahaha e começam lá para as 4 da manhã... junte-lhe uns cães, meus e de vizinhos!:) O cocorococoooooo é um mito! Muitos cantam cocoricooooooquiricoooooooo
  15.  # 17

    LOL...é porque falta o maestro....
  16.  # 18

    Meu caro o mundo do campo é assim mesmo, se não gosta mude-se! Era o que faltava agora o campónio, que sempre viveu ali, que sempre teve aves, porcos e vacas, ter agora que mudar porque um citadino resolveu mudar de ares e não se adapta ao meio ambiente que o rodeia. Se não gosta, vá morar para a cidade. Agora quer que as pessoas em seu redor mudem a forma de viver, mudem os hábitos porque sua excelencia resolveu ir morar para um habitat a que não está habituado ? Tenha vergonha na cara!
    Concordam com este comentário: MDA, sfescada, pedro303
  17.  # 19

    Colocado por: asdrubalMeu caro o mundo do campo é assim mesmo, se não gosta mude-se!


    O mundo do campo não é ter um galinheiro encostado à janela do quarto. Eu não faria isso na minha casa... Acho que pode haver um equilíbrio.
  18.  # 20

    Colocado por: danobrega

    O mundo do campo não é ter um galinheiro encostado à janela do quarto. Eu não faria isso na minha casa... Acho que pode haver um equilíbrio.
    O mundo do campo é exactamente esse. Não faltam por essas aldeias fora habitações com dois pisos em que as pessoas viviam no de cima e os animais no de baixo.
    Concordam com este comentário: Neon
 
0.0220 seg. NEW