Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho uma grande dúvida sobre qual será a melhor opção para uma cozinha com 16m^2. Gosto dos armários o mais clean possível, contínuos, sem quebras, pelo que terei uma cozinha branco brilhante em termo-laminado em estilo moderno.

    No que toca ao exaustor, tenho dúvidas em relação à eficácia Vs. beleza. Enquanto uns vendedores recomendam-me o exaustor encastrado no móvel por ser mais bonito, outros recomendam-me o exaustor telescópico, por ter a gaveta que cobre a totalidade do fogão. Prefiro o exaustor encastrado no móvel, pois assim o armário onde este está terá uma porta normal sem quebras.

    A grande questão é, se optar pelo exaustor encastrado irei arrepender-me? É que o encastrado não cobre todo o fogão e se abrir um tacho fora da área do exaustor, uma grande quantidade de vapor poderá não ser captada pelo exaustor.

    Se alguém tiver experiência nesta matéria, ou opinião, por favor partilhe. Obrigado.


    Rodrigo S.
  2.  # 2

    Existe um exaustor de gaveta que não é visível quando recolhido.
      dht316xe1.png
  3.  # 3

    Sempre tive exaustores de gaveta, normalíssimos (da teka) e não tenho queixas. Para mim, funcionam perfeitamente e gosto do resultado em termos estéticos, para além de ainda aproveitar o móvel por cima do exaustor.
  4.  # 4

    cá está ele:
      IMG_4556 (Small).png
  5.  # 5

    Colocado por: Picaretacá está ele:
      IMG_4556 (Small).png


    Gosto - nem sabia que existia! Mas esse chão...demasiado claro.
  6.  # 6

    Obrigado Picareta. Também desconhecia e é uma hipótese a considerar. Já o estive a ver online.

    Vou refazer a minha pergunta:
    Há uma grande perda de eficiência na colecta dos fumos quando se opta por um exaustor de encastrar (cobre 2/3 do fogão) em vez de um exaustor que cubra todo o fogão? É digno de deixar de optar pelo de encastrar?

    Uns vendedores dizem-me que sim, outros dizem que vai dar quase ao mesmo e sem prejuizo significativo.
  7.  # 7

    Colocado por: becasSempre tive exaustores de gaveta, normalíssimos (da teka) e não tenho queixas.
  8.  # 8

    Os exaustores tipo chaminé (linhas direitas ou chaminé inclinada) facilmente alojam uma turbina (ou ventilador como lhe queiram chamar) maior, o que usualmente significa maior tiragem de ar para o mesmo nível de ruído... Não quer dizer q não haja modelos de gaveta superiores a outros de chaminé, simplesmente para a mesma gama acho a construção mais favorável em desempenho para os de chaminé!
    • Godigo
    • 16 outubro 2013 editado

     # 9

    Obrigado Becas. Entendi que tem a melhor consideração pelos telescópicos. Também não tenho dúvidas de que são perfeitamente eficientes. A minha questão está mais direccionada para se os de encastrar (que cobrem menor área) têm perda de eficiência não relevante, pois continuo a gostar mais dos de encastrar.

    Obrigado GT_racing, se entendi bem, considera que os de encastrar têm eficiência semelhante.

    Obrigado.
  9.  # 10

    Boa tarde
    Estou a pensar em remodelar a cozinha, e estou a pesquisar qual será o melhor tipo de exaustor.
    A minha duvida é o seguinte:
    Será que utilizando exaustor de recirculação (sem conduta de saída) não ficará mais cheiro a comida na cozinha?
    Dizem que os de recirculação são muito mais eficientes na extracção dos vapores, alguém tem experiência sobre eles?
    Qual dos diferentes tipos de exaustor será melhor?

    A informação abaixo na foto foi retirada do site da Bosch
      Exaustor.jpg
    • tope
    • 8 novembro 2013

     # 11

    Colocado por: GodigoObrigado Picareta. Também desconhecia e é uma hipótese a considerar. Já o estive a ver online.

    Vou refazer a minha pergunta:
    Há uma grande perda de eficiência na colecta dos fumos quando se opta por um exaustor de encastrar (cobre 2/3 do fogão) em vez de um exaustor que cubra todo o fogão? É digno de deixar de optar pelo de encastrar?

    Uns vendedores dizem-me que sim, outros dizem que vai dar quase ao mesmo e sem prejuizo significativo.


    Tenho atualmente um exaustor de encastrar numa cozinha aberta e ainda não tive qualquer problema com cheiros. Terei com certeza alturas em que não será tão eficiente mas acho que vou conseguir conviver com esse facto.
  10.  # 12

    boas, ja agora espreitem esta minha questao sobre exaustores:

    https://forumdacasa.com/discussion/16526/2/duvida-sobre-tubagem-de-exaustao/#Comment_1315601
  11.  # 13

    Recuperando este tópico, qual a vossa opinião entre exaustores de chaminé ou telescópicos. Qual a melhor opção para a cozinha?
  12.  # 14

    Ninguém???
  13.  # 15

    Rui, mas isso não vai depender se tem móveis superiores ou não?
    • SrR
    • 8 janeiro 2021

     # 16

    De bancada
      7641.jpg
  14.  # 17

    Colocado por: NTORIONRui, mas isso não vai depender se tem móveis superiores ou não?
    Pois, a dúvida está aí. Inicialmente está previsto móveis superiores, mas a patroa embirra com o facto de se verem os exaustores telescópios. Existem uns telescópios que ficam ocultos, mas são fraquinhos a nivel de tiragem e eficiência energética.
    A solução para manter os móveis superiores seria os de encastrar, mas tenho receio que só puxem os vapores das panelas que ficam mais atrás, e com o tempo dar cabo dos armários.
    Daí as dúvidas.
  15.  # 18

    Colocado por: SrRDe bancada
      7641.jpg
    Neste momento já não consigo colocar desses.
    • AMVP
    • 8 janeiro 2021

     # 19

    Colocado por: Rui1977solução para manter os móveis superiores seria os de encastrar, mas tenho receio que só puxem os vapores das panelas que ficam mais atrás, e com o tempo dar cabo dos armários.
    Daí as dúvidas.


    Vale o que vale mas tenho um de encontrar há um ano e para mim funciona como os restantes. Os fumos são puxados correctamente, tb tive a mesma dúvida é explicaram que os telescópios tb têm o motor apenas na parte fixa. Seja como for, na minha opinião funciona bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui1977
  16.  # 20

    Colocado por: Rui1977Existem uns telescópios que ficam ocultos, mas são fraquinhos a nivel de tiragem e eficiência energética.

    Mais importante que isso, é o que está para cima... Condutas manhosas com angulos apertados e/ou obstruidas...
 
0.0176 seg. NEW