Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

    Quem dos outros ouve, de si escuta!

    Como sempre, desde que temos entendimento, se nos afigurou a mensagem deste ditado: se queremos saber se nos criticam (com malevolência), basta que ouçamos terceiros a dizer mal de alguém.
  2.  # 282

    Nas costas dos outros lê a gente as nossas.

    Com palavras diferentes tem, também, o significado do provérbio anterior.
  3.  # 283

    Vamos apimentar as coisas com um pouco de sabedoria sexual popular?

    Quanto mais peças de roupa ela tirar, mas a ele lhe custa pensar

    Mais vale à tarde do que nunca

    Quanto mais me bates, mais nódoas negras tenho

    Não há duas sem que uma descubra a outra

    Quem tem telhados de vidro, não se admire se vir algum vizinho a espreitar

    Não há sexo que sempre dure nem erecção que nunca acabe

    De boas intenções estão os homens cheios

    Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um homem

    A mulher do vizinho é sempre melhor do que a minha

    Homem que ladra, não morde

    Mais vale um orgasmo na mão do que dois a voar

    Deitar cedo e cedo erguer, só se for para f**er.

    Em terra onde a vista a todos falta, quem tem um olho enraba toda a malta.

    Quem cabritos vende e cabras não tem, certamente f*de alguém.

    Debaixo dos pés se levantam os trabalhos, debaixo dos lençóis se levantam os ca**lhos.

    O comer e o f**er são bons para entreter.

    Uma que não se dá, é uma que não se torna a dar.

    Enquanto houver língua e dedo, não há mulher que meta medo

    Picha mole em c**a dura dá direito a cornadura.
  4.  # 284

    Colocado por: reginamarVamos apimentar as coisas com um pouco de sabedoria sexual popular?

    Cara(o) reginamar, não nos move qualquer moralismo bacoco entenda-se, mas, salvo melhor apreciação, a "sabedoria sexual popular" não se harmoniza com o tópico em questão. Claro que se aprecia muitíssimo qualquer prestação dos membros do Fórum, quando a propósito.

    Cumprimentos
  5.  # 285

    Morra Marta, mas que morra farta!
  6.  # 286

    Qual a explicação desta última....
  7.  # 287

    Olá Maria!

    Vamos lá "Chamar os bois pelos nomes*":

    Colocado por: maria rodrigues
    Cara reginamar, não nos move qualquer moralismo bacoco entenda-se, mas, salvo melhor apreciação, a "sabedoria sexual popular" não se harmoniza com o tópico em questão. Claro que se aprecia muitíssimo qualquer prestação dos membros do Fórum, quando a propósito.
    Cumprimentos


    Em primeiro lugar, chamo-me Regina, de apelido Martins (pode a partir de agora tratar-me pela minha graça)... Sobre o seu comentário, respeito mas discordo. parece que os provérbios são todos iguais, mas para si parece que uns são + iguais do que os outros. Se calhar, você já se esqueceu do que escreveu quando abriu esta discussão em 15 Outubro 2013, isto porque, a fazer fé nesse seu post nº 1, você fala em ditos populares, rifões e provérbios e da diversidade cultural, onde "salvo melhor apreciação" podemos incluir sem que "nos mova qualquer moralismo bacoco, entenda-se" e sem excepções todos os ditos populares, rifões e proverbios mesmo que para alguns sejam politicamente incorrectos...

    Pelo exposto, e "salvo melhor apreciação" não considero as expressões despropositadas!

    Colocado por: maria rodriguesPortugal é rico em ditos populares, rifões ou provérbios. Faz parte da nossa ancestralidade e têm muito a ver com a sabedoria popular.
    Variam de região para região e, muitas vezes, são conhecidos apenas localmente, o que torna mais fértil a diversidade cultural. Outros há, tão comuns, que andam de boca em boca! Nem por isso deixam de ser, quase sempre, de origem obscura.


    Nas frases que escrevi tive o cuidado de não escrever certas palavras, apesar de primeiro confirmar se constavam do meu dicionário. E não é que estão todas lá!!! E ainda sobre estas frases, posso dizer-lhe que uso algumas, e oiço com alguma regularidade outras (basta ir a uma feira ou a um mercado e puxar pela língua das vendedoras e você ouve estas e outras piores)...

    * Já agora, significa: Falar claramente, falar sem subterfúgios...

    Cumprimentos ;)
  8.  # 288

    E por falar em "graça", esta da-se a varias situações:

    Estado de graça

    Período temporario em que alguém, normalmente o governo, goza de alguma benevolência ou simpatia do povo.

    Qual é a sua graça?

    Já caiu em desuso, mas é o mesmo que, qual é o seu nome? Por coincidência, ainda na semana passada perguntaram-me o nome assim...

    Cair nas graças ou Mais vale cair em graça do que ser engraçado.

    Refere-se a alguém que conquistou a simpatia e o favor de uma outra pessoa ou de um grupo de pessoas.

    Graça de Deus ou Graças a Deus

    Pedir um dom sobrenatural, concedido por Deus como meio de salvação ou agradecer algum dom.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  9.  # 289

    Colocado por: reginamarNas frases que escrevi tive o cuidado de não escrever certas palavras, apesar de primeiro confirmar se constavam do meu dicionário. E não é que estão todas lá!!! E ainda sobre estas frases, posso dizer-lhe que uso algumas, e oiço com alguma regularidade outras (basta ir a uma feira ou a um mercado e puxar pela língua das vendedoras e você ouve estas e outras piores)...


    Cara Regina, bom dia.

    Não foi minha intenção ferir susceptibilidades, longe disso, mas perceberá que nem tudo o que está no dicionário tem de constar neste Fórum. Tanto assim que o «corrector» lá colocou as estrelinhas a moderar algumas palavras mais explícitas.

    Opiniões são opiniões, porém não leio, no comentário de introdução ao tópico, qualquer alusão (implícita) que possa levar à interpretação que lhe terá dado. Devo estar grata, e estou, a todos quantos participam no tópico. Como tal, seja bem-vinda.

    Colocado por: reginamarVamos lá "Chamar os bois pelos nomes*":

    Ora aqui temos uma expressão popular, muito conhecida, a par de outras.
    Também tem esta que lá vai dar: Vamos lá falar claro e m**** para a parede.



    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  10.  # 290

    Colocado por: callinasQual a explicação desta última....


    No meio rural, onde residi, ouvia este provérbio quer aos meus familiares quer a moradores da própria aldeia/freguesia. Usavam-no quando se referiam às pessoas que se empanzinavam de comida, quando iam a certos eventos como convidados: a uma matança do porco, a um baptizado, a um casamento, etc. Não importava que passassem mal a noite ou que fossem parar ao hospital. Enquanto houvesse comida era fartar até se empanturrarem.

    Colocado por: maria rodrigues Morra Marta, mas que morra farta!
  11.  # 291

    Colocado por: reginamar

    Deitar cedo e cedo erguer, só se for para f**er.



    Começando por esta inusitada expressão, sou de confessar que dela nunca tinha ouvido ou lido, fazendo-me recordar uma outra que já aqui repliquei e que lhe será, de todo, pertinente, e por que não, conducente: deitar cedo e tarde erguer, boa companhia se há-de ter!

    Do mais, todos conhecerão algumas outras e o resto integra o nosso anedotário, e aqui, nestas algumas ultimas em particular, alguma razão terá a Maria Rodrigues na censura a si dirigida, por não se balizarem no desiderato deste tópico (podendo sempre a Regina contraditar, com a devida legitimidade e parcial razão), sendo mais de um outro tópico (Piadas para descontrair).

    Desta sorte, sou também de aproveitar o ensejo, sou de partilhar uma citação que uso (e já aqui usei no termo dos meus escritos):

    Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam

    ---------------------------------------- Sun Tzu ----------------------------------------


    Não creio que careça de qualquer tradução por se ter perfeitamente inteligível, porém, para quem dela precisar, de muitas aclarações ou elucidações, sou de recorrer à mais das primárias e porventura elementares: quem não quer ter que lidar com problemas amanhã, não lhes dá origem hoje. Mais coisa, menos coisa...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  12.  # 292

    Colocado por: happy hippy (...) alguma razão terá a Maria Rodrigues (...) , por não se balizarem no desiderato deste tópico (podendo sempre a Regina contraditar, com a devida legitimidade e parcial razão), sendo mais de um outro tópico (Piadas para descontrair).


    Sem tirar nem pôr! Comungo da mesma opinião e considero que a Regina ter-me-á compreendido, sem que a minha observação possa beliscar o direito, que lhe assiste, de contraditar. Em português (sem o AO) nos entendemos. Venham de lá essas prestações.
    Concordam com este comentário: reginamar
  13.  # 293

    Antes que te cases, vê o que fazes.

    Antes de tomar uma decisão deve pensar-se nas consequências.
  14.  # 294

    Quem se arreda dos seus, dos seus se arreda...

    Quem se afasta dos que lhe são próximos (familiares) não conte com a ajuda (solidariedade) dos alheios. Salvo melhor interpretação.
  15.  # 295

    Quando o mal é prolongado até o diabo é culpado.

    Quando a doença é prolongada - especificamente -, o desespero leva-nos a atribuir culpas ao que quer que seja...
  16.  # 296

    Gaivotas em terra, tempestade no mar.
  17.  # 297

    Com tempo, perseverança e esperança, tudo se alcança

    Acho que o significado deste provérbio é muito claro.
  18.  # 298

    Guarda que comer, não guardes que fazer.
  19.  # 299

    Posso estar muito enganada, mas acho que a partir desta citação:

    O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.
    Aristoteles

    Fizeram-se estes proverbios:

    O sábio sabe tudo o que diz, mas não diz tudo o que sabe.

    e,

    Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem ...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  20.  # 300

    Morra um homem, fique fama.
 
0.0578 seg. NEW