Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Ao menino e ao borracho (ao bêbedo), põe-lhes Deus a mão por baixo

    Infelizmente nem sempre o ditado se confirma. Ainda não conseguimos digerir as recentes e trágicas notícias, relacionadas com três indefesas crianças. Às vezes, admito, que Deus anda distraído.

    Falando de borrachos, tivemos um vizinho que era um verdadeiro "prodígio". Andava sempre bêbedo que nem um cacho, mal se tinha de pé. Cambaleava a torto e a direito. Para não perder o equilíbrio enchia os bolsos, das calças e do casaco, de pedras que apanhava do chão. Era um triste espectáculo, pois importunava toda a vizinhança, tarde de noite. Uma vez caiu do combóio e esteve meses, hospitalizado. E lá se safou sem sequelas.
  2.  # 122

    Homem pequenino, ou velhaco ou dançarino.

    O senhor dança?
  3.  # 123

    Nem tudo o que luz é oiro

    Em sentido figurado... às vezes deixamo-nos confundir com pechisbeque, pela enganadora aparência de um certo brilho, que se assemelha a ouro.
    • Flica
    • 21 fevereiro 2016

     # 124

    Maria Rodrigues
    só vi esta discussão agora. Q interessante!!! Muito giro.
    Condordo com a sua interpretação de "quem não arrisca não petisca" quanto ao dos pássaros eu acho que: mais vale aquilo que está seguro e certo (1 pássaro) do que promessas vãs ainda que sejam a dobrar (2 pássaros).
    Bem haja!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
    • Flica
    • 22 fevereiro 2016

     # 125

    "Quem o alheio veste na praça o despe" significa, quanto a mim,que quando alguém empresta uma peça de vestuário nomeadamente entre mulheres quem pediu emprestado corre o risco de ser desmascarada em público ex: " cuidado,olha, entornas o copo estragas-me o vestido"...exclama a dona do vestido, aflita e... na praça o despe em sentido figurado, veja-se.
    • Flica
    • 22 fevereiro 2016

     # 126

    Dá Deus nozes a quem não tem dentes

    Lançar pérolas a porcos

    Não passam da cepa torta


    Estes 3 provérbios são mt fáceis . amanhã há mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
    • Flica
    • 22 fevereiro 2016

     # 127

    Em tempos de guerra não se limpam armas

    Penso que a ideia deste provérbio é de que quando há demasiado trabalho e azáfama não há tempo para detalhes superfluos ex: " paninhos de renda" etc
    • Flica
    • 22 fevereiro 2016

     # 128

    Nem tudo o que luz é oiro

    Este provérbio aplicado ao ser humano traduz verdadeira sabedoria, ou seja, pessoas de aspecto maravilhoso, belas e sorridentes mas que são afinal uma jóia falsa..


    Lembrando Antonio Aleixo:
    Sei q pareço um ladrão
    mas há muitos que eu conheço
    que sem parecer o que são
    são aquilo que eu pareço

    À semelhança de
    "Há aparências que iludem"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
    • Flica
    • 26 fevereiro 2016

     # 129

    Colocado por: maria rodriguespc ferreira

    Olá!
    Não me parece que seja um provérbio, mas antes uma "frase feita" cujo sentido se explica por apelar aos cuidados a ter quando nos aventuramos no mar. Ou noutra situação

    em que devemos ser prudentes com o perigo. Tenho uma vaga ideia de que esta frase fez parte de um anúncio publicitário, sobre o mar, nos anos oitenta do século passado.


    "Há mar e mar há ir e voltar" é uma frase criada pelo poeta A.O'neal
    Na campanha publicitária para os cuidados a ter nas praias. Foi recentemente lembrado aquando da sua morte.
    • Flica
    • 26 fevereiro 2016

     # 130

    Olá becas


    Peço desculpa a becas que muito bem esclareceu a origem deste slogan. Cheguei tarde a este tópico e não tinha lido tudo como devia.
  4.  # 131

    Colocado por: Flica (...) Cheguei tarde a este tópico e não tinha lido tudo como devia.

    Não chegou tarde, não senhora! Nunca é tarde para darmos a nossa contribuição. Seja bem-vinda.
    • Flica
    • 27 fevereiro 2016

     # 132

    Olá maria rodrigues,
    Ainda ando a ler os provérbios dos posts mais distantes, há muitos que não conhecia. Adorei aquele "De contente lhe doi um dente" , perfeito para simbolizar a hipocrisia. Ah, ah! Que não conhecia.

    " Vale mais enfrentar a lança do que o punhal escondido"
    Não sei se a minha interpretacao coincide, ou seja,
    Vale mais um grande inimigo do que um falso amigo. É isso q acha? Tb não conhecia.
    Ainda ando a ler lá atrás, vou demorar mas vou aprendê-los pq o meu filho tem muito interesse e acha imensa piada, mais do que eu poderia supor. Curioso!
    Finalnente a "ouvi"
    Bem haja!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  5.  # 133

    Deus dá o frio conforme a roupa.

    Quem tem bons agasalhos queixa-se do frio, coitados dos sem-abrigo: não há cartão que lhes chegue para se aquecerem!
  6.  # 134

    Em dia de festa, a barriga atesta.

    Toca a aproveitar minha gente, antes que chegue "o tempo das vacas magras".
  7.  # 135

    Mal de perna , não é mal de goela.

    Até podemos estar acamados porque partimos ou ferimos uma perna, mas isso não nos inibe de comer.
  8.  # 136

    Deus ordenou: - Já fui como tu és e tu vais ser como eu sou!

    Parece uma charada, mas não é! Leia-se: - Hoje és jovem, bem apessoado(a), cheio de energia e julgas-te o(a) dono(a) do mundo (verdes anos, não é verdade?).
    Amanhã serás velho(a), encarquilhado(a), trôpego(a) e sem forças... É a lei da vida: nasce-se, cresce-se, envelhece-se e...partimos!
  9.  # 137

    Chuva por candeeiros, trinta dias por inteiro.

    Candeeiros vem a resultar em candeias. É isso: o povo é sábio... resolveu adaptar o adágio ao seu jeito. Temos aqui o factor religioso, em parte, porque a festa de Nossa Senhora das Candeias, no calendário litúrgico, se celebra no dia dois de Fevereiro, ou no primeiro fim-de-semana desse mês. E quando chove no princípio do mês é quase garantido que a chuva e o mau tempo se prolongam até ao fim. Coincidência ou não, todo o mês de Fevereiro foi muito turbulento, frio e chuvoso.
  10.  # 138

    Burro com fome, cardos come.

    Pois é, muito boa gente é biqueira, não come de tudo. No entanto, numa situação de algum aperto, por vezes, é obrigada a gostar: é que a fome é tanta que até come favas , quando jurara que não as comeria porque não gostava!
  11.  # 139

    Quem se ajusta por (pelo) S. Miguel, não é senhor de si quando quer.

    Esta é mesmo das minhas berças. Vamos lá ver se alguém vai entender a interpretação. As festas em honra de S. Miguel celebram-se nos finais de Setembro na altura da maior parte das colheitas: das vindimas, da colheita do milho serôdio (tardio), do arroz e, mais tarde, da azeitona. Claro que hoje, com a mecanização da agricultura e as alterações climáticas, tudo se antecipou. Mas, naquele tempo o auge das colheitas era no fim de Setembro o que obrigava a contratar pessoal, assalariado, cujo trabalho seria"intensivo", sem direito a grandes descansos e muito menos a uma folga, sequer. Daí que ajustar era ser contratado e não ser "senhor de si" quando queria; era não ficar disponível para si ou para a família, a qualquer momento. Aliás o que acontece, ainda hoje, a quem trabalha por conta de outrem ou tem compromissos profissionais, inadiáveis.
  12.  # 140

    Agora?! Tarde piaste!

    É mais uma expressão que se usa quando alguém deixa passar a oportunidade de se explicar, ou o faz tardiamente, o que inviabiliza qualquer efeito sobre determinada situação.
    Era frequente o meu pai usar esta expressão enquanto nos explicava donde a mesma surgira: era a história daquele sujeito, diabético, que procurava atenuar a doença engolindo diariamente um ovo cru. Em dada altura ao comer um dos ovos, ao passar na garganta, um pinto piou e, logo, este comentou: Agora?! Tarde piaste!
 
0.0346 seg. NEW