Iniciar sessão ou registar-se
    • PatSil
    • 13 dezembro 2013 editado

# 81

E assim se foi estragando o tópico do Valtores.

O que uma foto conseguiu fazer.

Patricia Silva
    • Neon
    • 13 dezembro 2013

# 82

sabia que isso é possivel?
    • Neon
    • 13 dezembro 2013 editado

# 83

Experiência

Pegue em 3 Tupperwares da Sabrina
    enche um com água quente
    enche outro com água a temperatura ambiente
    enche outro com água gelada
    mete a mão esquerda na água quente...vai sentir? ................
    mete a mão direita na água fria...vai sentir?............
    tira as duas mãos e mete uma de cada vez na água à temperatura ambiente e vai sentir ....... na mão esquerda, e ........... na mão direita, o que à partida poderá parecer estranho uma vez que a temperatura da água no Tupperware do meio será igual.

Noção a tirar
    CALOR - trata-se de um fenômeno de transferência de energia ;)

Curiosamente o calor não se expande :) o ar quente sim, tem essa particularidade. O ar quente dilata, e torna-se mais leve pelo que sobe e por sua vez o ar que estiver mais frio como se encontra mais pesado acaba por descer.
    (a fotografia do dedão é um excelente exemplificativo).

Tentando exemplificar com uma imagem que todos entendemos... o ar funciona como um fluido, poderíamos equiparar uma sala cheia de ar a uma panela com água ao lume.
    Aqueçe-se a base
    A massa de agua no fundo aqueçe dilata e torna-se menos densa pelo que sobre
    Por inverso a massa de água que está em cima sendo mais densa desce e assim se forma uma corrente de convecção
    No final do processo toda a água se encontra à mesma temperatura de uma forma mais ou menos homogénea

Tô certo ou tô errado?

Já agora aquecer uma pena com 5l de água requer muito mais poder calorífico do que aquecer a mesmíssima panela com 2 l de água.
    Pelo que aquecer uma sala com 80 m3 de ar ou uma sala com 160 m3 de ar não é claramente a mesma coisa

Em suma, como de costume estamos todos a dizer a mesma coisa, todos têm razão mas como pontos de vista distintos.
    O Valtores é que já ficou com o tópico fornicado (fornicado dá direito a suspensão?)

Abraços
    Concordam com este comentário: two-rok
  1.  # 84

Néon

Tanta coisa,tantas palavras e não conseguiu dizer naquela situação onde está o calor!

Patricia Silva
  2.  # 85

Ou então usava um vídeo de um acumulador,não precisa de tanto....só confunde!

Patricia Silva
  3.  # 86

Em altura,o piso radiante é a melhor forma de aquecer!!!

Agora usem as teorias que quiserem,a da mala,etc etc

Patricia
    Concordam com este comentário: two-rok
    • Neon
    • 13 dezembro 2013

# 87

Amigo/a

Acabei de lhe descrever a experiência que fiz à minha filha de 5 ANOS para ela entender as diferenças entre calor e frio, não consigo ser mais simplista para explicar que o calor é um fenômeno de transferência de energia entre 2 corpos, ou sistemas ou o que lhe quiser chamar.

como tal o CALOR simplesmente não está, ou seja è incoerente a sua pergunta!

O que você quer perguntar é se existe diferença de temperatura na sala, entre o chão e o tecto.?

e a resposta é não,

tal como já exemplifiquei com a panela com água a temperatura do ar na sala é homogênea.
  4.  # 88

Em jeito de conclusão, até porque já estou confuso com tantas explicações diferentes:

numa mezzanine, vou ter a parte de cima fria, mesmo com piso radiante em baixo, sim ou não? É preferivel a nível térmico ter uma divisão térrena e com pé direito mais alto?

cumps,
    http://valtores.wordpress.com/
    • Neon
    • 13 dezembro 2013

# 89

Tem razão....desculpe os offtopic

Piso radiante hidráulico é uma excelente solução em termos de aquecimento, como já aqui foi dito.

Mas o que o Alter ego disse não é nenhum disparate, quanto mais for a cubicagem de um espaço, ou seja quanto mais ar tiver para aquecer mais poder calorífico precisa para o aquecer....julgo que é de senso comum, como já referi antes que não aquece da mesma forma um espaço com a mesma área e com o dobro ou triplo da altura.
  5.  # 90

Colocado por: NeonMas o que o Alter ego disse não é nenhum disparate, quanto mais for a cubicagem de um espaço, ou seja quanto mais ar tiver para aquecer mais poder calorífico precisa para o aquecer....julgo que é de senso comum, como já referi antes que não aquece da mesma forma um espaço com a mesma área e com o dobro ou triplo da altura.
    imagine um quarto em vacuo o piso radiante aqueceria esse espaço?
  6.  # 91

Obrigado a todos pelas respostas. Acho que aprendi muito mais do que queria sobre piso radiante e sobre a fisica do calor e essas coisas todas que falaram ehehehe

foram um contributo importante para ter argumentos depois com o arquitecto.

cumps,
    http://valtores.wordpress.com
    • eu
    • 13 dezembro 2013

# 92

Colocado por: Sergio Rodriguesimagine um quarto em vacuo o piso radiante aqueceria esse espaço?

Pergunta traiçoeira ;)
  7.  # 93

Colocado por: euNão é só isso, mesmo em espaços pequenos, a sensação de aquecimento é completamente diferente.

Eu por acaso, na minha sala tenho piso radiante mas também um recuperador de calor a lenha. E prefirode longeo piso radiante, a sensação é muito melhor do que sentir o ar quente.

Não és só tu que preferes. Já li um artigo sobre um estudo em que colocavam as pessoas nos seguintes cenários:

Metade em sala com ar frio e paredes quentes a radiar calor.
    Metade em sala com ar quente e paredes frias (o nosso corpo radia calor para as paredes).

A primeira metade sente calor, apesar do ar frio.
    A segunda metade sente frio, apesar do ar quente.

No fundo como já disseram aqui para experimentar este efeito basta sair à rua num dia frio com sol (e sem vento). Portanto o melhor processo para atingir um ambiente confortável é de alguma forma ter algo a radiar calor. Aquecer apenas o ar não parece ser uma maneira muito boa de se "criar conforto". No entanto se usarem AC como uma forma de aquecimento central penso que o resultado é o mesmo. Eventualmente os elementos envolventes também aquecem e passamos a ter o mesmo efeito de radiação.
    Concordam com este comentário: eu, Dias12
    • Neon
    • 14 dezembro 2013

# 94

Colocado por: Sergio Rodriguesimagine um quarto em vacuo o piso radiante aqueceria esse espaço?

A que propósito veio esta pergunta? as nossas casas agora tem divisões em vácuo?

Mas vamos lá brincar ao teu jogo e desmontar o teu raciocinio ardiloso

Vacuo é mais do que a ausência de ar, mas para simplificar vamos entender aqui que o teu vacuo = ausência de ar.
    Ora, não havendo o fluido, não temos a convecção pelo que à partida concluiriamos que o piso radiante não funcionaria

Mas dirias tu...o piso radiante aquece a laje, que por sua vez emite radiação térmica. E a radiação funciona no vácuo.

Verdade diria eu, mas não tem desempenho significativo (ainda mais no vacuo)

Portanto se queres indicar que o piso radiante funciona por convecção e radiação. Muito bem, mas esqueçe lá a 2.ª opção, pois eu não acredito na radiação proveniente do piso radiante hidraulico como forma de aquecimento (com ou sem vacuo).
    Aliás a tua solução segundo os gurus tambem funciona como sistema de arrefecimento por radiação, mas eu não acredito nela sem um sistema alternativo de arrefecimento.

Matei-te a curiosidade?
    • eu
    • 14 dezembro 2013

# 95

Colocado por: Neonpois eu não acredito na radiação proveniente do piso radiante hidraulico como forma de aquecimento (com ou sem vacuo).

Eu já fiz a experiência em duas divisões contíguas: liguei o piso radiante apenas numa das divisões e deixei as portas abertas em ambas. Após um dia, a temperatura do ar era quase igual nas duas, mas quando se entrava na divisão com o piso ligado, sentia-se imediatamente o calor do piso radiante.

É uma sensação um bocado estranha para quem não está habituado: o ar não aquece muito (fica nos 18 a 19 graus) mas sente-se muito calor.

Portanto, não há qualquer dúvida que existe mesmo transferência de calor por radiação...
    Concordam com este comentário: Dias12
    • Neon
    • 14 dezembro 2013

# 96

Colocado por: eu
    Eu já fiz a experiência em duas divisões contíguas: liguei o piso radiante apenas numa das divisões e deixei as portas abertas em ambas. Após um dia,a temperatura do ar era quase igual nas duas, mas quando se entrava na divisão com o piso ligado,sentia-se imediatamente o calor do piso radiante.

É uma sensação um bocado estranha para quem não está habituado: o ar não aquece muito (fica nos 18 a 19 graus) mas sente-se muito calor.

Portanto, não há qualquer dúvida que existe mesmo transferência de calor por radiação...

Sim, mas essa temperatura ambiente não se obtem por irradiação de calor a partir da laje mas sim maioritariamente por convecção.
    • Neon
    • 14 dezembro 2013

# 97

Colocado por: Anonimo18072022APois...pelo fato da radiação não funcionar no vácuo é que os satélites têm proteções contra a radiação solar. Normalmente superfície com acabamento com um índice de reflexão bastante elevado!!!!!!!

hannnn?
  8.  # 98

Colocado por: NeonMas dirias tu...o piso radiante aquece a laje, que por sua vez emite radiação térmica. E a radiação funciona no vácuo.

Verdade diria eu, mas não tem desempenho significativo (ainda mais no vacuo)

Portanto se queres indicar que o piso radiante funciona por convecção e radiação. Muito bem, mas esqueçe lá a 2.ª opção, pois eu não acredito na radiação proveniente do piso radiante hidraulico como forma de aquecimento (com ou sem vacuo).
    Aliás a tua solução segundo os gurus tambem funciona como sistema de arrefecimento por radiação, mas eu não acredito nela sem um sistema alternativo de arrefecimento.

Matei-te a curiosidade?
    tem que passar uns dias em mercurio que la tambem n há muito vento e ver se aquilo aquece ou não!!
    • eu
    • 14 dezembro 2013

# 99

Colocado por: NeonSim, mas essa temperatura ambiente não se obtem por irradiação de calor a partir da laje mas sim maioritariamente por convecção.

Agora vou citar um tipo com o qual tenho de vez em quando acesas discussões ;)

Estas coisas, é preciso vê-las e senti-las...
  9.  # 100

Ó sabedores cá do sitio, não se querem ajuntar todos e darme uma mãozinha a renovar a milha casinha ? Tenho o telhado quase a cair e o plástico já não proteje muito da chuva. Não posso pagar, tenho uma reforma de 205 eur. Não dá para pagar mão-de-obra. Ao longo dos 5 últimos anos fui comprando umas telhas, ainda me faltam algumas, tenho quem me dê um pinheiro para o ripado, mas não tenho como pagar a mão-de-obra. A casa é pequenina, era só para não deixar entrar a chuva nem é preciso tapar tudo

0.0703 seg. NEW