Colocado por: NeonMas o que o Alter ego disse não é nenhum disparate, quanto mais for a cubicagem de um espaço, ou seja quanto mais ar tiver para aquecer mais poder calorífico precisa para o aquecer....julgo que é de senso comum, como já referi antes que não aquece da mesma forma um espaço com a mesma área e com o dobro ou triplo da altura.imagine um quarto em vacuo o piso radiante aqueceria esse espaço?
Colocado por: Sergio Rodriguesimagine um quarto em vacuo o piso radiante aqueceria esse espaço?
Colocado por: euNão é só isso, mesmo em espaços pequenos, a sensação de aquecimento é completamente diferente.
Eu por acaso, na minha sala tenho piso radiante mas também um recuperador de calor a lenha. E prefirode longeo piso radiante, a sensação é muito melhor do que sentir o ar quente.
Colocado por: Sergio Rodriguesimagine um quarto em vacuo o piso radiante aqueceria esse espaço?
Colocado por: Neonpois eu não acredito na radiação proveniente do piso radiante hidraulico como forma de aquecimento (com ou sem vacuo).
Colocado por: eu
Eu já fiz a experiência em duas divisões contíguas: liguei o piso radiante apenas numa das divisões e deixei as portas abertas em ambas. Após um dia,a temperatura do ar era quase igual nas duas, mas quando se entrava na divisão com o piso ligado,sentia-se imediatamente o calor do piso radiante.
É uma sensação um bocado estranha para quem não está habituado: o ar não aquece muito (fica nos 18 a 19 graus) mas sente-se muito calor.
Portanto, não há qualquer dúvida que existe mesmo transferência de calor por radiação...
Colocado por: Anonimo18072022APois...pelo fato da radiação não funcionar no vácuo é que os satélites têm proteções contra a radiação solar. Normalmente superfície com acabamento com um índice de reflexão bastante elevado!!!!!!!
Colocado por: NeonMas dirias tu...o piso radiante aquece a laje, que por sua vez emite radiação térmica. E a radiação funciona no vácuo.tem que passar uns dias em mercurio que la tambem n há muito vento e ver se aquilo aquece ou não!!
Verdade diria eu, mas não tem desempenho significativo (ainda mais no vacuo)
Portanto se queres indicar que o piso radiante funciona por convecção e radiação. Muito bem, mas esqueçe lá a 2.ª opção, pois eu não acredito na radiação proveniente do piso radiante hidraulico como forma de aquecimento (com ou sem vacuo).
Aliás a tua solução segundo os gurus tambem funciona como sistema de arrefecimento por radiação, mas eu não acredito nela sem um sistema alternativo de arrefecimento.
Matei-te a curiosidade?
Colocado por: NeonSim, mas essa temperatura ambiente não se obtem por irradiação de calor a partir da laje mas sim maioritariamente por convecção.