Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Tiago e Pedro,

concordo com ambos.
    Desta forma reforço a minha ideia inicial que piso térreo será melhor opção, e julgo que vou manter-me firme, já que não vejo grandes vantagens.

Pedro, o aspecto do teasing dá a ideia de ser muito depurado sim. Não gosto, mas a ideia não é essa. Para já é apenas para se perceber o volume no espaço. Monos brancos e direitos não são muito simpáticos não. Faltam-lhes alma. Mas isso vem depois :)

cumps,
    http://valtores.wordpress.com
  2.  # 122

Colocado por: valtoresempre achei que a primeira opção só tem vantagens em relação à segunda, mas como não sou um entendido na matéria, resolvi perguntar aqui a vossa opinião.

Uma casa com dois pisos é mais económica que uma casa com um piso.

A distância dos "centros de distribuição" aos "pontos de distribuição" é mais pequena. Tem (potencialmente): uma rede de águas menor, uma rede de tomadas menor, uma rede de iluminação menor, uma rede de comunicações menor, uma rede de esgotos menor, uma rede de águas pluviais menor, bla bla bla.

Adicionalmente tem (potencialmente) uma estrutura menor.

As impermeabilizações de coberturas são caras. Numa casa térrea tem (potencialmente) duas vezes a área a impermeabilizar. O mesmo se poderá dizer para a lage do chão mas penso já não ser tão significativo.

O terreno urbano custa dinheiro. Uma casa térrea ocupa (potencialmente) duas vezes a mesma área de terreno que uma com dois pisos. Em alguns casos isso pode ser uma despesa adicional significativa.

Enfim, não é só vantagens. Mas não ter andar constantemente a subir e descer escadas parece-me bastante bem.
    Concordam com este comentário: nulo, JDCSilva, agosto07
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores, JDCSilva
      estrutura.png
  3.  # 123

Colocado por: danobregaMas não ter andar constantemente a subir e descer escadas parece-me bastante bem.

Constantemente?? Parece-me exagerado! Parece-me não: é exagerado! Os quartos situam-se no primeiro piso e, por norma, são muito pouco utilizados. Além disso, quem não se depara quotidianamente, fora de casa, a subir e a descer escadas?

De qualquer maneira, as normas em vigor já obrigam à construção de quarto no piso 0 para situações em que seja mais complicado ter que aceder ao primeiro piso.

Cumprimentos,

ST
  4.  # 124

Colocado por: sousa tavaresConstantemente?? Parece-me exagerado!

São as queixas mais comuns que ouço de amigos que têm casa com dois pisos.
    Concordam com este comentário: treker666, two-rok, ultrahipermega, maria rodrigues
  5.  # 125

Colocado por: sousa tavares

Constantemente?? Parece-me exagerado! Parece-me não: é exagerado! Os quartos situam-se no primeiro piso e, por norma, são muito pouco utilizados. Além disso, quem não se depara quotidianamente, fora de casa, a subir e a descer escadas?

De qualquer maneira, as normas em vigor já obrigam à construção de quarto no piso 0 para situações em que seja mais complicado ter que aceder ao primeiro piso.

Cumprimentos,

ST

Na prática não se vai só ao quarto dormir. Ou é uma peça de roupa, ou buscar algo, ou telemovel, ou carregador, ou algo esquecido.. ja morei em moradia com 3 pisos, e o sobe e desce era frequente. E era o que mais me chateava. Julgo que com uma boa organização talvez não seja constante, mas não deixa de ser mais chato do que andar tudo a direito. E se aos 30 penso assim, aos 50 ainda deve ser mais dramático, que já custa mais.
    Concordam com este comentário: treker666, two-rok
  6.  # 126

valtores
    E se aos 30 penso assim, aos 50 ainda deve ser mais dramático, que já custa mais.

Bom dia.
    É uma realidade a que não se deve ficar alheio, garanto-lhe... Todavia, para quem tenha (muito) poder económico, pode sempre instalar um "elevador" (monta-cargas??) para acesso ao(s) piso(s) superior(es). Já sabemos que, para além do investimento dispendioso, há os custos de manutenção e consumo energético. Mas que é prático é..., sim senhor. Instalado num dos lados da garagem da moradia (conheço quem tem e já utilizei), é muito cómodo, especialmente para os familiares mais velhos, sem falar no transporte das compras e outros ...
  7.  # 127

Colocado por: maria rodrigues
    Bom dia.
    É uma realidade a que não se deve ficar alheio, garanto-lhe... Todavia, para quem tenha (muito) poder económico, pode sempre instalar um "elevador" (monta-cargas??) para acesso ao(s) piso(s) superior(es). Já sabemos que, para além do investimento dispendioso, há os custos de manutenção e consumo energético. Mas que é prático é..., sim senhor. Instalado num dos lados da garagem da moradia (conheço quem tem e já utilizei), é muito cómodo, especialmente para os familiares mais velhos, sem falar no transporte das compras e outros ...

Por acaso conheço quem more em moradia com elevador. É uma ideia que a mim também não me convence. Até acho que tinha vergonha de dizer a alguem que morava numa moradia com elevador. Parece pretencioso, não sei...
    De qualquer forma o espaço necessário para máquinas, o barulho que faz, a manutenção que precisa, etc, torna-se pouco prático, acho eu.
    E como diz, é para quem tenha (muito) poder económico. Tanto para adquirir como para manter. Aqui para estes lados ainda se contam os trocos todos e tenta-se evitar deslizes no orçamento ehehehe

cumps,
  8.  # 128

valtores
    Parece pretencioso, não sei...

Não vejo como possa parecer pretensioso. Pretensioso, parece-me, é fazer construções megalómanas, com grandes assoalhadas e espaços mal aproveitados, torneiras e wcs
    sofisticados, que requerem limpeza a toda a hora, o chão em materiais (com cores) custosos de preservar limpos.
    Uma casa é para toda a vida (pensa-se), a velhice é inevitável, assim se espera, portanto pensemos no conforto simples e nas nossas comodidades.

Gosto muito do seu blogue, que sigo atentamente, porque também estou em processo de "mentalização" para construção ou reconstrução de uma moradia.
    Esta, por sinal é ancestral, tem primeiro piso que queremos aproveitar só para quartos e wcs.
    Vou estar atenta ao seu blogue, tão metódico e bem organizado.
    Concordam com este comentário: valtores
  9.  # 129

Maria, quando digo pretencioso, é porque me parece de facto algo luxuoso e só acessivel a alguns. E não me identifico muito com esse tipo de luxos. Mas tem toda a razão quando diz que pode um dia vir a ser prático, na velhice.
    Obrigado pelas suas palavras. Espero poder vir a acompanhar o seu processo de construção ou reconstrução. A minha mentalização demorou uns 10 anos (tinha eu 20 anos quando já sonhava com isto). Mas na verdade o ideal é começar a fazer-se, a procurar contactos, soluções, falar com entendidos, e depois aos poucos ir-se avançando... Se é algo com que sonha, o ideal é começar já a construir esse sonho. Boa sorte, e vá dando noticias.

cumps,
  10.  # 130

Passei pelo blog mas é mais fácil escrever por aqui.
    Se pretende uma moradia de R/C, é a sua vontade que deve prevalecer.
    Entenda isso como uma exigência da qual não abdica. Se quisesse três quartos e apresentarem sete, aceita?
    Então o seu arquitecto deverá aceitar a sua exigência como fazendo parte do programa.

Quanto aos esboços, pelo menos os apresentados, se espremidos não se aproveita nada.
    Demasiado abstractos e descontextualizados. Se observar sem associar a escala pode ser um estudo de volume para Hong Kong ou S. Paulo (favela ou arranha-céus)
    Não encare isto como crítica destrutiva, antes como alerta.
    Concordam com este comentário: drodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  11.  # 131

Colocado por: Dr Alter EgoPassei pelo blog mas é mais fácil escrever por aqui.
    Se pretende uma moradia de R/C, é a sua vontade que deve prevalecer.
    Entenda isso como uma exigência da qual não abdica. Se quisesse três quartos e apresentarem sete, aceita?
    Então o seu arquitecto deverá aceitar a sua exigência como fazendo parte do programa.

Quanto aos esboços, pelo menos os apresentados, se espremidos não se aproveita nada.
    Demasiado abstractos e descontextualizados. Se observar sem associar a escala pode ser um estudo de volume para Hong Kong ou S. Paulo (favela ou arranha-céus)
    Não encare isto como crítica destrutiva, antes como alerta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:valtores

Obrigado desde já pela opinião. Eu não exigi piso térreo. Manifestei essa preferência, mas deixei em aberto para ver o que me era apresentado. Poderia eventualmente abrir os horizontes caso me fosse apresentado algo surpreendente. Neste momento julgo estar em condições de poder comparar opções e dar argumentos mais fundamentados. E aprendi que de facto apesar de uma boa proposta para dois pisos, acabo por preferir piso térreo. Acho que fiquei com essa certeza mais solidificada, e isso é bom.

Quanto aos esboços, não vou opinar, são apenas esquissos num caderno para testar volumes. Foram-me apresentados volumes bastante mais completos e realistas, mas que não partilhei ainda imagens no blog.

cumps,
  12.  # 132

valtores

sabe uma coisa? tanto no seu blog como no tópico acho que em bom rigor não se consegue nem perceber como é o seu terreno, condicionantes do pdm para o local, nem a envolvente, nem o seu programa, de maneira que pode ser algo gratuito tecer algum comentário ou dar alguma sugestão se calhar até nem é isso que quer ( opiniões sobre o projecto em si).
    digo isto porque pelo menos eu com os dados disponíveis acho muito contraproducente estar a dizer que faça de um ou dois pisos.
  13.  # 133

Colocado por: marco1valtores

sabe uma coisa? tanto no seu blog como no tópico acho que em bom rigor não se consegue nem perceber como é o seu terreno, condicionantes do pdm para o local, nem a envolvente, nem o seu programa, de maneira que pode ser algo gratuito tecer algum comentário ou dar alguma sugestão se calhar até nem é isso que quer ( opiniões sobre o projecto em si).
    digo isto porque pelo menos eu com os dados disponíveis acho muito contraproducente estar a dizer que faça de um ou dois pisos.
    Concordam com este comentário:valtores

Marco,
    dou-lhe toda a razão. Na verdade não quero expor dados assim tão concretos aqui, pelo menos para já. Também por uma questão de respeito pelo trabalho do arquitecto, não queria colocar aqui plantas nem os estudos volumétricos mais detalhados. O que questionei aqui no forum foi mais geral e não tanto acerca do meu caso. Foi mais com intenção de saber opinião dos outros e diferentes pontos de vista, para solidificar os meus, ou para aprender alguma coisa e abrir um pouco os horizontes.

Quanto ao blog, embora seja acerca do meu projecto, não sou demasiado detalhado pelas mesmas razões. Quero detalhar os processos em si, custos, obra, decisões, etc.. e não tanto o meu caso em particular.

cumps,
  14.  # 134

pois compreendo, no entanto como deve perceber uma boa arquitectura, ou melhor cada local cada terreno cada cliente proporciona circunstancias únicas e dá origem a um projecto especifico e único que responde precisamente a essas circunstancias( no sentido em que não se adequa a outro local não querendo isto dizer que para determinado local só há uma solução).
  15.  # 135

Está decidido: vai ter dois pisos. Agora vai começar a fase de se desenhar a planta interior, vãos, etc etc...
    isto está a ser giro.

cumps,
  16.  # 136

Com telhado tradicional ou das modernas?

Boa sorte nesta aventura!
  17.  # 137

Colocado por: Martins_31Com telhado tradicional ou das modernas?

Boa sorte nesta aventura!
    Concordam com este comentário:valtores

Linhas direitas.. o moderno é relativo, mas vão ser linhas mais direitas sim :) espero não me saturar.

obrigado ;) ja sabes alguma coisa dos valores da tal taxa da ponte?
  18.  # 138

Colocado por: Martins_31ou das modernas?

"Modernas" do século XX tipo esta de 1957

Patrícia Silva
      123.jpg
  19.  # 139

Nessa altura isso era uma casa do Futuro!!! Lol

Agora é só moderno!!

Vocês perceberam o que queria dizer!!!

Das taxas ainda não sei nada, mas acredito que seja mais de 500€!
  20.  # 140

Os arquitectos já o convenceram: 2 pisos

Ou esta de 1929:
      villa savoye.jpg

0.0979 seg. NEW