Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: valtoresEstá decidido: vai ter dois pisos.
    Atão... e a velhice, as escadas .... :-)
    Qual a razão de já ter decidido por 2 pisos?
  2.  # 142

Colocado por: Martins_31Nessa altura isso era uma casa do Futuro!!! Lol

Agora é só moderno!!

Vocês perceberam o que queria dizer!!!

Das taxas ainda não sei nada, mas acredito que seja mais de 500€!

Pelo que me falaram anda a volta dos 500 a 700 euros sim. Mas continuo sem perceber como se fazem os cálculos.
  3.  # 143

Colocado por: mafgodAtão... e a velhice, as escadas .... :-)
    Qual a razão de já ter decidido por 2 pisos?

Bom... tenho 30 agora, secalhar ainda não é bem altura de pensar na velhice. Secalhar aos 60 ou 70 já moro noutra casa. Faz assim tanto sentido pensar na velhice já hoje e construir uma casa a pensar nisso? Eu achava que sim, mas agora já não sei. De qualquer forma há um quarto em baixo, em caso de necessidade também posso mudar e aproveitar a zona de cima para outras coisas... Os restantes argumentos escrevi no blog: http://valtores.wordpress.com/

Acho que tinha algum preconceito, e percebi que afinal há vantagens que desconhecia. E que as desvantagens afinal não serão assim tantas, se a coisa for bem feita.
  4.  # 144

Acho que tinha algum preconceito, e percebi que afinal há vantagens que desconhecia. E que as desvantagens afinal não serão assim tantas, se a coisa for bem feita.

Quais vantagens?
    Só se for a área de terreno deixada livre
  5.  # 145

Colocado por: Dr Alter Ego

Quais vantagens?
    Só se for a área de terreno deixada livre

Apenas a suite vai estar num piso superior, o resto passa-se tudo em baixo.
    As vantagens são ter menos zonas de circulação, ter um plano mais elevado na suite (este conceito até me agrada), a estética de "cubo suspenso" tambem acho interessante, e tambem o facto das casas na zona serem quase todas de dois andares, acaba por fazer algum sentido para que a moradia nao fique "anulada" em relaçao à restante arquitectura.
    • xana
    • 8 janeiro 2014

# 146

Caro Valtores,

essa questão de casa térrea versus casa com 1º piso também foi bastante debatida cá em casa. A questão das acessibilidades é algo que é bastante importante para nós. Também estamos na casa dos trinta anos, mas não pensamos em vender a nossa moradia no futuro, portanto teria de construir a pensar na velhice. No entanto, ficar com uma casa "rasteirinha" no meio de outras com 1º piso também era algo que não me agradava. A solução que encontramos foi fazer no 1º piso o escritório/biblioteca e uma suite. Assim, ficamos com o nosso espaço, o escritório, que é uma zona bastante importante para nós onde passamos muito tempo, separado da restante casa. Em termos de sossego parece-me bom, pois fica afastado do quarto das crianças e da zona social. A suite que temos no piso superior pode servir como quarto de visitas ou para outro uso que veja no futuro.

Deste modo, conseguimos ter todos os quartos no RC (excepto uma suite) e ter 1º piso, o que faz com que a casa tenha outro tipo de volumetria que me agrada mais.

Boa sorte para o projecto!
    Cumprimentos,
    Xana
  6.  # 147

Colocado por: xanaCaro Valtores,

essa questão de casa térrea versus casa com 1º piso também foi bastante debatida cá em casa. A questão das acessibilidades é algo que é bastante importante para nós. Também estamos na casa dos trinta anos, mas não pensamos em vender a nossa moradia no futuro, portanto teria de construir a pensar na velhice. No entanto, ficar com uma casa "rasteirinha" no meio de outras com 1º piso também era algo que não me agradava. A solução que encontramos foi fazer no 1º piso o escritório/biblioteca e uma suite. Assim, ficamos com o nosso espaço, o escritório, que é uma zona bastante importante para nós onde passamos muito tempo, separado da restante casa. Em termos de sossego parece-me bom, pois fica afastado do quarto das crianças e da zona social. A suite que temos no piso superior pode servir como quarto de visitas ou para outro uso que veja no futuro.

Deste modo, conseguimos ter todos os quartos no RC (excepto uma suite) e ter 1º piso, o que faz com que a casa tenha outro tipo de volumetria que me agrada mais.

Boa sorte para o projecto!
    Cumprimentos,
    Xana

Olá Xana :)
    Concordo com tudo o que disse. A minha vivência na casa será certamente um pouco diferente. A opção da suite no 1º andar é pelo facto de ser a unica divisão que pretendo que esteja um pouco aparte do resto da casa. Tambem me parece que subir 13 ou 14 degraus por dia de manhã e à noite, não é assim tão grave, nem mesmo aos 60 ou 70 anos. Quem compra um terreno com 1500 m2 que precisam de manutenção, vai preocupar-se com 13 degraus que tem que fazer antes de ir dormir?
    De qualquer forma se isso for um problema num futuro distante, passo o quarto para baixo, e com umas obras simples se faz outra suite no piso de baixo, e resolve-se o problema.

A ideia de um plano superior e diferente do andar debaixo também me parece que vai permitir uma maior separação e sensação de "sossego", na hora de descansar.

cumps,
    http://valtores.wordpress.com/
  7.  # 148

A suite em baixo é melhor... os filhos ficam até velhos em casa dos pais, assim "dão-lhes" o 1.º andar e é tudo muito melhor para todos... se poderem criem um acesso por fora ao 1.º andar também :)
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    • xana
    • 8 janeiro 2014

# 149

Valtores,

desculpe a pergunta, mas já tem filhos, ou pensa tê-los no futuro?
  8.  # 150

Colocado por: xanaValtores,

desculpe a pergunta, mas já tem filhos, ou pensa tê-los no futuro?

Para já não. Mesmo que um dia os tenha, o quarto extra já é a contar com isso... para já vai servir de escritório/biblioteca, e se um dia precisar passa a ser quarto.
    • jafn
    • 8 janeiro 2014

# 151

Colocado por: valtoresvai preocupar-se com 13 degraus

Boas, não conte só com 13 degraus, senão não chega lá acima conte com 17, mas também até faz bem há saúde subir e descer uns degrauzitos por dia.
    Concordam com este comentário: valtores
    • xana
    • 8 janeiro 2014

# 152

Só referi a questão das crianças porque quando são bebés acredite que vai fazer muitas viagens até ao quarto deles. Se tiver de subir escadas vai ser um bom exercício. :)
    Concordam com este comentário: valtores
  9.  # 153

Valtores, vou-lhe dizer o que vai acontecer: Se optar por uma casa térrea, vai-se arrepender de não ter feito uma de dois andares. Se optar por uma de dois andares, vai-se arrepender de não ter feito a térrea.

É essa a natureza humana. Quando estiver com dúvidas, lembre-se disso. Assim que tomar uma opção, tente não pensar nisso. Sempre que tiver dúvidas lembre-se de que já tomou a opção, ponto final.
    Concordam com este comentário: treker666, mafgod, two-rok, maria rodrigues
  10.  # 154

Colocado por: valtoresAs vantagens são ter menos zonas de circulação,

Colocado por: valtoresA ideia de um plano superior e diferente do andar debaixo também me parece que vai permitir uma maior separação

Os argumentos que apresntou, ambos dependem do arquitecto. Tendo o seu conseguido fazê-lo mudar de ideias, já se percebeu que o mesmo não estará muito confortável em desenhar casas de 1 piso.

Colocado por: valtoresTambem me parece que subir 13 ou 14 degraus por dia de manhã e à noite, não é assim tão grave

Este argumento também o ouvi várias vezes durante anos, enquanto muitos dos meus amigos e colegas construíam, e ao fiz de nem 5 anos, todos dizem que o pior da casa são os degraus. E todos eles desportistas que não apenas de fim de semana!

A única questão válida será mesmo no momento da velhice, onde, quer queira quer não terá de ficar no piso de baixo e aí poderá dizer..."ufa, ainda bem que tenho um quarto ca em baixo...mas que saudades eu tenho do resto da minha casa".

Colocado por: valtoresnão é assim tão grave, nem mesmo aos 60 ou 70 anos

Como se diz na minha terra, está a contar com "o ovo no **** da galinha". Não sabe como vai estar no próximo mês, quanto mais daqui a 30 anos.

Mais uma vez, o arquitecto desenha o que gosta e o cliente paga ;)
    • mags
    • 8 janeiro 2014

# 155

Boa tarde,

Antes de mais quero desejar-lhe boa sorte para a construção da sua casa. Espero que usufrua bastante dela com muita saúde.

Encontro-me a terminar a minha e posso dizer-lhe que tinha muitas ideias pré concedidas( preconceitos ) sobre a contrução da minha nova casa, umas foram alterando-se conforme ouvia várias opiniões, outras não. Se fiz bem ou mal, o tempo o dirá, mas pelo menos fi-lo com a certeza que procurei sempre optar pela solução que achava mais adequada para nós, familia, e para o nossa forma de estar/viver.

Muitos são os "preconceitos" que vamos deixando para trás, acho que a isto se chama andar para a frente e não ficar parado no passado.

Também optámos por 1º andar. a questão da velhice é mesmo relativa. Se morrer de AVC, hei-se subir e descer escada até á vespera de morrer. Tenho uma avó com 93 anos que, têm uma casa com escadas, (quartos em cima, zona social em baixo) e ainda as sobe e desce, devagarinho e sem ajuda.
  11.  # 156

Colocado por: treker666

Os argumentos que apresntou, ambos dependem do arquitecto. Tendo o seu conseguido fazê-lo mudar de ideias, já se percebeu que o mesmo não estará muito confortável em desenhar casas de 1 piso.

Este argumento também o ouvi várias vezes durante anos, enquanto muitos dos meus amigos e colegas construíam, e ao fiz de nem 5 anos, todos dizem que o pior da casa são os degraus. E todos eles desportistas que não apenas de fim de semana!

A única questão válida será mesmo no momento da velhice, onde, quer queira quer não terá de ficar no piso de baixo e aí poderá dizer..."ufa, ainda bem que tenho um quarto ca em baixo...mas que saudades eu tenho do resto da minha casa".

Como se diz na minha terra, está a contar com "o ovo no **** da galinha". Não sabe como vai estar no próximo mês, quanto mais daqui a 30 anos.

Mais uma vez, o arquitecto desenha o que gosta e o cliente paga ;)

treker,

obrigado pela sua análise.
    Concordo em parte, mas estamos a falar de uma casa que vai ter apenas mais um piso. Não é um edificio assim tão "vertical" como isso. Vai ser apenas um lance de escadas suspensas, e não aqueles habituais lances duplos que ocupam imenso espaço.

Não me parece certo assumir que o arquitecto não tem à vontade para desenhar casas terreas, só porque considera melhor naquele caso uma casa com dois pisos. É a opinião que ele, enquanto arquitecto, considera melhor para aquele espaço, tendo em conta também a envolvente e a arquitectura da vizinhança. E isso não é importante?

Não consegue ver vantagens em ter numa zona da casa (neste caso a suite), um plano diferente daquele que é o plano e as vistas "cá de baixo"? Eu vejo isso como uma vantagem.
    Vejo até alguma beleza no conceito de cubo suspenso no exterior, como tal em termos estéticos tambem me parece mais agradável do que uma casa que se anula por não ter maiores dimensões.

E acho também que o facto de reduzir substancialmente zonas de circulação, acaba por ser uma mais valia.

Vejo muitos projectos de muitos arquitectos conceituados de casas terreas e de casas com dois pisos. Não me parece que seja uma questão de competência (ou falta dela), esta opção.

Julgo que todos os argumentos são válidos. Posso é gostar deles ou não... e neste caso concordo que são mais-valias que ultrapassam as menos-valias de ter alguns degraus...

Acho que não podemos ser fundamentalistas. No final do dia, pesando prós e contras, é uma questão de gosto e da forma como cada um de nós vive na casa.

Há excelentes projectos de casas térreas, excelentes projectos de casas com dois ou mais pisos, e casas térreas que são um horror. Tudo depende de como tudo é desenhado.

cumps,
    http://valtores.wordpress.com/
  12.  # 157

Colocado por: magsBoa tarde,

Antes de mais quero desejar-lhe boa sorte para a construção da sua casa. Espero que usufrua bastante dela com muita saúde.

Encontro-me a terminar a minha e posso dizer-lhe que tinha muitas ideias pré concedidas( preconceitos ) sobre a contrução da minha nova casa, umas foram alterando-se conforme ouvia várias opiniões, outras não. Se fiz bem ou mal, o tempo o dirá, mas pelo menos fi-lo com a certeza que procurei sempre optar pela solução que achava mais adequada para nós, familia, e para o nossa forma de estar/viver.

Muitos são os "preconceitos" que vamos deixando para trás, acho que a isto se chama andar para a frente e não ficar parado no passado.

Também optámos por 1º andar. a questão da velhice é mesmo relativa. Se morrer de AVC, hei-se subir e descer escada até á vespera de morrer. Tenho uma avó com 93 anos que, têm uma casa com escadas, (quartos em cima, zona social em baixo) e ainda as sobe e desce, devagarinho e sem ajuda.

Obrigado :)
    já agora quais foram as opções que o levaram a construir dois pisos, em vez de térrea?
  13.  # 158

Colocado por: valtoresConcordo em parte, mas estamos a falar de uma casa que vai ter apenas mais um piso

As que referi anteriormente, todas eram. :D

E para ser mais correcto tenho realmente que referir que pelo menos um casal que conheço está muito satisfeito com a casa de dois pisos.

Colocado por: valtoresNão consegue ver vantagens em ter numa zona da casa (neste caso a suite), um plano diferente daquele que é o plano e as vistas "cá de baixo

Não vejo vantagens só pelo simples facto de estar numa posição superior. Tudo depende da arquitectura.
    Eu pessoalmente, como gosto de ir comendo enquanto me visto, era uma canseira tramada entre as torradas e os ovos mexidos, ir subindo as escadas para colocar a gravata :D ou porque eternamente me esqueço sempre do telemóvel ou carteira no outro casaco.

Até porque a utilização de uma divisão dessas não se resume a dua vezes ao dia. São muitas mas muitas mais. MAs como disse, tem sempre hipótese de passar para o piso de baixo.

Colocado por: valtoresAcho que não podemos ser fundamentalistas. No final do dia, pesando prós e contras, é uma questão de gosto e da forma como cada um de nós vive na casa.

Nem mais. E não sou contra casas de dois pisos. Acho-as bonitas interessantes quando bem feitas, como outra qualquer, seja térrea, subterrânea ou arranha-céus. Tudo tem o seu lugar.

Colocado por: valtoresE acho também que o facto de reduzir substancialmente zonas de circulação, acaba por ser uma mais valia.

Mais uma vez, depende apenas e só do arquitecto, não do facto de ser de um ou dois pisos. Pessoalmente não considero este argumento válido, ou melhor, pode-se dizer um empate na hora de escolher prós e contras entre os dois modelos.

Colocado por: valtorese casas térreas que são um horror

Concordo, mas de dois pisos também as há e muitas. lol

O que o danobrega referiu é de extrema importância. Se já decidiu, está decidido e avance. Só me parece é que essa decisão não partiu totalmente de si, mas sim em grande parte do arquitecto. MAs, não sou eu que irei viver com essa decisão.

Desejo-lhe toda a sorte num processo tão delicado como este. Espero que tudo corra pelo melhor e por aqui andarei de vez em quando a mandar uns bitaites se não levar a mal ;)
    • mags
    • 8 janeiro 2014

# 159

Colocado por: valtoresObrigado :)
    já agora quais foram as opções que o levaram a construir dois pisos, em vez de térrea?

- As nossas refeições familiares são tomadas na cozinha, portanto gostavamos de conseguir circular á vontade , mesmo com uma mesa de refeições no centro . O escritório, também não poderia ser muito pequeno, pois está idealizado para lá além da secretária uma zona de TV. Na minha ex-casa havia sempre a questão de ver TV e o jogar na consola. Desta forma vamos tentar que todos fiquemos confortáveis e façam o que lhes apetecer, dentro do mesmo piso. A sala, superior a 30 m2 e virada totalmente para poente, era o ideal. O 1º andar básicamente irá servir para a familia dormir e tomar banho. Com "bons hábito", no verão até se toma banho no r/c :-)

Se tivesse apenas r/c iria ficar com as areas destas divisões idênticas ás que já tinha no apartamento, e que por inumeras vezes achei pequenas...

- Com a casa com 1º andar, as janelas que tenho para Norte, são as mais pequenas (WC's), e se fosse apenas r/c teria de certeza de ter mais janelas para Norte... para mim uma divisão sem Sol é uma divisão triste :-)

- a escada funciona também como uma barreira para as visitas acederem á parte social da casa. Se fizesse r/c, o local mais provavél do escritório seria junto aos quartos ( até para haver sempre a hipotes e se transformar em quarto) e como o escritório é uma divisão onde poderão ir pessoas estranhas á familia, acabava por ter uma area social, mas não totalmente privada. Com a escada, posso ter visitas em casa e quem circula no 1º piso, têm poucas probabilidades de se cruzar com as visitas. Quando é tudo no mesmo piso ( e apesar de poderem existir portas de separação destas zonas), a probabilidade é sempre maior.

- Com r/c não conseguiria ter roupeiros tão bons como os que tenho agora. Com está conseguimos ter roupeiros de 3 portas em todos os quartos e continuar com janelas grandes, pois uma das coisas que demos bastante importancia foi á Luz Natural.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  14.  # 160

Trekker, mande os seus "bitaites" à vontade. Opiniões são sempre para ter em conta. De facto sempre pensei numa casa térrea. Mas estava "cego" para algumas vantagens de casa com primeiro piso, e tambem sem ver outras desvantagens de uma moradia térrea.

mags, obrigado pela descrição. Pelo que percebi a decisão de ter dois pisos teve a ver fundamentalmente com condicionantes de exposição solar e tamanho do terreno. Se houvesse espaço, será que faria térrea? Enfim... a decisão tem que ser tomada, e para ser tão dificil decidir é porque devem ser ambas excelentes opções.

0.1152 seg. NEW