Colocado por: valtoresEstá decidido: vai ter dois pisos.Atão... e a velhice, as escadas .... :-)
Colocado por: Martins_31Nessa altura isso era uma casa do Futuro!!! Lol
Agora é só moderno!!
Vocês perceberam o que queria dizer!!!
Das taxas ainda não sei nada, mas acredito que seja mais de 500€!
Colocado por: mafgodAtão... e a velhice, as escadas .... :-)
Qual a razão de já ter decidido por 2 pisos?
Acho que tinha algum preconceito, e percebi que afinal há vantagens que desconhecia. E que as desvantagens afinal não serão assim tantas, se a coisa for bem feita.
Colocado por: Dr Alter Ego
Quais vantagens?
Só se for a área de terreno deixada livre
Colocado por: xanaCaro Valtores,
essa questão de casa térrea versus casa com 1º piso também foi bastante debatida cá em casa. A questão das acessibilidades é algo que é bastante importante para nós. Também estamos na casa dos trinta anos, mas não pensamos em vender a nossa moradia no futuro, portanto teria de construir a pensar na velhice. No entanto, ficar com uma casa "rasteirinha" no meio de outras com 1º piso também era algo que não me agradava. A solução que encontramos foi fazer no 1º piso o escritório/biblioteca e uma suite. Assim, ficamos com o nosso espaço, o escritório, que é uma zona bastante importante para nós onde passamos muito tempo, separado da restante casa. Em termos de sossego parece-me bom, pois fica afastado do quarto das crianças e da zona social. A suite que temos no piso superior pode servir como quarto de visitas ou para outro uso que veja no futuro.
Deste modo, conseguimos ter todos os quartos no RC (excepto uma suite) e ter 1º piso, o que faz com que a casa tenha outro tipo de volumetria que me agrada mais.
Boa sorte para o projecto!
Cumprimentos,
Xana
Colocado por: xanaValtores,
desculpe a pergunta, mas já tem filhos, ou pensa tê-los no futuro?
Colocado por: valtoresvai preocupar-se com 13 degraus
Colocado por: valtoresAs vantagens são ter menos zonas de circulação,
Colocado por: valtoresA ideia de um plano superior e diferente do andar debaixo também me parece que vai permitir uma maior separação
Colocado por: valtoresTambem me parece que subir 13 ou 14 degraus por dia de manhã e à noite, não é assim tão grave
Colocado por: valtoresnão é assim tão grave, nem mesmo aos 60 ou 70 anos
Colocado por: treker666
Os argumentos que apresntou, ambos dependem do arquitecto. Tendo o seu conseguido fazê-lo mudar de ideias, já se percebeu que o mesmo não estará muito confortável em desenhar casas de 1 piso.
Este argumento também o ouvi várias vezes durante anos, enquanto muitos dos meus amigos e colegas construíam, e ao fiz de nem 5 anos, todos dizem que o pior da casa são os degraus. E todos eles desportistas que não apenas de fim de semana!
A única questão válida será mesmo no momento da velhice, onde, quer queira quer não terá de ficar no piso de baixo e aí poderá dizer..."ufa, ainda bem que tenho um quarto ca em baixo...mas que saudades eu tenho do resto da minha casa".
Como se diz na minha terra, está a contar com "o ovo no **** da galinha". Não sabe como vai estar no próximo mês, quanto mais daqui a 30 anos.
Mais uma vez, o arquitecto desenha o que gosta e o cliente paga ;)
Colocado por: magsBoa tarde,
Antes de mais quero desejar-lhe boa sorte para a construção da sua casa. Espero que usufrua bastante dela com muita saúde.
Encontro-me a terminar a minha e posso dizer-lhe que tinha muitas ideias pré concedidas( preconceitos ) sobre a contrução da minha nova casa, umas foram alterando-se conforme ouvia várias opiniões, outras não. Se fiz bem ou mal, o tempo o dirá, mas pelo menos fi-lo com a certeza que procurei sempre optar pela solução que achava mais adequada para nós, familia, e para o nossa forma de estar/viver.
Muitos são os "preconceitos" que vamos deixando para trás, acho que a isto se chama andar para a frente e não ficar parado no passado.
Também optámos por 1º andar. a questão da velhice é mesmo relativa. Se morrer de AVC, hei-se subir e descer escada até á vespera de morrer. Tenho uma avó com 93 anos que, têm uma casa com escadas, (quartos em cima, zona social em baixo) e ainda as sobe e desce, devagarinho e sem ajuda.
Colocado por: valtoresConcordo em parte, mas estamos a falar de uma casa que vai ter apenas mais um piso
Colocado por: valtoresNão consegue ver vantagens em ter numa zona da casa (neste caso a suite), um plano diferente daquele que é o plano e as vistas "cá de baixo
Colocado por: valtoresAcho que não podemos ser fundamentalistas. No final do dia, pesando prós e contras, é uma questão de gosto e da forma como cada um de nós vive na casa.
Colocado por: valtoresE acho também que o facto de reduzir substancialmente zonas de circulação, acaba por ser uma mais valia.
Colocado por: valtorese casas térreas que são um horror
Colocado por: valtoresObrigado :)
já agora quais foram as opções que o levaram a construir dois pisos, em vez de térrea?