Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A continuação do muro:
      P1010025.JPG
  2.  # 2

    o que ainda falta para a primeira volta:
      P1010026.JPG
  3.  # 3

    Um pormenor da aplicação do soalho:
      P1010007.JPG
  4.  # 4

    Na parte final da aplicação do soalho, faltando ainda aaplicar os aros das portas, rodapés e a terceira demão de verniz:
      P1010028 (2).JPG
  5.  # 5

    Precisava de uma opinião particular: qual a melhor forma para limpas estas paredes interiores:
      P1010044.JPG
  6.  # 6

    Outro pormenor, os tetos estão acabadoss e já não é possível aplicar lavadora:
      P1010047.JPG
  7.  # 7

    Outra opinião que precisava era acerca de uma nova lavadora para completar este trabalho de limpeza das paredes e nalgumas zonas aperfeiçoá-lo. A lavadora queimou - se e agora estou a tentar recolher opiniões acerca desta compra.
  8.  # 8

    Já não sei o que te dizer mais. Já és mais "mestre" que eu nesse assunto. Tira as tuas ilações. adapta ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Papagaio
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasJá não sei o que te dizer mais. Já és mais "mestre" que eu nesse assunto. Tira as tuas ilações. adapta ;)

    É isso que tenho andado a fazer. No exterior já domino mais ou menos as técnicas. Quando chegar a lavadora nova (Karcher 6.750) e tiver tempo irei corrigir e acabar o trabalho. Não prevejo nos tempos mais próximos pegar nele. No domingo tive a visita anual do meu engenheiro, que alterou o plano e fixou novas prioridades para 2014. Ficou muito mais simples e juntou alguns pormenores, que um leigo, não tinha pensado neles, acabando por ficar tudo mais funcional e barato. Tenho é de cumprir à risca o traçado.Para uma pessoa que só fazia uns buracos, colocava umas buchas e apertava parafusos, tem sido tudo muito complexo. O dito é que me atura. Tem acontecido que quando começo a fazer um trabalho, não o sei fazer e vou alinhando as coisas, tentando não fazer asneiras. O inicio da limpeza das paredes exteriores demorou dois meses, com pequemos ensaios semana a semana. A programação de 2013 foi encerrada com a colocação das portas. Este fim de semana, dado que vai chover, vou começar a limpar as paredes no interior, que de qualquer das formas, já se inserem na nova programação. Tenho andado a preparar-me a falar com muitas pessoas, a visitar lojas e a comprar pequenas ferramentas e utensilios.
  10.  # 10

    Colocado por: PapagaioPrecisava de uma opinião particular: qual a melhor forma para limpas estas paredes interiores:
      P1010044.JPG


    Olá Papagaio, umas fotos mais abrangentes para se ver a envolvencia da obra que dizes ?;)
    quanto a essa parede interior, visto que já tens forro (tecto) e o chão ainda está em grosso, o melhor é isolares o tecto com plástico por exemplo os que se vendem para cobrir os moveis quando se pinta interiores e fixas ao forro com fita de papel (para não deixar marcas) e com a máquina e os produtos que usaste no exterior lavas também essa, com o máximo de cuidado para nunca andar com muita água junto ao tecto....

    é um trabalho mais minucioso mas se feito com cuidado não estragas nada e sempre é mais fácil (rápido) do que à mão com escova de aço e balde...

    um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Papagaio
  11.  # 11

    Boas tardes, Casas do Rio
    Eis aqui uma boa sugestão, que pena não ter sido há mais tempo. Nunca me tinha passado pela cabeça. Podia ser essa cobertura ou outra e teria de ser sempre fixado com a fita de pintor. Existe um contra: no espaço vazio tenho um móvel grande,desmontado, a madeira sobrante e uma palete com algum cimento e cal. Em face das alterações sugeridas, no planeamento das obras, pelo meu engenheiro, ainda não arranjei sitio para a sua arrumação. Vai ser complicado. A aplicar água a divisão tinha de estar vazia.
    No sábado dei seguimento aos trabalhos e comecei a fazer testes e a limpar mesmo. Utilizei esfregão verde, palha de aço e diversas escovas manuais. Tenho uma panóplia de escovas de aço. Por fim utilizei um berbequim aparafusador com uma escova de aço, mas era muito lento. O berbequim é da Wurth, de 12,4 V, provávelmente com mais de 20 anos, que custou uma fortuna na altura (45 contos). Utilizei de seguida um berbequim ligado à corrente, mais potente, mas na velocidade mais reduzida possível. Primeiro com uma escova "cónica" e depois com uma escova "circular" com uma espessura de 1,5 cm, não muito grande. Aprendi as técnicas e das 15h às 18h30m, limpei mais de três quartos da parede da chaminé, que se vê numa das fotografias. Ainda tive de arranjar uns parafusos para as escovas, porque tinha comprado para rebarbadora, para aplicação direta. Primeiro com muito pó, mas depois passei a aplicar numa zona restrita o composto ácido, para limpar ainda húmido. Pareceu-me que os ressultados foram bons. Estou a pensar no sábado proceder à limpeza com um composto forte de hipoclorito e água, a ser aplicado com um pincel de caiar. Só depois farei a avaliação final. Isto é tudo muito complicado. Por exemplo, a ordem de trabalhos que foi fixada para esta divisão, foi a seguinte:
    1. Limpeza das paredes da cozinha com esfregão inox, esfregão verde ou palha de aço. Se se aplicar o esfregão com berbequim tem de ser em velocidade reduzida;
    2. Barrote do rebate: acabamento liso, sendo o remate entre a parede e o barrote em cimento liso, ligeiramente mais baixo; na parte inferior do barrote deve ser feito uma espécie de dente para assentar melhor, no remate frontal, profundidade 2 cm e largura até 2 cm; aplicar com parafusos tapit;
    3. Chão comprado e definido;
    4. Móveis na cozinha em pinho e simples;
    5. Aquecimento, provisóriamente aplicar uma salamandra velha do eng.,pintar com tinta para calor, aproveitar tubo de 200 e fazer uma bola na parte superior
    • a5822
    • 18 fevereiro 2014

     # 12

    Colocado por: PapagaioUm pormenor da aplicação do soalho:
      P1010007.JPG


    pelo que percebi há pouco espaço entre o soalho e a l de vidro. A madeira vai respirar? A l. de vidro deixa a madeira respirar?
  12.  # 13

    Boas tardes, a 5822
    Esse era o meu receio. O assunto da lã de vidro entre o soalho antigo e o novo foi debatido com várias pessoas. Foi reafirmado que o soalho respirava perfeitamente. O soalho ficou com um toque bastante agradável ao andar e com uma temperatura bastante confortável, apesar de estar completamente vazio e dos dias gelados que se têm feito sentir. Vazio vai ter de continuar por mais três a seis meses segundo as indicações, por causa da cor do verniz, que foi uma surpresa pela qualidade e pelo rendimento, muito superior ao teórico. Só houve uma pessoa que manifestou opinião contrária.
  13.  # 14

    Houve uma incorreção da minha parte. É mais um preciosimo que outra coisa: o diametro da chaminé é que é de 200, para a salamandra é inferior, mas também resulta de aproveitamento de tubo inox, em bom estado.
    • a5822
    • 19 fevereiro 2014

     # 15

    Colocado por: PapagaioBoas tardes, a 5822
    Esse era o meu receio. O assunto da lã de vidro entre o soalho antigo e o novo foi debatido com várias pessoas. Foi reafirmado que o soalho respirava perfeitamente. O soalho ficou com um toque bastante agradável ao andar e com uma temperatura bastante confortável, apesar de estar completamente vazio e dos dias gelados que se têm feito sentir. Vazio vai ter de continuar por mais três a seis meses segundo as indicações, por causa da cor do verniz, que foi uma surpresa pela qualidade e pelo rendimento, muito superior ao teórico. Só houve uma pessoa que manifestou opinião contrária.


    obg pela resposta. Por baixo do soalho é cave? qual a espessura que utilizou?
  14.  # 16

    boas tardes,
    Sâo duas lojas de antigamente.Uma delas tinha um pé direito muito baixo e foi afundada 80 cm para ficar com um pé direito de 2 metros. Destes 80 cm levou uma caixa de brita com cerca de 20 cm, betão com cerca de 7 cm, com uma mistura de fibra, que se usa nas pontes por causa das dilatações, levou igualmente três tubos de drenagem para levar a água para o exterior. Esta loja metia muita água. A outra loja tem um pé direito de 1,80m e também mete água, que curiosamente este ano ainda não entrou.Vai ter de ser afundada cerca de 50 cm, mas está dependente da loja do curral do boi, onde está muita lenha. Segundo o Eng. gasta-se primeiro a lenha e só depois é que se resolve estes dois problemas. Assim sendo leva uma reviravolta para a qual ainda não arranjei solução, pelas envolventes: estava para tirar a lenha para o telheiro e depois de acimentar a loja do curral do boi passava novamente a lenha para lá e guardava as ferramentas da construção e as agricolas lá. Assim vou - me adaptar à nova situação de alguma forma.
    A altura entre o soalho velho e novo é teóricamente igual a 7 cm, mas na realidade e na maior parte do piso é muito mais. Os barrotes têm 5cm e o solho é normal, penso que é menos de 2 cm. A lã de vidro é da Knauff, não sei a espessura, mas ficou com folga.
    • a5822
    • 19 fevereiro 2014

     # 17

    Colocado por: Papagaioboas tardes,
    Sâo duas lojas de antigamente.Uma delas tinha um pé direito muito baixo e foi afundada 80 cm para ficar com um pé direito de 2 metros. Destes 80 cm levou uma caixa de brita com cerca de 20 cm, betão com cerca de 7 cm, com uma mistura de fibra, que se usa nas pontes por causa das dilatações, levou igualmente três tubos de drenagem para levar a água para o exterior. Esta loja metia muita água. A outra loja tem um pé direito de 1,80m e também mete água, que curiosamente este ano ainda não entrou.Vai ter de ser afundada cerca de 50 cm, mas está dependente da loja do curral do boi, onde está muita lenha. Segundo o Eng. gasta-se primeiro a lenha e só depois é que se resolve estes dois problemas. Assim sendo leva uma reviravolta para a qual ainda não arranjei solução, pelas envolventes: estava para tirar a lenha para o telheiro e depois de acimentar a loja do curral do boi passava novamente a lenha para lá e guardava as ferramentas da construção e as agricolas lá. Assim vou - me adaptar à nova situação de alguma forma.
    A altura entre o soalho velho e novo é teóricamente igual a 7 cm, mas na realidade e na maior parte do piso é muito mais. Os barrotes têm 5cm e o solho é normal, penso que é menos de 2 cm. A lã de vidro é da Knauff, não sei a espessura, mas ficou com folga.


    Obrigado pela disponibilidade e continuação de boas obras.
  15.  # 18

    Papagaio
    (...) Era neste telheiro que se faziam as descamisadas no tempo dos bisavós, avós e pais.

    Caro Papagaio, sabemos bem do que se trata ainda que as nossas »escamisadas« fossem ao ar livre, debaixo de uma oliveira, ou na eira à noite, ao luar! Que nostalgia!
    Olhar para as fotos da casa em restauro, é um privilégio. Admiro infinitamente quem tem a coragem de recuperar/restaurar um imóvel como o seu! Está fantástico, para mim, e espero que se digne a mostrar-nos essa obra-prima, depois de concluída! Bem haja pelo esforço e carinho (não tenho dúvidas) que devota à »sua menina-dos-olhos« (estou enganada? De certeza que não).
    Boa reconstrução e cá ficamos à espera das fotos da »inauguração«.
  16.  # 19

    Boa noite,
    Muito obrigado pelas mensagens. Isto custa um bocado e exige uma entrega muito grande. Caso contrário, é melhor fechar a loja. A conclusão final das obras vai demorar uns anos. Depois de concluir a cozinha e a sala no interior, bem como as portadas interiores (equacionadas técnicamente hoje, ao fim de quatro meses) e o chão para o pátio (estão a ser estudadas várias hipóteses, ganhando consistência o granito "amarelo" da cor da terra) só recorrerei a terceiros para acimentar as duas lojas.Mesmo estas ainda devem demorar dois anos, porque ficaram dependentes do consumo da lenha, feita com o madeiramente do telhado e já está a ser consumida há dois anos, estando a metade nesta altura. Serei eu que irei rejuntar as paredes das três lojas. Estive neste Verão a ver como os pedreiros faziam e deveriam ter deixado a pedra.
    Mesmo assim ainda ficam a faltar pormenores, mas estes exigem algum estudo e amadurecimento, como foi, o caso das portadas. Afinal na internet não esteve a solução e foi o Eng, que ao almoço foi abençoar a solução encontrada por um marceneiro, conheço desde 1989. As soluções encontradas na internet e algumas propostas priveligiavam a estética, enquanto que era necessário cuidar igualmente da segurança.
  17.  # 20

    Papagaio
    (...) A conclusão final das obras vai demorar uns anos.(...)

    ( ...) ainda devem demorar dois anos, porque ficaram dependentes do consumo da lenha(...)

    É incomensurável o prazer que sentimos quando fazemos o trabalho [como queremos e gostamos] pelas nossas mãos! Tem que se saber bastante do »métier«, ainda que não sejamos [como me parece ser o seu caso] profissionais do ramo, em exclusividade. E, paulatinamente, vai avançando, com a colaboração de gente sua amiga, como nos tem contado por aqui. O que me surpreende é os vagares com que assume o acabamento das obras! É provável que se trate de habitação secundária, não prioritária, mas... não está impaciente para ver a obra feita? Posso presumir que o Papagaio é uma pessoa jovem, sem muitas prioridades em relação à casa, porque tem »todo o tempo do mundo«, dirá! Agora, que mal lhe pergunte, porquê esperar dois anos para continuar os trabalhos, porque tem de consumir a lenha que guarda na(s) loja(s)? Não será por falta de lugar para onde a transferir, digo eu! E pronto... cá ficamos à espera das fotos da »inauguração.
    Bons trabalhos!
 
0.0291 seg. NEW