Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Ao fazer orçamento para cozinha e ao escolher placas de indução, o fabricante das cozinhas avisou-me para não por placa de indução, pois o vapor ao tocar no exaustor começa a acumular e pingar. Isto não acontece com placas elétricas ou a gas! Disse-me que já substituiu mais de 10 placas indução no ultimo ano e avisa os clientes do que vai acontecer, para não pensarem que culpa é do exaustor.
    As pessoas pensam que é do exaustor como aqui no fórum https://forumdacasa.com/discussion/29145/placa-de-inducao-exaustor-pinga/
    Mas nessa empresa disseram que nada tem a ver com exaustor, é das placas de indução que só aquecem em contacto com metal e os vapores quando chegam ao exaustor frio , mesmo na parte interior acumulam e começam a pingar. Não há solução, a não ser que se aqueça o exaustor à temperatura do vapor.
    Outra nota é que os fabricantes ocultam esta informação, só quando lhes é perguntado é que confirmam
    • eu
    • 28 novembro 2013 editado

     # 2

    O fenómeno de condensação também acontece com placas elétricas e de gás... pode não ser tão grave, mas também acontece.

    A única forma de evitar este problema, é os exaustores começarem a vir com uma resistência elétrica que os aqueça...
  2.  # 3

    Confirmo que de facto ao usar a placa de indução, em certos cozinhados (cozer por ex.) e se não tivermos alguns cuidados (manter a tampa nos tachos/panelas), o vapor (água no estado gasoso) vai condensar em forma de gotas (água no estado liquido) mais facilmente nos exaustores (principalmente os de vidro/inox) devido a estes estarem mais frios do que se estivéssemos a usar uma placa a gás (por exemplo).

    Para evitar a acumulação é usar mais as tampas nas panelas e tachos (vai também ganhar em tempo e economia).

    Para limpar, basta passar um papel de cozinha ou pano onde há acumulação de gotas... simples e eficaz.

    É chato? É.
    Consegue viver com esse "problema"? Sim.
    Mudava para gás? Definitivamente Não!
    Se soubesse desse "problema" comprava a placa de indução? Sabendo o que sei hoje, definitivamente SIM!
    Concordam com este comentário: sergyio, eu, electrao
  3.  # 4

    Se for vitroceramica existe esse problema na mesma?
    E já agora será má opção? É que estas são consideravelmente mais baratas... Também tenho península num openspace e estou com bastantes dificuldades em escolher a chaminé. Este problema da indução nunca tinha ouvido.
  4.  # 5

    Não entendo o que uma coisa tem a ver com a outra. As placas a gás não geram o mesmo vapor quando se está a cozinhar?
  5.  # 6

    Bem, a minha placa mista (2 bicos indução+2 bicos vitrocerâmica) tem 4 anos e meio e ainda não avariou (almoço e jantar TODOS os dias)...e nem sempre uso o exaustor, que por sinal é dos mais baratinhos da Teka, de gaveta.
    Como tenho os 2 sistemas posso comparar, e definitivamente recomendo a indução. Quis assim para poder continuar a usar alguns dos meus tachos na vitrocerâmica (e sobretudo a panela de pressão, que adorava...mas que já tive de substituir), mas a indução tem realmente vantagens - muito mais rápida, nunca suja, segurança. A vitrocerâmica só é interessante para aproveitar o calor residual - por ex., quando faço arroz desligo sempre bem antes de estar cozido.
  6.  # 7

    Colocado por: danobregaNão entendo o que uma coisa tem a ver com a outra. As placas a gás não geram o mesmo vapor quando se está a cozinhar?


    Pelos vistos será porque, com o gás, "escapa" calor que vai aquecer o exaustor e reduzir a diferença térmica. Mas isso do pingar acontece sempre, pode é ser mais com a indução (mas com a facilidade de limpeza neste caso, basta passar o pano de cozinha e já está).
    Concordam com este comentário: eu, electrao, mafgod, ultrahipermega
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
    • eu
    • 28 novembro 2013

     # 8

    Já tive placas a gás butano, a gás natural, vitrocerâmicas normais e indução e....

    ...as placas de indução são de longe a melhor opção, quer pela rapidez de aquecimento, pelo controlo do aquecimento e pela facilidade de limpeza. Não quero outra coisa.
    Concordam com este comentário: electrao, P+V
    • P+V
    • 28 novembro 2013

     # 9

    que o autor do tópico que me desculpe, mas isso é uma parvoíce sem sentido, especialmente a parta da "teoria da conspiração"...
  7.  # 10

    Colocado por: franciscoclementDisse-me que já substituiu mais de 10 placas indução no ultimo ano

    Esse gajo é mesmo um grande aldrabão. A minha empresa já instalou dezenas ou centenas de placas de indução, e......ZERO reclamações por causa da condensação!!!
    Acreditaria de tivesse uma ou duas reclamações, mas 10 num ano!!!!!
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 11

    Colocado por: PicaretaZERO reclamações por causa da condensação!!!


    Se calhar todos usam também uma bimby pelo que não sofreram assim tanto como os demais :D
  9.  # 12

    A placa de indução tem as vantagens já enumeradas.
    Se o exaustor for corretamente dimensionado para a placa e tiver uma boa capacidade de extração a condensação será minima.

    Quando coloco o exaustor na potencia máxima (5) ou na anterior (3) quase não tenho condensação.

    Depois de experiências anteriores com placas de gás e com a de indução, sem dúvida voltaria a optar pela indução, convém ter cuidado com o exaustor que colocar.
  10.  # 13

    As marcas continuam a vender exaustores sem qualquer contraindicação para placas de indução... e eu também não noto qualquer sintoma desses... talvez como disseram, excesso de vapor para a tiragem do exaustor, talvez mesmo má ventilação na cozinha para criar a extração de ar necessária possam prejudicar... como é lógico, se o vapor não for absorvido pelo extrator, vai criar depósitos que arrefecem e acabam por cair pela gravidade em forma de pingos...
  11.  # 14

    eu tenho uma placa de indução e um exaustor com uma tiragem de 730m3/h...

    se não ligar o exaustor tenho problemas de condensação. mas se tiver o exaustor no máximo nem ponta dela.
    Concordam com este comentário: Paulo Carapinha
  12.  # 15

    Colocado por: PopotaSe for vitroceramica existe esse problema na mesma?
    E já agora será má opção? É que estas são consideravelmente mais baratas... Também tenho península num openspace e estou com bastantes dificuldades em escolher a chaminé. Este problema da indução nunca tinha ouvido.


    No meu caso, a empresa instaladora de cozinhas disse que as vitrocerâmicas normais elétricas e a gas pode formar gotas mas não pinga, não acontece o mesmo que as de induição em em literalmente começa a pingar mesmo muito, por vezes para cima dos tachos. A minha ultima era a gás e nunca pingou, conheço pessoas com placa elétrica qur também nunca aconteceu.
  13.  # 16

    Colocado por: becasBem, a minha placa mista (2 bicos indução+2 bicos vitrocerâmica) tem 4 anos e meio e ainda não avariou (almoço e jantar TODOS os dias)...e nem sempre uso o exaustor, que por sinal é dos mais baratinhos da Teka, de gaveta.
    Como tenho os 2 sistemas posso comparar, e definitivamente recomendo a indução. Quis assim para poder continuar a usar alguns dos meus tachos na vitrocerâmica (e sobretudo a panela de pressão, que adorava...mas que já tive de substituir), mas a indução tem realmente vantagens - muito mais rápida, nunca suja, segurança. A vitrocerâmica só é interessante para aproveitar o calor residual - por ex., quando faço arroz desligo sempre bem antes de estar cozido.


    Se não usa exaustor, o seu caso não se aplica neste caso! Indução é melhor, mas este inconveniente de ser incompatível com exaustores é muito problemático e é mais grave as empresas não avisarem apesar de saberem, principalmente é mau para quem pretender fazer uma boa exaustão na cozinha e não ficar cheia de fumos ou vapor de agua.
  14.  # 17

    Colocado por: franciscoclementSe não usa exaustor, o seu caso não se aplica neste caso!


    Mas eu uso exaustor...quase sempre. Quando não uso, há mais condensação - como é evidente. O que quis dizer é que mesmo com um exaustor pouco potente, nunca tive os problemas que refere. E uma placa de indução está preparada para receber líquidos em cima - pingas ou pior! Quando tenho água na placa, simplesmente limpo, seria muito mau sinal que avariasse por causa disso. Aliás, não ter de me preocupar com esses percalços (derrames) é uma das grandes vantagens da indução.
  15.  # 18

    Colocado por: Picareta
    Esse gajo é mesmo um grande aldrabão. A minha empresa já instalou dezenas ou centenas de placas de indução, e......ZERO reclamações por causa da condensação!!!
    Acreditaria de tivesse uma ou duas reclamações, mas 10 num ano!!!!!
    Concordam com este comentário:eu



    Não sei se é aldrabão, mas depois de ouvir este problema já pesquisei na net em fórum em PT e no estrangeiro e até aqui e o problema existe mesmo. Claro que a maioria das pessoas limita-se a limpar o exaustor e esquece o problema. As restantes substituiem o exaustor pois pensam que essa é a origem do problema, pensam que está mal instalado ou não faz boa exaustão.
  16.  # 19

    Colocado por: franciscoclemente é mais grave as empresas não avisarem

    avisarem de quê?

    Colocado por: franciscoclementutra nota é que os fabricantes ocultam esta informação, só quando lhes é perguntado é que confirmam

    O Francisco já perguntou? e confirmaram?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 20

    Lolol....
    Isto há cada uma!!!.
 
0.0220 seg. NEW