Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O aproveitamento extra dos gases de combustão é um assunto muito discutido, nas mais variadas formas.

Aqui (utilizar o tradutor de sites), falam na possibilidade de fazer circular o fumo por uma conduta extendida com fim a criar inércia num bloco térmico
      Chrome Legacy Window 04-11-2014 100152.jpg
  2.  # 2

colocado por: setau88tendo andado nas minhas investigações :-) penso que é isto que estamos a falar e que até é vendida ou pelo menos aparece no google ligada a uma marca conhecida..
    Fazendo uma pesquisa no google com "caldeira de chaminé" aparecem varias imagens....
    Alguém tem isto instalado???
    Obrigado

aqui, apresentam um esquema de instalação para o equipamento que referiu.
      Esquema-aquecimento-permutador-na-conduta-de-fumos-1024x528.jpg
  3.  # 3

Colocado por: JoseBlinoO aproveitamento extra dos gases de combustão é um assunto muito discutido, nas mais variadas formas

Ola Senhor joseblino

Não sei se já tem conhecimento, é apresentado como novidade 2014, o recuperador de chama invertida... Ainda não estudei o recuperador(não tive acesso a ele) mas pelo que me falaram penso que não é como as caldeiras (com a chama para baixo) mas sim uma recirculação dos gases que eleva a efeciência para 98%.

Penso que para quem está a pensar instalar agora, será uma solução a ter em conta, pois o aproveitamento dos gases "ja vem pensada de fabrica".

Para aproveitamento num recuperador tradicional/normal, penso que a solução apresentada no seu esquema ainda é capaz de ser a melhor...

cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  4.  # 4

Relacionado com este assunto, estou aqui com uma dúvida:
    Para determinar a temperatura da água que passa num tubo em determinado sítio, que tipo de termóstatos existem?
    Suponham que seja algo a instalar em série ou, para este efeito, existe em paralelo?
  5.  # 5

Quanto à minha pergunta anterior, resolvi a questão colocando um Tê em série na tubagem.
    Na derivação do Tê coloquei a bainha para a sonda do termómetro.

Para evitar perda de secção interior, utilizei um Tê de diâmetro superior ao diâmetro da tubagem.

Por exemplo:
    tubagem 3/4", redução 1" para 3/4", tê de 1", nova redução 1" para 3/4", tubagem 3/4".
  6.  # 6

Colocado por: setau88Tendo andado nas minhas investigações :-) penso que é isto que estamos a falar e que até é vendida ou pelo menos aparece no google ligada a uma marca conhecida..
    Fazendo uma pesquisa no google com "caldeira de chaminé" aparecem varias imagens....
    Alguém tem isto instalado???
    Obrigado

Esta caldeira de chaminé é já muito elaborada.

Deve ser é um stress para fazer a limpeza já que fica instalada dentro da hotte ou mesmo dentro do corete da conduta de fumos
      540x405_wymiennik-ciepla-plomiennikowy-d-18082762.jpg
  7.  # 7

de outra perspectiva
      540x405_wymiennik-ciepla-plomiennikowy-d-18082772.jpg
  8.  # 8

A parte de baixo com registo
      540x405_wymiennik-ciepla-plomiennikowy-d-18082777.jpg
  9.  # 9

Não fazia ideia deste tipo de práticas no encaminhamento dos gases de combustão.

Reparem no manípulo que tem naquele T, que permite escolher se o fumo segue em frente ou ainda dá mais uma volta.
    Aqueles blocos penso serem de um material refractário para funcionar como blocos de inércia.
      termomoduly-szamotowe-kominki.jpg
  10.  # 10

Colocado por: JoseBlinoNão fazia ideia deste tipo de práticas no encaminhamento dos gases de combustão.

Reparem no manípulo que tem naquele T, que permite escolher se o fumo segue em frente ou ainda dá mais uma volta.
    Aqueles blocos penso serem de um material refractário para funcionar como blocos de inércia.
      termomoduly-szamotowe-kominki.jpg
    entao ainda nao viu nada!
    • eu
    • 15 janeiro 2015

# 11

Colocado por: JoseBlinoReparem no manípulo que tem naquele T, que permite escolher se o fumo segue em frente ou ainda dá mais uma volta.

Deve ser para acender a lenha. Com aquela curva ativa, duvido muito que conseguissem fazer sair os fumos... depois de tudo estar quente, eles desviam então os fumos pela curva...
  11.  # 12

Colocado por: Sergio Rodriguesentao ainda nao viu nada!

Aguardamos mais novidades ;)
    Concordam com este comentário: JoseBlino
  12.  # 13

chamam-se aquecedores de massa numa versão do it yourself, ou rocket stove!!

por ex
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
  13.  # 14

ou algo mais elaborado!!

Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
  14.  # 15

Meus amigos,é possível transformar uma caldeira a gasóleo em caldeira a lenha para ligar ao depósito de inércia.?
  15.  # 16

Colocado por: Sergio Rodriguesou algo mais elaborado!!

Que cena...
    Eu passo-me é como depois o fumo consegue sair...
  16.  # 17

Será que é colocado alguma insuflador para ajudar o fumo a circular?
  17.  # 18

Estava aqui nas minhas consultas de preços e para eu fazer uma serpentina em cobre ainda ia gastar uns trocos.

Será que não dá para fazer uma serpentina em inox?
    Pergunto isto,porque não vejo à venda inox em rolo pelo que não sei como é que as serpentinas em inox são feitas em ambiente caseiro. Onde vão arranjar o inox?
      SS304_3_8_0_035_stainless_steel.jpg
  18.  # 19

José tenho uma caldeira a gasóleo parada num canto já com uns ânimos da dietrich , é possível transforma la em caldeira a lenha para ligar ao depósito de inércia.?
  19.  # 20

a lenha n digo mas a pellets é capaz!!

0.0236 seg. NEW