Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Colocado por: ErdnaxelaHoje no Lidl comprei 2 caixas de compostagem 29,99€ cada.

Olá, viva!
    Os meus compostores são feitos com 4 palletes amarradas umas às outras, e uma cobertura de madeira leve só para que a chuva não lave em demasia o composto.

Ficam compostores grandes, rústicos e agradáveis à vista.

Boas culturas.
  2.  # 362

Colocado por: mafgodA quem faz compostagem.... nunca aparecerem por lá ratos dentro da caixa da compostagem?

Para que os ratos deixem o seu composto em paz, basta que o revire de 15 em 15 dias. Com esta prática ainda vai conseguir composto mais rico e mais depressa, porque a oxigenação dos materiais do composto acelera a decomposição. Se quiser plante Narcisos à volta do compostor. São repelentes para os ratos e ainda ficará com um compostor tão bonito como ninguém.
    Boas culturas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  3.  # 363

Colocado por: rafaelisidorosó os uso nas plantas grandes arvores como insecticida e na batata como bioestimulante ... e por vezes nas maos para tirar frio ... mas é uma planta muito rica , em acidos e vitaminas , quem diria ? o Branco postou um link que explica como pode usar está mais atrás . por cá na minha terra é usado á decadas principalmente na batateira e pelos mais velhos

Este insecticida é ao mesmo tempo um adubo líquido extraordinário. Melhor do que qualquer adubo químico que se compre no mercado, uma vez que torna a planta e a sua pele mais dura. Por exemplo, nas roseiras faz com que os piolhos tenham dificuldade em se alimentar delas e tendem a escolher outras mais sensíveis e com pele mais mole. Aliás, as urtigas são o terror dos afídeos (piolhos). Se tiver uma roseira, ou outra planta qualquer, com muito piolho, calce umas luvas de borracha e corte um ramo de urtigas; com esse ramo, varra a roseira e veja o efeito. O piolho morre no mesmo dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  4.  # 364

Colocado por: rafaelisidoroé um litro de urtigas para 12 a 15 de agua , mas dependa da matematica os mais velhos é a olho ...

Eu coloco 1 litro de concentrado de urtiga por 10 litros de água. O concentrado de urtiga é feito com 5 dias de fermentação mexendo a mistura todos os dias. Não me tenho dado mal, embora na maior parte das vezes a use como adubo e não como insecticida.

Boas culturas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, Justiceiro
  5.  # 365

Colocado por: ultrahipermegaPantorras

www.pantorra.pt

E as pantorras são para consumo humano, certo? São de geração espontânea e colhem-se, no solo, como se fossem cogumelos?
    Que prato típico (só pode...) se faz à base de pantorras? Fiquei muito curiosa! Não há dúvida que o nosso país é muito rico em biodiversidade!
  6.  # 366

Boas Maria, pode fazer arroz de cantoras, omolete de pantoras, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  7.  # 367

8.  # 368

Colocado por: rafaelisidoroé , infelizmente ... mas se quiser comer mais saudavel use só os preventivos e de contacto , o milraz é um penetrante ...
    se juntar agua mais urtigas faz um estimulante ... se deixar ferver mais de um dia é que faz o diabo ahahahahah

As minhas batatas estão a começar a nascer, não apresentando ainda sinais de doença.
    Habitualmente trato-as nesta fase com Milraz para prevenir eventuais pragas.
    Acha que devo utilizar outro químico no tratamento?
  9.  # 369

pode usar um sulfato de contacto que é um de prevenção ... obviamente que os penetrantes tem outra eficácia , mas !!! se for para consumo proprio com um pouco mais de trabalho consegue prevenir e ficar menos exposto aos quimicos , gosto tambem de usar aminoacidos ( biologico) e estratos de algas em situações de stress das plantas ... tudo produtos naturais mas eficazes .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moealmas
  10.  # 370

Colocado por: ultrahipermegaBoas Maria, pode fazer arroz de cantoras, omolete de pantoras, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maria rodrigues

Obrigada, hipermega. Não fiquei esclarecida. Perguntava: as pantorras são de geração espontânea, como os cogumelos? Quem diz cogumelos, diz míscaros, capões, tortulhos, etc. Todos nascem espontaneamente! Quando era jovem, comia-os grelhados ou guisados, como prato principal, depois de colhidos pelo meu pai. Lamento, hoje, não saber distinguir entre os comestíveis e os tóxicos. Eram muito apreciados, lá em casa. De repente, achei que as pantorras pudessem ser da família dos fungos silvestres, mas não são, pois não?
  11.  # 371

Colocado por: rafaelisidoroé um litro de urtigas para 12 a 15 de agua , mas dependa da matematica os mais velhos é a olho ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Justiceiro

Colocado por: Anastasio

Eu coloco 1 litro de concentrado de urtiga por 10 litros de água. O concentrado de urtiga é feito com 5 dias de fermentação mexendo a mistura todos os dias. Não me tenho dado mal, embora na maior parte das vezes a use como adubo e não como insecticida.

Boas culturas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maria rodrigues,Justiceiro

Obrigado aos dois pelas informações. :D

Quantas plantas devem ser precisas para fazer 1kg de urtigas?
  12.  # 372

o que se faz é coloque um balde cheio de urtigas e depois coloque agua digamos 5l retira depois de meia hora para usar como adubo foliar e o resto deixa a fermentar , deve ir mexendo uma vez por dia para aproveita as plantas todas ...
  13.  # 373

Quantas plantas devem ser precisas para fazer 1kg de urtigas?

Aproximadamente 3 sacos de plástico do supermercado cheios, mas se puser 4 é mais garantido.
  14.  # 374

Colocado por: maria rodrigues
    Obrigada, hipermega. Não fiquei esclarecida. Perguntava: as pantorras são de geração espontânea, como os cogumelos? Quem diz cogumelos, diz míscaros, capões, tortulhos, etc. Todos nascem espontaneamente! Quando era jovem, comia-os grelhados ou guisados, como prato principal, depois de colhidos pelo meu pai. Lamento, hoje, não saber distinguir entre os comestíveis e os tóxicos. Eram muito apreciados, lá em casa. De repente, achei que as pantorras pudessem ser da família dos fungos silvestres, mas não são, pois não?

são um tipo de cogumelos, nascem nos lameiros junto dos freixos e restantes arvores ao mesmo junto a regos de água. Mas é dificil de os encontrar, não tem local certo para crescer, este ano cresce num sitio, no ano seguinte nem sinal deles.
  15.  # 375

ultrahipermega
    são um tipo de cogumelos, nascem nos lameiros junto dos freixos e restantes arvores ao mesmo junto a regos de água. Mas é dificil de os encontrar, não tem local certo para crescer, este ano cresce num sitio, no ano seguinte nem sinal deles.

Vem ao encontro do que eu pensava. E tem aí uma especialidade gastronómica e... tantos!
  16.  # 376

Relatório das "hostilidades" de ontem:

07h00 - Alvorada;
    08h00 - Centro de Saúde para tirar os pontos da barriga e da perna;
    09h15 - deixar as "Marias" na escolinha;
    09h40 - Horta

- cavei em profundidade, fiz regos e semeei milho (+-20 cm entre as sementes e 80 entre linhas)
    -Sachei à volta do cebolo e dos alhos;
    -vi com agrado que as fambroesas que comprei estão com bom aspecto (já as tinha plantado à já algum tempo).

- Voltei para casa e comecei a ter dores na costura da barriga...

Se fosse noutros tempos diria:

- Temos pena!
    - Se está a doer é porque está a fazer bem!
    -...

Já agora:

http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/FEF2FEA6-97E0-4E5D-8F4A-3C2D5765758A/647913/ManualPRODIFramboesas.pdf
  17.  # 377

por acaso existe uma fabrica na Povoação que compra as produções , framboesa não é das coisas que gosto mais, prefiro a amora , é uma cultura e Pêras , mas só para se ter uma ideia quem faz um alqueiro de terra de framboesa tem um bom ordenado mensal , tambem quem produz capuchos o pode dizer , basta uns simples +- 1200 m2 para se ter uma vida estavel lol como as coisas são !!!!!!!!!!
  18.  # 378

Pensei em ti quando vi um programa sobre os pequenos produtores de uva no Douro... se encontrar o link e depois coloco aqui.
  19.  # 379

Colocado por: branco.valterRelatório das "hostilidades" de ontem:

07h00 - Alvorada;
    08h00 - Centro de Saúde para tirar os pontos da barriga e da perna;
    09h15 - deixar as "Marias" na escolinha;
    09h40 - Horta

- cavei em profundidade, fiz regos e semeei milho (+-20 cm entre as sementes e 80 entre linhas)
    -Sachei à volta do cebolo e dos alhos;
    -vi com agrado que as fambroesas que comprei estão com bom aspecto (já as tinha plantado à já algum tempo).

- Voltei para casa e comecei a ter dores na costura da barriga...

Se fosse noutros tempos diria:

- Temos pena!
    - Se está a doer é porque está a fazer bem!
    -...

Já agora:

http://www.azores.gov.pt/NR/rdonlyres/FEF2FEA6-97E0-4E5D-8F4A-3C2D5765758A/647913/ManualPRODIFramboesas.pdf

estupidez a minha mas você foi operado a quê ? é que barriga e perna ainda vai uns quantos palmos , sofreu algum acidente ? contudo continuação de melhoras ...
  20.  # 380

Quistos sebáceos.

0.1724 seg. NEW