Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: rafaelisidoroamanhã é dia terra , é ao sabado que se faz o serviço pesado e como tal amanhã vou tirar batatas doces e virar terra com o motocultivador preparar o adubo biologico espalhar e lavrar de seguida para preparar a terra para o fim de semana que vem colocar batatas poucas porque a rotação e plantação em tempos diferentes é muito importante na armazenação dos tuberculos ... tambem amanhã vou colher inhames , cenouras , salsa , espinafres , nabos , entre outas coisinhas .

    Estou a adorar (é com toda a sinceridade que o afirmo) esta veia de agricultores de alguns membros deste fórum! Vai plantar batata doce, é isso? Como prepara o adubo biológico? Em jovem, lembro-me de ver os meus pais fazerem adubo para plantar batatas, couves, favas, ervilhas, feijão e milho; usavam cinza peneirada com amónio. Parecia um açúcar (ou um sal?), muito miudinho, e era usado em quase tudo o que fosse plantação ou sementeira. Não seria biológico a cem por cento mas, haveria de ser menos prejudicial à saúde do que hoje, com tantos fertilizantes e fitossanitários nada recomendáveis à saúde humana e animal.
    Bom sábado com boas sementeiras!
  2.  # 22

    Colocado por: branco.valterDanobrega isso seria possivel se o terreno fosse meu, como não é...

    De qualquer maneira estou a aumentar a variedade e quantidade de árvores de fruto, arbustos, etc. A minha última "aventura" foi semear chuchu (http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuchu).


    na minha terra isto é uma praga ahahahahha dá com uma facilidade e toma conta do terreno todo ... prefiro arvores de café lol
  3.  # 23

    Eu uso composto do meu compostor e por vezes quando não tenho uso substrato para agricultura biológica que comprou na Agriloja (sacos de 20 litros).
  4.  # 24

    Procurem informação sobre jardins comestíveis.

    valter, se te deixam plantar coisas num terreno, planta o que quiseres. Se tudo correr bem ele dá na mesma produção. :)
  5.  # 25

    Colocado por: maria rodrigues
    Estou a adorar (é com toda a sinceridade que o afirmo) esta veia de agricultores de alguns membros deste fórum! Vai plantar batata doce, é isso? Como prepara o adubo biológico? Em jovem, lembro-me de ver os meus pais fazerem adubo para plantar batatas, couves, favas, ervilhas, feijão e milho; usavam cinza peneirada com amónio. Parecia um açúcar (ou um sal?), muito miudinho, e era usado em quase tudo o que fosse plantação ou sementeira. Não seria biológico a cem por cento mas, haveria de ser menos prejudicial à saúde do que hoje, com tantos fertilizantes e fitossanitários nada recomendáveis à saúde humana e animal.
    Bom sábado com boas sementeiras!


    por acaso as batatas doces vou as tirar , preparar a terra para semear as normais ...
    já agora as batatas doces são plantadas por pequenos galhos (pontas ) da rama velha , mas já as tenho plantadas , vou é usar esta terra para colocar as outras , o meu adubo é especial ahahahahha tudo o que for verde , esterco de galinha , terra ,aparas de madeira , restos de comida vegetal enfim por vezes uso lanha moida de incenço e conteiras , fica a cozer e depois vou espalhando ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  6.  # 26

    AJCLeitao
    (...) pois sabe bem fazer umas torradas no calor das brasas e beber uma jeropiga.

    Que maravilha. E que saudável inveja, acredite! Já agora: e um bacalhau (posta do alto) assado na brasa, regado com azeite aquecido, alhos picados e um bom punhado de coentros? Acompanhado com grelos de nabo verdinhos (sem truques artificiais), curtidos da geada ou, apenas com batata cozida!
    Bom apetite e bom fim de semana.
  7.  # 27

    branco.valter
    Boa tarde valter. Fascina-me (estou a ser muito sincera) a sua apetência para as coisas da terra. Claro que não é o único a gostar! Há por aqui, muito boa gente a mostrar o apreço e a estima que tem pela agricultura; mas, no seu caso, sempre estive atenta aos vídeos que vai colocando por aqui.Também gosto muito de ver um bom canteiro, ou uma boa leira, cultivados com esmero e carinho. A minha fase de poder fazer isso, com todo esse desvelo, por um lado já passou e, por outro, ainda pode vir a acontecer. Assim se possa concretizar um ideal que anda aqui, na família, a germinar nas nossas cabeças. Desde sempre, e no presente, a minha preferência foi e vai para as plantas (envasadas), de exterior.É gratificante ver o seu desenvolvimento e, em certos momentos, até "falamos" com elas. Sou muito agradecida à mãe-natureza, enquanto observo a sua obra-prima: seja olhar um campo verde ( gosto muito e presto o meu »culto« ao solstício de inverno), seja um bosque de árvores autóctones, ou um campo (terreno) cultivado por mão humana, com a ajuda das máquinas, quando não é possível doutra maneira, seja um pequeno/grande jardim. Como alguém já escreveu, lava a alma!
    Portanto, para todos os amantes da agricultura, desejo boas sementeiras e melhores colheitas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter, rafaelisidoro
  8.  # 28

    Maria Rodrigues, agradeço as suas palavras mas infelizmente a minha "apetência para as coisas da terra" é em parte limitada pelo pouco tempo que tenho e pelo facto de que no terreno dos meus pais eu só faço o que eles deixam-me fazer.

    No meu trabalho (trabalho burocrático) há pouco sentimento de realização, visto que a papelada está continuamente a chegar e não se vê muito o resultado prático do esforço realizado. Já na horta... é muito diferente!

    Eu gosto de mexer na terra, sentir os cheiros e ver algo a brotar da terra e dar "fruto".

    Já viu os videos do Geoff Lawton? Ou do Sepp Holzer? São brutais e depois de ver algo deles fico sempre com a sensação que os tipos estão muito à frente de tudo o que vejo à minha volta.

    http://www.geofflawton.com/sq/15449-geoff-lawton

    http://www.richsoil.com/sepp-holzer/sepp-holzer-permaculture.jsp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  9.  # 29

    branco.valter
    Eu gosto de mexer na terra, sentir os cheiros e ver algo a brotar da terra e dar "fruto".

    Boa tarde!
    Faço minhas as suas palavras. Também sinto o apelo da terra. É compensador colher os produtos depois de semear ou plantar. E hoje dei por mim a pensar como
    foi e é dura a vida do campo.
    Está na altura de começar a plantação da batata (sementeira, diz o nosso povo), que noutros tempos era cultivada massivamente, por métodos tradicionais com recurso a mão-de-obra. Algumas das primeiras plantações (sementeiras) do ano, eram feitas em terrenos pousios, férteis, para tirar proveito da terra arável, com capacidades produtivas. Fazia-se (faz-se) o rapão (em linguagem regional chamamos raspão), que consistia em raspar/cortar as pequenas ervas daninhas, à enxada, e pô-las dentro da "manta" previamente cavada. Ali se colocavam (colocam) as batatas cortadas, com dois ou três "olhos", adubadas com estrume ou o tal adubo de amónio e cinza, para germinarem até às batatas novas. Outrora, na casa dos meus pais, havia a tradição de comprar todos os anos, uma arroba de batatas de semente (importada da Holanda), para a plantação seguinte. Plantação essa que dava produção para o abastecimento da casa, dos animais domésticos (porcos e galinhas) e para vender. Eram chamadas as »filhas do saco« e havia ainda as »netas do saco«, filhas das "filhas".
    Não será uma dissertação muito interessante (??!!), mas o ditado é claro: O saber não ocupa lugar!
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, Sabrina
  10.  # 30

    boas
    já tenho couve galega (caldo verde) couve nabiça e couve penca que já comi algumas pelo natal.
    a crescer reponho e alfaces.
    não plantei este ano favas e alhos que deveriam ter sido plantados em dezembro.
    em março irei plantar ervilhas, pepino, beringela, tomates e pimentos, que compro em pé já com um palmo.
    quem estiver a pensar plantar arvores de fruto é agora janeiro e fevereiro, escolham a altura da lua crescente, para terem arvores vigorosas, dizem os mais velhos.
    quanto a sulfatos só uso decis quando a lagarta ataca mais.
    abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  11.  # 31

    na minha terra tem batatas , batatas doces , inhames , nabos, couves , cebolinho plantado , cebolinho todo o ano , salsa , coentros, alhos franceses , maracujás , piripiri , courgetes e pepinos semeados , bananeiras , espinafres , cenouras , alfaces , arvores de café , alem de muita erva de chá , limão , maria luisa , arruda , poejo , salva, alecrim entre outras , tambem há o hortelã ... trabalho não falta depois de aradar a terra já tenho a semente preparada lá vai mais 60kg de batata picasso para variar a qualidade infelizmente choveu no domingo e não deu para semear ...teve que ficar adiada para o proximo fim de semana , vou fazer uma grade nova para o motocultivador ... a terra que trabalhamos é uma terra barrenta de alta qualidade é preciso uma maquina potente 18 cv puxam uns arados artesanais que viram os demais 40cm de terra do fundo ... mas tudo compensa quando colhemos de um modo natural e colocamos na panela o que produzimos ... o sabor é sempre melhor .
    Concordam com este comentário: Erdnaxela
    • mog
    • 5 fevereiro 2014

     # 32

    quanto a sulfatos só uso decis quando a lagarta ataca mais.


    Há umas semanas atrás pulverizei as árvores de fruto com calda bordalesa. Diz o meu pai que as torna mais resistentes a doenças.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  12.  # 33

    Bons dias,

    Permitam-me partilhar também que o meu "passatempo" aos sábados é andar metido na terra. Com a ajuda do meu sogro consigo ter uma horta que me permite fazer boas sopas de inverno e boas saladas de verão. Infelizmente o tempo não ajuda e este inverno tenho ido para lá menos vezes que seria de esperar.

    Quando fui habitar a minha actual residência(cerca de 2 anos atrás) coloquei la diversas árvores de fruto... macieiras, pereiras, ameixoeiras, pessegueiro, marmeleiros, tangerineiras, laranjeiras, limoeiros,kiwis, morangueiros e ate um diospireiro...(meu fruto preferido). São árvores jovens e ainda só consegui retirar das mesmas poucas laranjas, tangerinas e maçãs. Com abundância na primavera/verão passado colhi morangos. Este ano dupliquei a área da plantação de morangos. Também tinha uma videira e maracujás mas o meu labrador traçou-as.

    Não tenho motocultivador por isso cavo a terra de enxada na mão pelo que demoro mais tempo a trabalhar a terra. Assim que o tempo me permitir começarei a meter cebolo e a preparar terra para a batata assim que retirar todas a cenouras que ainda tenho na terra tal como as pencas.

    Saudações rurais :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  13.  # 34

    Colocado por: mog

    Há umas semanas atrás pulverizei as árvores de fruto com calda bordalesa. Diz o meu pai que as torna mais resistentes a doenças.


    calda bordalesa é um sulfato á base de cal e cobre ou mais conhecido por casa de sulfato pedra azul ... é muito bom isso , tanto nas arvores de frutos citrinos tal como na batateira ... e penso que vem na lista dos produtos biologicos , claramente um sulfato de contacto não penetrante .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  14.  # 35

    antonio almeida
    já tenho couve galega (caldo verde) couve nabiça e couve penca que já comi algumas pelo natal.
    a crescer reponho e alfaces.
    Será repolho? Deve ser!
    Começo pelo provérbio: cada terra com seu uso e cada roca com seu fuso. Na minha região a couve galega é conhecida como couve de horto.
    Além do saboroso caldo verde, feito com as folhas mais tenras da "couveira", fazemos uma sopa, com puré de feijão encarnado, arroz e couves de horto, esfarripadas, que, quando bem feita, é de comer e chorar por mais!
    Temos a nossa couve de corte (pronuncia-se córte), tem muitas semelhanças com a penca, mas também é diferente. É mais pequena e mais fechada, depois de algumas camadas de geada fica adocicada. Usamo-la no cozido, acompanha o tradicional bacalhau, no Natal e durante o ano; é muito boa com peixe cozido... Também faz sopas de qualidade. As nabiças, além de sopas muito saborosas, ficam excelentes se, depois de cozidas, se se saltearem em azeite, muitos alhos e com broa migada.

    (...) em março irei plantar ervilhas (...)

    Em Março?! Não é tarde?! "Em Maio tudo são favas", dizem as nossas gentes! A não ser que se trate de ervilhas anãs, será?
    Bem... boas sementeiras.
  15.  # 36

    A calda bordalesa é um fungicida.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  16.  # 37

    Colocado por: branco.valterA calda bordalesa é um fungicida.

    bom !!!
    Concordam com este comentário: branco.valter, maria rodrigues
  17.  # 38

    Será repolho? Deve ser!

    na minha terra couve galega é couve todo Ano , apanha-se as folhas e as ultimas que arranquei tinham praí 3m de altura ahahahahahah a penca é conhecida por tronchuda se não forem iguais são muito semelhantes , e a couve de repolho é a branca e a lombarda esta ultima toda frizadinha ...
  18.  # 39

    Colocado por: rafaelisidorona minha terra tem batatas , batatas doces , inhames , nabos, couves , cebolinho plantado , cebolinho todo o ano , salsa , coentros, alhos franceses , maracujás , piripiri , courgetes e pepinos semeados , bananeiras , espinafres , cenouras , alfaces , arvores de café , alem de muita erva de chá , limão , maria luisa , arruda , poejo , salva, alecrim entre outras , tambem há o hortelã ... trabalho não falta depois de aradar a terra já tenho a semente preparada lá vai mais 60kg de batata picasso para variar a qualidade infelizmente choveu no domingo e não deu para semear ...teve que ficar adiada para o proximo fim de semana , vou fazer uma grade nova para o motocultivador ... a terra que trabalhamos é uma terra barrenta de alta qualidade é preciso uma maquina potente 18 cv puxam uns arados artesanais que viram os demais 40cm de terra do fundo ... mas tudo compensa quando colhemos de um modo natural e colocamos na panela o que produzimos ... o sabor é sempre melhor .

    Caro Rafael, você é mesmo agricultor nas horas livres! E se não me engano, "ilhéu"!
    (...) maracujás, bananeiras, árvores de café, muita erva de chá, maria luísa, arruda (...). Madeira? Açores? Familiares nossos ofereceram-nos uns chás, verde...? (Açores) que eram muito agradáveis de beber. Gosto muito de chá especialmente de plantas naturais, de geração espontânea!
    (...) cebolinho todo o ano (...)? Que engraçado, o clima deve ajudar, com certeza!
    Estou a dar-me conta de que as novas gerações (casa de pais, escola de filhos), começam a dar mais importância (muita), ao cultivo da terra e aprendem a cuidar da sua hortinha! É muito relevante, por vários motivos: estarão mais vocacionados para a agricultura biológica, ajudam a preservar a biodiversidade (tão importante para o planeta e para o Homem) e comem o que a terra lhes dá. De forma transversal (muito diminuta, nós sabemos) contribuem para "reduzir" a pegada ecológica!
    Muito bom!
  19.  # 40

    Maria eu sou do continente e tenho uma bananeira e na minha zona há quem tenha bastantes.

    Chás... deve ser de São Miguel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
 
0.0852 seg. NEW