Colocado por: ktm333Agrião - 8.99 kg(Certos anos lá pela barragem, no sitio onde desagua o ribeiro (...)
Colocado por: ktm333alho seco 3.99 kg(Este sem duvida que se estragam muitos todos os anos, uma cabeça dá para sei la quanto tempo)
Colocado por: maria rodrigues
Bom... regra geral - exceptuando as promoções - os legumes são muito mais caros nos super/hipermercados do que nos mercados tradicionais. Quanto a colher os agriões onde desagua o ribeiro, só se tiver a garantia de que não está poluído - às vezes por dejectos de animais, fitossanitários e outros -, com muita pena nossa porque são extraordinariamente mais saborosos do que os que compramos, produzidos pelo homem.
O único preço, por quilo, coincidente com o apresentado pelo Rafael, é o preço do feijão verde que, como sabemos, é produzido em estufa e Deus sabe como foi adubado e tratado. A última abóbora que comprei (inteira), paguei-a a 50 cêntimos o quilo. E não digo que seja barata ou cara: anda dentro dos preços, nos tais mercados de província.
Colocado por: maria rodriguesSomos grandes consumidores de alhos: gastamos uma cabeça, ou mais, a confeccionar uma refeição, conforme sejam bifes, frango ou carne assada, no forno. Preferimos sempre comprá-los no produtor. Optamos pelos chamados »chouriceiros« (é um regionalismo. Usa-se muito no fabrico de enchidos), cujo sabor é acentuado e sabe mesmo ao que é.
Do pão e da broa (feita com farinha de milho branco) temos muitas saudades, assim como da torta (tôrta) com petingas, cebola e azeite que era a última a entrar no forno e a primeira a sair; além da sardinha na telha, feita no mesmo forno. Bons tempos que já não voltam. Quem tiver esse privilégio que o aproveite, enquanto pode. Até os nossos filhos lembram, com saudade, esse petiscos feitos pelas avós.
Colocado por: ktm333 (...) chamam "alho porro" a minha avó não os arranca, nem os semeia, e eles nascem todos os anos (...)
Colocado por: ktm333 (...) ou compra em alguma espécie de feira? (...)
Colocado por: ktm333 (...) Já agora, se não é indiscrição de que zona do país é? (...)
Colocado por: ktm333 (...) Uma coisa que eu não troco por nada é a sopa feita no lume, a minha avó já sabe, quando eu vou tem de ter a sopa feita, e no lume!! (...)
Colocado por: maria rodriguesDa beira litoral, de onde presumo que seja a sua avó. As expressões que o Ktm333 usa, parecem-me muito beirãs...Tenho uma costela do Ribatejo e outra da Beira Baixa, mas mais do Ribatejo se bem que ficam ambas as aldeias perto..
Colocado por: maria rodriguesEsforçamo-nos por comprar nos mercados tradicionais, na maior parte de rua e directamento ao produtor.
Colocado por: maria rodriguesO que acontecia com os meus filhos: quando iam visitar os avós, a primeira refeição que comiam, fosse ao almoço ou fosse ao jantar, era a sopa de feijão seco com hortaliça - feita no lume de lenha- , acompanhada com bacalhau, assado na brasa - com muito alho e bom azeite - e broa, ainda, quente. Pequenos privilégios que vão desaparecendo, infelizmente!
Colocado por: mmgregTenho pena de os meus avós terem falecido e eu não ter aprendido a trabalhar a terra com eles.Tenho pena de me ver obrigada a ficar aqui nesta zona.
Colocado por: mmgreg (...) Moro rodeada de prédios, fico feliz quando a minha salsa, manjericão e coentros se aguentam na cozinha.(...)
Colocado por: mmgregTenho pena de os meus avós terem falecido e eu não ter aprendido a trabalhar a terra com eles (...)
Colocado por: mmgreg (...) A paisagem é espectacular, conseguimos ver as estrelas à noite e tudo à volta parece tranquilo...
Colocado por: jorgandja tenho saudades de comer destas..que rico cozido a portuguesa ajudam a fazer
edit estas laranjas sao da minha( quinta)estes diospiros ninguem os comeu ficaram na arvore a aprodecer e para passaros
Colocado por: jorgandja tenho saudades de comer destas..que rico cozido a portuguesa ajudam a fazer
edit estas laranjas sao da minha( quinta)estes diospiros ninguem os comeu ficaram na arvore a aprodecer e para passaros
Colocado por: jorgandquando da o enxofre nas videiras da tambem nas macierias e demás arvoresEsta desconhecia, nas videiras costumo meter, mas não sabia que nas restantes árvores fazia alguma coisa, o enxofre é para evitar que as videiras fiquem com aquelas folhas com "pontinhos"(acho eu), sou um mero curioso que vai aprendendo umas coisas! O clima lá da zona penso que já deu para perceber qual é, acho que também tem a ver com a qualidade, tenho várias, umas bravo mofo, e outras que lá chamam de "galega" que são tipo "farinha", posso comer 5 ou 50 que parece que não comi nada.. Tenho lá uma que a minha avó diz que não se lembra de a ver(crescer), mas ela está lá grande e todos os anos dá umas belas maçãs, mas não sei que raio de qualidade é.. Quando ao terreno tenho e todo o lado, desde umas que ficaram no meio do mato, numa terra seca como tudo, só pedras e ela dão maçãs, vão é para as cabras que é tudo pequeno, depois tenho por lá algumas na horta que vai dando para comer, os pessegueiros é que todos os anos dão muitos, mas acaba por ir tudo para os animais, não gosto de curar e eles antes de ficarem maduros já estão a cair para o chão ou picados da mosca ou podres...
Colocado por: rafaelisidorotem que ser enxertada assim como a videira , laranjeira
Colocado por: rafaelisidoroquanto ás arvores de estufa penso haver um produto ainda no mercado para criar raizes em quase todas as arvores e plantas , basta colocar os galhos dentro de agua com o produto não me recordo o nome