Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

com excepção do alho nacional é tudo produzido por nós , mesmo o que está ultra congelado ...
      DSCN4090.JPG
  2.  # 2

tudo a cozer para fazer um puré ... para a minha menina.
      DSCN4091.JPG
  3.  # 3

pois bem , um creme bem gostoso e cheio de vitaminas ... e como diz o Eu é um orgulho colocar o nosso trabalho e dedicação em cima da mesa e tratar dos nossos .
      DSCN4098.JPG
  4.  # 4

pois bem , um creme bem gostoso e cheio de vitaminas ... (...)

Caro Rafael, você também costura? Percebe de alfaiataria? Meu Deus, tem o que se chama umas »mãos de prata«! Essa sua inclinação para fazer (boa) comida, cuidar da terra e tratar da mecânica, fazem de si um sujeito polivalente! Não é para todos, convenhamos. Estou a torcer para que o clima, aí nos Açores, se ponha de feição, porque estamos à espera das fotos dos trabalhos e dos produtos agrícolas! Aguardemos, então!
  5.  # 5

Colocado por: maria rodriguesbranco.valter

No meu canto (a terrinha), diz-se que a chuva »é o ouro da terra«. Abençoada chuvinha (dito à moda dos agricultores).

E já agora... também tem galinhas para comerem o milho, ou é só para fazer broa? Se assim for o ideal seria ter um moleiro por perto, o que nos dias de hoje é muito difícil, ou impossível, lamentavelmente! Agora só se consegue nalguns padeiros, a maior parte de milho amarelo de que não sou apreciadora. Gosto muito de broa de milho branco! Felizmente que ainda a vou adquirindo lá pela terrinha, porque o milho amarelo é apenas para dar às galinhas.
    Bom... continuação de boas férias e bons trabalhos agrícolas!

Cara Maria, infelizmente eu não tenho acesso a um forno de lenha e por isso o milho será para ser consumido pelas galinhas do meu pai e por nós.
  6.  # 6

rafaelisidoro é só para dizer que não é só as moscas nos Açores que gostam de vinagre. Eu copiei o seu truque para apanhar as moscas e coloquei garrafas de 1.5l com um buraco e com 2/3 cm de vinagre.

Impecável!

Até o meu pai teve que reconhecer que os resultados são muito bons.
  7.  # 7

Os morangueiros este ano estão brutais, é com cada morango! Fui no sábado apanhei morangos para dois dias, fui na segunda apanhei para mais dois dias. A minha filha agradece.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  8.  # 8

Cara Maria, infelizmente eu não tenho acesso a um forno de lenha e por isso o milho será para ser consumido pelas galinhas do meu pai e por nós.

Do mal o menos. Tem ovos frescos e amarelinhos, coisa que não se compara aos que se compram nos vendedores da praça ou do mercado, além dos supermercados (embora eles afirmem, a pé juntos, que são caseiros. Nada disso, que eles conhecem-se à légua, quer pelo cheiro enquanto crus, quer pelo paladar quando cozinhados). Falo de galinhas com algum espaço para esgravatarem (no pátio ou no terreno) as pequeninas pedras (onde vão buscar o cálcio, daí a casca dos ovos ser mais dura) e onde depenicam, incessantemente, as verduras que o dono lhes vai atirando para dentro do pátio. É um cenário que me fascina, quando tenho oportunidade de espreitar uma capoeira com pátio, cheio de galináceos de raças antigas. Sempre que vou à terrinha procuro ovos caseiros e não olho ao preço (são mais caros), porque há produtos alimentares que, para mim, não têm preço!
  9.  # 9

O problema é que por aqui já não há raças antigas, apenas os galinaceos comprados na Agriloja e na feira da Malveira.
    • eu
    • 3 junho 2014

# 10

Já não há desta raça?

10.  # 11

Colocado por: euJá não há desta raça?

Ainda há algumas iguais a esta, lá pela terra. Recentemente trouxe ovos que comprei à dona das galinhas. E na última vez que as vi, reparei que também tinha o galo, o que é muito importante para a reprodução dos pintainhos. Fico com pena porque a dona é uma senhora idosa e, mais cedo ou mais tarde, tenderá a acabar com a capoeira; hoje é quase um milagre encontrar uma galinha choca! Como recurso, quem ainda tem paciência para criar aves de capoeira, usa as chamadas »galinhas da Índia« (garnizé(s), na minha terra), que chocam com facilidade. Mas, mesmo isso já é uma raridade, que tende a desaparecer. Alimento a secreta esperança, de um dia, quem sabe?... arranjar uma capoeira com essas galinhas, lá na santa terrinha, se ainda for a tempo. Passou por aqui um tópico sobre chocadeiras artificiais, acho que pode ajudar! Torço para que os nossos jovens »hortelões«/agricultores [principalmente os da região norte (não sei se também as há nos Açores... há, caro Rafael?)], não deixem perder as raças (são, salvo erro, umas cinco raças) porque não tem comparação possível! Quem tem dúvidas?...
  11.  # 12

Colocado por: Tarug
    Como pediram, seguem as fotos dos bichos que vivem nas minhas folhas...para mim são somente bichos mas sei que vocês os vão reconhecer. :)

Tarug, esses bichos são pulgões ou piolhos. Siga as instruções que lhe dei e pulverize uma vez por semana até que desapareçam. Ao detergente pode juntar uma colher ou duas de álcool etílico por litro de água para reforçar o efeito mas se não tiver em casa, não se preocupe. O detergente é o fundamental.
  12.  # 13

Viva,

Obrigado pela ajuda...assim farei. :)

Já agora uma dúvida.
    O aparecimento desses pulgões/piolhos deve-se a alguma deficiência/excesso de rega ou sol, ou é inevitável numa horta sem pesticidas?

Obrigado!
    • eu
    • 4 junho 2014 editado

# 14

Colocado por: TarugO aparecimento desses pulgões/piolhos deve-se a alguma deficiência/excesso de rega ou sol, ou é inevitável numa horta sem pesticidas?

É inevitável: fazem parte do ecossistema natural.

Curiosamente, por vezes são as formigas que transportam os pulgões até às plantas, para depois aproveitarem o açúcar que eles produzem. As formigas foram as primeiras a fazer criação de gado!

Ver mais em: http://www.youtube.com/watch?v=pdFe4gmKr1c
    Concordam com este comentário: Anastasio, Psilippos, Tarug
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tarug
  13.  # 15

Colocado por: euJá não há desta raça?

É provavel que haja, o problema é que o meu pai compra-as na Agriloja e por vezes na feira da Malveira.
  14.  # 16

Colocado por: eu
    É inevitável: fazem parte do ecossistema natural.

Curiosamente, por vezes são as formigas que transportam os pulgões até às plantas, para depois aproveitarem o açúcar que eles produzem. As formigas foram as primeiras a fazer criação de gado!

Ver mais em:http://www.youtube.com/watch?v=pdFe4gmKr1c
    Concordam com este comentário:Anastasio,Psilippos,Tarug
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tarug

Viva,

Obrigado pela partilha da informarção....as coisas que se aprende....:D
    No fim‑de‑semana vou começar a minha batalha contra os pulgões.
  15.  # 17

16.  # 18

Viva,

Já preparei a "arma anti-pulgões"....
    Receita:
    • 5 litros água

• 100g de sabão azul e branco (1/4 de barra)

• cerca de 3 colheres de álcool

Parece-vos bem a receita?

Obrigado pela ajuda!
    • Mac
    • 9 junho 2014

# 19

Água e sabão costuma reusultar.
    Disseram-me que para as formigas não subirem pelos troncos devemos caiá-los.
    Este sábado fiz isso. Vamos ver se resulta.
    Fiquei a pensar como vão descer as formigas que estavam enpoleiradas nas árvores que eu caiei.
    Cumps
  17.  # 20

bom dia a todos , o Branco tá com umas cenouras especiais aqui ahahahahhhhh, as armadilhas de vinagre não se muda muita vez quanto mais cadaveres tiver melhor e se meteres um gominho de maçã para azedar melhor ainda lol

já estes morangos que tenho visto aqui tem me dado a volta aos olhos ... vou ter que me inteirar desta cultura .

0.2715 seg. NEW