Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Antes de mais queria dar os parabéns a este fórum e principalmente aos seus intervenientes que dão uma contribuição bastante generosa e preciosa para quem anda nestas andanças de construções e casas. Obrigado a todos pelo tempo que têm despendido aqui.

Eu também sou um dos que se vai meter nesta grande aventura que é construir uma moradia. Já tenho consultado vários tópicos daqui, aprendido muita coisa, mas com a perfeita noção de que o que há a aprender é ainda muito mais. Por isso peço que me desculpem desde já se fizer perguntas repetidas, mas a informação que se encontra neste fórum é tão vasta que é muito fácil uma pessoa leiga como eu perder-se no meio disto tudo.

Abri este tópico com o intuito de poder receber algumas orientações da vossa parte e até ofertas e orçamentos. Passo a resumir o que pretendo:

• Tenho um terreno no concelho de Santa Maria da Feira com uma área aproximada de 710m2 com 2 frentes viradas para a estrada (Norte e Sul), e situado no meio de outros terrenos já com vivendas de 4 frentes. É quase plano, mas tem um pequeno desnível entre as estradas.

• Pretendo uma moradia essencialmente térrea, ou seja com quartos, sala, cozinha e WCs todos ao nível do chão. A tipologia será de 3 quartos (um deles suite), 1 escritório (com possibilidade de poder servir como quarto de hóspedes), 1 sala, 1 cozinha e lavandaria, 2 ou 3 WCs, e gostaria de ter um pequeno salão para lazer/festas numa cave ou num piso superior conforme o custo. No exterior da casa, uma garagem para 2 carros.O total de todas as áreas deverá rondar os 250m2.

• Não aprecio muito o estilo moderno da actualidade das casas que me fazem lembrar caixotes empilhados, mas não também não gosto do estilo rústico cheio de granitos e feitios. O ideal seria uma casa com toques de estilo moderno, mantendo o tradicional telhado inclinado que gostaria de aproveitar para sótão.

• Como sou muito apologista da ecologia, poupança e dos recursos naturais, a casa deverá ter bom isolamento térmico e acústico, muita iluminação natural, aproveitamento de águas das chuvas para lavagens/regas, e claro energia solar para AQS e com possibilidade de dar apoio ao aquecimento da casa já que estou inclinado para um sistema de piso radiante hidráulico com bomba de calor. Quero tentar manter a dependência eléctrica ao mínimo, nunca se sabe como vai evoluir o mercado da energia no nosso país.

• O orçamento total disponível para a construção andará à volta dos 170.000€.

Neste momento ando à procura de um arquitecto que me faça o projecto da casa, com especialidades incluídas e também projecto de execução, mas como não tenho nenhuma referência, aproveitei uma sugestão aqui do fórum e pedi orçamentos a um site próprio para isso. Fico também aberto a sugestões que algum membro do fórum possa fazer. Apesar de para já não ter nenhum critério de exclusão, ainda me mete um pouco de confusão em ter um arquitecto que esteja sediado longe da zona de construção, pois é um entrave para reunir com ele e também para que ele possa posteriormente visitar e acompanhar a obra.

De maneira a tentar facilitar a vida ao arquitecto e também a mim, tentei já idealizar numa planta daquilo que espero mais ou menos para a casa. Para isso peguei num programa CAD e tentando já respeitar algumas regras de distâncias, enquadramento com as vivendas à volta, e de exposição solar, criei um esboço de planta que coloco em anexo (planta do R/C e de um 1º piso para o salão). Agradeço se tiverem comentários/sugestões ou pontos importantes que deverei ter em atenção quando for discutir o projecto com o arquitecto, de maneira a não ir completamente às cegas e já ter algum trabalho de casa feito.

Mais uma vez obrigado a todos pelo empenho neste fórum, e continuem com este excelente trabalho.
  2.  # 2

Boa tarde Andrems.

Gosto de muito do que escreveu, mas infelizmente não gostei de algumas coisas na planta.

Por exemplo não gosto da forma como o WC de serviço está afastada do centro da casa (cozinha, sala de estar).

Tenho que avisar que não sou da área por isso a minha opinião conta o que conta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrems
  3.  # 3

Obrigado pela opinião branco.valter.

E sou obrigado a concordar consigo, realmente acho que é um dos problemas no esboço que fiz. Quero um WC para servir os quartos, mas está longe da cozinha e também não queria estar a colocar muitos WCs, senão depois é mais trabalho e mais tempo que se perde a limpar a casa.
    •  
      FD
    • 4 fevereiro 2014

# 4

Diga o que quer ao arquitecto e esqueça a planta.
    Faça um programa: o que gostam, o que não gostam, o que fazem nas divisões, alguns hábitos, para quanto tempo vai servir a casa, quais as vossas expectativas, etc.
    Depois, deixe o arquitecto fazer o trabalho dele.
    Após os primeiros esboços, então sim, deve começar a pensar no que lhe foi apresentado e se gosta ou não.
  4.  # 5

Boa tarde "Andrems",

Muito obrigado pela informação disponibilizada, ajuda bastante evitando colocar várias questões.

Na minha opinião, a planta deverá ser bastante mais trabalhada, marcando de um modo mais exacerbado a zona privada da pública.
    Não encostando quartos, deixando espaços exterior entre eles para a captação de luz natural, garantindo assim uma maior privacidade entre eles, e ao mesmo tempo, a leitura que se faz do interior da casa, começa a revelar-se para o exterior, evitando um bloco único,compartimentado para se revelar numa peça mais identitária.
    A escada terá que ser em forma de U? Porque razão?
    A garagem terá de ser um volume separado?
    O hall parece-me algo superficial, sem razão aparente do porquê estar naquele sítio.
    Porque razão o vãos são sempre do mesmo tamanho, centrados com o espaço onde estão?
    O alçado Norte terá o mesmo comportamento que o alçado Sul? Ou mesmo o Poente?

Gostei da sua iniciativa, mas precisará de algum trabalho na minha opinião. O projecto precisará de uma ideia "forte". De uma leitura de planta regrada e que se justifique a posição dos espaços, não sei se me faço entender...

A cozinha e zona de trabalho não terei nada a comentar.

A questão do telhado poderá ser ultrapassada por querer ser inclinado.

Cumprimentos,

SMG, Arq
    [pub]https://www.facebook.com/pages/SMG-Arquitecto/1395898437330381?ref=hl[/pub]
  5.  # 6

O objectivo de ter feito a planta não seria tanto ser o trabalho definitivo, mas sim mais uma espécie de treino para eu tentar perceber e visualizar melhor o que pretendo da casa, da maneira que a penso usar diariamente, etc, tal como o FD apontou. Achava que mostrando um esboço ao arquitecto este poderia perceber melhor que tipo de casa eu espero.

Respondendo a algumas perguntas do SG_arquitecto e também levantando mais algumas aqui vai:

Na minha opinião, a planta deverá ser bastante mais trabalhada, marcando de um modo mais exacerbado a zona privada da pública.
    Pois, e eu que pensava que tinha conseguido separar bem a zona privada da pública :)

Não encostando quartos, deixando espaços exterior entre eles para a captação de luz natural, garantindo assim uma maior privacidade entre eles...
    Normalmente os quartos não estão sempre encostados? E os espaços exteriores entre eles que refere é tipo um corredor entre os quartos a terminar numa janela? Desculpe a minha ignorância, se calhar estou a fazer uma pergunta estúpida.

A escada terá que ser em forma de U? Porque razão?
    Não tem que ser, apenas quando fui fazendo a planta foi a única maneira que encontrei de a encaixar, para que o salão ficasse por cima da sala/cozinha e não por cima dos quartos.

A garagem terá de ser um volume separado?

Não terá, mas uma vez que a casa deverá ficar alinhada com as vizinhas (mais chegadas à fachada sul), e dá mais jeito a garagem ficar com a saída para a fachada norte (rua mais sossegada e não se desperdiça a fachada sul), ainda existe um espaço considerável entre estes volumes. Já agora, a título de curiosidade, as casas vizinhas também tem a garagem num bloco separado na fachada norte.

O hall parece-me algo superficial, sem razão aparente do porquê estar naquele sítio.
    Não há nenhuma razão em especial, apenas coloquei a entrada principal da casa virada para a estrada principal, e fiz aquele pequeno espaço para pendurar casacos, etc... Concordo que talvez lhe falte algo...

Porque razão o vãos são sempre do mesmo tamanho, centrados com o espaço onde estão?
    Não há motivo especial. É trabalho de um amador :)

O alçado Norte terá o mesmo comportamento que o alçado Sul? Ou mesmo o Poente?
    Não percebi a pergunta. O que quer dizer com comportamento? Tipos de isolamento térmico e acústico?

Obrigado pelo comentário bastante construtivo, e claro que seria loucura tentar implementar esta planta sem passar pelo crivo de um arquitecto. Quanto ao espaço de cozinha e zona de trabalho, também há coisas a fazer, nomeadamente o espaço da zona de trabalho parece-me um pouco acanhado para albergar máquinas, tanques e equipamentos de aquecimento.

Quanto ao telhado, além de ser vantajoso o facto de poder aproveitar o espaço para sótão, penso que no caso de uma cobertura plana teria que se investir mais em impermeabilizações, certo?
  6.  # 7

Boa tarde "andrems",

O comentário que fiz foi a minha primeira impressão ao desenho. Contudo - e é de realçar- é um óptimo ponto de partida para qualquer arquitecto trabalhar.
    Apenas lhe estarei a dar indicações do que alteraria. Apenas estou a orientá-lo o melhor que posso e sei. Terá de compreender que é sempre redutor falar de projecto por mensagens.
    As respostas que deu às minhas perguntas querem me crer que está tudo em aberto, e isso é positivo. :)

Quanto à pergunta dos alçados o quis dizer foi que, tende a haver uma distinção entre entre eles devido a vários factores: orientações solares, ventos, vistas pouco/muito apelativas, ruído, etc. (o que se vê na planta, apesar de não estar identificado o Norte, depara-se com equidade na disposição dos vãos).
    A pergunta dos quartos - tende a ter uma correlação com a de cima - não é de todo uma pergunta inconveniente. "Normalmente" estão encostados, mas também "normalmente" podem não estar. Se tem área para explorar, os quartos poderão ter outras vistas (mais do que uma), ganhando com isso, por exemplo, o sol de Nascente que será sempre mais agradável do que virados a Norte (luz difusa). A nível acústico e térmico não haverão distinções.

Quanto à cobertura, se realmente pretende o sótão, terá que fazer a cobertura que pretende naturalmente. A cobertura plana (ou invertida) terá de levar: tinta impermeabilizante sobre a pendente, telas drenantes, telas, isolamento térmico (na inclinada igualmente), godo ou outro tipo de acabamento será mais dispendiosa, mas terá menos pontes térmicas, podendo esconder a parafernália inerente a elementos em relação à sustentabilidade (painés solares) - aquecimento de água.

Cumprimentos,

SMG, Arq

Colocado por: andremsO objectivo de ter feito a planta não seria tanto ser o trabalho definitivo, mas sim mais uma espécie de treino para eu tentar perceber e visualizar melhor o que pretendo da casa, da maneira que a penso usar diariamente, etc, tal como o FD apontou. Achava que mostrando um esboço ao arquitecto este poderia perceber melhor que tipo de casa eu espero.

Respondendo a algumas perguntas do SG_arquitecto e também levantando mais algumas aqui vai:

Pois, e eu que pensava que tinha conseguido separar bem a zona privada da pública :)

Normalmente os quartos não estão sempre encostados? E os espaços exteriores entre eles que refere é tipo um corredor entre os quartos a terminar numa janela? Desculpe a minha ignorância, se calhar estou a fazer uma pergunta estúpida.

Não tem que ser, apenas quando fui fazendo a planta foi a única maneira que encontrei de a encaixar, para que o salão ficasse por cima da sala/cozinha e não por cima dos quartos.

Não terá, mas uma vez que a casa deverá ficar alinhada com as vizinhas (mais chegadas à fachada sul), e dá mais jeito a garagem ficar com a saída para a fachada norte (rua mais sossegada e não se desperdiça a fachada sul), ainda existe um espaço considerável entre estes volumes. Já agora, a título de curiosidade, as casas vizinhas também tem a garagem num bloco separado na fachada norte.

Não há nenhuma razão em especial, apenas coloquei a entrada principal da casa virada para a estrada principal, e fiz aquele pequeno espaço para pendurar casacos, etc... Concordo que talvez lhe falte algo...

Não há motivo especial. É trabalho de um amador :)

Não percebi a pergunta. O que quer dizer com comportamento? Tipos de isolamento térmico e acústico?

Obrigado pelo comentário bastante construtivo, e claro que seria loucura tentar implementar esta planta sem passar pelo crivo de um arquitecto. Quanto ao espaço de cozinha e zona de trabalho, também há coisas a fazer, nomeadamente o espaço da zona de trabalho parece-me um pouco acanhado para albergar máquinas, tanques e equipamentos de aquecimento.

Quanto ao telhado, além de ser vantajoso o facto de poder aproveitar o espaço para sótão, penso que no caso de uma cobertura plana teria que se investir mais em impermeabilizações, certo?
  7.  # 8

boas
    eu mudava algumas coisas.
    o escritorio ficava junto do hall para receber alguem não passar pelos quartos.
    wc de serviço tambem não muito longe pelo mesmo motivo.
    as escadas diretas sem ser em u poderia ter uma zona de prateleiras do escritorio por baixo e fazer aproveitamento, ou quem sabe as escadas junto da sala e fazer em cima uma zona de lazer por cima, tipo duas salas uma por cima da outra.
    abraço
  8.  # 9

boas
    só mais uma coisa eu fazia a area de serviço com acesso direto à varanda, puxava a cozinha em comprimento para a despensa e a zona de tratamento de maquina para a parede onde tem o exaustor.
    assim não teria de passar com a roupa por dentro de casa e poderia fazer uma ilha um pouco maior.
    abraço
  9.  # 10

Obrigado pelos vossos comentarios muito úteis e inspiradores. Fico contente por saber que este meu ponto de partida já dá uma boa ajuda a um arquitecto e talvez poupe algum tempo.

Já agora a título de curiosidade a orientação da minha planta é com o norte na parte de cima. Concordo que quartos virados a norte são de evitar, por isso tentei concentrar tudo a sul e nascente. Concordo com a maioria das sugestões do António Almeida, acho que realmente torna a casa mais prática e são pontos que terei em atenção.

Agora uma pergunta mais técnica. O piso radiante consegue aquecer a casa toda por igual independentemente da exposição solar de cada compartimento? E os painéis solares com bomba de calor são suficientes para dar conta do recado, ou será melhor jogar pelo seguro e ter também um recuperador a lenha para o caso de falhar a electricidade?
    Este tipo de questões técnicas é com o arquitecto que tenho que as discutir?
  10.  # 11

Boa tarde andrems,

O piso radiante é uma óptima solução, pois aquece todo o volume de um determinado espaço, abrangendo toda a área de pavimento - sendo mais eficaz que o sistema de radiadores- ,isto independentemente da exposição solar de determinado espaço. É inequívoco que espaços virados a sul terão uma maior incidência solar (apesar no inverno o Sol estar mais baixo)por norma, aquecerão mais que os outros. Se for usado um bom isolamento térmico nas paredes e vidros com coeficientes térmicos altos rentabilizará energia. Mas será aconselhável colocar o piso radiante por toda a casa.
    Será sempre uma mais valia colocar um recuperador a lenha para casos em que exista corte de luz, mas a bomba de calor dará conta do recado.
    Se quiser saber mais sobre bombas de calor veja este site: http://www.engitermica.com/pt/index.php/bombas-de-calor

Cumprimentos,

SMG, Arq
    [pub]https://www.facebook.com/pages/SMG-Arquitecto/1395898437330381?ref=hl[/pub]
  11.  # 12

Colocado por: andremstambém um recuperador a lenha para o caso de falhar a electricidade?
    :) , serão assim tantas vezes que falha a luz e durante tanto tempo para pensar nisso, e existe sempre um pequeno pormenor, mesmo um recuperador necessita de electricidade para permutar o calor em condições, isto é, se estiver a usar o recuperador para aquecer em condições é necessário ventiladores para o fazer, isto se for um recuperador a ar, se for a água nem vale a pena falar nisso... pois esse sim necessita de electricidade para fazer aquecer. Pense no recuperador como um complemento a outro sistema de aquecimento quer seja bomba de calor ou caldeira, com a vantagem que se gosta de ver a chama aquece também o ambiente de forma mais eficiente (isto se não estiver na ideia de colocar só o recuperador).
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12.  # 13

Obrigado pela dica das bombas de calor.

Jancido, obrigado pelo esclarecimento. Pressuponho então que não haja um outro sistema independente dos fornecedores de gás/electricidade que possam aquecer águas e piso radiante sem ter que recorrer a baterias e paineis fotovoltaicos...

Estou a pensar também deixar pré instalação de AC para mais tarde arrefecer a casa nos dias de calor intenso que não hão-de ser muitos, talvez 2 ou 3 semanas por ano. E para o piso de cima não estou a pensar usar piso radiante, apenas AC. Não sei se o calor do piso radiante no rés do chão poderá influenciar a temperatura do piso de cima com a natural subida de ar quente.
  13.  # 14

Concordo com o Valter, o WC de seviço está muito longe da sala, as paredes para o hall de entrada tb não são praticas e quando tiver mais gente em casa torna-se apertado.

Eu retirava o 1º piso e assim não teria escadas e poderia fazer um arranjo melhor e mais amplo de alguma divisão, puxando o WC mais para a zona da Sala, mas também não sou um profissional do ramo.

Com certeza que um arquiteto lhe poderá fazer uma planta ainda melhor.

No meu caso também já tinha um esboço do que pretendia, em conjunto com o Arquiteto foram feitas várias alterações e gostei bastante do resultado.

Se quiser pode ver o blog que fiz da construção: http://anossaalegrecasinha.blogspot.pt/
  14.  # 15

Obrigado miguelg.

Mas se retirar o 1º piso, deixo de ter um espaço para lazer (estava a pensar usá-lo para colocar uma mesa de ping-pong, ou para os miúdos brincarem nas festas de aniversário, etc...).
    Poderia fazer uma cave, mas penso que o custo será bastante superior, ou estou errado?

Agradeço a dica do blog, é interessante poder acompanhar todos os passos da construção da moradia.
  15.  # 16

Pode fazer esse espaço de lazer na garagem, será algo ocasional... assim poupa uns milhares de euros!
  16.  # 17

A ideia do espaço de lazer não era ser assim tão ocasional, uma vez que a ideia seria também ter outro tipo de actividades tipo ténis de mesa, ginásio etc... Além do mais, festas na garagem para os miúdos só se for mesmo em tempo de calor, senão coitados deles...
  17.  # 18

Isso é daquelas coisas que fazemos, convictos que lhes vamos dar uso, mas na realidade utilizamos meia duzia de vezes no inicio e depois um vez por ano. É investir dinheiro à toa.
    Concordam com este comentário: valtores
  18.  # 19

Talvez sim, talvez não... é difícil prever o futuro a longo prazo. Mas e se fizer um aproveitamento do sótão para fazer o salão pretendido, sairia assim muito mais caro?
  19.  # 20

"Não aprecio muito o estilo moderno da actualidade das casas que me fazem lembrar caixotes empilhados, mas não também não gosto do estilo rústico cheio de granitos e feitios. O ideal seria uma casa com toques de estilo moderno, mantendo o tradicional telhado inclinado que gostaria de aproveitar para sótão."

Recomendo-lhe que faça uma pesquisa por casas dos anos 50/60 dos arquitectos Fernando Távora, Siza Vieira, Sergio Fernandez, Alexandre Alves Costa e seus contemporâneos. Creio que encontrará soluções próximas daquilo que procura.

Cumprimentos

Rafael Fortes
    Arquitecto

0.0291 seg. NEW