Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou em vias de arrendar um andar que possuo aqui em Lisboa.

    Ontem, quando fui mostrar o apartamento a um interessado, na conversa que se lhe seguiu, quando interpelei o indivíduo sobre o facto de eu pedir fiador, ele respondeu-me prontamente que... fazia um seguro (?) para esse fim e que aí não estava o problema.

    Ora, eu não quis fazer figura de "ignorante" e deixei passar a coisa - afinal, ainda estávamos numa conversa exploratória, a qual, o mais certo é que não dê em nada - mas aquilo do "fazer um seguro para fiador" ficou-me a bailar na cabeça. Nunca tinha ouvido falar!...

    Agora podem fazer-se seguros em que a companhia se assume como Fiador de um arrendamento? É isso? Como se processa? Alguém aqui do fórum já arrendou tendo o inquilino apresentado uma "apólice de seguro" como fiador?

    Como estou a ficar velho!... Há tantos anos que ando por cá e foi a primeira vez que fui confrontado com esta "novidade" (pelo menos para mim).

    Acham bom para o senhorio se o inquilino apresentar este tipo/modalidade de "fiador"?

    Gostava de saber a vossa opinião / experiência em casos destes. Obrigado.
    • eu
    • 15 fevereiro 2014

     # 2

    • El_58
    • 15 fevereiro 2014

     # 3

    O seguro de rendas não deve substituir a existência de fiador.

    O seguro de renda tem um capital limite e só deverá responder por eventualidades como doenças ou impedimentos prolongados ao trabalho por força maior, etc...

    Se o inquilino lhe quiser "pregar o calote" a seguradora não responde, ao contrário do fiador em que não há limites.

    Informe-se bem dessa situação.
  2.  # 4

    Colocado por: El_58O seguro de rendas não deve substituir a existência de fiador.

    O seguro de renda tem um capital limite e só deverá responder por eventualidades como doenças ou impedimentos prolongados ao trabalho por força maior, etc...

    Se o inquilino lhe quiser "pregar o calote" a seguradora não responde, ao contrário do fiador em que não há limites.

    Informe-se bem dessa situação.


    Se bem interpreto as suas palavras, esse "seguro" diz unicamente respeito ao inquilino, isto é, protege-o / permite-lhe pagar a renda se for alvo de algum "azar" no emprego ou na sua integridade física, que o impeça de obter rendimento para pagar a renda.

    Ora, aquilo que este interessado ao aluguer do meu andar me falou, até com alguma segurança (eu é que fiquei completamente "a leste", pois desconhecia a existência deste tipo de seguros), foi de uma apólice específica para este arrendamento, isto é, que iria fazer um seguro apenas e só para o arrendamento do andar. Ou será que eu entendi mal?

    Bem, possivelmente nem chegarei a arrendar o andar a este Sr., mas eu gostaria de esclarecer este assunto do "seguro/fiador" a 100%, até porque pode ser muito interessante para o mercado de arrendamento e tranquilizar muitos senhorios.

    Para mim era ótimo! Passaria a alugar apenas a quem fizesse esse seguro! Ultimamente, tenho sofrido com diversos "calotes" nas rendas e isso talvez acabasse com essa situação deplorável.
    • El_58
    • 15 fevereiro 2014

     # 5

    Ramiro, o seu raciocínio, em princípio e a meu ver, é correcto.

    Mas vejamos a coisa pelo lado das companhias seguradoras. Primeiro, desconheço também esse tipo de apólice "seguro/fiador". No entanto, a companhia pode fazer a cobertura lhe bem entender e colocar as cláusulas que entender. Acabará por ser uma espécie de "responsabilidade civil em arrendamento". Irá estabelecer um montante máximo. 2 rendas? 3 rendas? 4 rendas? Irá ainda colocar cláusilas de letras miudinhas em que ficará salvaguardada e acabará por nunca pagar. Ou não fossem seguradoras...

    Enquanto senhorio, um Fiador com boas informações sobre o mesmo, dá melhores garantias que qualquer outra situação. Em primeira análise porque o fiador responde por qualquer capital, enquanto que uma apólice se seguro, ou uma garantia bancária, tem um capital limitado. Esta perspectiva por si só, levar-me-ia a exigir Fiador em vez de outras garantias.

    Pode ser que algum forista da área dos seguros possa ajudar a esclarecer melhor se a coisa existe ou não...
  3.  # 6

    Colocado por: El_58Ramiro, o seu raciocínio, em princípio e a meu ver, é correcto.

    Mas vejamos a coisa pelo lado das companhias seguradoras. Primeiro, desconheço também esse tipo de apólice "seguro/fiador". No entanto, a companhia pode fazer a cobertura lhe bem entender e colocar as cláusulas que entender. Acabará por ser uma espécie de "responsabilidade civil em arrendamento". Irá estabelecer um montante máximo. 2 rendas? 3 rendas? 4 rendas? Irá ainda colocar cláusilas de letras miudinhas em que ficará salvaguardada e acabará por nunca pagar. Ou não fossem seguradoras...

    Enquanto senhorio, um Fiador com boas informações sobre o mesmo, dá melhores garantias que qualquer outra situação. Em primeira análise porque o fiador responde por qualquer capital, enquanto que uma apólice se seguro, ou uma garantia bancária, tem um capital limitado. Esta perspectiva por si só, levar-me-ia a exigir Fiador em vez de outras garantias.

    Pode ser que algum forista da área dos seguros possa ajudar a esclarecer melhor se a coisa existe ou não...


    Sim, eu compreendo. A questão é que, hoje em dia, não é fácil encontrar potenciais inquilinos que apresentem fiadores credíveis. Ainda para mais quando, há dias, deu uma reportagem na TV que, positivamente, assustava as pessoas que venham a pensar em ser fiadores de alguém. Mostrou alguns casos (talvez extremos) de fiadores que estavam a contas com a justiça, devido a situações de inquilinos incumpridores. Ora essa reportagem, disseram-me, assustou muita gente e poucos são os que hoje querem/aceitam ser fiadores de alguém. Para um senhorio isso é, necessariamente, mau. Foi por isso que, quando ouvi este interessado no meu andar falar no "seguro/fiador", pensei imediatamente que isso fosse uma resposta das companhias de seguros a essa questão, tentando preencher este "nicho de mercado" dos contratos de arrendamento.
    Se este meu arrendamento for para a frente, naturalmente, terei que me informar a 100%, saber se efetivamente existe e como funciona.
  4.  # 7

    A verdade é uma, ser fiador é depositar a vida em mãos alheias, eu não seria fiador nem dos meus filhos (que não tenho) quanto mais de um amigo, conhecido, primo... As pessoas tinham uma ideia errada da responsabilidade que era ser fiador, esta crise veio clarificar bem essa responsabilidade. Agora os senhorios, das duas uma, ou arriscam alugar sem fiadores ou ficam com as casas para sí mesmos.
  5.  # 8

    Há ainda, além do seguro de renda, a hipotese de recorrer a uma empresa como a "renda protec" de referenciação e certificaçãodos inquilinos, coisa que por ex. em Inglaterra se faz muito e que lá fez decair em muito a taxa de incumprimento. Basicamente, e com o sim do inquilino a empresa produz um relatório positivo ou negativo consultando o histórico bancário e arrendatício do inquilino, consultando dívidas fiscais, senhorios (e eventuais calotes/despejos) anteriores, etc.

    Colocado por: Ramiro Costa

    Sim, eu compreendo. A questão é que, hoje em dia, não é fácil encontrar potenciais inquilinos que apresentem fiadores credíveis. Ainda para mais quando, há dias, deu uma reportagem na TV que, positivamente, assustava as pessoas que venham a pensar em ser fiadores de alguém. Mostrou alguns casos (talvez extremos) de fiadores que estavam a contas com a justiça, devido a situações de inquilinos incumpridores. Ora essa reportagem, disseram-me, assustou muita gente e poucos são os que hoje querem/aceitam ser fiadores de alguém. Para um senhorio isso é, necessariamente, mau. Foi por isso que, quando ouvi este interessado no meu andar falar no "seguro/fiador", pensei imediatamente que isso fosse uma resposta das companhias de seguros a essa questão, tentando preencher este "nicho de mercado" dos contratos de arrendamento.
    Se este meu arrendamento for para a frente, naturalmente, terei que me informar a 100%, saber se efetivamente existe e como funciona.
  6.  # 9

    Colocado por: carlosj39Há ainda, além do seguro de renda, a hipotese de recorrer a uma empresa como a "renda protec" de referenciação e certificaçãodos inquilinos, coisa que por ex. em Inglaterra se faz muito e que lá fez decair em muito a taxa de incumprimento. Basicamente, e com o sim do inquilino a empresa produz um relatório positivo ou negativo consultando o histórico bancário e arrendatício do inquilino, consultando dívidas fiscais, senhorios (e eventuais calotes/despejos) anteriores, etc.
    .

    Sim, mas esse "Renda Protec" dá alguma garantia ao senhorio em caso de incumprimento (pagando as rendas em falta) ou dá apenas informações bancárias e outras?

    Se se ficar pelas "informações", sinceramente, pouco me serve... já que isso nada me garante se surgir uma situação de incumprimento.

    Um seguro era bem mais prático e fiável, digo eu: 1º Era por conta do inquilino e condição "sine qua non" para a assinatura do contrato de arrendamento; 2º garantia ao senhorio as rendas em falta, numa situação de incumprimento, até que o caso estar resolvido.

    Assim, com o desaparecimento, na prática, da figura do fiador, é que a coisa se complica e os senhorios ficam (ainda) mais desprotegidos.
    • size
    • 16 fevereiro 2014 editado

     # 10

    Essa, do seguro para garantir o incumprimento do pagamento de rendas, quer seja de boa ou má fé, deve ser mesmo, uma treta...

    À partida, se isso fosse possível, quem é que garantia que o seguro seria eterno durante todo o tempo do contrato de arrendamento, caso o segurado não pagasse os prémios anuais ?

    É de não acreditar em fantasias...

    E solicitar fiador, só para colocar mais um outorgante no contrato, sem se saber a sua capacidade económica?

    Convém sim, solicitar referências e comprovativos de rendimentos, nomeadamente, através da declaração de IRS do arrendatário.

    Uma garantia bancária também pode servir...se a conseguirem obter.
  7.  # 11

    Pela descrição feita, parece-me estar a falar-se de um Seguro Caução.
    A sua emissão é feita pela COSEC e outras seguradoras, nos casos de transacções comerciais ou como a entrega de uma caução, que os Bancos emitem como Garantia Bancária. Para os casos das rendas deverão, certamente, ter regras específicas.
    Sugiro que explore estas possibilidades.
    Cumprimentos
  8.  # 12

    Colocado por: sizeEssa, do seguro para garantir o incumprimento do pagamento de rendas, quer seja de boa ou má fé, deve ser mesmo, uma treta...

    À partida, se isso fosse possível, quem é que garantia que o seguro seria eterno durante todo o tempo do contrato de arrendamento, caso o segurado não pagasse os prémios anuais ?

    É de não acreditar em fantasias...

    E solicitar fiador, só para colocar mais um outorgante no contrato, sem se saber a sua capacidade económica?

    Convém sim, solicitar referências e comprovativos de rendimentos, nomeadamente, através da declaração de IRS do arrendatário.

    Uma garantia bancária também pode servir...se a conseguirem obter.


    Eu compreendo que se devam ter e pedir garantias aos futuros inquilinos. Mas uma coisa é a "teoria" outra, bem diferente, a prática.

    Não está fácil alugar um andar. Dizem que é da crise... Se nós, proprietários, ainda vamos exigir um fiador credível e com bens "ao alto" (sim, porque as contas bancárias atuais querem dizer pouco), então é que nos vemos aflitos para alugar um andar e começarmos a ter algum rendimento.

    Eu sou proprietário de vários apartamentos e, portanto, falo com conhecimento de causa. Claro que eu começo sempre por pedir um fiador (de preferência proprietário), mas eu vejo bem a dificuldade que as pessoas têm em conseguir arranjá-lo (um fiador credível, digo eu, pois já me aconteceu virem apresentar-me para fiador, um irmão de 18 anos que andava no liceu...).

    Enfim, nesta questão do fiador, a meu ver, temos que ser flexíveis e analisar muito bem o "caso concreto" que temos diante de nós como potencial inquilino. Isto, claro, se quisermos efetivamente alugar os andares que temos. Caso contrário, acabámos por ter os andares fechados e transformarem-se num sorvedouro de dinheiro, em vez de nos darem algum rendimento.

    Há que ter um certo equilíbrio, saber informações, naturalmente, de quem vamos alugar o andar e... muita sorte!

    Relativamente a este assunto que me surgiu, eu próprio vou ingadar, junto do meu agente de seguros, se existe de facto esse "seguro/fiador" ou lá como se chama. Fiquei curioso...
    • Carvai
    • 16 fevereiro 2014 editado

     # 13

    A grande vantagem dos seguros e das garantias bancárias é que estas instituições têm acesso a TODO o historial de crédito do cliente o que elimina os potenciais vigaristas crónicos.
    E também funciona como dissuasor do inquilino pois em caso de incumprimento não fica só a dever ao senhorio mas vai logo para a lista de devedores do Banco de Portugal.
    A garantia bancária é muito mais barata que o seguro de rendas e o efeito é igual.
    Ver aqui https://forumdacasa.com/discussion/30911/garantias-bancarias-no-arrendamento/
    Concordam com este comentário: carlosj39
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro Costa
 
0.0198 seg. NEW