Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Não podemos mostrar só as coisa más como aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/33164/2/maus-exemplos-na-construcao/#Item_18

Nem tudo é mau ...

Também tenho algumas fotos de bons exemplos que pretendo partilhar aqui ...

A ideia é mostrar coisas bem feitas que nem sempre se vê por aí e não coisas triviais que se vêem por todo o lado... Que tiver ideias não deixe de participar pois este não é mais um tópico meu mas sim de todos !
  2.  # 2

Pingadeiras

As pingadeiras são usadas para que a agua não escorra pelas paredes ou não percorra as lajes ...

Nestas fotos têm duas maneira de fazer com que a agua caia para o chão em vez de entrar para dentro de casa ou por baixo das varandas dando cabo das pintura e dos tectos.

É um pormenor que cada vez vejo menos nas obras por onde passo... Porque cada vês a ignorância é maior !

Podem ver este exmplos retirados da net:

A avaliar pelas fotos que o sr. Anonimo110722 disponibiliza na Alemanha vimos que cumprem as regras mas aqui cada vez menos.

Basta um pequeno corte com uma rebarbadora para a agua não passar para onde não deve.

Para verem como se trabalha mal em Portugal passa a mão por baixo da pedras das sua bancadas de cozinha ou das casas de banho...

Se não tiver um rasgo já sabe ! foi aldrabado !

Sem o rasgo a agua que pingar ou escorrer pela pedra vai infiltrar-se nos moveis em vez de pingar directamente para o chão ...

Perguntem às pessoas que mostram aqui as fotos dos seus trabalhos ou aos seus fornecedores se fizeram a pingadeira ! Vão ver que a maioria se está a lixar para isso !

Hoje em 90 % dos casos não vejo a pingaderia ! Até mesmo nos peitoris se esqueçem da pingadeiras!

Uma vergonha !
    Aqui pode ver mais exemplo para exigirem sempre as pingadeiras onde fazem falta !
  3.  # 3

Enquanto em Portugal usam e abusam dos vidros expostos ao sol, que nos faz das casas uns fornos

Em Espanha serão menos burros que nós ?

É que por lá tapam os vidros do sol, e como podem ver nas fotos que se seguem nas fachadas viradas a poente os toldos vão até abaixo par tapar o sol mesmo até ao fim do dia...

Vejam esta marquise ... Protecção total dos envidraçados ... Por cá por vezes até tê bons projectos com as janelas protegidas e depois com as marquises dão cabo de tudo...

Muitos julgam que com vidros duplos especiais ficam bem servidos, mas não é tudo treta ! Os Espanhoies é que sabem aprendam com eles !

Por hoje chega ... A minha ideia é ir colocando algumas fotos com calma e sem stress e obviamente sem as contar como já li... "Já são 900, já são 3.000 etc..."
    A minha ideia é simplesmente ajudar quem quer ser ajudado ou abrir os olhos a quem os tem fechados ...

E era bom que quem tiver bons exemplos os mostrasse nem que seja dos seus projectos, pois há muitos arquitectos que sabem o que andam a fazer ! E quem não sabe é tempo de observar os outros pois nunca devemos parar julgado que somos bons !
    Temos sim que tentar fazer cada vez melhor ... E para isso nada melhor que saber escutar as criticas.
  4.  # 4

Lamento mas a ultima imagem nao posso concordar consigo na questao de "conhecimento" por parte dos espanhois, pois esse predio e perfeitamente comparavel com o que se passa em Portugal, ou seja, nos predios, cada um faz o que quer. Ou vai de marquise, ou vai de toldo...nao se me afigura como um projecto "pensado". Ou entao estamos todos bem em Portugal, a avaliar pela mistela de marquises que vamos vendo a poluir as nossas cidades. Bem mais que os predios degradados, como por vezes se menciona.

O mal na construcao nao esta so em Portugal...mas o problema nao reside so ai, vejamos a legislacao como esta se apresenta, totalmente ajustada ao lobby do betao, quando se poderia construer com muito menos recursos.

Just my 5 cents...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, SG_arquitecto
  5.  # 5

Colocado por: treker666Lamento mas a ultima imagem nao posso concordar consigo na questao de "conhecimento" por parte dos espanhois, pois esse predio e perfeitamente comparavel com o que se passa em Portugal

Não podia estar mais de acordo com o que disse ... Nem sei como está lá aquela marquise que neste caso é um mau exemplo !

O bom exemplo é apenas em relação ao estore a proteger os vidros do sol pois no sul de Espanha . no verão o calor é bem forte.
    Mas mesmo assim está feio, em madeira ficaria bem mais bonito e enquadrado.
  6.  # 6

Colocado por: Jorge Santos - Faro

Não podia estar mais de acordo com o que disse ... Nem sei como está lá aquela marquise que neste caso é um mau exemplo !

O bom exemplo é apenas em relação ao estore a proteger os vidros do sol pois no sul de Espanha . no verão o calor é bem forte.
    Mas mesmo assim está feio, em madeira ficaria bem mais bonito e enquadrado.

A primeira vez que vi foi em Barcelona, e reparei pela negativa, pois numa das varandas estava o pano novo o que se distinguia das restantes.
  7.  # 7

Colocado por: pc ferreiraA primeira vez que vi foi em Barcelona, e reparei pela negativa, pois numa das varandas estava o pano novo o que se distinguia das restantes.

Sem duvida que o ideal é o projecto ser bem executado de modo a não possuir vidros directamente expostos ao sol, sobretudo no lado poente que não se resolve com a colocação de Pálas.

Mas em ultimo recurso o ideal não é recorrer ao ar condicionado, pois um pano mesmo feio é bem mais ecológico e não só !
  8.  # 8

O isolamento pelo exterior não é o único usado como muitas pessoas querem fazer querer ...

A inercia forte não é importante de deve ser evitada sobretudo nas zonas mais quentes.

O isolamento nas lajes pelo interior tem inúmeras vantagens... a redução da propagação é uma delas...

Varias fotos tiradas em Espanha...

Andaluzia:

Madrid:

Toledo:

Nem em todos os prédios se nota a ausência de estores , que alem de aumentarem o isolamento térmico e acústico, tornam a casa mais segura e permitem um controlo remoto ou automático para possibilitar isolar ou aproveitar o calor do sol para aqueçer.

Neste caso alem da laje isolada pelo interior temos o isolamento pelo interior !

9.  # 9

Isso são lajes fungiforme alijeiradas? (não sei se o nome está certo) Com EPS certo?
  10.  # 10

Quem vai na conversa de fazer casas modernas e bonitas apenas com o vidro à vista...

Está sempre a tempo de mais tarde "remendar" com estores pelo exterior como neste caso .

11.  # 11

Colocado por: Jorge Santos - FaroQuem vai na conversa de fazer casas modernas e bonitas apenas com o vidro à vista...

Está sempre a tempo de mais tarde "remendar" com estores pelo exterior como neste caso .

e aquele "pladur" verdinho no exterior será suficiente?
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  12.  # 12

Colocado por: Erdnaxelae aquele "pladur" verdinho no exterior será suficiente?

Claro que a sua observação é correcta... O pladur verde não é o indicado para o exterior, as juntas acabam por descolar e mesmo o pladur estado num zona que não apanha agua, a humidade acaba por o estragar.

Não sei porque o aplicaram, mas penso que é por ser mais barato e por permitir uma façil reparação em caso de avaria no estore o que já aconteceu !.

O pladur tem uma coisa muito boa... a sua reparação é muito fácil a não foca caro. Mas aí eu teria colocado as placas do Sr. PC Ferreira

Colocado por: lfvmagalhaesIsso são lajes fungiforme alijeiradas? (não sei se o nome está certo) Com EPS certo?

Sim são pode ver aqui varias imagens.

https://www.google.pt/search?q=abobadilhas+em+eps&client=firefox-a&hs=m2a&rls=org.mozilla:pt-PT:official&channel=sb&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=APQaU_nZCoit7QbE9oCoCQ&ved=0CDcQsAQ&biw=1920&bih=920

Por cá já se vai usando mas pouco porque muita da engenharia foi "mal ensinada" Eu sei muito bem quem anda a "vender" em conferências nas universidades ...

Tive grandes discussões quando todos os tecnicos diziam que o EPS desaparecia das paredes... Veja lá que ensinavam isso em algumas universidades , Quando o EPS e XPS são o mesmo produto mas fabricados de maneira diferente.

Aqui ao lado em Espanha usam muito assim as lajes que tem grandes vantagens em custos energéticos.
    • AXN
    • 8 março 2014

# 13

Sr Jorge, estas últimas fotos estão na discussão errada. Isto é um trabalho de bosta! E além do mais, o que está errado não e a falta de estores, mas o projecto mal concebido.
    Concordam com este comentário: pc ferreira, Anonimo16062021, Joao Dias
  13.  # 14

Colocado por: AXNSr Jorge, estas últimas fotos estão na discussão errada. Isto é um trabalho de bosta! E além do mais, o que está errado não e a falta de estores, mas o projecto mal concebido.

Depende do ponto de vista

Eu não acho. Pois servem para provar que há projectos mal concebidos que podem ser remediados com estores . :-)

Por acaso este projecto até está muito bem concebido ... Porque diz que está mal concebido ? Essa pala é a nascente .

Projectos mal concebidos são estes aqui:

https://maps.google.pt/maps?q=Loul%C3%A9&hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=37.130966,-8.007209&spn=0.014695,0.033023&sll=37.24542,-8.19521&sspn=0.939052,2.113495&oq=lou&hnear=Loul%C3%A9,+Faro&t=m&z=16&layer=c&cbll=37.131038,-8.007241&panoid=y4jWiJBknOrpmhJMasYI-A&cbp=12,313.39,,0,0.7

Moradias todas iguais seja viradas a norte, sul ou poente... Casas que são um autentico forno !

Pode indicar um link com um projecto bem concebido sem estores numa fachada virada a poente ?
    Vou procurar um já coloco aqui de seguida.

ps. Mas é um mau exemplo no que diz respeito ao "pladur!
  14.  # 15

Aqui está...

Um bom exemplo ... Protecção solar dos envidraçados em branco para não sobreaquecerem os vidros, e estores brancos nas zonas de passagem .

AXN considera este um bom projecto ? ( Não me refiro ao estilo mas sim ao bom funcionamento)

E já agora outros casos em que depois se sofrerem com o calor a nascente nos seu vidros " supostamente topos de gama" acabaram por colocar a mesma coisa...

Em 5 já 3 o fizeram.... E sabe porque colocaram e branco ? Porque o 1º colocou em preto e ficou quase na mesma ... Mas ainda à dias um forista dizia " preto e qual é o problema ?"

Perguntem a quem tem digo eu !

15.  # 16

Cantos em pedra ... (Trabalhos meus a pedido de alguns membros do fórum)

Aqui nestes canto foi desbastada a espessura das peças nos cantos para se reduzir o seu impacto ao mínimo nos cantos .

Esta placas grande têm cerca de 30 mm de espessura, mas não é por isso que se deixam os cantos lisos à vista...

Este parte do trabalho foi feito pelo aplicador e ficou perfeito como se pode ver

Quando não é façil desgastar os cantos como é o caso da trabalhos em pedra da serra devem ser quebrados para manter o efeitos rugoso da pedra da serra.

Para quem quiser fazer trabalhos com pedra da serra sem ter que a desbastar, existem peças (tipo guilhotina) para quebrar as pedras sem usar maquinas de corte, assim mesmo com grande espessura o efeito rugoso continua !
  16.  # 17

Colocado por: Anonimo16062021Pela boca morre o peixe..

Em pedra rústica temos duas opções ... Ou maciça ou com os cantos à vista mas com a mínima espessura possível

Para se perceber melhor fiz 4 desenhos :

Este só é possível com peças lisas , mas mesmo assim se for em pedra devem ser coladas porque os cantos com pouca espessura ficam frágeis !

Assim é o melhor em pedra pois tem mais registençia e podem ser colados em obra

Este metodo não é tão bom como o anterior porque uma das pedras fica mais fraca ! Mas é muito mais simples de fazer .

Foi o usada na foto que voçê referiu.

Por fim este sistema é o que eu considero um mau trabalho, mas que infelizmente é o mais comum por ser muito mais façil e mais barato:

Parece ser este que voçê gosta mais... Mas eu endendo-o :-)

Neste ultimo desenho quando estamos a falar de pedra rustica, não deve ser cortada com a maquina mas sim com uma guilhotina que quebre a pedra ficando na mesma com a sua rusticidade ....

Mais alguma duvida ? ao seu dispor ... Tentarei ser útil pois o tempo perdido servirá para outros membros tirarem as sua ilações !
  17.  # 18

Está chegado o momento de sair em defesa do Jorge. No outro tópico acusaram-no de falta de coragem. Você ao ter criticado aquele trabalho de pedra do Dogma ter coragem de vir de seguida mostrar estas fotos demonstrou a tudo e todos o que é coragem a sério.
    Ohhhh Jorge então mas que raio se passa nessa cabeça Senhor?? Então mas esse trabalho parece-lhe melhor ou pata todos os efeitos mais bonito que o do Dogma??
  18.  # 19

Colocado por: Joao DiasEstá chegado o momento de sair em defesa do Jorge. No outro tópico acusaram-no de falta de coragem. Você ao ter criticado aquele trabalho de pedra do Dogma ter coragem de vir de seguida mostrar estas fotos demonstrou a tudo e todos o que é coragem a sério.
    Ohhhh Jorge então mas que raio se passa nessa cabeça Senhor?? Então mas esse trabalho parece-lhe melhor ou pata todos os efeitos mais bonito que o do Dogma??

Atenção que estou a ser sincero... Não estou a perceber nada disto!! Não é para provocar mas sinceramente estou mesmo do género WTF :0
  19.  # 20

Colocado por: Anonimo16062021
    Pela boca morre o peixe..
      fo15.jpg

ai minha nossa senhora...
    Concordam com este comentário: Joao Dias

0.0277 seg. NEW