Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

já sigo este forum à bastante tempo. Desde o inicio já fui fazendo alterações aos meus planos, consoante também o que fui lendo, tendo a consciência que muitas vezez alguns utilizadores exageram nos custos de contrução m2, etc, etc.

Neste momento a minha grande duvida é a seguinte:
    Tenho um terreno para construção desde à 3 anos. No entanto, tendo em conta a realidade actual estou na duvida em construir ou comprar feito. Se calhar neste altura, e com o custo das casas a baixar,consigo um bom negócio por um valor inferior ao da construção. Tenho mesmo em vista uma moradia dentro das caracteristicas que pretendo em fase final de construção por um valor muito aceitável.

A grande questão é:
    apesar de já ter lido muito, pesquisado muito, etc, ainda não tirei grandes conclusões sobre o custo de construção, sabendo que isso pode ser muito relativo.

Gostaria de saber se existe algum arquitecto aqui da zona norte (Porto) com bastante experiência em construção de moradias unifamiliares que me possa ajudar nisto. O que pretendo é reunir com um arquitecto (experiente) em que eu possa explicar o que pretendo e o quanto posso gastar e perceber se é viável.

PS: Não quero tretas de casaprontaera, pois nem vou comentar sobre isso.

Obrigado e espero que me possam ajudar.

Os arquitectos interessados podem enviar mp.
    • zeto
    • 9 março 2014

# 2

Quantos m2 ??
  2.  # 3

Seria interessante partilhar depois os custos estimados que conseguiu e tipo de obra
  3.  # 4

Boa noite, a área de implantação da casa é de 180m2 com R/C e 1º andar. Claro que não quero uma casa com 360m2, por isso a minha ideia inicial é incluir a garagem no R/C para não construir cave e no piso superior fazer terraços para assim diminuir área interior da casa. Pois a casa é num loteamento e tem 2 frentes, logo não posso "encolhe-la" lateralmente.
  4.  # 5

Alguma opinião valida?
  5.  # 6

O que é para si uma "opinião válida"..?

Patrícia Silva
  6.  # 7

Uma opinião válida é uma opinião ou uma partilha de alguém que tenha construído recentemente e tenha conseguido cumprir orçamentos, principal entre dentro do valor por mim projectado. Ou uma opinião de algum técnico especializado com bastante experiencia que diga: sim é possível construir a sua casa por esse valor ou uma que diga: não, não é possível por esse valor.

Como já disse, sei que tudo é muito relativo em relação a construção, mas nunca nada de muito objectivo e casos reais.

Obrigado
  7.  # 8

Para cumprir e bater tudo certo no fim, basta por em prática o tão recomendado projeto de execução
    • eu
    • 12 março 2014

# 9

Com tantos construtores com a "corda na garganta", você consegue comprar uma casa por um valor abaixo do próprio custo de construção... aproveite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunocapucho1981
  8.  # 10

Colocado por: euCom tantos construtores com a "corda na garganta", você consegue comprar uma casa por um valor abaixo do próprio custo de construção... aproveite.

Que é para depois ter um porcaria igual a tantas que por aí andam!!! A não ser que o material seja roubado e a mão-de-obra for de borla!!

Colocado por: nunocapucho1981sim é possível construir a sua casa por esse valor ou uma que diga: não, não é possível por esse valor.

Isso depende de muita coisa..!! Tanto "pode conseguir" como "pode não conseguir"!!

Colocado por: nunocapucho1981Ou uma opinião de algum técnico especializado com bastante experiencia que diga

Quem é o "técnico especializado" que lhe sabe dizer quanto é que fica a mão de obra de um canalizador, de um electricista, de um trolha?? Podem dizer-lhe sim o valor dos materiais em si!!; e mesmo assim só daquilo que conhecem ou somente querem conhecer...

É muito relativo..... Tem "muito que se lhe diga"!; não é assim tão linear.....

Patrícia Silva
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  9.  # 11

Colocado por: euCom tantos construtores com a "corda na garganta", você consegue comprar uma casa por um valor abaixo do próprio custo de construção... aproveite.

Espectáculo hein...?? Você fez isso por acaso...????? Que raio de lógicas.....!!!

Patrícia Silva
    Concordam com este comentário: valtores
    • eu
    • 12 março 2014 editado

# 12

Colocado por: Dynamic444Espectáculo hein...?? Você fez isso por acaso...????? Que raio de lógicas.....!!!

Cara... "Patricia",

Não o fiz porque a situação era diferente na altura. Se fosse hoje, não hesitava em comprar em vez de construir...

Só para ter uma ideia, em 2008, por aqui os preços das vivendas T4 com cerca de 230 m2 andavam em preços de 300,000 a 350,000 euros.

Agora, vivendas equivalentes, mas com mais qualidade, custam 180,000 euros. Por este preço, nunca na vida iria construir... preferia comprar, pois além de mais barato que construir, livrava-me das valentes dores de cabeça que acompanham a construção de uma vivenda.

Colocado por: Dynamic444Que é para depois ter um porcaria igual a tantas que por aí andam!!!

Com orçamentos limitados, é difícil fugir à normalidade. Nem toda a gente se pode dar ao luxo de escolher e pagar materiais e aplicação topo de gama.

Pergunta: que carro é que a Patrícia tem? Ou é como o Dogma, que não tem carro ?
    Concordam com este comentário: xana
  10.  # 13

Boas, isto é muito complicado.
    Posso-lhe dizer desde já que a construção de uma casa é das tarefas mais dificeis que já encarei (e continuo a encarar). A não ser que se enquadre na categoria do meia bola e força pois qualquer coisa serve, prepare-se para literalmente perder anos de vida.
    A propósito, acho muito bem que se tente informar o mais possivel sobre todos os passos mas atenção que vai chegar a uma altura que vai estar bem mais baralhado do que certo daquilo que quer. E mais, por muito rigorosa que seja a gestão, a obra derrapa SEMPRE.
    Quando fizer as contas deixe sempre alguma margem. Não descure o factor temporal mas não se deixe "refêm" das contas senão a casa entrangula-o monetariamente.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: xana, 07
    • eu
    • 12 março 2014

# 14

Colocado por: Joao DiasPosso-lhe dizer desde já que a construção de uma casa é das tarefas mais dificeis que já encarei (e continuo a encarar). A não ser que se enquadre na categoria do meia bola e força pois qualquer coisa serve, prepare-se para literalmente perder anos de vida.

Grande verdade!
    • AXN
    • 12 março 2014

# 15

Eu devo ser dos pouco que estou a gostar de construir.
    Concordam com este comentário: drodrigues, cinderela, A/C Casa
  11.  # 16

Colocado por: AXNEu devo ser dos pouco que estou a gostar de construir.

Gostar de construir tambem eu gosto, não gosto é dos problemas associados á construção.
    Concordam com este comentário: eu, 07
    • PatSil
    • 12 março 2014 editado

# 17

Colocado por: euNão o fiz porque a situação era diferente na altura. Se fosse hoje, não hesitava em comprar em vez de construir...

Porque em vez de construtores não disse Bancos,Bancos com a corda ao pescoço....??
    Desde sempre existiram construtores com a corda ao pescoço,não é só de agora!

Colocado por: euPergunta: que carro é que a Patrícia tem? Ou é como o Dogma, que não tem carro ?

E que raio tem uma coisa a ver com a outra??....mas a mania de tentar desvirtuar continua.

Patricia Silva
  12.  # 18

Colocado por: AXNEu devo ser dos pouco que estou a gostar de construir.
    Concordam com este comentário:drodrigues

Não está sozinho, já somos dois :)
    Concordam com este comentário: cinderela
  13.  # 19

3!
  14.  # 20

Colocado por: Joao Dias
    Gostar de construir tambem eu gosto, não gosto é dos problemas associados á construção.
    Concordam com este comentário:eu,07

Problemas sempre ocorrem em todas as tarefas, tem é de se rodear de profissionais que saibam reagir à adversidade, eles estão lá para arranjar soluções aos problemas encontrados.
    Cada vez mais me convenço que tive muita sorte com o construtor, já com o arquitecto não posso dizer o mesmo. Em boa hora o troquei por um 2º Arquitecto :)

0.0226 seg. NEW