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  1.  # 1

    Uma coisa que me tenho apercebido nestas coisas é que há sempre quem tenha razões de queixa, seja qual for o carro.

    Estive a dar uma olhadela nos relatórios da TUV, que têm apenas um valor indicativo, e a Toyota de facto domina na fiabilidade. O modelo do segmento que pretendo tem resultados muito satisfatórios.
    • mog
    • 18 março 2014 editado

     # 2

    Colocado por: Rui A. B.Boas

    Os requisitos principais são a fiabilidade, baixo consumo e custos de manutenção equilibrados.

    Cumprimentos


    - Fiabilidade: desculpem-me os entendidos pela minha "blasfémia", mas no final de contas parece-me que é uma questão de sorte, portanto acho que não será tanto por aí;
    - Consumo: dentro do mesmo segmento, será mais litro, menos litro. No seu caso, e dados os quilómetros que fará, será mais um euro menos um euro por dia. É dinheiro, mas se a diferença do valor do carro for de, suponhamos, 2000 euros, demorará muito tempo até compensar a diferença;
    - Custos de manutenção: posso estar errado, mas neste caso excluiria carros das chamadas "marcas premium". A diferença não estará tanto no valor do óleo/filtros, mas naquelas peças de desgaste que de vez em quando temos de trocar;

    Posto isto, no final de contas levaria em conta três fatores:
    - Valor de compra (o custo de um FOCUS e de um A3 é bem diferente);
    - Gosto (a estética, por exemplo, é importante);
    - Desvalorização da viatura. Se está a pensar trocar de carro daqui a uns 4 anos, então se calhar mais vale optar por uma marca premium que desvaloriza menos (Audi é, entre as hipóteses consideradas neste tópico, talvez a melhor opção); se pretender ficar com o carro uns dez anitos... nessa altura qualquer uma das hipóteses pouco valerá:)

    Finalmente, como alguém disse acima: se for casado, deixe a mulher escolher:)
  2.  # 3

    Colocado por: eu
    Discordo.

    É um motor económico, mas tem pouca potência e os carros ficam muito leeeeeeeeeennnnnnnnnnnnnntos. O 1.6 HDI gasta pouco mais (a diferença é quase residual) e é muito mais despachado.


    é a sua opinião e vale o que vale.

    Para uma utilização normal dentro de cidade e deslocações de 100k diários com 3 pessoas é viatura suficiente, claro que vai depender da carroçaria que escolhe, no 206 chega perfeitamente.

    Já me passaram pelas mãos umas quantas berlingos 1.6hdi e a fazer o mesmo trajecto descarregadas não fazem menos de 6 aos 100, isto com jeitinho... porque o normal são 7 aos 100...

    Conheço quem trocou recentemente as berlingos (cerca de 25) pelas renault e diz que são mais económicas....
  3.  # 4

    já pensou em comprar um a gasolina e colocá-lo a GPL?

    a aquisição é mais barata do que de um carro a diesel, o sistema GPL custa cerca de 1500 euros (sistema de gama média-alta), mas o gás anda na casa dos 0,80 €...
    Concordam com este comentário: JPN761
  4.  # 5

    Colocado por: pirikajá pensou em comprar um a gasolina e colocá-lo a GPL?

    a aquisição é mais barata do que de um carro a diesel, o sistema GPL custa cerca de 1500 euros (sistema de gama média-alta), mas o gás anda na casa dos 0,80 €...


    Ainda não pensei nisso a sério mas faz-me confusão por causa das garantias e mesmo da fiabilidade dos motores colocados a gás...
  5.  # 6

    Colocado por: mog

    -Fiabilidade: desculpem-me os entendidos pela minha "blasfémia", mas no final de contas parece-me que é uma questão de sorte, portanto acho que não será tanto por aí;
    -Consumo: dentro do mesmo segmento, será mais litro, menos litro. No seu caso, e dados os quilómetros que fará, será mais um euro menos um euro por dia. É dinheiro, mas se a diferença do valor do carro for de, suponhamos, 2000 euros, demorará muito tempo até compensar a diferença;
    -Custos de manutenção: posso estar errado, mas neste caso excluiria carros das chamadas "marcas premium". A diferença não estará tanto no valor do óleo/filtros, mas naquelas peças de desgaste que de vez em quando temos de trocar;

    Posto isto, no final de contas levaria em conta três fatores:
    - Valor de compra (o custo de um FOCUS e de um A3 é bem diferente);
    - Gosto (a estética, por exemplo, é importante);
    - Desvalorização da viatura. Se está a pensar trocar de carro daqui a uns 4 anos, então se calhar mais vale optar por uma marca premium que desvaloriza menos (Audi é, entre as hipóteses consideradas neste tópico, talvez a melhor opção); se pretender ficar com o carro uns dez anitos... nessa altura qualquer uma das hipóteses pouco valerá:)

    Finalmente, como alguém disse acima: se for casado, deixe a mulher escolher:)


    A estética não é o mais importante, aliás, é pouco importante, contudo há carros que eu não consigo comprar. O Prius da Toyota está nos primeiros lugares em vários rankings de fiabilidade mas é um carro que eu acho mesmo feio! É daqueles que eu acho que não conseguia comprar...

    A ideia é comprar agora e trocar daqui a 10/15 anos, não tenho a ideia de andar a trocar de carro de 4 em 4 anos...
    • eu
    • 18 março 2014

     # 7

    Colocado por: ultrahipermegaé a sua opinião e vale o que vale.

    Obviamente. Assim como a sua opinião vale o que vale.

    Não recomendo o 1.4 HDI a ninguém: juntamente com o 1.3 CDTI (FIAT e Opel), deve ser um dos motores diesel mais fracos do mercado, de longe.
  6.  # 8

    Colocado por: Rui A. B.

    Ainda não pensei nisso a sério mas faz-me confusão por causa das garantias e mesmo da fiabilidade dos motores colocados a gás...



    Relativamente às garantias, são de 2 anos como de qualquer coisa... relativamente à questão de o trabalho ficar bem feito, procure um especialista registado como tal (pesquise na net, existe um fórum de GPL, que à semelhança do Fórum da Casa, ajuda a esclarecer todas e quaisquer dúvidas que possam existir).

    Relativamente à fiabilidade, bem, relativamente a isso, qualquer mecânico de jeito o vai informar que a longevidade dos motores que consomem GPL é maior do que nos de combustão a gasolina ou diesel...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B.
  7.  # 9

    Não sei o que é um classe C, mas veja a Dacia, tem sido considerada como das mais fiáveis (inquéritos a consumidores europeus).

    Tenho um Duster, é tipo SUV e estou muito satisfeita. Contudo, há modelos para todos os gostos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B.
  8.  # 10

    Colocado por: mmgregNão sei o que é um classe C, mas veja a Dacia, tem sido considerada como das mais fiáveis (inquéritos a consumidores europeus).

    Tenho um Duster, é tipo SUV e estou muito satisfeita. Contudo, há modelos para todos os gostos.


    Acrescento apenas que a DACIA é o low-cost da Renault.
    • 07
    • 18 março 2014

     # 11

    A longevidade nos carros a gpl é menor, porque a combustão do gás é mais "seca" não tem tanta lubrificação nas cabeças dos pistons. Sei de um BMW com 200000km o motor gripou, segundo o mecânico foi esse o motivo o gpl.
    Agora em relação a escolha do modelo, qualquer motor a gasoleo superior a 1600cm3 faz normalmente 4000000km com as devidas manutenções, portanto escolha um que a sua mulher diga que é bonito e está feito.
  9.  # 12

    Colocado por: euObviamente. Assim como a sua opinião vale o que vale.


    A minha não se trata de uma opinião mas sim da experiência que tenho com os dois motores, apenas me baseio nos consumos que as viaturas fazem a percorrer exactamente os mesmos percursos com a mesma carga e com a mesma pessoa a conduzir.

    E olhe que são mais de 20 carros iguais a andar todos os dias.

    Não vou dizer que o motor 1.4 hdi é uma maquina infernal e vai dos 0 aos 100 como uma flecha, mas o que se pretende aqui é fiabilidade e consumos, ninguém vai para um autódromo competir.
  10.  # 13

    Sim, é um low cost :) Tem uma vantagem, o carro vem quase sem nada (sem grandes extras) e coloca o que quer.

    O nosso Duster já vai fazer 4 anos, até agora não temos mesmo nada de nada a apontar. Temos outro vizinho no prédio com um igual (comprou depois do nosso feedback em relação ao nosso) e também está satisfeito.

    Há 4 anos, confesso que foi um tiro no escuro, porque não se falava muito na marca. Tínhamos visto o Qasqhai, o Yeti, o Santa Fe...mas eu fui um bocado chatinha porque acho um desperdício de dinheiro dar tanto dinheiro por um carro.

    Fomos parar ao Duster porque tinhamos o dinheiro para pagar a pronto enquanto nos restantes não e por causa da bagageira, tinhamos 2 filhos bebés, carrinhos, ovos e afins, ir de férias era levar a casa atrás. Eu não gosto de levar nada ao pé de nós, vai tudo na bagageira.

    Ainda por cima eu uso cadeirinha viradas para trás, logo duas, são mais volumosas e tinha de ter espaço para tudo.

    Se começar a dar problemas venho aqui avisar :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B.
  11.  # 14

    Esqueci-me de dizer que é a gasóleo.
  12.  # 15

    Colocado por: 07A longevidade nos carros a gpl é menor, porque a combustão do gás é mais "seca" não tem tanta lubrificação nas cabeças dos pistons. Sei de um BMW com 200000km o motor gripou, segundo o mecânico foi esse o motivo o gpl.
    Agora em relação a escolha do modelo, qualquer motor a gasoleo superior a 1600cm3 faz normalmente 4000000km com as devidas manutenções, portanto escolha um que a sua mulher diga que é bonito e está feito.


    As minhas dúvidas não são só ao nível do motor mas do carro em geral. Quero um carro que me dê o menos despesa possível.
  13.  # 16

    Colocado por: 07A longevidade nos carros a gpl é menor, porque a combustão do gás é mais "seca" não tem tanta lubrificação nas cabeças dos pistons. Sei de um BMW com 200000km o motor gripou, segundo o mecânico foi esse o motivo o gpl.
    Agora em relação a escolha do modelo, qualquer motor a gasoleo superior a 1600cm3 faz normalmente 4000000km com as devidas manutenções, portanto escolha um que a sua mulher diga que é bonito e está feito.


    não sei se será bem assim :) , mas apenas dei a minha opinião.

    de qualquer forma, visite este fórum http://forum.autogas.pt/forum/

    os vários utilizadores lhe darão um feedback.

    ah, como já havia referido, o instalador deve ser certificado. uma má instalação pode dar raia...

    e a justificação desse mecânico não me convence: até numa muda de óleo se vê a diferença: o óleo de um carro a gpl não fica tão queimado (preto)
  14.  # 17

    Colocado por: Rui A. B.

    Qual o modelo Toyota? Dizem-me que o Auris não é assim tão fiável... e o Auris é precisamente aquele que encaixa no perfil que procuro.


    o Auris é tão fiavel mecanicamente , não é é tão refinado no acabamento ... o corola era muito mais bem conseguido , dou-lhe um exemplo um corola com 10 anos não tem barulhos parasitas ... o auris num dia de sol lol ... mas fiabilidade é a mesma .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B.
  15.  # 18

    Colocado por: Victor Ribeiro

    Acrescento apenas que a DACIA é o low-cost da Renault.
    deve ser o carro mais caro em Portugal , veja o preço dele na origem ... de low-cost nada tem ...
    •  
      FD
    • 18 março 2014 editado

     # 19

    Para os consumos o eu já falou no spritmonitor, que é uma excelente referência para saber os consumos reais dos carros.
    http://spritmonitor.de - é um diário de consumos dos próprios condutores/proprietários, tem milhares de utilizadores e diários, é uma excelente fonte estatística para perceber os consumos mínimos, os médios e os máximos

    Para a fiabilidade, existem diversos estudos que dão uma ideia das melhores marcas e modelos, tendo também em conta que alguns desses estudos levam em consideração, além da fiabilidade, os custos de reparação e de manutenção.
    http://www.reliabilityindex.com/ - uma seguradora que vende garantias para usados, sabe o que paga, quanto paga, quais são modelos/marcas que avariam e o que é que avariam com mais frequência
    http://europe.jdpower.com/en/ratings/ - é um empresa de estudos que faz estudos, normalmente de satisfação e não tanto de fiabilidade e custos mas, estes são considerados preponderantes no ranking de satisfação
    http://www.adac.de/infotestrat/unfall-schaeden-und-panne/pannenstatistik/pannenstatistik_archiv.aspx?ComponentId=169221&SourcePageId=47921 - estatísticas de reboques/assistência do principal automóvel clube da Alemanha, em alemão mas, dá para ver os bonequinhos e os gráficos, inclui tudo o que tenha literalmente parado o carros - incluindo baterias não funcionais o que, pode ser um pouco excessivo para analisar a fiabilidade...
    http://www.tcs.ch/de/auto-mobilitaet/fahrzeugunterhalt/pannenstatistik/ - os mesmos dados mas, apresentados de forma diferente, com falhas comuns para os modelos mais comuns

    Depois, uma visita pelos classificados permite ver algumas tendências que podem denunciar alguns modelos.
    Exemplo: Jeep Grand Cherokee
    http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/?fsub=1&op=search&aktion=find&rub=0&ma=28&mo=538&front=carros&list=15&sort=3
    Repare-se bem na diferença de preços entre os motores 3.1, 2.7 e 3.0, com diferenças de 1 a 3 anos... Porquê?
    Porque o motor 3.1 é VM Motori (um fabricante italiano de motores) e o 2.7 é Mercedes. Ora, a lei da oferta e da procura aplica-se aqui que nem uma luva, o mesmo carro, motores de fabricantes diferentes, mas de características "semelhantes" (diesel, cilindrada parecida), o que é que quererá dizer?
    Mais oferta = menos procura. Menos procura = mais barato. Mais barato = problemas, sejam eles de fiabilidade, consumo ou "indesejadibilidade" do modelo (estética, cor, etc.).
    Uma pesquisa por modelos similares, do mesmo ano, com preço semelhante em novo, diz-nos exactamente a mesma coisa.
    Claro que há que ter em conta o volume de vendas em novo (mais novos vendidos = mais usados à venda) mas, olhando com atenção vêem-se algumas coisas que o mercado sabe e que nós não sabemos.
    Outra pista: número de modelos usados à venda em concessionários oficiais ou de renome versus número de modelos usados à venda em "stands" de estrada e outros menos reputados... os vendedores "mais preocupados" evitam modelos problemáticos (problemas de garantia ou de venda difícil), reencaminhando as retomas para o mercado secundário dos leilões - ou seja, despacham o lixo para outros comerciantes.

    Claro que nada disto é ciência, nem permite fazer uma compra livre de problemas, porém, são pistas e informações que podem diminuir substancialmente o risco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B., danobrega, JPN761
  16.  # 20

    procurar respostas a fiabilidade e contentamento é sempre dificil.

    Como já foi dito atrás, há sempre uma queixa de alguém, é como tudo , é preciso sorte!
    Eu tenho um smart e estou super contente, o anterior dono só fazia cidade, eu faço algarve, porto, geres, espanha.... faço consumos de 3,3 ., devido aos 10 anos ja faz alguns barulhos parasitas devido a tanto plastico mas nao trocava por nenhum dos novos. E mesmo em smarts antigos há quem tenha verdadeiras dores de cabeça.

    Recolher opinioes só a favor será impossivel, é fazer uma ideia geral , formar opiniao e depois ver o que mais gosta!
    seja pelas linhas, interiores , espaço para passageiros atrás... eu pessoalmente desde que comprei Kia (2º caro) não quero outra coisa, fiaveis e duradouros. mas essencialmente escolho os carros devido ao espaço do obitaculo devido ao metro 2 92 que tenho e preciso de me sentir á vontade e sem joelhos do passageiro detrás.
 
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