Feedback negativo nas Redes Sociais como lidar?
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Identifique o tipo de Feedback
O primeiro passo para identificar o feedback negativo é determinar o tipo de feedback que está a receber. Os comentários negativos podem ter variadas formas e cada uma delas deve ser lidada por um tipo diferente de resposta.
Problemas expostos
Alguém tem um problema com um produto ou serviço e expôs claramente o que correu mal. Este tipo de feedback é negativo no sentido de que pinta o seu negócio com péssimas cores, mas pode ser uma óptima oportunidade porque expõe problemas reais na sua empresa que precisam de resolução rápida.
Críticas construtivas
Ainda uma maior oportunidade para a sua empresa são os comentários que trazem sugestões. Muitos clientes e consumidores utilizam as redes sociais como uma forma de sugerir formas em que o seu serviço ou produtos podem melhorar. Enquanto este tipo de feedback pode apontar algumas falhas da empresa (e por isso ser negativo), pode ser extremamente útil se tiver o bom-senso de realmente considerar as sugestões.
Ataque directo
Este é o tipo de feedback em que o cliente está bastante zangado porque você ou a sua empresa fez algo errado.
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Decida como reagir
Depois de identificar qual o tipo de feedback que recebeu, o próximo passo é determinar o tipo de resposta necessária. A regra número 1 quando se responde a criticas (mesmo as negativas) é manter-se positivo. Adicionar mais negatividade à conversa ou entrar numa discussão com o cliente vai ter um impacto bastante negativo no seu negócio.
Quando lidamos com os Problemas Expostos, uma resposta é absolutamente crucial. Se esta resposta é pessoal ou uma mensagem mais formal e corporativa, depende da extensão do problema e de quantas pessoas o reportaram. Por exº, se foi uma situação pontual, pode optar por responder de forma pessoal e directa à pessoa em questão. Se foi um problema mais extenso que afectou várias pessoas e são várias a reclamar, pode optar por um comunicado mais geral (não deixando de responder às pessoas de forma mais pessoal também).
Seja como for, se um problema real existe devem ser tomadas acções imediatas para resolvê-lo e os clientes devem ser notificados que essas acções estão a ser tomadas.
Da mesma forma, as Críticas Construtivas também requerem uma resposta. Certamente que haverão muitas alturas em que não irá implementar as sugestões dadas pelos clientes, mas irá criar confiança e lealdade se responder às críticas com uma mensagem positiva. Vale bem o esforço de agradecer aos clientes que tiraram tempo das suas vidas para lhe providenciar uma sugestão ou apontar uma falha.
Os Ataques Directos são mais sensíveis e mais complicados de se lidar, porque quem reclama está mais susceptível de levar o assunto de forma pessoal. Deve sempre ter em atenção que este tipo de feedback, por mais duro que pareça ser, tem sempre por base um problema real. É sempre melhor responder rapidamente e com um tom positivo (por exº agradecer à pessoa pelo feedback e assegurar-lhe que estão a ser tomadas acções para corrigir a situação ou resolver o problema, como por exº oferecer um reembolso parcial). Note bem que o que deve dizer é estão a ser tomadas acções e não vão ser tomadas acções. Este tipo de problemas devem ser resolvidos em tempo real e imediatamente, para evitar tornar-se um problema maior. Além disso, quam está bastante zangado com a sua empresa (com razão) não quer esperar mais tempo para ver o problema resolvido. É sua responsabilidade resolvê-lo rapidamente.
3.Controle as respostas em situação de crise
Se um cliente fizer um comentário crítico ao seu produto, presencialmente, na sua loja ou na sua empresa, provavelmente não irá responder de forma irónica ou sarcástica. O mesmo terá de acontecer nas redes sociais. É importante que mantenha a calma e a cabeça fria antes de responder a um comentário negativo, uma vez que a sua resposta pode gerar outros comentários negativos e, em último caso, tornar-se viral. Tudo isto irá prejudicar a imagem da sua empresa. Além da rapidez a agir é também fundamental que as suas respostas, por mais que defendam o espírito da marca, não sejam despropositadas ou insolentes.
4. Não discuta
Evite discussões nas redes sociais. Antes de agir, tenha em conta que se não pode discutir com um cliente no seu estabelecimento, o mesmo terá que acontecer nas redes sociais. Mostre empatia com a situação do seu cliente e, em último caso, reconheça o seu erro pedindo desculpa. Para saber como deve lidar com um cliente furioso, leia este artigo.
Em 2007 escrevi um artigo sobre reclamações. Considerava que quando se falava de qualidade, este era um tema central. Hoje, mesmo com o contexto de crise, considero que as boas instituições e empresas têm o cuidado de treinar os seus colaboradores para saber como lidar com reclamações e como gerir conflitos. Se no caso das instituições públicas esta diferença não é fundamental para a sobrevivência das mesmas, no caso das empresas privadas pode fazer a diferença entre sobreviver, ou ser apanhada na rede da insolvência.
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“É mais provável que o cliente que apresenta reclamação continue como cliente do que o que não se queixa.”
Fonte: Technical Assistance Research Programs
U.S. Office of Consumer Affairs
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A generalidade das organizações tem um grande desafio: A mudança de atitude relativamente às reclamações. A reclamação deve ser vista de forma positiva, tanto na perspectiva do cliente como da organização. Quando o cliente faz uma reclamação, está a manifestar insatisfação relativa a um produto/serviço. Para o cliente é expectável a resolução ou resposta ao problema sujeito a reclamação. A organização tem, com a reclamação recebida, uma oportunidade para superar as expectativas do cliente, invertendo uma imagem negativa devido à insatisfação relacionada com um produto/serviço, seja o problema real ou aparente. Ao dar a atenção devida aos clientes, as organizações aumentam a lealdade dos seus clientes, porque estão a aumentar um factor fundamental na relação cliente/organização: a confiança.
Não discuta
É nesta fase que ter um plano previamente delineado ajuda a manter a cabeça fria e as ideias claras, impedindo a empresa de dar passos em falso. Mantenha a calma e pense duas vezes antes de agir, mantendo sempre uma postura profissional. Se não discute com um cliente ao vivo, não caia no erro de o fazer nas redes sociais, onde ele rapidamente conquista uma horda de seguidores prontos a denegrir a sua imagem.
Seja positivo
Procure responder de forma positiva e construtiva, mostrando boas intenções. "As pessoas não procuram a perfeição online", diz Shama Kabani, empreendedora na área das tecnologias e autora do livro "The Zen of Social Media Marketing". Elas esperam encontrar uma resposta genuína, por isso uma crítica pode ser uma boa oportunidade de responder de forma positiva e transparente. E isso terá certamente um impacte positivo em todos aqueles que lerem a sua resposta, e não apenas o cliente insatisfeito.
Responda de cabeça fria
A maioria dos clientes não se afasta por causa de um comentário negativo. Mas muitos respeitarão mais a sua empresa se for capaz de responder-lhe de forma agradável. É óbvio que ninguém gosta de ser criticado - especialmente se for sem razão - quando tenta diariamente dar o máximo para satisfazer os clientes. O primeiro impulso é responder à letra. Mas nunca o faça, pois pode sair-lhe caro. Respire fundo e reúna os seus melhores argumentos antes de ensaiar uma resposta. Agradeça o comentário (ainda que negativo) dando a entender que o encara como uma sugestão de melhoria, e depois explique a sua posição, sem exacerbamentos e dando um toque humano à resposta.
Vire o jogo, nunca a mesa
Um comentário negativo pode ser aproveitado para destacar as qualidades e os pontos fortes do seu negócio, e com isso atrair novos clientes. Shama Kabani exemplifica como responder a uma crítica de um cliente insatisfeito sobre o seu serviço: "Lamento que tenha tido uma má experiência. Estamos neste negócio há cinco anos, servimos centenas de clientes todos os meses, aos quais procuramos oferecer um serviço de excelência". Esta é uma forma de passar uma mensagem de credibilidade da empresa, ao mesmo tempo que mostra àquela pessoa que deu atenção à sua queixa e que ele mereceu parte do seu tempo.
Nunca contra-ataque, mesmo quando os comentários são incorretos. "Na internet, os clientes têm sempre razão", diz Kabani, "mesmo quando estão errados".
- para terminar, e após todas estas ocorrências, a Expal, Lda. foi de novo contactada pela empresa intermediária para apresentar uma proposta de preço para a execução e montagem das caixilharias para os anexos da obra em questão, em que, após a elaboração e apresentação do referido orçamento, fomos informados de que se pretendia um trabalho sem fatura, de imediato a Expal, Lda. recusou o trabalho e considerou o orçamento como sem efeito. A Expal, Lda. soube, por intermédio de terceiros, que o dono de obra contactou uma outra empresa de caixilharia e que as caixilharias dos anexos já se encontram montadas no local.
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Face ao exposto, a Expal, Lda. considera o dono de obra como uma pessoa intransigente e problemática, que pensa ser dono da razão, que conta meias verdades, que levanta falsos testemunhos e que, sem motivo, calunia quem trabalha.
Colocado por: VFortes
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Quem daqui tem empresas ou trabalha numa, digam-me, corre sempre tudo a 100% nos vossos negócios?
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Colocado por: VFortesO senhor barraka reclama que foi enganado, tem todo o direito de reclamar não quer dizer que seja aceite.
Colocado por: Rui A. B.Pelo que li, e já li este tópico na íntegra por 2 vezes, deu-me ideia que o senhor barraka nunca esteve presente quando foram montar as coisas e que quem lá estava era a mulher dele
Colocado por: VFortesDepois outro portão amolgado, pelo que percebi foi reparado
Colocado por: VFortesDepois o motor, reparado. Já agora se o senhor barraka, pelo que percebi, estava fora do país
Colocado por: VFortesDepois trocaram as fechaduras de borla, por capricho do senhor barraka
Colocado por: VFortesDepois foi o puxador da porta.
Colocado por: VFortesEpá, não é por nada mas acho que até não tá mau até agora.
Colocado por: VFortesAgora é o portão que não abre, não sei quantos meses depois de ter sido montado
Colocado por: VFortesEla não viu nada?!
Colocado por: VFortesAgora outra coisa, onde é que anda a tal empresa intermediária no meio disto tudo?! Só serviram de intérprete e ganharam a parte deles? Não terão algum tipo de responsabilidade, nem que seja moral?
Colocado por: VFortesSe o senhor barraka pagou tudo, não terá sido isso uma concordância em como estava tudo feito e ok?
Colocado por: VFortesPorque é que o senhor barraka não vai lá pessoalmente, ou manda lá alguém? Tem menos chance de ser ignorado do que enviando um email.
Colocado por: VFortesPorque é que a empresa expal não vai lá acertar o tal portão? É assim tão difícil fazer a tal afinação?
Colocado por: VFortesSó pra terminar que a hora de almoço já se está a alongar além do normal, o cliente não tem sempre razão, isso é conversa de quem não tem confiança no trabalho que fez, o cliente tem é que ser chamado à razão, e as empresas, grandes ou pequenas, têm que ter responsabilidade no que fazem.
Colocado por: VFortes ...o cliente não tem sempre razão, isso é conversa de quem não tem confiança no trabalho que fez, o cliente tem é que ser chamado à razão...
Colocado por: LVMJunto ao puxador não existem dois pontos de ferrugem ou já estou a ver defeitos onde não existem?
Colocado por: ins.Brunocomo sabe que foram hoje de manha?