Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Preciso da vossa ajuda a reflectir como devo proceder no seguinte.

    Uma empresa instalou uma girândola na chaminé da minha lareira, já depois de ter feito uma limpeza à chaminé. Foi algo rápido e muito fácil de marcar, embora com sobressaltos pelo meio na instalação da girândola (porque chegaram atrasados, não tinham material, etc). Até aqui tudo bem, não tive grandes razões de queixa da empresa, até pareciam muito solícitos.

    Em menos de um mês, ela ficou danificada e fazia barulho ao ponto de os vizinhos não conseguirem dormir. Ligámos para a empresa, que nos disse que aquilo era um biscate que um dos funcionários fazia e que não davam garantia desse trabalho. Disseram-nos para ligar para o funcionário, o que fizemos.

    Marcámos com o funcionário para um terça, não apareceu. não disse nada. Ligámos de volta, disse que não podia ir (isto muito depois da hora marcada). O funcionário mandou-nos colocar fita cola para resolver o assunto.

    Marcou-se para outro quinta. Estava a chover torrencialmente, ligámos nós a avisar que não seria seguro. Neste telefonema a avisar, marcámos novamente para sábado. O funcionário queria ir ao local às 17h30, em Fevereiro, o que quer dizer que não tinha intenção nenhuma de aparecer ou de fazer alguma coisa quando nós já lhe tinhámos dito que os danos eram a tal ponto de não se aproveitar nada. Ficou marcado para as 15h00min, com muita insistência minha.

    No sábado, já para não haver esquecimentos e desculpas, liguei de manhã a relembrar. O funcionário perguntou-me se nós não tinhamos já resolvido o problema colocando fita-cola. Eu expliquei que tinha estado a chover e que de qualquer modo nós precisamos da girândola funcional. Pedi para não chegar atrasado.

    Fomos ao local à hora marcada, não compareceram e a partir daí deixaram de atender telefonemas.

    Há uma semana enviei carta registada com aviso de recepção, para duas moradas, pois a morada que consta online não corresponde à morada da factura, que é um endereço pessoal. Ora a carta da morada do endereço pessoal foi entregue, a da empresa ainda não foi levantada.

    Na carta exigi que resolvessem o problema em 5 dias úteis, pois o condomínio está com um problema de fumos nas lareiras e estão à espera que a minha girândola seja arranjada para ir uma empresa perceber o que se passa. Acresce ainda que esta casa está alugada e o inquilino está ficar cansado da situação dos fumos.

    Hoje recebi um telefonema que não pude atender do número da empresa que está online e passado um tempo um SMS a dizer que agendam a substituiçao para 28 de Maio (sim, Maio).

    Perante esta data, fiquei com a sensação de que querem que eu diga que não posso nessa altura, para alegar que estiveram disponíves mas que eu não aceitei. Ainda falta muito para Maio e preciso do assunto resolvido. Se eu aceitar em Maio, receio que a empresa já esteja fechada.

    Por outro lado, se a empresa não quisesse resolver o assunto, podia pura e simplesmente ignorar a carta. O que ganham em responder?

    No entanto, quem tentar marcar uma instalação de girândola nova ou limpeza de chaminé, consegue-o em menos de 3 dias.

    O que aconselham a fazer?

    Obrigada

    Maria
  2.  # 2

    marque um agendamento para nova girandola... em 3 dias ta resolvido :)

    ah mas depois nao pague!
    Concordam com este comentário: loverscout
  3.  # 3

    Colocado por: dedaomarque um agendamento para nova girandola... em 3 dias ta resolvido :)

    ah mas depois nao pague!
    Concordam com este comentário:loverscout


    nem mais.... faça-se de parvo. e experimente fazer isto! afinal nao tem nada a perder!
  4.  # 4

    Exacto, teria sido interessante antes de reclamar, mas à partida acredito na boa fé dos outros e nem me passou tal pela cabeça. Os senhores não têm memória curta, sabem onde fica o local e qual é a chaminé...
  5.  # 5

    ja agora e sem querer desviar do topico, foi necessario colocar uma girandola la no tubo porque?
  6.  # 6

    Porque a nossa casa fica cheia de fumo quando utilizam lareira noutros pisos, ao ponto de ser insuportável. Atenuou o problema mas não resolveu na totalidade. Foi o desespero a falar pois já não sabia o que fazer. Aliás, o administrador pediu um orçamento a esta empresa para colocar girândolas nas chaminés do prédio todo, mas não o aceitou porque só três ou quatro usam lareira e o valor a pagar era elevado (à volta de 3000 euros para 24 chaminés). Foi o dono da empresa que sugeriu que colocasse só na minha e eu fui atrás porque pensei que ficava o assunto resolvido.

    Daí que agora queiram (após carta registada ao condomínio, porque no início queriam que eu fechasse a minha para outros usufruírem) chamar uma empresa para ver o que se passa, só que pediram para arranjar a girândola primeiro, para ver o comportamento de tudo a funcionar. Mas isso já são outros quinhentos, como se diz.

    Mas por favor, não desviem do tópico.

    Interessa-me manter a girândola porque sempre atenua um bocado...

    Ando a ficar desmotivada com tudo o que tenha a ver com construção, a palavra e a honra parecem não ter grande valor (perdoem-me a generalização, tenho um ou outro bom exemplo, mas maus tenho sem conta). Para terem uma ideia, eu vou ao mesmo oculista desde os 9 anos, tenho 37. Sei que há mais barato, mas também sei que quando eu tenho um problema, uma reclamação, ele resolve-a, mesmo que fique prejudicado na altura. Parece que este tipo de postura está a cair em desuso :(
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  7.  # 7

    Mas é só a mim que isto faz confusão?? Então mas quando marcou a limpeza marcou directamente com um funcionário ou ligou para a empresa que fez a instalação??? Se ligou e marcou com a Empresa então o que é que o você tem a ver com o facto deles terem enviado um biscateiro que só por acaso até é funcionário deles?? E se o tipo é biscateiro e eles nada assumem como é que agora apatece a substituição para Maio??
  8.  # 8

    Liguei para a empresa e não para o funcionário das duas vezes, para iniciar o contacto, a primeira para a limpeza, a segunda para a instalação. Da segunda, pediram para combinar com o funcionário a hora.


    Atenção que tenho a factura das duas intervenções, com o nome da empresa.

    A intervenção para Maio surge depois da carta registada, até ela, telefonicamente, diziam que tinha sido o funcionário a instalar e que não davam garantia.

    Mas não acham estranho, se eu pedir uma nova, fazem em 3 dias (porque o fizeram e sei que o fazem), como quero reparar, espero mais de um mês?! Está a escapar-me alguma coisa?
  9.  # 9

    Colocado por: mmgregLiguei para a empresa e não para o funcionário das duas vezes, para iniciar o contacto, a primeira para a limpeza, a segunda para a instalação. Da segunda, pediram para combinar com o funcionário a hora.


    Atenção que tenho a factura das duas intervenções, com o nome da empresa.

    A intervenção para Maio surge depois da carta registada, até ela, telefonicamente, diziam que tinha sido o funcionário a instalar e que não davam garantia.

    Mas não acham estranho, se eu pedir uma nova, fazem em 3 dias (porque o fizeram e sei que o fazem), como quero reparar, espero mais de um mês?! Está a escapar-me alguma coisa?

    Se está a escapar alguma coisa?? Claro que está, está a ser levado na cantiga por uma empresa de aldrabões. Depois daquela desculpa do "empregado biscateiro" está-se mesmo a ver o resultado. Aperte com eles forte e feio senão já era.
  10.  # 10

    João, o problema é esse, já enviei carta registada é o resultado é o que se vê.
  11.  # 11

    Colocado por: mmgregJoão, o problema é esse, já enviei carta registada é o resultado é o que se vê.

    A Empresa tem sede fixa?? Se possivel desloque-se até lá e pressione no local. Exiga falar com alguem responsavel e seja inflexivel no que toca a prazos alegando que o condominio o está a pressionar para fazer as obras e que não podem antes de você ter essa situação resolvida. E recuse logo veementemente a data de Maio!!
  12.  # 12

    mmgreg
    Atenção que tenho a factura das duas intervenções, com o nome da empresa.

    Se tem provas concretas, (tire fotografias do estrago), denuncie aqui mesmo! Publicidade negativa não fará jus ao mérito de quem forneceu o equipamento e prestou o serviço. Aparentemente resulta. O que por aqui não faltam são situações semelhantes à sua que, depois de denunciadas, têm um final »feliz«!
  13.  # 13

    bom dia!vou deixar um conselho e uma pergunta...
    conselho: faça uma queixa à DECO (se tem as faturas da empresa em como pagou os serviços, até podia lá ter ido o Papa colocar a girandola...) vai ver que a atitude é logo outra...e rapidinho!
    pergunta: quais as dimensões da girandola? e a cobertura é acessível?


    ;)
    • mmgreg
    • 10 abril 2014 editado

     # 14

    SDinis, já fiz e foi escrito na carta. A Deco vai intervir, mas a resolução não é garantida, como é óbvio. Não sei dizer as dimensões, a cobertura tem porta de acesso e só acedem as pessoas do prédio, porquê?

    Maria Rodrigues- ando a pensar fazer isso, tenho evitado porque sei que a má publicidade custa caro à empresa. Queria resolver a bem, mas se tiver de colocar aqui o nome e as fotos, lá terá que ser. Curiosamente o perfil de facebook deles que era público passou a privado :) também estou a pensar escrever no portal da queixa, que tem muita saída no facebook.

    João Dias- na factura consta uma morada que me parece ser pessoal e que foi onde receberam a carta registada. Na morada do site deles, aparentemente está sempre fechado e não foram levantar carta.
  14.  # 15

    Instalar uma girândola na chaminé DUMA LAREIRA? Isso na minha honesta opinião é do pior que se pode fazer!
    Fica sem controlo de saída e sujeita-se ao vento.
    Concordam com este comentário: medicineeng
  15.  # 16

    mmgreg, Tinha curiosidade em saber o que entende por danificada...sem lâminas??
    A girandola que possui só serve a sua chaminé?ou a chaminé é comum a outros pisos?
    De uma forma simples a girandola funciona como um elemento de extração, ou seja, o ar quente sobe e sob o efeito da sua circulação acciona a girandola, que ao rodar "suga"...o que acontece grande parte das vezes é que as ditas não são de boa qualidade e as soldas das lâminas e algumas destas "vão à vida"...considero uma boa opção mediante os casos!
    Na maior parte das construções com esse problema, em que uma chaminé única serve vários, é que as ligações são feitas diretas à chaminé comum, sem septos ou tubos individuais...ou as girandolas não são as adequadas (em termos de dimensão) para a correta extração...

    Bricoleiro, penso que isso acontece em situações em que a ligação da lareira à chaminé não é bem executada...portuguesmente falando o denominado "pescoço de cavalo"...uma chaminé em que a ligação é feita de forma quase direta "haja lenha" e "perde calor"!!é a minha modesta opinião...
  16.  # 17

    SDinis, uma girandola é um extractor sem qualquer controlo, ora está parado se não houver vento ora está em rotação diabólica quando está muito vento. Isso não serve para um chaminé de lareira, pode servir para chaminés de cozinha ou fornos agora para lareira nunca, além de perder muito calor sujeita-se a perder o controlo no lume e desalvorar. Isso é brincar com o fogo.
  17.  # 18

    Sdinis, danificada é com o tubo que acrescentaram torto, lâminas partidas, a fazer ruídos insuportáveis.

    A chaminé é única, ou seja, pelo menos no topo cada condómino tem a sua. Eu não uso a lareira neste momento, o objectivo era impedir que o vento empurasse o fumo de outros para dentro da minha chaminé. Como disse, o inquilino disse que atenuou mas não resolveu na totalidade.

    À nossa volta, todos os prédios têm girândolas, são prédios da mesma altura e na mersma disposição e nenhuma ficou naquele estado em menos de um mês.
    • mmgreg
    • 10 abril 2014 editado

     # 19

    Eu tenho ideia de que o meu marido tem fotos, mas como é num telemóvel não muito recente, tenho de ver como passo para aqui.
  18.  # 20

    Tenha alguma paciência e aguarde que a DECO intervenha...ninguém gosta de os ter à perna! Não aceite reparações, apenas uma nova e em condições...pois essa, por muitas reparações que leve acho que já lá não vai! Provavelmente as chaminés vizinhas estão ao mesmo nivel que a sua e/ou com os ventos...espere pela retificação e pondere colocar um recuperador de calor :(
    Bricoleiro, lamento mas não concordo de todo consigo...supostamente a deslocação do ar quente em ascensão também faz rodar a girandola!e...continuo a dizer que as perdas de calor ou de controlo do lume, estão relacionadas com a má execução da lareira...mas, cada um com a sua!

    Boa sorte! ;)
 
0.0207 seg. NEW